Logotipo do repositório
 

Publicação:
A ficção científica e o ensino de ciências: o imaginário como formador do real e do racional

dc.contributor.authorGomes-Maluf, Marcilene Cristina
dc.contributor.authorSouza, Aguinaldo Robinson de [UNESP]
dc.contributor.institutionEscola Agrotécnica Federal de Cáceres
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-05-20T15:07:20Z
dc.date.available2014-05-20T15:07:20Z
dc.date.issued2008-01-01
dc.description.abstractEste artigo apresenta uma reflexão sobre a inserção da ficção científica no ensino de Ciências, no qual buscamos identificar como a ficção científica incorpora elementos na estrutura conceitual dos educandos partindo do pressuposto de que teria um papel de desencadeadora e/ou organizadora da aprendizagem. O filme Jurassic Park foi estudado como constitutivo do conhecimento, transmutando o ficcional no real/racional, possibilitando a organização hierárquica dos conceitos, acrescendo novos elementos na estrutura conceitual dos educandos e atuando, também, na mediação do conhecimento - ora organizando, ora desencadeando.pt
dc.description.abstractIn this paper, we discuss the development of the science fiction approach in Science education. We are concerned to identify conceptual elements incorporated by students when faced with the science fiction approach in their development of scientific concepts. We use the movie Jurassic Park in this approach and found that the movie can be effective in the mediation of the fictional to the real.en
dc.description.affiliationEscola Agrotécnica Federal de Cáceres
dc.description.affiliationUnesp Departamento de Química Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.description.affiliationUnespUnesp Departamento de Química Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.format.extent271-282
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132008000200006
dc.identifier.citationCiência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 14, n. 2, p. 271-282, 2008.
dc.identifier.doi10.1590/S1516-73132008000200006
dc.identifier.fileS1516-73132008000200006.pdf
dc.identifier.issn1516-7313
dc.identifier.lattes4167514050938821
dc.identifier.scieloS1516-73132008000200006
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/26470
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
dc.relation.ispartofCiência & Educação (Bauru)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt
dc.subjectFicção científicapt
dc.subjectImagináriopt
dc.subjectReal e racionalpt
dc.subjectScience educationen
dc.subjectScience fictionen
dc.subjectImaginaryen
dc.subjectReal and rationalen
dc.titleA ficção científica e o ensino de ciências: o imaginário como formador do real e do racionalpt
dc.title.alternativeScience teaching and science fiction: imaginary in the organization of the real and the rationalen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes4167514050938821[2]
unesp.author.orcid0000-0003-2373-267X[2]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.departmentQuímica - FCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1516-73132008000200006.pdf
Tamanho:
131.09 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: