Publicação: Os Coordenadores Pedagógicos como formadores no Estágio Supervisionado: análise do processo formativo na parceria Universidade – Diretoria de Ensino – Escola
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Data
2024-04-11
Autores
Orientador
Souza Neto, Samuel de 
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Coorientador
Pós-graduação
Educação - IB
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso restrito
Resumo
Resumo (português)
O presente estudo teve como foco a formação de formadores no campo do Estágio Supervisionado (ES). De modo específico, a pesquisa centrou-se na compreensão do novo papel dos coordenadores pedagógicos no campo do ES como formadores na relação Universidade – Diretoria de Ensino - Escola. No caso desta investigação, esta formação de formadores focaliza a inserção dos coordenadores pedagógicos de escolas estaduais neste processo de orientação. Em face deste recorte, apresentou-se como problemática de estudo: quais são os componentes que tornam o coordenador pedagógico formador de professores no campo do estágio supervisionado? Como objetivo geral buscou-se analisar a formação do coordenador pedagógico como formador no campo do Estágio Supervisionado na relação que se estabelece entre Universidade – Diretoria de Ensino – Escola. Especificamente se buscou: (a) apontar na parceria Universidade – Diretoria de Ensino – Escola, as características da inserção profissional do coordenador pedagógico no campo do ES como formador; (b) identificar os pressupostos da formação do coordenador pedagógico como formador no campo do ES; (c) analisar as contribuições do coordenador pedagógico como formador no campo do ES; (d) analisar a influência desse trabalho para a politica de formação docente no Estado de São Paulo. Optou-se pela pesquisa qualitativa, estudo de caso exploratório, tendo como técnica de coleta de dados a fonte documental (análise documental – oficina pedagógica, artigos, documentos legais) e na apreciação dos dados a análise de conteúdo. Entre os resultados organizados em quatro tópicos: (a) os pressupostos da formação do coordenador pedagógico como formador no campo do ES; (b) as características da inserção profissional do coordenador pedagógico no campo do es como formador; (c) as contribuições do coordenador pedagógico como formador no campo do ES; e, (d) a influência do trabalho formativo para a política de formação docente no Estado de São Paulo - observou-se: as oficinas pedagógicas contribuíram para a formação do CP como formador no campo do ES; a inserção profissional do CP como formador ocorreu a partir das oficinas e ações desenvolvidas pela DESC em parceria com IES; as contribuição do CP como formador no campo do ES passam pela mediação que eles passam a exercer na relação Universidade – Diretoria de Ensino – Escola, bem como na formação dos professores supervisores de escola como formadores e no desenvolvimento dos componentes ligados ao acolhimento e acompanhamento; desse processo evidencia-se também que este trabalho desenvolvido na DESC acabou por influenciar o Parecer CEE 109/2020 e o Indicativo CEE 223/2023 no âmbito das politicas públicas. Concluiu-se que a partir desse trabalho desenvolvido na DESC em comum acordo com IES trouxe a proposta de se pensar o ES como um projeto integrado a ser desenvolvido entre Universidade – Rede Escolar – Escola, introduzindo a figura o CP como formador no campo do ES e na mediação deste processo que passa a exigir procedimentos de acolhimento e acompanhamento mais elaborados.
Resumo (inglês)
The present study focused on the training of trainers in the field of Supervised Internship (SI). Specifically, the research focused on understanding the new role of pedagogical coordinators in the field of SI as trainers in the University – Teaching Directorate – School relationship. In the case of this investigation, this training of trainers focuses on the insertion of pedagogical coordinators from state schools in this guidance process. In view of this focus, the following presented a study problem: what are the components that make the pedagogical coordinator a teacher trainer in the field of supervised internship? As a general objective, we sought to analyze the training of the pedagogical coordinator as a trainer in the field of Supervised Internship in the relationship established between University – Teaching Directorate – School. Specifically, we sought to: (a) point out in the University – Teaching Directorate – School partnership, the characteristics of the professional insertion of the pedagogical coordinator in the field of SI as a trainer; (b) identify the assumptions of the training of the pedagogical coordinator as a trainer in the field of SI; (c) analyze the contributions of the pedagogical coordinator as a trainer in the field of SI; (d) analyze the influence of this work on teacher training policy in the State of São Paulo. We opted for qualitative research, an exploratory case study, using the documentary source as a data collection technique (document analysis – pedagogical workshop, articles, legal documents) and content analysis in the data assessment. Among the results organized into four topics: (a) the assumptions of the training of the pedagogical coordinator as a trainer in the field of SI; (b) the characteristics of the professional insertion of the pedagogical coordinator in the field of education as a trainer; (c) the contributions of the pedagogical coordinator as a trainer in the field of SI; and, (d) the influence of training work on teacher training policy in the State of São Paulo - it was observed: the pedagogical workshops contributed to the formation of the HE as a trainer in the field of SI; the professional insertion of the SI as a trainer occurred through the workshops and actions developed by DESC in partnership with HEIs; The PC's contribution as a trainer in the field of HE involves the mediation that they begin to exercise in the University – Teaching Directorate – School relationship, as well as in the training of school supervising teachers as trainers and in the development of components linked to reception and monitoring; This process also shows that this work developed at DESC ended up influencing CEE Opinion 109/2020 and CEE Indicative 223/2023 in the context of public policies. It was concluded that from this work developed at DESC in common agreement with IES, it brought the proposal to think of SI as an integrated project to be developed between University – School Network – School, introducing the figure of the PC as a trainer in the field of SI and in the mediation of this process, which now requires more elaborate reception and monitoring procedures.
Descrição
Idioma
Português