Publicação: A ficção científica e o ensino de ciências: o imaginário como formador do real e do racional
dc.contributor.author | Gomes-Maluf, Marcilene Cristina | |
dc.contributor.author | Souza, Aguinaldo Robinson de [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Escola Agrotécnica Federal de Cáceres | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2014-05-20T15:07:20Z | |
dc.date.available | 2014-05-20T15:07:20Z | |
dc.date.issued | 2008-01-01 | |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta uma reflexão sobre a inserção da ficção científica no ensino de Ciências, no qual buscamos identificar como a ficção científica incorpora elementos na estrutura conceitual dos educandos partindo do pressuposto de que teria um papel de desencadeadora e/ou organizadora da aprendizagem. O filme Jurassic Park foi estudado como constitutivo do conhecimento, transmutando o ficcional no real/racional, possibilitando a organização hierárquica dos conceitos, acrescendo novos elementos na estrutura conceitual dos educandos e atuando, também, na mediação do conhecimento - ora organizando, ora desencadeando. | pt |
dc.description.abstract | In this paper, we discuss the development of the science fiction approach in Science education. We are concerned to identify conceptual elements incorporated by students when faced with the science fiction approach in their development of scientific concepts. We use the movie Jurassic Park in this approach and found that the movie can be effective in the mediation of the fictional to the real. | en |
dc.description.affiliation | Escola Agrotécnica Federal de Cáceres | |
dc.description.affiliation | Unesp Departamento de Química Programa de Pós-Graduação em Educação | |
dc.description.affiliationUnesp | Unesp Departamento de Química Programa de Pós-Graduação em Educação | |
dc.format.extent | 271-282 | |
dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132008000200006 | |
dc.identifier.citation | Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 14, n. 2, p. 271-282, 2008. | |
dc.identifier.doi | 10.1590/S1516-73132008000200006 | |
dc.identifier.file | S1516-73132008000200006.pdf | |
dc.identifier.issn | 1516-7313 | |
dc.identifier.lattes | 4167514050938821 | |
dc.identifier.scielo | S1516-73132008000200006 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/26470 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências | |
dc.relation.ispartof | Ciência & Educação (Bauru) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | SciELO | |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt |
dc.subject | Ficção científica | pt |
dc.subject | Imaginário | pt |
dc.subject | Real e racional | pt |
dc.subject | Science education | en |
dc.subject | Science fiction | en |
dc.subject | Imaginary | en |
dc.subject | Real and rational | en |
dc.title | A ficção científica e o ensino de ciências: o imaginário como formador do real e do racional | pt |
dc.title.alternative | Science teaching and science fiction: imaginary in the organization of the real and the rational | en |
dc.type | Artigo | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 4167514050938821[2] | |
unesp.author.orcid | 0000-0003-2373-267X[2] | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Bauru | pt |
unesp.department | Química - FC | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- S1516-73132008000200006.pdf
- Tamanho:
- 131.09 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
1 - 2 de 2
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 1.71 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição:
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 1.71 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição: