Aprendizagem por projetos sociais e prestação de serviços à comunidade: uma proposta de intervenção com adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto
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Data
Autores
Orientador
Cruz, Luciana Aparecida Nogueira da 

Coorientador
Pós-graduação
Ensino e Processos Formativos - FCAV/FEIS/IBILCE
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O presente estudo partiu, a princípio, da inquietação em relação às metodologias de trabalho aplicadas no contexto da socioeducação, especialmente na atuação com adolescentes em cumprimento da medida socioeducativa de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC). Esta pesquisa, de natureza social, qualitativa e exploratória, tem como objetivo analisar o potencial socioeducativo de uma intervenção baseada na metodologia da Aprendizagem por Projetos Sociais (APS), desenvolvida no contexto da medida socioeducativa de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC), com base na percepção dos adolescentes e dos atores envolvidos. A intervenção é implementada por meio de um projeto desenvolvido em parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social e o IBILCE/UNESP para execução da PSC. A metodologia da pesquisa é composta por entrevistas semiestruturadas com adolescentes em cumprimento de PSC que participaram do projeto, dos diários de campo dos estudantes participantes e dos registros das reuniões de planejamento. Os resultados indicaram que, apesar do projeto ainda em fase inicial de implementação e ajustes, o uso da metodologia de APS no cumprimento de PSC configura-se como uma alternativa metodológica promissora, que supera práticas punitivistas e reforça a dimensão pedagógica e formativa das medidas socioeducativas.
Resumo (inglês)
The study presented is motivated by concerns regarding the work methodologies applied in the context of socio-education, especially the work with adolescents serving the socio-educational measures of Community Service, also know as Provision Service to the Community (PSC). This research, of a social, qualitative and exploratory nature, aims to analyze the socio-educational potential of an intervention based on the methodology of Service-Learning Projects, developed within the context of the PSC measure, based on the perceptions of the adolescents and other involved actors. The intervention is implemented through a project developed in partnership between the Municipal Social Assistance Secretariat and IBILCE/UNESP (São Paulo State University) for the execution of PSC. The research methodology consists of semi-structured interviews with teenagers serving PSC who participated in the project, field diaries from participating students, and records of planning meetings. The results indicated that, although the project is still in its initial phase of implementation and adjustments, the use of the service-learning methodology in the execution of PSC constitutes a promising methodological alternative that overcomes punitive practices and reinforces the pedagogical and formative dimensions of socio-educational measures.
Descrição
Palavras-chave
Medidas socioeducativas, Prestação de serviços à comunidade, Aprendizagem-serviço, Community service, Service learning, Youth criminal system
Idioma
Português
Citação
ARAUJO, Monica Costa Bueno de. Aprendizagem por projetos Sociais e prestação de serviços à comunidade : uma proposta de intervenção com adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto. Dissertação (Mestrado em Ensino e Processos Formativos). 2025 – Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas (Ibilce), São José do Rio Preto, 2025.

