Bauru - FC - Faculdade de Ciências
URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/11449/254597
Navegar
Submissões Recentes
ItemTrabalho de conclusão de curso Aprendizado de máquina para detecção de Ransomware(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-13) Breda, Ian Marques ; Costa, Kelton Augusto Pontara ; Rodrigues, Douglas ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um protótipo de ransomware, seguido pela criação e aplicação de um modelo de aprendizado de máquina baseado em floresta aleatória para a detecção de ransomwares. O protótipo visa simular o comportamento malicioso do ransomware, enquanto o modelo de detecção é treinado para identificar padrões associados a atividades de ransomware, permitindo uma abordagem preventiva eficaz. Os resultados obtidos demonstram a capacidade do modelo de floresta aleatória em detectar ataques com alta acurácia, contribuindo para o fortalecimento das defesas cibernéticas.ItemTrabalho de conclusão de curso Implementação de um sistema de captura de movimentos de sinais de Libras para a animação de avatares 3D(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-14) Val, Gabriel Junqueira do ; Sementille, Antonio Carlos ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Este trabalho propõe um sistema que captura e redireciona os movimentos da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para animar avatares 3D, usando ferramentas de inteligência artificial e visão computacional. A captura dos gestos é realizada com o MediaPipe, que identifica e rastreia pontos-chave do corpo em vídeos de sinais de LIBRAS. Esses dados, uma vez extraídos, são processados pelo motor Unity3D, que anima avatares com base nas informações de movimento obtidas. O sistema implementa um pipeline que envolve: o pré-processamento dos vídeos com os sinais isolados de Libras obtidos do dataset V-LIBRASIL, a extração dos posicionamentos das juntas da parte superior do corpo e mãos (com o uso da biblioteca MediaPipe Pose), a transposição dos movimentos capturados para um esqueleto virtual, bem como a renderização final deste esqueleto, por meio da biblioteca Unity3D. O esqueleto virtual gerado, pode, em trabalhos futuros, ter sua topologia adaptada para ser utilizado na animação de avatares humanóides 3D.ItemTrabalho de conclusão de curso Parâmetros reprodutivos do camarão-de-estalo Alpheus carlae Anker, 2012 em uma área intermareal antropizada do litoral de São Paulo(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-05-29) Limeira, Larissa Carneiro ; Costa, Rogerio Caetano ; Pescinelli, Régis AugustoEstudos sobre a biologia reprodutiva são fundamentais no entendimento sobre a história de vida das espécies, auxiliando não apenas no entendimento da biologia, ecologia e comportamento dos indivíduos, mas também a compreender a influência do ambiente em que a espécie está presente. Parâmetros reprodutivos como fecundidade, investimento reprodutivo e volume dos ovos são altamente variáveis, podendo ser afetados por fatores genéticos e principalmente ambientais. Incluído na infraordem Caridea e pertencente à família Alpheidae, uma das mais diversas dessa infraordem, o camarão-de-estalo Alpheus carlae foi alvo no presente estudo que estimou a sua fecundidade, o investimento reprodutivo e o volume dos ovos em uma área intermareal antropizada. As fêmeas de A. carlae foram coletadas no remanescente de manguezal da Baía do Araçá em São Sebastião, litoral norte de São Paulo. Em laboratório foi mensurado o comprimento da segunda pleura pleonal e da carapaça. Os ovos, encontrados entre os pleópodos das fêmeas foram retirados, contabilizados e classificados de acordo com os estágios de desenvolvimento embrionário, após isso, os diâmetros maior e menor foram medidos. A fecundidade das fêmeas no estágio I variou de 81 a 990 ovos, com média de 509 ovos e se correlacionou positivamente com o tamanho das fêmeas. O investimento reprodutivo médio foi 4%, considerando fêmeas também no estágio I, com variação de 2% a 6%, porém não apresentou correlação significativa com o tamanho das fêmeas. O volume dos ovos diferiu entre os estágios, com aumento de volume significativo entre I e II, II e III e I e III, sendo as taxas de incremento, respectivamente, 27%, 49% e 89%. Os resultados do presente estudo evidenciam que as fêmeas de A. carlae da Baía do Araçá, apesar de habitarem uma área antropizada, conseguem manter alto potencial reprodutivo com características semelhantes de espécies generalistas quando comparadas a fêmeas de populações de áreas preservadas. Ainda, auxilia no entendimento da influência do ambiente na reprodução de carídeos e possui alto potencial de comparação com estudos em outras áreas uma vez que se trata de fêmeas provenientes de um local altamente antropizadoItemTrabalho de conclusão de curso Flora ruderal de uma campina experimental(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-15) Teixeira, Luisa Silva ; Bramante, Veridiana de Lara Weiser ; UNESPPlantas que brotam e crescem espontaneamente no meio urbano são conhecidas como ruderais. Apresentando diversas adaptações para viver nas condições mais adversas encontradas nas cidades e espaços artificializados, nascem entre calçadas, frestas de paredes, beira de estradas e em terrenos baldios. Sendo normalmente chamadas de ervas daninhas, pragas ou plantas invasoras são banalizadas por aparecerem em lugares onde não são desejadas como em jardins e no cultivo de outras plantas de interesse. Essa falta de reconhecimento faz com que muitas delas não tenham o seu valor ecológico reconhecido. Elas exibem diferentes formas, e podem se destacar pelas folhas e por flores coloridas, tendo potencial de serem utilizadas na ornamentação de espaços cada vez mais revestidos de concreto. Para o presente estudo realizamos coletas nos meses de março a novembro de 2023, caracterizamos e identificamos o potencial paisagístico de 95 espécies de ruderais que surgiram espontaneamente nos canteiros do projeto “A Campina Experimental do Cerrado” localizada no pátio da Central de Laboratórios da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC), no Câmpus de Bauru, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, grande parte delas eram típicas de áreas antrópicas, nativas e com hábito herbáceoItemTrabalho de conclusão de curso Flora ruderal de uma campina experimental(Universidade Estadual Paulista (Unesp)) Teixeira, Luisa Silva ; UNESPPlantas que brotam e crescem espontaneamente no meio urbano são conhecidas como ruderais. Apresentando diversas adaptações para viver nas condições mais adversas encontradas nas cidades e espaços artificializados, nascem entre calçadas, frestas de paredes, beira de estradas e em terrenos baldios. Sendo normalmente chamadas de ervas daninhas, pragas ou plantas invasoras são banalizadas por aparecerem em lugares onde não são desejadas como em jardins e no cultivo de outras plantas de interesse. Essa falta de reconhecimento faz com que muitas delas não tenham o seu valor ecológico reconhecido. Elas exibem diferentes formas, e podem se destacar pelas folhas e por flores coloridas, tendo potencial de serem utilizadas na ornamentação de espaços cada vez mais revestidos de concreto. Para o presente estudo realizamos coletas nos meses de março a novembro de 2023, caracterizamos e identificamos o potencial paisagístico de 95 espécies de ruderais que surgiram espontaneamente nos canteiros do projeto “A Campina Experimental do Cerrado” localizada no pátio da Central de Laboratórios da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC), no Câmpus de Bauru, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, grande parte delas eram típicas de áreas antrópicas, nativas e com hábito herbáceo.ItemTrabalho de conclusão de curso Plataforma web para facilitar doações e fortalecer instituições de caridade em Bauru(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-21) Pereira, Gabriela Laís ; Brega, José Remo FerreiraEste trabalho aborda a dificuldade em Bauru de encontrar e contatar instituições de caridade para doações de bens. A falta de informações acessíveis impacta doadores e instituições. A solução proposta é desenvolver uma plataforma web que conecta doadores e instituições de caridade, facilitando o processo de doação e promovendo solidariedade e sustentabilidade. A plataforma permite que instituições se cadastrem e forneçam informações detalhadas, enquanto os doadores podem visualizar a disponibilidade para coleta e agendar doações. Os objetivos principais incluem simplificar doações, promover a reutilização de itens, fortalecer instituições de caridade e criar uma conexão direta e eficiente entre doadores e a comunidade.ItemTrabalho de conclusão de curso Estudo e comparação de performance de grandes modelos de linguagem na tarefa de detecção de spam(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-21) Grassmann, Ana Clara de Castro ; Costa, Kelton Augusto Pontara daEste projeto estuda como os LLMs baseados na arquitetura Transformer funcionam e a possibilidade de ajustar estes modelos para que possam utilizar apenas o corpo de mensagens de e-mail para classificá-las entre spam ou ham. Os modelos estudados foram o BERT, Gemma e Phi. Todos passaram pelas etapas de quantização, fine-tuning com um conjunto de dados reais e avaliação com métricas comumente utilizadas em problemas de classificação binária. O modelo Gemma apresenta resultados superiores a 99% de acurácia na detecção de spam, destacando-se como o melhor entre os modelos comparados.ItemTrabalho de conclusão de curso Estudo estrutural de inibidores para o combate ao COVID-19 por meio de modelagem molecular(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-28) Kido, André Shodi ; Lisboa Filho, Paulo Noronha ; Gomes, Orisson PonceO período de 2020 e 2021 foi marcado por uma pandemia global sem precedentes, causada pelo vírus COVID-19. O alto impacto da doença exigiu medidas urgentes para combater o vírus, levando a comunidade científica a trabalhar incansavelmente no desenvolvimento de novos fármacos antivirais. Uma abordagem promissora foi a inibição da protease do vírus, que possui uma estrutura semelhante à protease 3C do enterovírus. Estas proteases compartilham uma arquitetura de sítio ativo semelhante e requerem exclusivamente a presença de glutamina na posição P1 do substrato, desempenhando um papel essencial na transmissão viral e no processamento de poliproteínas. Portanto, são alvos ideais para drogas antivirais, o que motivou a criação de projetos baseados na família α-cetoamidas. Esta família inclui vinte e sete derivados, dos quais os inibidores 11f e 11l ainda não foram estudados do ponto de vista molecular ou computacional. Para identificar os descritores relevantes na seleção de inibidores eficazes, foram realizadas comparações com o fármaco Paxlovid, conhecido por sua eficácia. Os descritores avaliados incluíram reatividades, mapa do potencial eletrostático e centroides. Este trabalho contribui para o estabelecimento de critérios mais precisos na seleção de inibidores, promovendo o desenvolvimento de antivirais mais eficazes contra a COVID-19.ItemTrabalho de conclusão de curso Escola Inclusiva para alunos com deficiência visual: utilizando história em quadrinhos no ensino de Química(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-25) Mioto, Juliana Aparecida ; Capellini, Vera Lúcia Messias Fialho ; Lopes, Susel FernandaNo ensino inclusivo integra-se às legislações e as perspectivas da alfabetização científica, e apesar da relevância para todos os alunos, se depara com barreiras que dificultam e impedem a sua efetivação como prática independente. No tocante ensino de Química, disciplina que transita em três áreas correspondentes, a microscópica, macroscópica e simbolismo, encontram-se hoje em dia alunos com deficiência visual em escolas regulares brasileiras. Ainda assim, é perceptível o despreparo de professores, infraestruturas, preconceitos e a falta de material didático adaptado a esses jovens, o que dificulta a real inclusão deles. Considerando esses pressupostos, apresenta-se uma pesquisa exploratória, cujo objetivo é desenvolver uma História em Quadrinhos (HQ) para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da Tabela Periódica. Concedendo aos jovens com deficiência visual matriculados na escola pública a oportunidade de explorar os conceitos químicos da Tabela Periódica de maneira acessível e inclusiva. Pretendeu-se identificar facilitadores e limitadores das práticas pedagógicas no ensino inclusivo de química, com o propósito de colaborar de forma efetiva na construção dessas práticas. A partir de uma pesquisa qualitativa, utilizando artigos de ensino de química inclusiva, é possível alcançar adaptações não apenas curriculares e avaliativas, mas também metodológicas. Isso inclui o uso de materiais em Braille e História em Quadrinhos, proporcionando aos alunos com deficiência visual uma maior assimilação do conteúdo químico aplicado à Tabela Periódica. Além disso, é fundamental dar continuidade à formação de professores, garantindo o preparo curricular adequado e proporcionando as condições necessárias para a inclusão efetiva dos alunos com deficiência visual no ambiente escolar.ItemTrabalho de conclusão de curso Lazer e a temática étnico-racial: um estudo de revisão sistemática da literatura(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-01) Rodrigues, Paloma de Campos ; Corrêa, Denise AparecidaO objetivo deste estudo consistiu identificar e analisar produções acadêmicas e científicas no âmbito dos estudos do Lazer e sua interface com a temática das relações étnico-raciais. Com procedimento metodológico pautado na pesquisa qualitativa utilizando procedimento da revisão sistemática de literatura, sendo definidos para levantamento desta produção os seguintes critérios: trabalhos publicados a partir da promulgação da Lei 10.639/2003 (BRASIL, 2004), ou seja, recorte temporal de 2003 a 2023; definimos como parâmetros de busca os descritores: I) “Lazer e etnia”; II) “Lazer e raça”; III) “Lazer étnico-racial”; IV) “Lazer étnico-raciais” e V) “Lazer e negritude” e como plataformas de busca: Scielo, Google Acadêmico e Catálogo de Teses e Dissertações - CAPES, Repositório UNESP, Repositório USP e Repositório UNICAMP. Observamos que a temática do Lazer e relações étnico-raciais foi abordada de forma reduzida no campo acadêmico-científico, tendo sido encontrados 15 estudos em uma temporalidade de 20 anos, dos quais grande parte foram publicados em uma edição especial de um periódico, demonstrando pouca abrangência na abordagem do tema. Constatou-se, também, o baixo índice de trabalhos de conclusão de curso, dissertações de mestrado e teses de doutorado. Em contrapartida, os resultados dos estudos analisados, indicaram que a população negra enfrenta barreiras para acesso ao Lazer, apesar das políticas públicas estabelecidas, elas não suprem as lacunas históricas e as demandas desse grupo social. Outros estudos sinalizaram para ações de emancipação a fim de avançar neste direito social, demonstrando que é necessário o incremento de pesquisas com esta temática no campo dos estudos do Lazer, em especial, necessidade de investimento em pesquisas no âmbito da pós-graduação, nível mestrado e doutorado. Concluímos que os Estudos do Lazer possibilitam um vasto campo de pesquisa, visto que sua ação é multidisciplinar, com estudos que perpassam diversas temáticas, desde políticas públicas e dificuldades de acesso, sendo portanto, imprescindível o incremento de estudos envolvendo a temática das relações étnico-raciais.ItemTrabalho de conclusão de curso Educação de qualidade e redução de estresse parental de pais de alunos com Transtorno do Espectro Autista: revisão integrativa do contexto brasileiro(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-14) Souza, Kamilla Samara de ; Rocha, Eduardo Pimentel daEste estudo teve como objetivo investigar a relação da educação de qualidade e a redução de estresse parental de pais de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no contexto brasileiro. Para tanto, realizou-se uma revisão integrativa, a partir de consultas as seguintes bases de dados: Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), PubMed, ERIC, Scopus e SciELO, de pesquisas dos últimos vinte anos para responder à questão central que fundamentou este trabalho, a saber “Qual o estado da arte quanto as pesquisas sobre ensino de qualidade e redução de estresse parental de pais de alunos com TEA no cenário brasileiro?”. Partindo da premissa de que o Estado brasileiro garante em Constituição a todo cidadão brasileiro uma educação de qualidade, a qual deve ser também emancipadora, buscar entender qual o impacto no estresse dos pais dos alunos com TEA se faz necessário. Após realizada as pesquisas nas bases de dados, nenhum estudo sobre o tema em tela foi encontrado. Considerando o resultado, as expectativas das famílias sobre o aluno com TEA e o papel emancipatório da educação para estes alunos, é de extrema importância a realização de pesquisas acerca da temática, com a finalidade de verificar o impacto que uma educação de qualidade tem na vida do aluno e consequentemente na vida dos pais deste, isto é, se há relação direta na redução de estresse da família a oferta de uma educação de qualidade. Vale lembrar que educação de qualidade não diz respeito apenas ao acesso do aluno à escola, mas sim garantir que o indivíduo consiga exercer de forma autônoma sua cidadania e que tenha qualificação para o trabalho.ItemTrabalho de conclusão de curso Sinfonia matemática Op. 01: oma revisão bibliográfica entre matemática e música(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-23) Lima, Leonardo Ulian de ; Rodrigues, Tatiana MiguelO presente trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica, relacionando dois temas, a Matemática e a Música, analisando textos acadêmicos, com o objetivo de analisar como as relações entre esses temas podem ser utilizadas para favorecer o Ensino da Matemática. As relações contempladas no trabalho envolvem composições e o uso de simetrias nas mesmas, que podem facilmente ser visualizadas na pauta musical; as relações fracionárias entre as notas musicais presentes na divisão de uma corda em determinadas partes e também, como as frequências das notas musicais estão ligadas por meio de uma progressão geométrica. A pesquisa inicia com a introdução do tema estudado e os objetivos, em seguida, são explicados os conceitos musicais abordados e um breve resumo da história da música ocidental. Depois, são apresentados os aspectos metodológicos da pesquisa e, por fim, a análise dos textos e as conclusões.ItemTrabalho de conclusão de curso Efeito da interrupção do treinamento físico sobre variáveis hemodinâmicas e funcionais de idosos: papel da modalidade e intensidade do exercício(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2018-11-09) Amaral, Vanessa Teixeira do ; Ciolac, Emmanuel Gomes ; Zanini, Gabriel de Souza ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)To evaluate the effect of interruption of training on hemodynamic and functional variables of elderly women who participated in 12 weeks of different training programs. To evaluate and compare the effect of the modality (aerobic, resisted or combined) and intensity (high or moderate) of the training program on the behavior of hemodynamic and functional variables of the elderly, after 16 weeks of its interruption. METHODS: 69 elderly women aged 65 years and over, with a mean age of 69.19 ± 7.89, were randomized to TI + TR (N = 12), TC (N = 29), TR (N = 15) TC+ TR (N = 13) in which training sessions were applied twice a week for 12 weeks and underwent a 16-week interruption of training (detrainig). The following hemodynamic variables were analyzed: arterial pressure (BP), heart rate (HR) and anthropometric evaluation as abdominal circumference (CA) and functional tests such as: Strength of Hand Grip Test (FPP), Flexibility Test, Sit and Reach (WELLS), Sit and Raise (TSL), Timed Up & Go (TUG) pre-intervention, post-intervention and post-training periods. RESULTS: There was no significant improvement in SBP in the groups, PAD decreased in the TI + TR between pre and detraining (p <0.01) and in the TR between post and detraining (p <0.02). In TC and TC + TR there was a reduction in HR, being TC between post and detraining (p <0.02) and TC + TR between pre and post intervention (p <000). The volume of AC decreased in the TI + TR between pre and post (p <0.012), in the TC between post and trainee (p <0.05) in the TR between the three periods, pre and post (p <0.05) (p <0.009) and post and detraining (p <0.000) and in the TC + TR in the pre and detraining (p <0.03). In the WELLS test, the TI group showed improvement between pre and post (p <0.045) and pre and post training (p <0.039), in CT only between pre and post (p <0.02)... (Complete abstract electronic access below)ItemTrabalho de conclusão de curso Natação para escolares: da motivação ao controle da ansiedade na pratica(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2018-11-08) Ferrari, Gustavo Pereira de Avila ; Prado Júnior, Milton Vieira do ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)More and more young people start their sports practice whether in the school system or outside. If on one hand this is a positive factor and motivating children and young people. on the other hand it can generate a level of precocious specialization and anxiety if they overvalue the competition and overcome it, where they are submitted to repetitive training leading to the abandonment of the practice of the sports modality. The present study had as objective to make a bibliographical survey of studies that approach the swimming for schoolchildren. Also, focus on how the practice of this modality can be beneficial in this period of life or interfere in performance in both sports and school performance. A literature review was made and we can conclude that the physical educator, parents and teachers have to be attentive to the reactions of the students, be they athletes or PE students to minimize the effects of negative anxiety and create a stimulating and motivator for sports practice, in the case of school swimming.ItemTrabalho de conclusão de curso Intensidade e efeito do placar em jogos de futebol nas categorias de base sub13 e sub17(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2018-11-09) Silva, Gabriel Fortunato ; Santos, Julio Wilson dos ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)The intensity of the soccer game can be analyzed through heart rate (HR). The intensity of the game tends to decrease in the first to the second time of play. Among other factors that can influence the intensity of the game, goal scoring, which momentarily determine victory, draw or defeat during the match may also influence the intensity and behavior of the players. However, this variable is still little studied in young players. The objective of this project was: 1-To compare the intensity of the first and second half of the football game in sub13 and sub17 players and 2-Check the effect of the goal advantage during the game through the FC. The sample consisted of 40 soccer players of 4 teams, two Sub13 (n = 20) and Sub17 (n = 20), of regional level, that disputed the Big Boys Cup of city of Bauru. Duration of the matches was of two periods of 20 min for the Sub13 and two periods of 30 min for the Sub17, both with 10 min recovery interval. The HR was recorded every second through the Polar Team System 2 device and the average and maximum HR of each playing time was determined. The games were filmed and the goals scored to check the effect of changing the scoreboard on the strength of the game (tie, win or loss situation). The training impulse (TRIMP = duration x HR) was determined in three intensity ranges (<65, 65-85% and> 85%). The findings of the study allowed us to verify that players in general do not increase the intensity in the second time in relation to the first one in the sub17 athletes, we observed a decrease in intensity and in the sub13 the athletes sustained in the second time the intensity of the first one. Regarding the effect of the scoreboard on intensity, we have identified that generally the teams that come out ahead on the scoreboard tend to maintain or increase the intensity of the game... (Complete abstract electronic acess below)ItemTrabalho de conclusão de curso Suplementação de nitrito e exercício físico: efeito na pressão arterial e rigidez arterial de ratos treinados e não treinados(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2018-11-08) Souza, Thiago Pereira de ; Zago, Anderson Saranz ; Jacomini, André Mourão ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Hypertension (AH) is considered a major public health problem and one of the main risk factors for the development of cardiovascular diseases. Physical exercise has been increasingly recommended as a form of HA treatment, since it promotes several cardiovascular benefits. Nitric oxide (NO) stands out as a humoral mechanism of blood pressure (BP) control, because it is a potent vasodilator. In this context, nitrite supplementation, an NO metabolite, can stimulate the Nitrate / Nitrite / NO pathway. However, nothing is known about the effects of its supplementation on sedentary and trained animals. Thus, the objective of this study was to verify the effect of nitrite supplementation on physical capacity, BP and arterial stiffness in trained and sedentary rats. 40 rats (Wistar) divided into: Sedentary Control (SC) and supplemented (SN), Trained Control (CT) and supplemented (TN). The animals were submitted to a treadmill exercise training protocol (TF) (60% of the maximum capacity, 1h/day, 5 times/week, 66 days) or maintained sedentary. In the last 6 days of the experimental protocol, they received supplementation with nitrite or water (15mg/kg, via gavage). Maximum physical capacity and pulse wave velocity (PWV) were assessed before and after the supplementation period, and caudal BP and plasma nitrite concentrations at the end of the experimental protocol. After the TF period and supplementation, the rats were euthanized by decapitation. Two-way ANOVA and Tukey post-hoc (p <0.05) were used for statistical analysis. TF was not effective in reducing PWV compared to the sedentary group (TC vs SC) and nitrite supplementation was not effective in decreasing PWV in the sedentary groups compared to control (SN vs SC)... (Complete abstract electronic acess below)ItemTrabalho de conclusão de curso Ginástica para todos: da extensão universitária às possibilidades no contexto da educação física escolar(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2018-11-08) Cordeiro, Suelen Cristina ; Vendetti Júnior, Rubens ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)The Gymnastics for all (GFA) is a corporal and pedagogical practice that encompasses several elements of Body Culture, allowing the student to learn and experience in a fun and diverse way different contents. Because of this diversity and inclusion that the GPT brings to its practitioners, the project was developed: ATIVIDADES EXPRESSIVAS INCLUSIVAS: GINÁSTICA GERAL NA ESCOLA, (INCLUSIVE EXPRESSIVE ACTIVITIES: GENERAL GYMNASTICS AT SCHOOL), a project that offers systematized and supervised corporal practices for students of a state school in the modalities of GPT, Fights, plays and games, and rhythmic activities. The project of university extension aims at articulating teaching, research and extension, providing the community with the appropriation of the contents belonging to the body culture of movement, also contributing to social interaction, based on the participation of the academic and local community, facilitated by the modalities that allow us to live with differences and with human diversity. The purpose of the present study is, through a case study, to describe and analyze the Extension Project called Inclusive Expressive Activities: General Gymnastics At School, developed for students of a state school. The methodology of the project is through structured practical activities, offering the exploration of movements and materials (traditional and alternative gymnastics), for the development of motor skills necessary for the performance of GPT and rhythmic elements of dances and other expressive corporal practices, based on the precepts of participation and demonstration gymnastics, in which there is no competition between participants or presentation groups. Thus based on the project, it was possible to elaborate activities as a way of providing subsidies and means for new professionals to know and act in the GPT and to use them in the school context.ItemTrabalho de conclusão de curso Participação do árbitro de vídeo (VAR) na copa do mundo da fifa de 2018(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2018-11-08) Fernandes Júnior, Rodrigo ; Santos, Julio Wilson dos ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)The video referee (VAR) began to be used to meet the demands of football and its lovers. The objective of the present study was to quantify the interventions of the VAR during the 2018 FIFA World Cup, classify the interventions in the 4 moments that can occur (goal, penalty, red card and player identification) and quantify the decision change of the arbitrator, depending on the assistance of the VAR. The sample consisted of the 64 games of the competition, counting the 90 minutes of game and additions and also the minutes of the extra times (extension) when necessary. The data were collected from interviews of FIFA representatives and surveys made by professionals of the Brazilian sports communication. According to FIFA, the results of the use of the VAR obtained in the 64 games were: 455 incident checks (average of 7.1 per game) and 20 revision of bids that occurred intervention in the game. According to the Folha de São Paulo, of the 23 interventions of the VAR in the game: 16 were in penalty throws (for marking and to undo a possible mistaken marking); 4 were goals scored (for possible lack or impediment); 2 moments were related to the possible application of the red card (which were warned with yellow card by decision of the main referee); and only 1 moment when the player identification was required (the referee had applied the yellow card to a player who had not committed the infraction). In addition, of the 23 reviews, in 16 of them needed the use of the field television and only in 7 was done through the electronic point (radio). In total, 15 times the main referee changed his decision when reviewing the bid and only in 8 moments, even reviewing the bid, he maintained his initial decision. According to representatives of FIFA, this was the best World Cup in history... (Complete abstract electronic acess below)ItemTrabalho de conclusão de curso Pedagogia do esporte no contexto escolar: reflexões para o ensino dos jogos esportivos coletivos(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2018-11-09) Felix, Paulo Henrique Soares ; Vendtitti Júnior, Rubens ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)The Physical Education (PE) at school addresses several components of the body culture of movement, among which sports and collective sports games (CSG) stand out, which due to this predominance are contents historically questioned in relation to the way they should be worked and the contribute to the development of various aspects of students such as motor, cognitive, social and affective. Through a literature review this research looked for arguments that justify them as content present in the content list associated with the school physical education, reaching the Pedagogy of Sports (PS) that emerges as a methodological alternative in the approach to sports and CSG in physical education classes, acting based on three benchmarks: technical-tactical; socioeducative and cultural history aspects. Finally, it is concluded that when properly developed in the school environment, respecting the individualities of the students and with a focus on their complete formation, sport and collective sports games contribute to the evolution of the physical, motor, affective and social aspects of children and adolescents contributing to the formation of critical and conscious citizens and that the pedagogy of the sport shows itself as positive influence in the process of teaching learning of sport in school. However, there are few studies on the relation between pedagogy of the sport and the teaching of sports practices in school, but there is scope for greater dissemination and use of the principles of PS in the treatment of PE teaching contents, especially in relation to collective sports practices, without consider the sportivist and professional model summed to the needing of having a PE at school that allows participation and experiences at sportive contents in a didactic and pedagogical ways.ItemTrabalho de conclusão de curso Concepções dos alunos do ensino médio sobre a prática de esportes nas aulas de educação física(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2018-11-09) Costa, Arthur Monteiro ; Maffei, Willer Soares ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)It is a qualitative, descriptive research that aimed to define a qualitative, descriptive, didactic and enlightening question. Without designing the research, it was initially proposed to carry out a literature review to improve the understanding of the trajectory of Physical Education in Brazilian schools, as well as the purposes and contents proposed for a subject, especially in the context of teaching medium. The information collection was elaborated with the aid of some open standards, which was applied to students of a state school in the city of São Paulo - SP, chosen for convenience. Twenty students participated in the sample, of which 10 were female and 10 were male. Analysis and data analysis by Bardin (1977). The results were organized into four categories, organized into tables, each with its subcategories. The results of the English class are the same as those of physical education classes, however, they are diversified as sports practices, as they are capable of teaching children to sport and other collective forms. With the results, it came to be ideal, with this is sports.