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Publicação:
Análise do alinhamento estratégico em empresas do APL Moda Sudoeste

dc.contributor.advisorCavenaghi, Vagner [UNESP]
dc.contributor.authorBilibio, Diogo Galileu [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:26:17Z
dc.date.available2014-06-11T19:26:17Z
dc.date.issued2010-05-14
dc.description.abstractO ambiente competitivo e de mudanças dinâmicas ao qual as empresas brasileiras estão inseridas exige que estas adotem estratégias, para que suas ações sejam previstas e, sua estrutura seja adequada para o ambiente que se deseja atuar. A indústria de confecção, além deste ambiente competitivo, possui a particularidade de ser, em parte de sua cadeia, envolvida com grande diversidade e mudança de seus produtos, implicando diretamente em seus processos de produção, o que acentua ainda mais a necessidade de alinhamento das estratégia de produção. O presente trabalho objetivo analisar o alimento das estratégias competitivas e de produção em empresas produtoras de confecção, pertencentes ao Arranjo Produtivo Local Moda Sudoeste (APLMS). Como objetivo secundário, busca-se examinar o alinhamento entre a estratégia de produção a partir de suas prioridades de produção, e as áreas de decisões estruturais e infra-estruturais do processo produtivo que suportam estas prioridades competitivas. Desenvolveu-se um estudo de caso descritivo a partir de uma pesquisa de campo com seis empresas. Os resultados desta pesquisa revelaram que as empresas são em sua maioria de pequeno porte, e atuam em duas estratégias competitivas. As produtoras de calças em modinha jeans possuem a estratégia competitiva de diferenciação, e as produtoras de calça social possuem a estratégia competitiva de menor custo. As prioridades de produção encontradas entre as empresas com estratégia competitiva de diferenciação são principalmente a qualidade e a flexibilidade, e das empresas com estratégia competitiva de menor custo são qualidade e custo. Observe-se ainda, a identificação da falta de alinhamento prático entre a estratégia competitiva e de produção das empresas pesquisadas, sobretudo pela grande oportunidade de implementação de técnicas e práticas que desdobrem as prioridades de...pt
dc.description.abstractThe competitive and dynamic changes to which Brazilian comapanies are included demands tahth they about strategies so that their actions are planned, and it structure is suitable for the environment you want to act. The clothing industry, in addition to this competitive environment, has the distinction of being in part of their supply chain involved with diversity and change their products, resulting directly in changing their production processes, which further accentuates the need alignment of strategies and competitive production strategy. This paper aims to analyze the aligment of competitive strategies and production companies producing clothing, belonging to the Arranjo Produtivo Local Moda Sudoeste (APLMS). As secondary objective, we seek to examine the alignment between manufacturing strategy through its production priorities and areas of structural decisions and infrastructure of the production process that support these competing priorities. We developed a descriptive case study through a filed with six companies. The results of this survey revealed that companies are mostly small, and act in two competitive strategies. The producers of pants fad jeans have the competitive strategy of differentiation, and the social production of pants have the competitive strategy of lowest cost. The priorities of mainly the quality and flexibility, and business and competitive strategy are the lowest cost quality and cost. Data were also obtained, to identify the practical lack of alignment between competitive strategy and manufacturing companies surveyed, especially the great opportunity to implement techniques and practices that deploy competitive priorities of those companies in structural decisions and infrastructure that are active and competitive strategy aligned to themen
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent127 f. : il., tabs.
dc.identifier.aleph000628367
dc.identifier.capes33004056086P6
dc.identifier.citationBILIBIO, Diogo Galileu. Análise do alinhamento estratégico em empresas do APL Moda Sudoeste. 2010. 127 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia, 2010.
dc.identifier.filebilibio_dg_me_bauru.pdf
dc.identifier.lattes3078055042318066
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/93037
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectControle de produçãopt
dc.subjectConcorrênciapt
dc.subjectVestuario - Industriapt
dc.subjectEstratégia competitivapt
dc.subjectCompetitive strategyen
dc.subjectProduction strategyen
dc.subjectClothing industry and competitive prioritiesen
dc.titleAnálise do alinhamento estratégico em empresas do APL Moda Sudoestept
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes3078055042318066
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Baurupt
unesp.graduateProgramEngenharia de Produção - FEBpt
unesp.knowledgeAreaGestão de operações e sistemaspt

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