Professoras alfabetizadoras e crianças em contextos escolares: aproximações e distanciamentos no uso do lúdico como estratégia de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Argenti, Marcia Cristina 

Coorientador
Pós-graduação
Educação Escolar - FCLAR
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A pesquisa exposta apresenta como objetivo geral compreender, nas práticas de professoras alfabetizadoras as aproximações e os distanciamentos no uso do lúdico como estratégia de ensino e aprendizagem da leitura e escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa de natureza qualitativa divide-se em: bibliográfica, exploratória, descritiva e analítica. De acordo com o andamento, foram percorridos os seguintes procedimentos: levantamento bibliográfico com o intuito de compreender as relações entre alfabetização, letramento e ludicidade na formação inicial, nas pesquisas apresentadas na ANPEd e nos Programas de Alfabetização do Governo no Brasil; entrevistas semiestruturadas voltadas aos participantes, visando compreender as práticas pedagógicas, a existência, ou não, do lúdico e as dificuldades ou facilidades do processo de alfabetização e letramento; períodos de observação com intencionalidade, finalizando com análise documental. A população da pesquisa compreendeu 04 professoras alfabetizadoras e 08 crianças imersas em 4 turmas do 1º ano do Ensino Fundamental, divididas entre: 2 professoras e 4 crianças na rede estadual e 2 professoras e 4 crianças na rede particular; situadas na cidade de Araraquara, Estado de São Paulo, no ano de 2022. Com isto, a proposta da pesquisa visa compreender o universo do lúdico verificando a aproximação e o distanciamento da ludicidade nas práticas e sinalizando a importância e a necessidade de conglomerar o processo de alfabetização e letramento com práticas pedagógicas lúdicas, facilitando, assim, a internalização dos conceitos e do uso social da leitura e escrita.
Resumo (inglês)
The research presented has the general objective of understanding, in the practices of literacy teachers, the approaches and distances in the use of play as a strategy for teaching and learning reading and writing in the initial years of Elementary School. Qualitative research is divided into: bibliographic, exploratory, descriptive and analytical. According to progress, the following procedures were followed: bibliographical survey with the aim of understanding the relationships between literacy, literacy and playfulness in initial training, in research presented at ANPEd and in Government Literacy Programs in Brazil; semi-structured interviews aimed at participants, aiming to understand pedagogical practices, the existence, or not, of play and the difficulties or ease of the literacy and literacy process; periods of observation with intentionality, ending with documentary analysis. The research population comprised 04 literacy teachers and 08 children immersed in 4 classes in the 1st year of Elementary School, divided between: 2 teachers and 4 children in the state network and 2 teachers and 4 children in the private network; located in the city of Araraquara, State of São Paulo, in the year 2022. With this, the research proposal aims to understand the universe of play, verifying the proximity and distance of playfulness in practices and signaling the importance and need to conglomerate the process of literacy and literacy with playful pedagogical practices, thus facilitating the internalization of the concepts and social use of reading and writing.
Descrição
Palavras-chave
Alfabetização, Letramento, Ludicidade, Práticas Pedagógicas, Literacy, Playfulness, Pedagogical practices
Idioma
Português
Citação
CROCIARI, Ariane. Professoras alfabetizadoras e crianças em contextos escolares: aproximações e distanciamentos no uso do lúdico como estratégia de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2025. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2025.

