Araraquara - FCLAR - Faculdade de Ciências e Letras

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 1764
  • ItemTese de doutorado
    Trânsito, memória e narração em três romances brasileiros contemporâneos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-28) Ghessi, Naiara Speretta ; Santini, Juliana
    Este trabalho tem como objetivo analisar os romances A noite da espera (2017), de Milton Hatoum, Mar azul (2012), de Paloma Vidal, e Azul corvo (2010), de Adriana Lisboa, de modo a relacionar a mobilidade que delineia a trajetória de seus narradores com as escritas de introspecção empreendidas por eles. O ponto de partida deste estudo reside na reflexão sobre questões relativas ao trânsito, à memória e à narração presentes nas três obras, haja vista que seus principais personagens estão deslocados geograficamente e, via escritura, buscam elaborar o passado e (re)construir as suas identificações e raízes. Ou seja, são indivíduos marcados pelo trauma que se deslocam geograficamente e, por meio da escrita, tentam elaborar o passado, tanto no que diz respeito as suas lacunas identitárias como no que concerne às lembranças traumáticas da ditadura civil-militar. O regime ditatorial atua como mola propulsora para os deslocamentos involuntários encontrados nessas narrativas e está imbricado às questões íntimas dos protagonistas, em maior ou menor grau. O que se coloca em evidência, dessa forma, é a importância desse contexto social e político como pano de fundo para as inquietações memoriais e identitárias dos protagonistas, não perdendo de vista o lugar que esses romances ocupam dentro do conjunto ficcional de seus escritores e no panorama mais amplo da narrativa brasileira contemporânea. Assim, a hipótese defendida por este trabalho é a de que o deslocamento para outro espaço realizado por esses protagonistas, bem como o afastamento temporal, contribui para um mergulho no interior de si na tentativa de (re)construir e elaborar as memórias traumáticas da ditadura civil-militar e/ou a identidade por meio da narração.
  • ItemDissertação de mestrado
    Desenvolvimento do pensamento e educação na idade escolar: contribuições da psicologia histórico-cultural para o processo de elaboração do saber escolar
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-18) Posso, Guilherme Salioni ; Teixeira, Lucas André
    A presente dissertação parte da concepção de educação da pedagogia histórico-crítica, que defende a educação escolar como espaço de socialização dos conhecimentos objetivos e de promoção desenvolvimento humano em suas máximas possibilidades. A realização desses objetivos pressupõe o processo de elaboração do saber escolar, que parte dos conhecimentos científicos e é mediado por diversas determinações que influem na dinâmica de ensino. Dentre essas selecionamos o desenvolvimento do pensamento nos anos iniciais do ensino fundamental. O motivo que nos levou a pesquisar tais relações foi a falta de pesquisas que articulassem as produções da psicologia histórico-cultural com o referencial teórico da pedagogia histórico-crítica. Assim, tomamos como objeto de pesquisa a relação do desenvolvimento das bases do pensamento teórico na idade escolar segundo a psicologia histórico-cultural com o processo de elaboração do saber escolar segundo a pedagogia histórico-crítica. Nosso objetivo foi o de identificar contribuições do campo da psicologia histórico-cultural para se pensar o processo de elaboração do saber escolar nos anos iniciais do ensino fundamental tendo como perspectiva o desenvolvimento do pensamento teórico. Para isso realizamos uma pesquisa teórico-conceitual, tomando enquanto procedimento um levantamento e posterior análise de produções presentes na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. Como resultados confirmamos a escassez de pesquisas que relacionassem as produções da psicologia histórico-cultural com o processo de elaboração do saber escolar segundo a pedagogia histórico-crítica. Além disso, identificamos nas produções a abordavam o desenvolvimento do pensamento nesse período a defesa da organização do ensino com base na teoria da atividade de estudo enquanto forma de apropriação dos conhecimentos científicos e desenvolvimento das bases do pensamento teórico no ensino escolar. Essa organização pressupõe a defesa do desenvolvimento da própria atividade de estudo e das capacidades teóricas do pensamento enquanto objetivos de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental como condição para o desenvolvimento das bases do pensamento teórico, representando o grau de desenvolvimento de pensamento possível de atingir nesse período do desenvolvimento humano.
  • ItemDissertação de mestrado
    Crítica ao ecletismo na educação: uma análise a partir da Pedagogia Histórico-Crítica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-18) Campos, Caio Fernando Rocha ; Duarte, Newton
    O presente trabalho tem como tema central o ecletismo na educação, partindo do pressuposto de que esse fenômeno vem avançando por influência das “pedagogias do aprender a aprender” (Duarte, 2001), alinhadas à ideologia neoliberal e pós-moderna. Teve-se como objetivo desenvolver uma análise teórica do ecletismo na educação, investigando os fundamentos e as justificativas apresentadas pelas pedagogias contemporâneas para a adoção do ecletismo como concepção teórica e forma de condução da prática pedagógica. Pretendeu-se buscar na Pedagogia Histórico-Crítica elementos teórico-metodológicos para a crítica ao ecletismo pedagógico, pautando-se no Materialismo Histórico-Dialético. Realizou-se uma pesquisa de cunho teórico-conceitual, tomando como base textos que abordam o fenômeno do ecletismo na educação e autores das pedagogias do “aprender a aprender”. Espera-se que este estudo forneça aos alunos, professores e pesquisadores em educação, elementos teórico-metodológicos para a elaboração de reflexões críticas sobre o ecletismo educacional, reafirmando a necessidade de uma prática educativa fundamentada em uma teoria pedagógica sistematizada de forma coerente e consistente com a concepção de mundo à qual se vincula.
  • ItemDissertação de mestrado
    O ensino de educação física na educação infantil: contribuições acerca do objeto de ensino atletismo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-19) Ferreira, Caio Henrique Caldato Ferreira ; Teixeira, Lucas André
    A presente investigação tem como objeto de pesquisa o ensino do conteúdo atletismo nas aulas de educação física escolar, a partir de uma perspectiva histórico-crítica. Uma revisão bibliográfica sistemática sobre o ensino de atletismo possibilitou a aproximação e o aprofundamento com o objeto, o que articulado ao referencial teórico histórico-crítico trouxe subsídios para realizar a análise de um material empírico sobre o objeto de ensino atletismo, constituído de uma unidade didática na educação infantil. O objetivo principal é discutir as possibilidades de organização didática do ensino do atletismo na educação infantil, a partir da análise de uma experiência concreta, buscando compreender o atletismo enquanto um objeto de ensino que emerge da cultura corporal. A principal problemática desta investigação diz respeito ao seu objeto de estudo no campo da educação física escolar: a cultura corporal, cuja indagação requer compreender como a organização didática do objeto de ensino atletismo na educação infantil pode tomar a cultura corporal enquanto objeto de estudo, direcionando o processo de ensino e aprendizagem nas aulas de educação física. A resposta a essa questão se deu por meio do processo de análise do referente empírico da investigação, cujos resultados apontaram que: a cultura corporal enquanto objeto de estudo da educação física escolar possibilita reconstituir as relações sociais essenciais das atividades históricas. Essas relações compõem o objeto de ensino atletismo, se tornando uma referência para direcionar a organização didática desse conteúdo no processo de ensino nas aulas de educação física na educação infantil. Por meio de uma unidade didática é possível selecionar e organizar didaticamente o saber objetivo (objeto de estudo do componente curricular) em saber escolar (objeto de ensino). A unidade didática em uma perspectiva histórico-crítica, ao ser incorporada no planejamento didático pode expressar uma visão de unidade e conjunto do processo de ensino e aprendizagem, possibilitando a conversão do objeto de estudo da educação física (a cultura corporal) em objetos de ensino (conteúdos de ensino), a partir da organização e seleção dos conteúdos ensinados em aula.
  • ItemDissertação de mestrado
    Vivências compartilhadas, memórias que se entrelaçam: histórias de negros na Terra da Saudade
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-01-19) Gubbiotti, Michele Fernanda Sabino ; Danaga, Amanda Cristina ; Unesp
    Esta dissertação versa sobre memórias e procura resgatar histórias que foram negligenciadas pelos registros oficiais. Busca escrever textualmente as experiências dos negros em Matão a partir das narrativas individuais e das lembranças da pesquisadora. A hipótese é que essas experiências foram omitidas ou estereotipadas, o que mostra a necessidade de outra abordagem para evitar a perda dessas histórias na efemeridade das lembranças. O estudo procura preencher lacunas, enfatizando a importância da memória do negro em Matão e da oralidade na preservação das vivências de classes marginalizadas e racializadas que foram apagadas dos registros oficiais. Por meio da autoetnografia e da etnografia de histórias de vida, objetiva-se construir histórias de negros em Matão, no interior de São Paulo, considerando a perspectiva das presenças múltiplas, ou seja, negros e não negros contribuindo para o tecimento de uma história não observada no material oficial. O povoado surgiu uma década após a Abolição da Escravatura, apresentando significativa presença de pessoas negras no primeiro bairro e na incipiente cidade. Mais tarde, o urgimento do Clube Henrique Dias pôde demonstrar as configurações sociais da época que excluíam o negro por inúmeras razões, possivelmente como consequência do escravismo e das características da sociedade que se formava. Por meio das memórias, considerando também aspectos históricos da sociedade brasileira, a pesquisa busca registrar e compreender as experiências de uma população que foi apagada da história da cidade. Os resultados do estudo proporcionam um conjunto de informações a partir da perspectiva do próprio campo, contribuindo para a desconstrução de imagens retratadas na historiografia oficial, bem como o preenchimento dos vazios neste registro. Oferece, ainda, à comunidade negra matonense um espaço na história da cidade, sendo uma de inúmeras outras versões de histórias de negros. A combinação da autoetnografia com a etnografia de histórias de vida, isto é, a (auto) etnografia, segundo a pesquisadora convencionou denominar, auxiliou na construção desta narrativa, por meio da escrita das próprias lembranças e dos encontros com pessoas, negras e não negras, para falar dos negros na história do município. Não foi delineado um recorte temporal, pois os eventos que vêm à tona por meio da memória não seguem uma ordem cronológica. No entanto, ao investigar uma história de negros na cidade, o campo trouxe alguns tempos em específico, como as décadas de 1940 a 1980, lugares como a Vila Santa Cruz, as Fazendas do Cambuhy e situações como a impossibilidade de entrar em Clubes no Centro, fundados por imigrantes europeus. Ao resgatar e documentar as histórias nesta região, a pesquisa contribuiu para uma narrativa mais inclusiva do passado, ao reconhecer a relevância que cada voz desempenha na composição da identidade e da herança cultural de uma comunidade. Espera-se que o estudo seja uma inspiração para pesquisas futuras destinadas a reconhecer e preservar a diversidade e a riqueza de histórias de negros negligenciadas nos mais variados territórios.
  • ItemArtigo
    Práticas e estratégias de cancelamento virtual
    (2022-12-15) Patricia Veronica Moreira ; Flavia Karla Ribeiro Santos ; Jean Cristtus Portela
    Considerando as reflexões sobre os níveis de pertinência da análise semiótica e as diferentes cenas predicativas observadas nas redes sociais – que utilizam a violência em diferentes intensidades para destruir a imagem pública do outro, ou, em certos casos, mantê-la –, buscamos, neste trabalho, identificar como se configuram as práticas e estratégias relacionadas à cultura do cancelamento. Essas práticas, e as estratégias que as acomodam, são realizadas no ambiente virtual, na forma de comentários em redes sociais e outros tipos de mídia on-line que, simulando um tribunal virtual e assumindo os papéis actanciais de juízes, jurados e executores, sancionam negativamente o sujeito que enuncia discursos desinformados, preconceituosos e intolerantes ou exprime comportamentos que podem corroborar discursos negacionistas, e aplicam punições diversas. Por outro lado, as mesmas práticas podem desencadear um processo de reiteração e forte assunção do discurso ou comportamento que levou o sujeito a ser inicialmente julgado e cancelado. Esse comportamento é observado em grupos que manifestam discursos de apoio a valores morais historicamente enraizados na estrutura social e que não condizem com uma sociedade que visa a ser mais pacífica, inclusiva, sustentável e justa.
  • ItemArtigo
    O legado de Floch sobre figuratividade, plasticidade e semissimbolismo na revista Actes Sémiotiques
    (2022-12-15) Santos, Flavia Karla Ribeiro ; Portela, Jean Cristtus
    Neste artigo, investigamos as práticas e estratégias discursivas utilizadas por Floch na divulgação de sua contribuição científica para os estudos sobre a plasticidade dos textos na revista Actes Sémiotiques, de 1970 ao final da década de 1980. Como os trabalhos desse pesquisador traziam resultados, em grande medida, das discussões empreendidas pelos participantes do ateliê de semiótica visual na época, também verificamos como se dá o reconhecimento público de suas ideias (KOERNER, 2014; MOREIRA; SANTOS; PORTELA, 2021) no mesmo periódico. Concluímos que a produção flochiana, no período investigado, está inserida em um clima de opinião muito interessado na elaboração de um aparato teórico-metodológico que possibilite investigar com maior acuidade conceitos operatórios – como figuratividade, semissimbolismo e formante (plástico e figurativo) – relacionados à constituição de uma semiótica planar (mais tarde, visual), o que propiciou uma recepção positiva de suas proposições teóricas pelos membros do GRSL, sendo, dessa forma, assimiladas tanto por visualistas quanto por participantes de outros ateliês e grupos, tornando suas proposições basilares (SANTOS, 2020).
  • ItemArtigo
    La violence dans les interactions: les pratiques de la cancel culture et du lynchage en ligne
    (2021-07-16) Santos, Flavia Karla Ribeiro ; Moreira, Patricia Veronica ; Portela, Jean Cristtus
    On examine ici les pratiques de la cancel culture et du lynchage virtuel, comme versions contemporaines de la « justice sauvage ». Sur la base des pratiques sémiotiques et des formes de vie, nous analysons, au sein d’énoncés virtuels, comment les pratiques inhérentes à la forme de vie de la violence sur les réseaux sociaux se déploient en scènes de la violence symbolique. Destinée à la destruction de l’image publique, cette violence se matérialise par l’agression psychique de la personne dont la réputation a été détruite. Par conséquent, ces pratiques sont menées dans un environnement virtuel, panoptique, par les utilisateurs des réseaux sociaux qui, pathémisés par les passions de malveillance en raison du comportement de l’autre, assument les rôles actantiels des juges, des jurys et des bourreaux, et sanctionnent l’accusé par des punitions qui visent à l’anéantissement moral du sujet.
  • ItemArtigo
    A figuratividade na semiótica discursiva: da herança panofskyana ao legado greimasiano
    (2023-07-05) Santos, Flavia Karla Ribeiro ; Portela, Jean Cristtus
    Este artigo visa apresentar a origem do conceito de figuratividade na semiótica discursiva, partindo do princípio de que foi incorporado à metalinguagem dessa disciplina por meio de empréstimo conceitual da teoria estética. Também é objetivo deste trabalho mostrar como o olhar sobre a figuratividade, cujo papel na construção do sentido envolve a articulação de simulacros do mundo natural com as dimensões tímica e sensível conforme os sujeitos percebem e apreendem os objetos para que o enunciatário seja persuadido a crer no discurso manifestado em textos verbais, não verbais e sincréticos, se transforma ao longo dos anos, periodizando as mudanças de perspectiva sobre a figuratividade à medida que é descrita a sua evolução. O corpus é composto de livros e artigos que tratam do papel desse conceito na construção do sentido, publicados entre 1966 e 2008. Resulta dessa investigação a verificação de que a semiótica se apoia sobretudo nos estudos panofskyanos sobre iconografia e iconologia, mas também em contribuições teóricas de linguistas como Hjelmslev e Jakobson. Por fim, a pesquisa conclui que a figuratividade se mantém operacional na semiótica e contribuindo para a evolução da teoria.
  • ItemArtigo
    “It's so much app that I don't know anymore”: Pedagogy students' cultural practices mediated by digital devices
    (2020-01-01) Valdemarin, Vera Teresa ; Monteiro, Eduarda Escila Ferreira Lopes ; Universidade Estadual Paulista (UNESP)
    This article is showing and discussing the data related to an axis of investigation of the research project ‘Cultural Practices and Teacher Education’, i. e. that destined to mapping the cultural practices mediated by digital devices related to students of two in-person Pedagogy courses, offered by a public institution and a private institution, situated in a São Paulo State city. Among the methodological procedures are bibliographical and conceptual research and quantitative data production. The study, to an exploratory type, collected social and economic data from the form of the National Exam of Students Performance (ENADE). Through a specific instrument collected pieces of information about the use of mobile devices in the classroom, the use of social networks, the relationship to technology with leisure time and consumption and study activity, among others. In the analysis of data are pointed out elements of the process of cultural incorporation and the process of building meanings that, in general, occurs at formative institutions. We hope that the results, besides describing elements of the cultural repertoire of Pedagogy course students', may contribute with valuable information to the thoughts about curriculum issues and professionalization of teaching and, consequently, with the improvement of the education quality. We hope too that in the crisis time, that raise the technology to a significant media communication between people, the data may offer parameters to evaluate its efficacy and its sedimentation as a cultural practice.
  • ItemArtigo
    Non-syndromic craniosynostosis: a retrospective analysis
    (2020-01-01) Costa, Paulo Víctor Cunha ; Secanho, Murilo Sgarbi ; Pinheiro, Leon Cleres Penido ; Santos, Marcelo Hanato ; Palhares, Aristides Augusto ; Hamamoto-Filho, Pedro Tadao ; Universidade Estadual Paulista (UNESP)
    Introduction: Craniosynostoses are defined as premature fusions of one or more cranial sutures. They can be classified according to the sutures involved, correlated malformations and genetic alterations, and maybe syndromic or not. Its incidence is estimated at 1: 2,000-2,500 live births, with only 8% being syndromic. There are multiple surgical options for the correction of these malformations, and early referral to specialized centers for the treatment of these patients is necessary for a better therapeutic indication. The diagnosis is based on physical examination and computed tomography. The surgical treatment brings significant aesthetic and social improvements to patients. The objective is to analyze retrospectively patient data who underwent surgery to correct craniosynostosis at HC of UNESP-Botucatu. Methods: Retrospective analysis of the medical records of patients who underwent surgical correction of craniosynostosis between 2012 and 2017. Results: The prevalence of scaphocephaly and trigonocephaly was the same (38.5%). The mean age of the approach was 24 months; the mean surgical time was 3h48min, lower in scaphocephaly, 2h50min. All patients received blood transfusions in the perioperative period, with a mean percentage of 24.9% in relation to the preoperative blood volume. They underwent postoperative in a pediatric ICU. There were no deaths or complications, and the results were considered good by the team and family. Conclusion: Open surgical treatment of non-syndromic craniosynostosis is a safe procedure. Plastic surgery teams can achieve results comparable to those described in the literature, with low complication rates, good aesthetic results when performed correctly and with a multidisciplinary approach.
  • ItemArtigo
    PUBLIC POLICIES FOR HIGHER EDUCATION: THE TUNING PROJECT - FIRST REFLECTIONS ON THE ADHESION OF BRAZILIAN HIGHER EDUCATION INSTITUTIONS IN THE AREA OF EDUCATION
    (Univ Estadual Paulista Julio Mesquita Filho, Fac Ciencias & Tecnologia, 2022-01-01) Da Cunha, Maira Darido ; Bizelli, Thais Vargas ; Bizelli, Jose Luis ; Fac Bertioga FABE ; Universidade Estadual Paulista (UNESP)
    As part of a larger project that seeks to analyze student-centered conditions in 6 South American countries, promoted by Erasmus+, the following research seeks to investigate how public Higher Education Institutions in the State of Sao Paulo have been involved with the Tuning Project, more specifically in courses aimed at teacher training. The Bologna Process emerged as a public policy within the European Union, with the aim of modernizing Higher Education curricula and internationalizing the perspective of student-centered education. In this sense, the Tuning Project and consolidates as policies that implement the Bologna Process, which, supported by the perspective of the knowledge society, aims to act as a methodology to make compatible and compare higher education, with a view to transnationalizing curricula and training labor force. work at an international level. Thus, the curricular reforms of ten Higher Education Institutions will be analyzed in order to verify the student-centered proposals. After the analysis, the information will be systematized and didactic pathways will be developed that can guide the curricular transformations in line with the methodology provided for in the Tuning Project.
  • ItemArtigo
    Variation and grammaticalization in Romance: a cross-linguistic study of the subjunctive
    (Walter De Gruyter Gmbh, 2018-01-01) Poplack, Shana ; Cacoullos, Rena Torres ; Dion, Nathalie ; Berlinck, Rosane de Andrade ; Digesto, Salvatore ; Lacasse, Dora ; Steuck, Jonathan ; AyresBennett, W. ; Carruthers, J. ; Univ Ottawa ; Penn State Univ ; Universidade Estadual Paulista (UNESP) ; Sociolinguist Lab
    Building on studies seeking to position the Romance languages on the cline of grammaticalization, this study targets the evolution of subjunctive into subordination marker in speech corpora of French, Italian, Portuguese and Spanish. By considering the conditioning of variation between subjunctive and indicative in complement clauses, we operationalize parameters of late-stage grammaticalization, and establish measures of productivity. Results show that, with the exception of Spanish, subjunctive selection is constrained neither by contextual elements consistent with its oft-ascribed meanings nor by semantic classes of governors harmonic with such meanings. Instead, in all four languages, lexical bias is the major predictor of subjunctive selection, abetted by structural elements of the linguistic context. The overriding processes are lexical routinization, which is language-particular, with cognate governors displaying idiosyncratic associations with the subjunctive, and structural conventionalization, which is cross-linguistically parallel, with languages differing merely in degree.
  • ItemArtigo
    The cosmopolitan nature of Orpheus
    (Univ Coimbra, 2016-01-01) Pires, Antonio Donizeti ; Cornelli, G. ; Fialho, M. D. ; Leao, D. ; Universidade Estadual Paulista (UNESP)
    In mythological and literary terms, four are the mythemes that underlie the narrative of Orpheus: a) his participation in the trip of the Argonauts in search of the Golden Fleece; b) his marriage with the nymph Eurydice, who is soon swept away by death; c) his katabasis to Hades, where he went to try to get the beloved among the dead: he is successful, but his disobedience to the infernal gods causes him to lose Eurydice definitely; d) his violent death, quartered by the jealous Maenads of Thrace. In this plot, Orpheus stands out as bringer of the lyre and civilizing hero, and his power of seduction enchants animals, stones, plants, men and gods. The four mythemes also point, in outline, to a configuration in terms of literary genres, because the first is clearly epic and the three remaining explore lyric and dramatic aspects of the mythic cycle. Anyway, Orpheus as priest would be the founder of the mystery cults named Orphism, which enjoyed great reputation during the cosmopolitan Hellenistic period. Therefore, given the fact that the myth of Orpheus made its way also through philosophy and the arts, the intention of this paper is to trace and ground in it some migrations of Orpheus through Greek and Latin culture.
  • ItemResenha
    Oswald de Andrade: centenary art and other writings
    (Univ Estadual Paulista-unesp, 2022-07-01) Fernandes, Maria Lucia Outeiro ; Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • ItemArtigo
    Moral values for the Civic-Military Schools: heteronomy as educational project
    (Univ Brasilia, 2023-01-01) Daud, Rafael Petta ; Calmon Nabuco Lastoria, Luiz Antonio ; Gomes Vieira de Carvalho, Joao Mauro ; Panigassi, Pedro Luis ; Universidade Estadual de Londrina (UEL) ; Universidade Estadual Paulista (UNESP)
    The present work intends to understand some aspects of the educational project underlying the implementation of Civic-Military Schools (ECIM) by the Bolsonaro government. To do so, we submitted to a hermeneutic analysis the moral values that, accompanied by the respective descriptors, are postulated by the Guidelines for Civic-Military Schools as a norm for ECIM: civility, honesty and respect. We conclude that such values, in the way they are situated, represent a strong predilection for moral heteronomy as an educational principle, distancing themselves, therefore, from the moral autonomy that would be favored by the democratization of school relations.
  • ItemResenha
    Systematic bibliographic review applied to the brazilian footwear sector
    (Sindicato Secretarias Estado Sao Paulo, 2023-01-01) Lima, Paulo Fernando ; Costa, Vera Mariza Henriques de Miranda ; Prod Univ Araraquara UNIARA ; Universidade Estadual Paulista (UNESP) ; Univ Araraquara UNIARA
    The retraction in the footwear industry raises concern among researchers, who seek to investigate the operating conditions and the dynamics of this sector, aiming to propose improvement actions. In this context, this article was elaborated from a systematic bibliographic review carried out in the annals of SIMPEP, period 2007-2018, with the following objective: to locate articles about the footwear sector present in these annals, to classify them in relation to their distribution by Production Engineering areas and identify its contribution to the knowledge of management and the recent dynamics of this sector. We found 66 articles, 63.64% of which were present in areas 1 -production management and 7 -strategic and organizational management. Twenty-eigth articles were selected, which made it possible to confirm important contributions, both theoretical and practical, to the management knowledge and the recent dynamics of the Brazilian footwear sector.
  • ItemArtigo
    Freedom as the elixir of life in Kate Chopin's fiction
    (Univ Estadual Paulista-unesp, 2022-01-01) Finatti, Rosemary Elza ; Universidade Estadual Paulista (UNESP)
    This paper seeks to analyze the theme of freedom as the elixir of life, weaving, in turn, a dialogue between the short stories Emancipation: A Fable of Life (1869-1870) and The Story of an Hour (1894), by the American author Kate Chopin. In both narratives, the symbolic setting that delineates the scenery of nature is opposed to the closed space of the cage and the house as a representation of social imprisonment. In this sense, the possibility of breaking through such barriers drives the characters' self-realization, both in the fabled universe represented by an animal that glimpses the possibility of being free and all the implications of the search for survival and in the protagonist Louise Mallard, who, faced with supposed widowhood, imagines a new life metaphorically awakened by the spring scenario. Contesting the imprisonment of individuality and perspectives of the characters confined in claustrophobic spaces, the short stories reveal the author's critical bias towards female limitations imposed by patriarchal ideology. To this end, the analyses will be guided by the considerations of Per Seyersted (1969, 1980), Betty Friedan (1971), Bernard Koloski (1996), among other authors.
  • ItemArtigo
    ASPECTS OF THE FORMATION OF BRAZILIAN LITERATURE UNDER THE PERSPECTIVE OF ISAAC GOLDBERG: an ANALYSIS OF BRAZILIAN LITERATURE
    (Fundacao Univ Tocantins, 2022-01-01) Pereira, Marcio Roberto ; Universidade Estadual Paulista (UNESP)
    Published in September 1922, Isaac Goldberg's work, entitled Brazilian Literature, represents an important milestone in the dissemination and systematization of Brazilian literature from the point of view of an American writer. Divided into two parts, entitled An outline history of Brazilian Literature and Representative personalities, the critic's work offers an overview that highlights the main moments in the history of Brazilian literature and selects the most representative writers. Written in English, Goldberg's work is influenced by the stories of Brazilian Literature by Silvio Romero, published in 1888, by Jose Verissimo (1916) and Ronald de Carvalho (1920). The objective of this work, therefore, is to analyze the linkage of Isaac Goldberg's critical method in relation to the methods used by Brazilian intellectuals to make up the first three histories of Brazilian Literature.
  • ItemArtigo
    The Gothic in Kate Chopin
    (Palgrave, 2015-01-01) Rossi, Aparecido Donizete ; Ostman, H. ; ODonoghue, K. ; Universidade Estadual Paulista (UNESP) ; Kate Chopin Int Soc