Logotipo do repositório
 

Publicação:
Concepções afirmativas e negativas sobre o ato de ensinar

dc.contributor.authorDuarte, Newton [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-05-20T15:12:02Z
dc.date.available2014-05-20T15:12:02Z
dc.date.issued1998-04-01
dc.description.abstractO artigo postula a necessidade de uma concepção afirmativa sobre o ato de ensinar e analisa criticamente algumas concepções consideradas negativas em relação ao ensino como transmissão de conhecimento. Nesse sentido, defende que a Escola Nova e o Construtivismo estabelecem uma dicotomia entre a transmissão de conhecimentos pelo professor e a conquista da autonomia intelectual pelo aluno, secundarizando, assim, o ensino e descaracterizando o papel do professor. O artigo analisa, ainda, alguns postulados defendidos por Vigotski e seguidores, que iriam numa direção oposta à das idéias defendidas pela Escola Nova e pelo Construtivismo.pt
dc.description.abstractThe article postulates the necessity of an affirmative conception on teaching and critically analyses some conceptions considered negative according to teaching as transmission of knowledge. In this way, the article supports that the New School and Constructivism establish a dichotomy between the transmission of knowledge by the teacher and the effort for intellectual autonomy by the learner, leaving teaching in a secondary place and depriving the teachers role of its characteristics. The article still analyses some postulates defended by Vigotski and his followers, which read to an opposite direction, far from those ideas defended by the New School and Constructivism.en
dc.description.affiliationUnesp
dc.description.affiliationUnespUnesp
dc.format.extent85-106
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0101-32621998000100008
dc.identifier.citationCadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 19, n. 44, p. 85-106, 1998.
dc.identifier.doi10.1590/S0101-32621998000100008
dc.identifier.issn0101-3262
dc.identifier.lattes2161593951236436
dc.identifier.scieloS0101-32621998000100008
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/28244
dc.language.isopor
dc.publisherCentro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
dc.relation.ispartofCadernos CEDES
dc.relation.ispartofsjr0,119
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceSciELO
dc.subjectEnsinopt
dc.subjectconstrutivismopt
dc.subjectVigotskipt
dc.titleConcepções afirmativas e negativas sobre o ato de ensinarpt
dc.title.alternativeAffirmative and negative conceptions on teachingen
dc.typeArtigopt
dspace.entity.typePublication
relation.isDepartmentOfPublication4122aeef-23cb-43da-8327-f8d51f5c6604
relation.isDepartmentOfPublication.latestForDiscovery4122aeef-23cb-43da-8327-f8d51f5c6604
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.author.lattes2161593951236436
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.departmentPsicologia da Educação - FCLARpt

Arquivos

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: