Logotipo do repositório
 

Publicação:
Conteúdos curriculares em ciências naturais para o planejamento de ensino e o desenvolvimento de habilidades em língua portuguesa nos anos iniciais

dc.contributor.advisorLopes Júnior, Jair [UNESP]
dc.contributor.authorNunes, Meg de Messias Drobinichi [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-09-19T17:27:40Z
dc.date.available2018-09-19T17:27:40Z
dc.date.issued2017-12-13
dc.description.abstractWe present a qualitative study carried out after the application of a didactic sequence of Natural Sciences In a 5th year of elementary school. The proposal was planned with the aim of bringing the scientific contents of students' daily lives closer together Leading them to discuss problems involving curricular content in astronomy and astronautics and its implications to society and the environment. We established relationships between the use of the didactic sequence in science and the process of scientific literacy in a Science-Technology-Society-Environment (STSE), perspective to investigate the hypothesis of influence in the development of Portuguese language skills provided by the Reference Matrix for Process Assessment of the State of São Paulo, subsidy for the application of the APL - Assessment of Process Learning in state public schools. In general, the analysis of this research based on indicators that demonstrate whether scientific literacy is occurring, as well as the observation of the textual production process guided by guiding tickets. The results demonstrate the possibility of articulation between the two disciplines through teaching planning considering the use of textual genres in order to give meaning to the sciences in their social practices, as well as the presence of SL indicators because of the interventions made by the researchen
dc.description.abstractApresentamos um estudo de natureza qualitativa, realizado após a aplicação de uma sequência didática de Ciências Naturais em um 5º ano do ensino fundamental. A proposta foi planejada com o intuito de aproximar o conteúdo científico do cotidiano dos alunos, levando-os a discutir problemas envolvendo conteúdos curriculares em astronomia e astronáutica e as suas implicações à sociedade e ao ambiente. Estabelecemos relações entre o uso da sequência didática em Ciências e o processo de alfabetização científica na perspectiva de Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) para investigar a hipótese de influência no desenvolvimento de habilidades em Língua Portuguesa previstas pela Matriz de Referência para Avaliação Processual do Estado de São Paulo, subsídio para a aplicação da AAP - Avaliação da Aprendizagem em Processo nas escolas públicas estaduais. De modo geral, a análise desta pesquisa se dá a partir de indicadores que demonstrem se a alfabetização científica está ocorrendo, bem como na observação do processo de produção textual orientada por bilhetes orientadores. Os resultados demonstram a possibilidade de articulação entre as duas disciplinas através do planejamento de ensino considerando o uso dos gêneros textuais de modo a dar sentido às ciências em suas práticas sociais, assim como, a presença de indicadores de AC como resultado das intervenções feitas pela pesquisapt
dc.format.extent158 f.
dc.identifier.aleph000898833
dc.identifier.citationNUNES, Meg de Messias Drobinichi. Conteúdos curriculares em ciências naturais para o planejamento de ensino e o desenvolvimento de habilidades em língua portuguesa nos anos iniciais. 2017. 158 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2017.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-04-26/000898833.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/156516
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectCiências (Ensino fundamental)pt
dc.subjectAlfabetizaçãopt
dc.subjectEnsinopt
dc.subjectAprendizagempt
dc.subjectScience - Study and teaching (Elementary)pt
dc.titleConteúdos curriculares em ciências naturais para o planejamento de ensino e o desenvolvimento de habilidades em língua portuguesa nos anos iniciaispt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.undergraduatePedagogia - FCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
000898833.pdf
Tamanho:
1.75 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format