Logotipo do repositório
 

Publicação:
O número de ouro no ensino da matemática na educação básica

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Horita, Vanderlei Minori

Coorientador

Pós-graduação

Matemática em Rede Nacional - FC/FCT/FEIS/IBILCE/IGCE 31075010001P2

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (inglês)

The goal of this work is to bring new activities (theoretical and practical), around a single subject (The Golden Number), to be exploited in several existing content in the current mathematical curriculum at school. From this subject, we introduce the idea of extreme and mean ratio, as well the concept of the Golden Ratio, so, we expect that students can be able to get the Golden Number and understand their mathematical properties and their applications (related to Golden Triangle and Golden Rectangle)

Resumo (português)

O objetivo deste trabalho é trazer atividades (teóricas e práticas), em torno de um tema único o Número de Ouro, a ser explorado em diversos conteúdos já existentes no atual currículo de Matemática. A partir deste tema, introduzir a ideia de Razão Extrema e Média e, logo após, trazer o conceito de Razão Áurea e, assim, induzir os alunos a obter o Número de Ouro, entender suas propriedades matemáticas e suas aplicações em torno do Triângulo Áureo e Retângulo Áureo

Descrição

Palavras-chave

Matemática - Estudo e ensino, Segmento aureo, Números de Fibonacci, Mathematics - Study and teaching

Idioma

Português

Como citar

SILVA, Luiz Henrique Morais da. O número de ouro no ensino da matemática na educação básica. 2013. 49 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2013.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação