Publicação:
Algumas potencialidades didáticas do setor trigonal na interface entre história e ensino de matemática

dc.contributor.authorDias, Marisa da Silva [UNESP]
dc.contributor.authorSaito, Fumikazu
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)
dc.date.accessioned2016-03-02T13:03:25Z
dc.date.available2016-03-02T13:03:25Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractThis paper presents preliminary findings of an instrument called "trigonal sector" which was described by John Chatfeild in his treatise entitled The Trigonall Sector, published in 1650. It points out some didactic potentials of "trigonal sector" especially for the teaching of geometry. The instrument allows students to explore different properties of triangles considering their angles. This paper raises the hypothesis that the operation with the instrument associated with an educational organization – it based on the relationship between the context in which mathematical concepts show in the document and the movement of thought in the formation of these concepts – can lead the student in a fruitful way to the process of analysis and synthesis, that is essential for the concept formation.en
dc.description.abstractNeste artigo apresentam-se resultados preliminares do estudo de um instrumento denominado "setor trigonal", descrito por John Chatfeild em seu tratado intitulado The Trigonall Sector, publicado em 1650, contemplando algumas potencialidades didáticas, principalmente para o ensino de geometria. O instrumento permite aos estudantes explorar diferentes propriedades de triângulos a partir de seus ângulos. A hipótese que daí se levantou é que a operacionalidade com o instrumento associada com uma organização de ensino – com base na articulação entre o contexto dos conceitos matemáticos que aparecem no documento e o movimento do pensamento, aliado a formação desses conceitos – pode conduzir o estudante de modo profícuo ao processo de análise e síntese, necessário à formação conceitual.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, Brasil
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.description.sponsorshipIdCNPq: 484784/2013-7
dc.format.extent1227-1253
dc.identifierhttp://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/22021
dc.identifier.citationEducação Matemática Pesquisa, v. 16, n. 4, p. 1227-1253, 2014.
dc.identifier.issn1983-3156
dc.identifier.lattes2277519967315262
dc.identifier.lattes4508251745364291
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/135584
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofEducação Matemática Pesquisa
dc.rights.accessRightsAcesso restrito
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectHistory of mathematicsen
dc.subjectMathematical instrumentsen
dc.subjectTeaching of geometryen
dc.subjectHistória da matemáticapt
dc.subjectInstrumentos matemáticospt
dc.subjectEnsino de geometriapt
dc.titleAlgumas potencialidades didáticas do setor trigonal na interface entre história e ensino de matemáticapt
dc.title.alternativeSome didactic potential of “trigonal sector” at the interface between history and mathematic teachingen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes2277519967315262
unesp.author.lattes4508251745364291
unesp.author.orcid0000-0002-4501-2625[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.departmentEducação - FCpt

Arquivos