Logotipo do repositório
 

Publicação:
A influência do greenwashing na percepção do produtor rural para os valores e lealdade à marca de pesticidas.

dc.contributor.advisorBraga Junior, Sérgio Silva
dc.contributor.advisorLaroche, Michel
dc.contributor.advisorMachado, João Guilherme de Camargo Ferraz
dc.contributor.authorSilva, Marcos Mateus da
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-11-03T14:13:29Z
dc.date.available2021-11-03T14:13:29Z
dc.date.issued2021-09-03
dc.description.abstractO consumidor responsável e atento às questões de natureza ambiental e social tem despertado nas organizações a necessidade de práticas mercadológicas que agreguem à sua marca e produtos uma imagem verde, “eco responsável”. Porém, muitas vezes essa imagem verde é construída por meio de publicidade de informações falsas. A isso dá-se o nome de greenwashing. Com base nesse contexto, o objetivo desse trabalho foi analisar a percepção do produtor de uvas sobre a influência do greenwashing praticado pela indústria de agrotóxicos e seus impactos nos valores e na lealdade à marca. Para tanto, foram levantadas as características do greenwashing e avaliada a percepção dos produtores quanto à sua prática, além da construção da literatura em torno da lealdade à marca e aos valores das organizações. Para concretizar o objetivo da pesquisa, foi realizada uma investigação exploratória, de natureza quantitativa, por meio de uma survey. Após o processo de construção e a validação da escala (questionário), esta foi aplicada junto a uma amostra de produtores de uvas que fazem uso de agrotóxicos em suas plantações. Assim, a análise dos resultados foi realizada por meio da Modelagem de Equações Estruturais – SEM, utilizando o software SmartPLS v. 3.3.3. Ao final, notou-se que os produtores de uvas não conhecem fielmente a palavra greenwashing, mas isso não significa que esse perfil de consumidor não perceba as práticas de marketing enganoso. Ficou evidenciado que mesmo diante das práticas de greenwashing os produtores que usam agrotóxicos se mantêm leais às suas marcas preferidas, atribuindo essa fidelidade à qualidade do produto. Entretanto, os valores da marca são colocados à prova e isso passa, então, a influenciar negativamente a percepção que esses produtores têm sobre os valores dessas organizações, sugerindo que os conflitos entre os valores do produtor e os da marca possam culminar em uma reação negativa desses clientes, refletindo em baixa motivação pessoal a manterem-se leais.pt
dc.description.abstractThe responsible consumer, attentive to environmental and social issues, has awakened in organizations the need for marketing practices that add to their brand and products a green image, "eco-responsible". However, many times this green image is built by advertising false information. This is called greenwashing. Based on this context, the objective of this paper was to analyze the perception of the grape growers about the influence of greenwashing practiced by the agrochemical industry and its impacts on the values and loyalty to the brand. To this end, the characteristics of greenwashing were surveyed and the perception of grape growers regarding its practice was evaluated, in addition to the construction of literature on brand loyalty and the values of organizations. To accomplish the research objective, an exploratory research, of quantitative nature, was carried out by means of a survey. After the process of construction and validation of the scale (questionnaire), it was applied to a sample of grape growers who use pesticides in their plantations. Thus, the analysis of the results was performed by means of Structural Equation Modeling - SEM, using the software SmartPLS v. 3.3.3. In the end, it was noted that the grape producers do not know the word greenwashing faithfully, but this does not mean that this customer profile does not perceive the deceptive marketing practices. It was evidenced that even in the face of greenwashing practices, the users of pesticides remain loyal to their preferred brands, attributing this loyalty to the quality of the product. However, brand values are put to the test and this then starts to negatively influence the perception that these producers have about the values of these organizations, suggesting that conflicts between producers and brand values may culminate in a negative reaction from these customers, reflecting in low personal motivation to remain loyal.pt
dc.description.sponsorshipOutra
dc.identifier.capes33004188001P8
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/214963
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectComunicaçãopt
dc.subjectAgrotóxicospt
dc.subjectCrençaspt
dc.subjectConsumidor Ruralpt
dc.subjectComportamento de comprapt
dc.subjectCommunicationpt
dc.subjectPesticidespt
dc.subjectBeliefspt
dc.subjectRural Consumerpt
dc.subjectBuying Behaviourpt
dc.titleA influência do greenwashing na percepção do produtor rural para os valores e lealdade à marca de pesticidas.pt
dc.title.alternativeThe influence of greenwashing on farmers’ perceptions of pesticide brand values and loyalty.pt
dc.title.alternativeLa influencia del "greenwashing" en la percepción de los agricultores sobre los valores y la lealtad de las marcas de pesticidas.pt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Engenharia, Tupãpt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramAgronegócio e Desenvolvimento - Tupãpt
unesp.knowledgeAreaAgronegócio e desenvolvimentopt
unesp.researchAreaDesenvolvimento e Meio Ambientept

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
silva_mm_me_tupa.pdf
Tamanho:
1.47 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: