Bauru - FC - Faculdade de Ciências
URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/11449/253741
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ItemDissertação de mestrado Mesas digitais nos anos iniciais: favorecendo a aprendizagem de estudantes público da Educação Especial(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 0023-08-21) Rego, Maria Angélica ; Tezani, Thaís Cristina RodriguesA presente pesquisa de mestrado profissional aborda as mesas digitais como uma tecnologia contemporânea e inclusiva, em consonância com os dias atuais está alinhada às propostas pedagógicas, com objetivo de desenvolver habilidades e competências descritas na Base Nacional Comum Curricular no ensino/aprendizagem dos alunos. Essa ferramenta tecnológica apresenta atividades de caráter lúdico por meio de jogos que favorecem e incentivam o desenvolvimento intelectual, psicológico e social dos alunos. Diante desse fato, esta pesquisa objetivou identificar características e levantamentos sobre o uso dessa tecnologia nas aulas de Atendimento Educacional Especializado em Salas de Recursos Multifuncionais de duas escolas da rede municipal de uma cidade de pequeno porte do interior do Estado de São Paulo. A pesquisa pautou-se na abordagem qualitativa com estudo de caso. Participaram da pesquisa estudantes público-alvo da Educação Especial atendidos nas aulas de Atendimento Educacional Especializado. Por meio da coleta de dados elaborou-se um roteiro e mapeamento para conhecimento dos jogos presentes no instrumento de estudo. Posteriormente, deu-se a análise dos dados e elaborou-se como Produto Educacional um Guia Digital Interativo com orientações didáticas para os estudantes público-alvo da Educação Especial relacionando os jogos presentes com apontamentos daqueles que melhor contribuem para a aprendizagem. Os principais resultados apresentaram eficientes na construção de um ambiente criativo, investigativo, ampliando o repertório digital dos alunos da Educação Especial. Conclui-se que o uso das tecnologias em Sala de Recursos Multifuncionais foi aliado no processo educacional, por meio das intervenções das ações pedagógicas do Professor Especialista.ItemDissertação de mestrado Burnout e riscos psicossociais em líderes: indicadores e relações entre as temáticas(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-18) Ferreira, Vitória Oliveira ; Cardoso, Hugo FerrariAs mudanças no mundo do trabalho são constantes e trazem consequências para a saúde do trabalhador. O fenômeno do burnout conceitua-se a partir de três dimensões: exaustão emocional, despersonalização e baixa realização pessoal no trabalho, e é amplamente reconhecido como um desafio significativo para a saúde mental dos trabalhadores. Adicionalmente, ambientes de trabalho com altos índices de fatores de risco psicossociais foram associados a baixos indicadores de saúde física e mental. Em contrapartida, a literatura aponta que boas práticas de liderança se mostraram benéficas para todo o contexto organizacional. Esta pesquisa explorou a interligação entre o burnout, os fatores de risco psicossociais no trabalho e estilos de liderança em profissionais que ocupam cargos de liderança em organizações de diferentes setores. Os dados foram coletados por intermédio de quatro instrumentos, sendo um questionário sociodemográfico, e escalas que mensuram sintomas de burnout, comportamentos de diferentes estilos de liderança e fatores de risco psicossociais no trabalho. A amostra consistiu em 43 indivíduos maiores de 18 anos, autodenominados líderes, cuja participação na pesquisa teve início após autorização por meio do TCLE. Os dados foram examinados a partir de análises descritivas e inferenciais. Em todos os contextos, os índices de despersonalização relativos ao burnout foram altos. Líderes com idade até 35 anos e que trabalhavam em organizações do contexto público se mostraram como o grupo mais afetado por indicadores de burnout. Os resultados indicam também que as organizações públicas e do contexto da prestação de serviços são as que sofrem com maiores índices de fatores de risco psicossociais. Sobre a liderança, de forma geral, o estilo transacional prevaleceu nos contextos analisados. Esses achados apontam para a complexidade da interação entre burnout, fatores psicossociais e liderança, destacando a necessidade de intervenções e estratégias organizacionais para promover a saúde mental e o bem-estar no ambiente de trabalho.ItemDissertação de mestrado A educação infantil do/pelo movimento nos espaços extrassala de aula(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-28) Oliveira, Selma Regina de ; Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia FrançaDada relevância e impacto na vida das pessoas, a Educação para a Saúde é fundamental em diferentes espaços e contextos. Nessa perspectiva, nem sempre é possível construir com intencionalidade uma cultura do movimento e desenvolver processos de aprendizagem por meio de ações contínuas. É nesse sentido que a presente pesquisa objetivou evidenciar como se dá o ensino de Educação para a Saúde da criança, nos espaços Extrassala de aula na Educação Infantil do/pelo movimento, considerando-se o parquinho, recreio, calçadas internas, pátio, sala de informática, espaços da entrada da escola, valorizando a interdisciplinaridade. Os “Campos de Experiência”, de acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), estruturaram as escolhas curriculares por meio de metodologias de exploração dos espaços, por meio de um brinquedo, jogos e brincadeiras, onde as aprendizagens emocionais se destacaram devido às expressões durante o brincar. Os dados foram coletados em um Grupo Focal durante a formação continuada, em encontros norteados por roteiro, para investigar o ensino da seguinte forma: a) Revisão de literatura referente a Corpo, Movimento, Educação para a Saúde e Educação Física Escolar; b) Estudos sobre os referenciais/normativas para a Educação Infantil e abordagens teórico metodológicas e c) Entrevistas no Grupo Focal gravadas, transcritas e definidas em categorias por Análise de Conteúdo. Como resultante, o Produto Educacional, objetivou o desenvolvimento da Educação para a Saúde por meio de um brinquedo (jogo de Encaixe), jogos e brincadeiras, desenvolvidos com intencionalidade pedagógica em Espaços Extrassala de aula, elaborando um Livro Digital por intermédio das experiências das professoras, coordenadora pedagógica e diretora escolar na constituição de propostas sistematizadas para ser usado como material complementar após a validação dos participantes da pesquisa.ItemDissertação de mestrado Elaboração de um modelo tridimensional multissensorial de célula animal para o ensino de Ciências(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-29) Valle, Reinaldo Venancio do ; Legendre, Alexandre de Oliveira ; Camargo, Eder Pires deA dissertação apresentada é o resultado de uma pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica que teve como objetivo geral pesquisar e estudar o histórico da Educação Inclusiva, a sala de aula inclusiva, o Desenho Universal para a Aprendizagem, e a Multissensorialidade e o ensino de Ciências como aportes para a disponibilização de um molde para a elaboração de uma célula animal tridimensional multissensorial. A pesquisa é classificada como pesquisa de intervenção com abordagem qualitativa. Participaram desta pesquisa dezenove alunos do oitavo ano de uma sala regular de ensino da rede pública estadual do interior de São Paulo durante a eletiva cursada no primeiro semestre de 2023 e vinte professores participantes de três oficinas realizadas em encontros na cidade de São Paulo em 2022 e 2023. Os dados foram coletados em questionários após a elaboração do modelo celular. Os resultados apontaram uma boa aceitação por grande parte dos alunos, que indicaram uma forma diferente de se aprender sobre as células, e todos os professores relataram que desenvolveriam a atividade com seus alunos. Concluiu-se que para os alunos, as atividades de elaboração da célula animal, junto com as outras atividades oferecidas na eletiva, permitiram comprovar que é possível inovar no ensino e oferecer atividades diversificadas além do livro didático e da lousa, para os professores, as oficinas realizadas foram importantes para ajustar o produto e perceber a aceitação do material de aprendizagem, que foi positiva e elogiada. Verificou-se que é possível criar um material de aprendizagem inclusivo, um produto educacional para elaboração de um modelo de célula animal, útil no processo de ensino-aprendizagem do professor de Ciências.ItemDissertação de mestrado A escola pelas crianças: educar para emancipação, liberdade e alegria(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-28) Pereira, Fernanda Assunção ; Ugaya, Andresa de SouzaEm meio a práticas pedagógicas bancárias, autoritárias e antidialógicas, há movimentos de resistência e luta. Entre eles estão, seguramente, as ações cotidianas de muitos/as educadores/as, mas, também, os modos de ser, estar e viver das crianças que, em/com seus corpos, denunciam as opressões da escola e subvertem a ordem imposta, anunciando com suas próprias questões, singularidades e alegrias que é possível e necessário promover uma educação outra. Reconhecendo o direito da criança em dizer sobre a escola, propomos a realização de uma pesquisa que está vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - ProEF - e formulamos os seguintes questionamentos: quais aspectos as crianças tematizam em suas narrativas sobre suas experiências na escola? Quais sentimentos emergem dessas experiências? De que modo as crianças e a professora-pesquisadora narram suas experiências em relação aos mecanismos de controle do corpo no cotidiano escolar? De que forma essas narrativas podem servir de orientações para pensarmos em outra escola? Apresenta-se como objetivo geral: investigar e analisar o que contam as crianças em suas narrativas acerca de suas experiências vividas na escola que frequentam e os sentidos a elas atribuídos. O estudo foi realizado em uma escola da rede pública de um município do estado de São Paulo, com a participação de 23 crianças entre 6 e 7 anos matriculadas no 1º ano dos anos iniciais do ensino fundamental. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo de natureza qualitativa situado no âmbito da pesquisa (auto)biográfica em educação. As narrativas foram levantadas em rodas de conversa com as crianças a partir de um faz de conta, o qual um pequeno alienígena, o Verdinho, originário de um planeta sem escola, veio para aprender sobre essa. As rodas de conversa foram gravadas em áudio e vídeo e posteriormente transcritas. Além disso, um diário de campo foi utilizado. Para a sistematização das informações, procedeu-se à análise temática reflexiva (ATR), na qual identificamos quatro grandes núcleos temáticos: a função da escola na percepção das crianças; Mecanismos do capital; A procura pela boniteza e pela alegria, desdobrando-se em três subcategorias: espaços de brincar, de ser e estar; um baú de sonhos e utopia; Educação Física Escolar: Presente! e Contribuições das crianças para (re)pensar a escola: sonhos possíveis. Como recurso educacional, as crianças participaram da elaboração de um documentário, no qual narraram suas experiências com os/as amigos/as alienígenas e expressaram sua perspectiva quanto à escola dos sonhos. As crianças, com suas sutilezas, contradições e possibilidades, nos alertam: é tempo de perceber a escola com todos os sentidos. Contudo, vislumbramos a efetivação de uma Educação como prática da liberdade que promova uma educação emancipatória, libertadora e com alegria, sensível às singularidades das infâncias, do brincar criativo, inventivo e autoral. Conscientes, e esperançosos/as, de que isso só será possível por meio de um movimento crítico de resistência contra à educação bancária.ItemTese de doutorado Entre diálogos e afetos: grupo de mulheres como espaço (trans)formação(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-01) Boni, Bianca Rafaela ; Gonçalves, Harryson Júnio Lessa ; Siqueira, Marcos da Cruz AlvesA presente pesquisa se trata de uma etnografia que visa a responder a seguinte questão: Como a constituição de um Grupo de Mulheres que são professoras/pesquisadoras contribui para (trans)formações a respeito das relações entre corpo e gênero? Para tanto, analisamos a constituição e desenvolvimento de um Grupo de Mulheres formado por professoras/pesquisadoras, bem como os processos formativos que emergiram a respeito das relações entre corpo e gênero. Para alcançar tal objetivo, discutimos, a partir dos diálogos construídos por professoras/pesquisadoras, como se estabelecem as relações entre corpo e gênero diante da coletividade de um Grupo de Mulheres; bem como analisamos o papel do Grupo de Mulheres como espaço coletivo de (trans)formação em face das relações construídas entre professoras/pesquisadoras. Na tentativa de amplificar vozes e constituir um espaço formativo de escuta e reflexão, foi construído um Grupo de Mulheres (GM) com professoras/pesquisadoras de um grupo de pesquisa em currículo. Buscamos, a partir dos diálogos realizados, discutir como o corpo, marcado pelo gênero, se constitui como agente das relações sociais, qual sua implicação nas disputas de poder e sua capacidade de enfrentar sistemas de regulação ao subverter as práticas de controle e exclusão. Ainda, como tais relações emergem nas vivências pessoais e profissionais das participantes do GM e qual a importância desses espaços diante da (trans)formação docente que tange as relações de corpo e gênero. Diante disso, a presente pesquisa considera que os processos formativos consolidados do GM emergem principalmente a partir da coletividade estabelecida entre as professoras/pesquisadoras e que se constituíram a partir das redes de afeto, apoio e parceria diante das dificuldades enfrentadas por cada uma das participantes. A participação dessas Mulheres em espaços formativos que a instigaram refletir sobre as relações de poder estabelecidas a partir da dicotomia entre homens e Mulheres e as possibilidades de subverter um sistema ancorado nos ideais da tríade colonialidade/patriarcado/capitalismo, provocaram uma mudança na forma como se percebem no mundo e seu papel na luta pelo seu direito de existência das Mulheres. Pensar espaços como esse subvertem uma lógica produtivista de produção acadêmica, pois as relações de coletividade ancoradas na parceria e nas redes de afeto as fortalecem, bem como contribui para que suas experiências nos âmbitos acadêmicos, profissionais e pessoais sejam atravessadas pelas relações que se estabelecem entre corpo e gênero, permeando suas construções intelectuais e suas vivências como uma forma de subverter um sistema produtor de relações desiguais e opressoras.ItemArtigo Decoding eumelanin's spin label signature: a comprehensive EPR analysis(Royal Society of Chemistry, 2024-01-09) Paulin, João Vitor ; Graeff, Carlos Frederico de Oliveira ; Mostert, A. Bernardus ; Department of Physics and Centre for Integrative Semiconductor Materials, Swansea University Bay CampusEumelanin is a black-brown natural pigment found throughout nature. As a material class, it possesses unique physical and chemical properties that entice much attention from chemists, physicists, and material scientists due to its potential use in medical and sustainable organic (bio)electronics settings. To harness its potential, accurate spectroscopical characterization is a primary requirement for the efficient engineering of eumelanin-based electronic devices. A key spectroscopic technique is electron paramagnetic resonance (EPR) since the persistent paramagnetism of eumelanin is a spin-label signature of its molecular state. This review provides a comprehensive discussion on the origin of eumelanin paramagnetism through a multifrequency EPR approach and highlights the current multi-species point-of-view.ItemTese de doutorado Avaliação dos efeitos da exposição ao etefon sobre modelos de biomembranas e sobre a função reprodutiva de ratos machos(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-10-09) Silva, Jaqueline Nascimento da ; Constantino, Carlos José Leopoldo ; Favareto, Ana Paula Alves ; Pazin, Wallance Moreira ; Universidade do Oeste PaulistaOs agrotóxicos constituem hoje um importante problema de saúde pública e dentre os possíveis efeitos adversos causados à saúde humana e animal, destacam-se as alterações reprodutivas. Os fosfolipídios são materiais muito aplicados como sistema mimético da estrutura lipídica da membrana celular para investigar a ação de diversos compostos sobre tal estrutura. O etefon é um regulador de crescimento do grupo químico etileno, utilizado para fortalecer cereais, promover maturação de frutas e hortaliças, entre outras funções. Esta tese tem como objetivo avaliar os efeitos do etefon sobre a morfofisiologia reprodutiva de ratos machos adultos e investigar os efeitos do etefon sobre sistemas miméticos da estrutura lipídica da membrana celular. Para avaliar os efeitos do etefon sobre a morfofisiologia reprodutiva, 40 ratos machos adultos foram expostos oralmente a 0 (controle), 150 (E150), 200 (E200) e 400 mg/kg/dia (E400) de etefon comercial por 30 dias consecutivos. Os parâmetros espermáticos foram alterados nos grupos expostos. Produção diária de espermatozoides diminuiu nos grupos expostos quando comparados ao controle. Observou-se uma redução na porcentagem de espermatozoides móveis com trajetória progressiva e um aumento no número de espermatozoides com trajetória não progressiva nos três grupos expostos. No grupo E200 houve aumento na porcentagem de espermatozoides imóveis comparado ao grupo controle. Ocorreu uma diminuição na porcentagem de espermatozoides normais nos grupos E200 e E400 em relação ao controle e nos três grupos houve aumento de cabeças isoladas e caudas dobradas e isoladas. Na análise da histologia do testículo dos grupos expostos notou-se a presença de esfoliação de células germinativas na luz do túbulo seminífero, vacuolização e regiões com intensa perda de células germinativas. Na análise da histologia do epidídimo observou-se grande número de células claras, inclusive hiperplásicas, massa de células descamadas no lúmen, vacuolização e hiperplasia cribriforme. A integridade de membrana plasmática e acrossomal foi reduzida nos grupos E200 e E400 quando comparados ao controle. A interação do etefon com sistemas miméticos formados pelos fosfolipídios DPPC, POPC e DOPC foi investigada por meio de vesículas unilamelares gigantes (GUVs – bicamadas lipídicas) e filmes de Langmuir (monocamadas lipídicas). As GUVs de DPPC foram as menos afetadas na presença do etefon. Já as GUVs de POPC apresentaram maior percentual de alterações morfológicas (perda de contraste de fase, formato pera e buds), inclusive rompimento de vesículas com cerca de 5 a 11 minutos de exposição ao etefon. Para os filmes de Langmuir, as isotermas π-A mostraram que o etefon interage na interface ar/água com o POPC e DOPC causando deslocamento nas isotermas. O PM-IRRAS mostrou que, embora não se observem deslocamentos nas isotermas de DPPC, há interação do etefon com os grupos-cabeça colina e fosfato. Para o DOPC observam-se deslocamentos semelhantes ao do POPC. Para os três fosfolipídios, o PM-IRRAS mostrou que o etefon gera uma desordem nas cadeias. Diante disso, pode-se concluir que o etefon pode gerar danos à saúde geral, à saúde reprodutiva e a membrana celular. Tais resultados evidenciam a importância de estudos que avaliem a toxicidade geral e reprodutiva de agrotóxicos, principalmente do etefon que apresenta poucos estudos.ItemArtigo Dipole behavior in thin film heterostructure composed of Er-doped SnO2 and GaAs: Influence of polarization bias, temperature and stray light(Chemical Physics, 2023-05-25) Russo, Fabricio Trombini ; Machado, Diego H. O. ; Scalvi, Luis Vicente de AndradeThe heterostructure system GaAs/SnO2 is built by resistive evaporation of Er-doped SnO2 powder on the top of GaAs semi-insulating substrate. The SnO2 powder comes from the drying of SnO2 sol-gel solution. The possible formation of dipoles in this heterostructure is investigated by the thermally stimulated depolarization current (TSDC) technique, and the possibilities for dipole formation are explored, such as the EL2 defect in the GaAs side, oxygen vacancies and Er ions in the SnO2 layer. The dipole relaxation activation energies are found in the range 0.2 eV to 0.3 eV, in good agreement with the ionization energies of these defects. The main TSDC bands: 213 meV with peak of 298 pA, for positive bias, and 218 meV with peak of 128 pA for negative bias, are modified by stray (room) light, which may correspond to the second ionization level of oxygen vacancies in SnO2, which are excited by the room lights and do not return to the original orientation.ItemArtigo Recovery of kicking kinematics and performance following repeated high-intensity running bouts in the heat: Can a rapid local cooling intervention help young soccer players?(2023-01-01) Palucci Vieira, Luiz H. ; Carling, Christopher ; Kalva-Filho, Carlos A. ; Santinelli, Felipe B. ; Velluto, Lorenzo A. G. ; da Silva, João Pedro ; Clemente, Filipe M ; Kellis, Eleftherios ; Barbieri, Fabio A ; Universidade Estadual Paulista (UNESP) ; Clairefontaine National Football Centre ; French Institute of Sport (INSEP) ; Hasselt University ; Instituto Politécnico de Viana Do Castelo ; Aristotle University of ThessalonikiThe effects of a cooling strategy following repeated high-intensity running (RHIR) on soccer kicking performance in a hot environment (>30ºC) were investigated in youth soccer players. Fifteen academy under-17 players participated. In Experiment 1, players completed an all-out RHIR protocol (10×30 m, with 30s intervals). In Experiment 2 (cross-over design), participants performed this running protocol under two conditions: (1) following RHIR 5 minutes of cooling where ice packs were applied to the quadriceps/hamstrings, (2) a control condition involving passive resting. Perceptual measures [ratings of perceived exertion (RPE), pain and recovery], thigh temperature and kick-derived video three-dimensional kinematics (lower limb) and performance (ball speed and two-dimensional placement indices) were collected at baseline, post-exercise and intervention. In Experiment 1, RHIR led to small-to-large impairments (p < 0.03;d = −0.42–-1.83) across perceptual, kinematic and performance measures. In experiment 2, RPE (p < 0.01; Kendall’s W = 0.30) and mean radial error (p = 0.057; η2 = 0.234) increased only post-control. Significant small declines in ball speed were also observed post-control (p < 0.05; d = 0.35). Post-intervention foot centre-of-mass velocity was moderately faster in the cooling compared to control condition (p = 0.04; d = 0.60). In youth soccer players, a short cooling period was beneficial in counteracting declines in kicking performance, in particular ball placement, following intense running activity in the heat.ItemCarta Aquatic exercise in adults with chronic disease: Evidence of benefit for individuals with hypertension(2023-01-01) Ciolac, Emmanuel Gomes ; Universidade Estadual Paulista (UNESP)ItemArtigo Eco-friendly polymers based on Baru vegetable oil and fumaric acid using photopolymerization(2023-06-01) Magri, Raquel ; Gaglieri, Caroline ; Alarcon, Rafael Turra ; dos Santos, Gabriel Iago ; Bannach, Gilbert ; Universidade Estadual Paulista (UNESP) ; Universidade de São Paulo (USP)Biomass-derivative materials are one of the answers to substitute materials from finite sources in the coming decades. Thus, the present paper demonstrates the syntheses of new polymers based on epoxidized Baru oil and fumaric acid by photopolymerization, which were investigated by incorporating different proportions of urethane dimethacrylate using ultraviolet and blue lights. The monomers and polymers were characterized by spectroscopic, thermal, and mechanical analyses. The incorporation of acrylate derivatives into the monomeric mixture increases the reactivity of monomers, achieving conversions >98% in both irradiation sources. Besides all polymeric materials presented thermal stability above 200 °C, they were transparent films that were able to remove some dyes from water, resulting in luminescent materials. In addition, the degradation processes of these polymers can be accelerated by organic solvents. Based on these properties, it is suggested that these eco-friendly polymeric materials can be used as coating, due to their partial transparency, and also for application in colored polymeric matrices, as well as dye remover in aqueous systems.ItemArtigo Cytogenetics Meets Genomics: Cytotaxonomy and Genomic Relationships among Color Variants of the Asian Arowana Scleropages formosus(2023-05-01) Toma, Gustavo A. ; dos Santos, Natália ; dos Santos, Rodrigo ; Rab, Petr ; Kretschmer, Rafael ; Ezaz, Tariq ; Bertollo, Luiz A. C. ; Liehr, Thomas ; Porto-Foresti, Fábio ; Hatanaka, Terumi ; Tanomtong, Alongklod ; Utsunomia, Ricardo ; Cioffi, Marcelo B. ; Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) ; Universidade Estadual Paulista (UNESP) ; Czech Academy of Sciences ; Universidade Federal de Pelotas ; University of Canberra ; University Hospital Jena ; Khon Kaen UniversityScleropages formosus (Osteoglossiformes, Teleostei) represents one of the most valued ornamental fishes, yet it is critically endangered due to overexploitation and habitat destruction. This species encompasses three major color groups that naturally occur in allopatric populations, but the evolutionary and taxonomic relationships of S. formosus color varieties remain uncertain. Here, we utilized a range of molecular cytogenetic techniques to characterize the karyotypes of five S. formosus color phenotypes, which correspond to naturally occurring variants: the red ones (Super Red); the golden ones (Golden Crossback and Highback Golden); the green ones (Asian Green and Yellow Tail Silver). Additionally, we describe the satellitome of S. formosus (Highback Golden) by applying a high-throughput sequencing technology. All color phenotypes possessed the same karyotype structure 2n = 50 (8m/sm + 42st/a) and distribution of SatDNAs, but different chromosomal locations of rDNAs, which were involved in a chromosome size polymorphism. Our results show indications of population genetic structure and microstructure differences in karyotypes of the color phenotypes. However, the findings do not clearly back up the hypothesis that there are discrete lineages or evolutionary units among the color phenotypes of S. formosus, but another case of interspecific chromosome stasis cannot be excluded.ItemNota Camouflaged life in the Brazilian Atlantic Forest(2023-05-01) Martos-Martins, Rafael ; Donatelli, Reginaldo José ; Universidade Estadual Paulista (UNESP)ItemArtigo Gait Training with Functional Electrical Stimulation Improves Mobility in People Post-Stroke(2023-05-01) Dantas, Maria Tereza Artero Prado ; Fernani, Deborah Cristina Gonçalves Luiz ; Silva, Talita Dias da ; Assis, Iramaia Salomão Alexandre de ; Carvalho, Augusto Cesinando de ; Silva, Sidney Benedito ; Abreu, Luiz Carlos de ; Barbieri, Fabio Augusto ; Monteiro, Carlos Bandeira de Mello ; ABC Faculty of Medicine ; Universidade de São Paulo (USP) ; University of West Paulista (UNOESTE) ; University City of Sao Paulo (UNICID) ; Universidade Estadual Paulista (UNESP) ; Federal University of Espírito Santo (UFES)(1) Background: Stroke is one of the leading causes of disability. To identify the best treatment strategies for people with stroke (PwS), the aim of the current study was to compare the effects of training on a treadmill with functional electrical stimulation (TT-FES) with training on a treadmill (TT), and to analyze the effects of sequence of training on mobility and the parameters of walking ability. (2) Methods: Prospective, longitudinal, randomized and crossover study, in which 28 PwS were distributed into groups, namely the A-B Group (TT-FES followed by TT) and B-A Group (TT followed by TT-FES), using the foot drop stimulator, and were measured with functional tests. (3) Results: We found improved mobility, balance, non-paretic limb coordination, and endurance only in the group that started with TT-FES. However, sensorimotor function improved regardless of the order of training, and paretic limb coordination only improved in the B-A Group, but after TT-FES. These data indicate that the order of the protocols changed the results. (4) Conclusions: Although biomechanical evaluation methods were not used, which can be considered a limitation, our results showed that TT-FES was superior to isolated training on a treadmill with regard to balance, endurance capacity, and coordination of the non-paretic limb.ItemArtigo (A)symmetry during gait initiation in people with Parkinson’s disease: A motor and cortical activity exploratory study(2023-01-01) Faria, Murilo Henrique ; Simieli, Lucas ; Rietdyk, Shirley ; Penedo, Tiago ; Santinelli, Felipe Balistieri ; Barbieri, Fabio Augusto ; Universidade Estadual Paulista (UNESP) ; Purdue University ; Hasselt UniversityBackground: Gait asymmetry and deficits in gait initiation (GI) are among the most disabling symptoms in people with Parkinson’s disease (PwPD). Understanding if PwPD with reduced asymmetry during GI have higher asymmetry in cortical activity may provide support for an adaptive mechanism to improve GI, particularly in the presence of an obstacle. Objective: This study quantified the asymmetry of anticipatory postural adjustments (APAs), stepping parameters and cortical activity during GI, and tested if the presence of an obstacle regulates asymmetry in PwPD. Methods: Sixteen PwPD and 16 control group (CG) performed 20-trials in two conditions: unobstructed and obstructed GI with right and left limbs. We measured, through symmetry index, (i) motor parameters: APAs and stepping, and (ii) cortical activity: the PSD of the frontal, sensorimotor and occipital areas during APA, STEP-I (moment of heel-off of the leading foot in the GI until the heel contact of the same foot); and STEP-II (moment of the heel-off of the trailing foot in the GI until the heel contact of the same foot) phases. Results: Parkinson’s disease showed higher asymmetry in cortical activity during APA, STEP-I and STEP-II phases and step velocity (STEP-II phase) during unobstructed GI than CG. However, unexpectedly, PwPD reduced the level of asymmetry of anterior–posterior displacement (p < 0.01) and medial-lateral velocity (p < 0.05) of the APAs. Also, when an obstacle was in place, PwPD showed higher APAs asymmetry (medial-lateral velocity: p < 0.002), with reduced and increased asymmetry of the cortical activity during APA and STEP-I phases, respectively. Conclusion: Parkinson’s disease were not motor asymmetric during GI, indicating that higher cortical activity asymmetry can be interpreted as an adaptive behavior to reduce motor asymmetry. In addition, the presence of obstacle did not regulate motor asymmetry during GI in PwPD.ItemArtigo Controlling ions and electrons in aqueous solution: an alternative point of view of the charge-transport behavior of eumelanin-inspired material(2023-04-17) Paulin, João V. ; Pereira, Mariane P. ; Bregadiolli, Bruna A. ; Cachaneski-Lopes, João P. ; Graeff, Carlos F. O. ; Batagin-Neto, Augusto ; Bufon, Carlos C. B. ; Mackenzie Institute for Research in Graphene and Nanotechnologies ; Brazilian Center for Research in Energy and Materials (CNPEM) ; Universidade Estadual Paulista (UNESP) ; Mackenzie Evangelical Faculty of ParanáThe possibility of current injection and transport in eumelanin films, humans' most common natural pigment, has fascinated physicists and materials scientists since the early’ 60s. Nowadays, it is accepted that ionic transport is dominant in wet environments. The present study evaluates the charge transport in eumelanin-inspired films immersed in pure water and ionic aqueous solutions. Both current vs. voltage and voltage-dependent impedance/dielectric spectroscopy measurements are reported. The data confirm that the electrical response in pure water is dominated by ionic/protonic conduction, similar to standard eumelanin. Contrariwise, the protonic contribution is suppressed by faster electronic transport in an ionic aqueous solution. Considering these observations, an electrochemically doped mechanism is evoked to explain the charge transport of this class of material. The results yield new opportunities for tuning eumelanin-inspired materials' protonic and electronic conductivity and advancing towards in vivo implantable eumelanin-based (bio)devices.ItemArtigo A screening process for carbonation of vegetable oils using an aluminum(salen) complex with a further application as weldable polymers(2023-06-20) Alarcon, Rafael T. ; Lamb, Katie J. ; Cavalheiro, Éder T. G. ; North, Michael ; Bannach, Gilbert ; Universidade de São Paulo (USP) ; Universidade Estadual Paulista (UNESP) ; University of Sheffield ; Green Chemistry Centre of ExcellenceCarbon dioxide (CO2) occurs naturally, though its emissions have been increasing due to anthropogenic activities, and its increasing atmospheric concentration levels are causing a greenhouse effect. In efforts to develop new carbon dioxide utilization (CDU) methodologies, the catalyzed reaction of CO2 with epoxidized vegetable oil, obtained from Brazilian macaw oil and Baru oil, to form carbonated oils for novel and sustainable monomers was explored. A screening process is carried out to develop the best reaction conditions, by varying catalyst/cocatalyst loading, reaction time, CO2 pressure, and the reaction temperature, resulting in conversions of 100%. The aluminum(salen) complex shows a selective and efficient catalyst activity. Both carbonated oils are reacted with amines (1,6-diaminohexane, lysine, and 4,4′-methylenebis [cyclohexylamine]) to provide weldable polyhydroxyurethanes. Polymers synthesized from lysine provide a more selective reaction and higher cross-linked structures, with fewer side reactions involving the glyceride groups. All the synthesized polymers are thermally stable above 200°C and differential scanning calorimetry (DSC) analysis shows two main thermal events, related to the glass transition (Tg) and the topology-freezing transition temperature (Tv). The Tv result indicates that the polymer has weldable properties due to chemical bond exchange. Thus, these polymers can be healed into different shapes upon exposure to red light (660 nm).ItemArtigo Lightweight neural architectures to improve COVID-19 identification(2023-01-01) Hassan, Mohammad Mehedi ; AlQahtani, Salman A. ; Alelaiwi, Abdulhameed ; Papa, João P. ; King Saud University ; Universidade Estadual Paulista (UNESP)The COVID-19 pandemic has had a global impact, transforming how we manage infectious diseases and interact socially. Researchers from various fields have worked tirelessly to develop vaccines on an unprecedented scale, while different countries have developed various sanitary protocols to deal with more contagious variants. Machine learning-assisted diagnosis has emerged as a powerful tool that can help health professionals deliver faster and more accurate outcomes. However, medical systems that rely on deep learning often require extensive data, which may be impractical for real-world applications. This paper compares lightweight neural architectures for COVID-19 identification using chest X-rays, highlighting the strengths and weaknesses of each approach. Additionally, a web tool has been developed that accepts chest computer tomography images and outputs the probability of COVID-19 infection along with a heatmap of the regions used by the intelligent system to make this determination. The experiments indicate that most lightweight architectures considered in the study can identify COVID-19 correctly, but further investigation is necessary. Lightweight neural architectures show promise in computer-aided COVID-19 diagnosis using chest X-rays, but they did not reach accuracy rates above 88%, which is necessary for medical applications. These findings suggest that additional research is necessary to improve the accuracy of lightweight models and make them practical for real-world use.ItemArtigo Surface Characterization of New β Ti-25Ta-Zr-Nb Alloys Modified by Micro-Arc Oxidation(2023-03-01) Kuroda, Pedro Akira Bazaglia ; Grandini, Carlos Roberto ; Afonso, Conrado Ramos Moreira ; Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) ; Universidade Estadual Paulista (UNESP)The technique of surface modification using electrolytic oxidation, called micro-arc oxidation (MAO), has been used in altering the surface properties of titanium alloys for biomedical purposes, enhancing their characteristics as an implant (biocompatibility, corrosion, and wear resistance). The layer formed by the micro-arc oxidation process induces the formation of ceramic oxides, which can improve the corrosion resistance of titanium alloys from the elements in the substrate, enabling the incorporation of bioactive components such as calcium, phosphorus, and magnesium. This study aims to modify the surfaces of Ti-25Ta-10Zr-15Nb (TTZN1) and Ti-25Ta-20Zr-30Nb (TTZN2) alloys via micro-arc oxidation incorporating Ca, P, and Mg elements. The chemical composition results indicated that the MAO treatment was effective in incorporating the elements Ca (9.5 ± 0.4 %atm), P (5.7 ± 0.1 %atm), and Mg (1.1 ± 0.1 %atm), as well as the oxidized layer formed by micropores that increases the surface roughness (1160 nm for the MAO layer of TTZN1, 585 nm for the substrate of TTZN1, 1428 nm for the MAO layer of TTZN2, and 661 nm for the substrate of TTZN2). Regarding the phases formed, the films are amorphous, with low crystallinity (4 and 25% for TTZN2 and TTZN1, respectively). Small amounts of anatase, zirconia, and calcium carbonate were detected in the Ti-25Ta-10Zr-15Nb alloy.