Bauru - FC - Faculdade de Ciências

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  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Variação temporal da biomassa do camarão-sete-barbas (Xiphopenaeus spp.): há influência do El Niño Oscilação Sul?
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-10) Bernardo, Paulo Sérgio Dos Santos ; Perroca, Júlia Fernandes ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O colapso dos estoques de camarão-rosa Farfantepenaeus spp. nos anos 1990 fez com que o camarão-sete-barbas Xiphopenaeus spp. se tornasse o maior alvo da pesca no Sudeste. Esta pesca é de grande importância econômica, social e cultural ao longo de todo o litoral brasileiro, sendo as espécies o recurso pesqueiro mais capturado por barcos de pesca em São Paulo. Assim, este trabalho analisou a variação temporal da biomassa do camarão-sete-barbas (Xiphopenaeus spp) na Enseada de Ubatuba, São Paulo, e investigou a possível influência do fenômeno El Niño-Oscilação Sul (ENOS). As coletas foram realizadas na Enseada de Ubatuba-SP, em períodos: I - janeiro a dezembro de 1998; II – julho de 2013 a junho de 2014; III – outubro de 2016 a setembro de 2017; e IV– julho de 2021 a junho de 2022. Em cada um dos períodos, mensalmente foi utilizado o mesmo barco equipado com redes de arrasto duplo, em quatro pontos amostrais (30 min/local – 18.000 m² por arrasto). A abundância foi expressa como CPUEn camarão.h⁻¹. Os dados foram testados quanto à homocedasticidade (teste de Levene) e à normalidade (teste de Shapiro-Wilk). A variação da biomassa entre os períodos foi analisada por meio do teste de Kruskal-Wallis seguido do teste de Dunn (α = 0,05). Os resultados indicaram uma grande variação na biomassa capturada em cada período: em 1998 – 91,18 kg; em 2013/2014 – 30,20 kg; em 2016/2017 – 161,50 kg; e em 2021/2022 – 65,70 kg. Somente a biomassa de P2 e P3 diferiram significativamente (H = 16,71; p < 0,05). Apesar de P2 e P3 serem períodos de neutralidade de ENOS, o P3 ocorreu após o El Niño de 2015, o mais forte já registrado, o que possivelmente resultou no aumento da biomassa, confirmando a influência do El Niño. Eventos extremos de ENOS bloqueiam massas de águas frias por meio de anomalias de pressão próximas à costa da América do Sul, favorecendo espécies tropicais como o camarão-sete-barbas. Os resultados sugerem que a dinâmica populacional do camarão-sete-barbas está intrinsecamente ligada às condições oceanográficas e climáticas impostas pelo ENOS, destacando a necessidade de um monitoramento contínuo para a gestão sustentável dos recursos pesqueiros.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Abundância e distribuição dos siris Callinectes ornatus Ordway, 1863 e Callinectes danae Smith, 1869 na região de Macaé, próxima a área de Ressurgência de Cabo Frio, Rio de Janeiro
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-13) Rolim, Diego Oliveira ; Herrera, Daphine Ramiro ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os siris do gênero Callinectes são organismos amplamente distribuídos no litoral leste do Continente Americano e muito abundantes, principalmente no litoral brasileiro. Essa ampla distribuição faz com que espécies como Callinectes ornatus e Callinectes danae sejam capturadas como fauna acompanhante durante atividades de pesca de arrasto comercial, influenciando diretamente na abundância desses organismos. O estudo objetivou elucidar a influência dos fatores ambientais na abundância e distribuição ecológica de C. ornatus e C. danae na região de Macaé/RJ. As coletas foram realizadas mensalmente, de julho/2013 a junho/2014, em quatro pontos de amostragem sendo os pontos 1 e 2 nos 5 m de profundidade e pontos 3 e 4 nos 15 m. A influência dos fatores ambientais (salinidade, temperatura, phi e matéria orgânica) e a variação espaço-temporal (mês e ponto) nas espécies foram avaliados separadamente por meio de Modelos Aditivos Generalizados (GAMs). Foram coletados 1.344 indivíduos de C. ornatus e 92 indivíduos de C. danae. Ambas as espécies apresentaram maiorabundância com o aumento da temperatura e diminuição da salinidade. Callinectes danae mostrou pouca variação em relação ao phi, enquanto C. ornatus demonstrou maior abundância em sedimentos de menor granulometria (silte e argila). Ambas as espécies foram mais abundantes no ponto 1, mas diferiram seus picos temporalmente, sendo C. ornatus mais abundante em abril/14 e C. danae em julho/13, marcando uma segregação temporal, o que pode evitar uma pressão competitiva entre as espécies. Os fatores ambientais influenciaram na abundância e distribuição das duas espécies de siris estudadas na região. Tendo isso em vista,o estuário de Macaé vem sofrendo continuamente com as atividades petroleiras e de urbanização, o que pode acarretar em diminuição das populações de espécies que dependem dessa área para completar seu ciclo de vida, como C. danae, que apresentou uma abundância menor em relação ao C. ornatus, de hábito mais generalista e menos dependente de estuários. Esses fatos fazem com que seja essencial a conservação da área marinha, extremamente importante, ecológica e economicamente, para Macaé.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Diversidade de grupos funcionais de uma comunidade de artropodofauna epigeica em uma região de cerrado no centro-oeste paulista
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-05) Mello, Akhan Santos de ; Matteoli , Filipe Pereira Matteoli ; Giacomini, Ricardo Marostica ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os invertebrados de solo representam uma parte considerável da fauna mundial, entretanto ainda carecem de estudos sobre suas populações e comunidades, especialmente no cerrado brasileiro. Devido a essa alta diversidade e carência de estudos, é bastante complexa a identificação abaixo do nível de família. Além disso, muitas vezes essa classificação é insuficiente para a compreensão dos papéis ecológicos desses organismos. Por isso neste trabalho eles foram também agrupados de acordo com a função ecológica, em “grupos funcionais”. O presente estudo caracterizou as comunidades de artropodofauna em duas regiões de cerrado paulista: a Fazendinha, uma área em recuperação e a Clareira, uma área recém perturbada. Para isto, foram utilizados dois métodos, funil de Berlese e pitfall. Os organismos foram classificados em nove categorias: detritívoros, predadores, galhadores, fitófagos, generalistas, nectarívoros, parasitas, parasitoides e herbívoros. O índice de diversidade de Shannon-Wiener permitiu inferir que a diversidade na Fazendinha foi menor do que na Clareira tanto pelos métodos de funil de Berlese quanto por pitfall. Além disso, as amostras de ambas as áreas foram mais homogêneas via método de pitfall. Corroborando com estas análises, a área da Fazendinha demonstrou uma comunidade dominada por organismos generalistas, grupo composto pelas formigas (Formicidae), uma característica de ambientes degradados. Paralelo a isso, a área da Clareira contou com uma comunidade mais equilibrada, com ampla presença de detritívoros, galhadores e maior presença relativa de predadores.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Diversidade alimentar da Coruja-Buraqueira (Athene cunicularia) (Molina, 1782) em área urbana no centro-oeste do estado de São Paulo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-18) Kajiura, Danielle Hime ; Donatelli, Reginaldo José ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A Ordem Strigiformes contém aproximadamente 250 espécies de corujas, sendo que o Brasil registra 26 espécies de corujas. Athene cunicularia, popularmente conhecida como corujaburaqueira, é uma coruja terrícola com hábitos diurnos e crepusculares, mas pode caçar também à noite. Sua dieta pode ser mais facilmente estudada devido à produção de egagrópilas (pellets), regurgitos que contém partes não digeridas das presas, sendo esse um método seguro e importante para a caracterização da dieta de várias espécies de corujas. O objetivo do estudo é identificar os itens alimentares da coruja-buraqueira em ambiente urbano a partir da coleta de egagrópilas regurgitadas. O estudo foi realizado em uma Unidade de Preservação Integral localizada na região Centro-Oeste do estado de São Paulo, formada por fitofisionomia de Cerrado, predominantemente cerradão. As buscas por egagrópilas foram realizadas por meio de vistorias nas proximidades das tocas, onde as corujas costumam regurgitar. Para a análise dos dados foi calculada a frequência de ocorrência de cada categoria alimentar com base nos itens encontrados em cada egagrópila. Foram coletadas 42 egagrópilas e identificados 698 itens na dieta do casal de corujas, classificados em oito categorias: insetos, aracnídeos, roedores, répteis, aves, materiais de origem vegetal e mineral e material inorgânico. A coruja-buraqueira apresentou maior consumo de invertebrados com uma frequência de 85,71% (36 egagrópilas). Os insetos foram as presas mais abundantes, particularmente os Coleoptera, os quais contribuíram com 83,33% da dieta, enquanto os Arachnida representaram 35,71% de frequência de ocorrência. Os vertebrados apresentaram uma frequência de 61,90% (26 egagrópilas), sendo representados principalmente por mamíferos da Ordem Rodentia, com 61,90%. Inúmeros estudos apontam que os itens alimentares mais comuns são Coleoptera e Orthoptera, e dentre os vertebrados, os Rodentia foram os principais, não importando a região, corroborando com o presente estudo. É importante destacar também que estudos utilizando dados de egagrópilas como base podem não abranger todo o conteúdo alimentar das corujasburaqueiras; mesmo porque, animais de corpo mole, como minhocas e lesmas, podem estar sendo sub-representados na dieta dessas aves (assim como formigas e cupins).
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Os efeitos da ingestão de microplásticos pelas anêmonas-do-mar Actinia bermudensis e Bunodosoma caissarum (Cnidaria; Anthozoa; Hexacorallia): um estudo comportamental e morfológico
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-10) Oliveira, Keyla Robert Dantas de ; Stampar, Sérgio Nascimento ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A poluição dos oceanos por microplásticos (MPs), menores que 5 mm, cresce rapidamente e gera grande preocupação, pois coloca em risco a vida de diversos organismos marinhos que os ingerem acidentalmente. No entanto, são escassas as pesquisas sobre os efeitos da ingestão desses resíduos em cnidários, principalmente nas anêmonas-do-mar, não esclarecendo totalmente as consequências para esses seres. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo analisar três grupos experimentais ao ingerir partículas de MPs: organismos da mesma espécie (Actinia bermudensis) em diferentes tempos de aclimatação e espécies distintas (Actinia bermudensis e Bunodosoma caissarum) sob a mesma condição experimental. Os indivíduos de cada grupo foram separados em frascos individuais. O grupo controle não recebeu MPs, enquanto o grupo experimental recebeu miçangas próximas ao disco oral para ingestão, sendo esse processo repetido. Fotos em timelapse foram utilizadas para analisar a excreção ou incorporação dos MPs e o tempo de ingestão, retenção e egestão dos plásticos em cada organismo, além de examinar as respostas comportamentais das anêmonas. Ao calcular o período de cada ação realizada pelas anêmonas, observaram-se semelhanças relacionadas ao aumento da ingestão das partículas e à redução da retenção e egestão dos MPs. Contudo, alguns indivíduos de diferentes grupos experimentais apresentaram comportamentos distintos, sobretudo relacionados à ingestão. Como principal semelhança, observaram-se efeitos negativos na aptidão desses organismos devido à interação com os MPs, contribuindo para aprofundar o conhecimento acerca dos impactos da poluição por plásticos em anêmonas-do-mar.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Análise sobre as problemáticas do tráfico e cativeiro ilegal de animais silvestres e o papel da educação ambiental em espaços não formais como medida de mitigação
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-11) Campos, Julia Cavalcante de ; Carneiro, Guilherme do Amaral ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O tráfico de animais silvestres é uma das maiores atividades ilícitas lucrativas do mundo, e o Brasil detentor de tamanha riqueza em sua biodiversidade acaba por ser um dos maiores alvos dessa atividade ilegal que representa uma grande ameaça a fauna local, expondo diversas espécies a riscos, até mesmo ao de extinção. Além disso, o cativeiro ilegal de animais silvestres também é uma problemática pouco abordada por ser intensamente enraizada na sociedade, que muitas vezes não enxerga a gravidade em retirar um animal silvestre de seu habitat para a domesticação. Este estudo busca problematizar a temática do tráfico e cativeiro ilegal de animais silvestres através da revisão de literatura prévia e durante a realização de atividade de educação ambiental com visitantes do Museu do Café de Piratininga, espaço turístico que atua também na educação ambiental, onde foi possível avaliar através de um questionário a significância desse tipo de atividade em espaços não formais como maneira de mitigação das problemáticas abordadas. Os resultados dessa pesquisa foram concordantes com a literatura revisada, permitindo apontar as aves como o grupo mais afetado pelo tráfico e cativeiro ilegal, além de ressaltar a importância da educação ambiental não só na sensibilização da população contra a tais crimes, mas também na disseminação do conhecimento.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Os sentidos das interações em Educação Ambiental: análises iniciais no território Jardim Niceia no município de Bauru (SP)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-10) Santos, Isadora do Carmo ; Reis, Márcia Lopes ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este Trabalho de Conclusão de Curso explora e reflete sobre a vivência escolar com a implementação de práticas da Educação Ambiental no território Jardim Niceia. Esse bairro de ocupação irregular teve origem durante o governo militar e até os dias atuais, está sem regulamentação fundiária. A especulação imobiliária marginalizou esse território gerando problemáticas que perpassam as interações sociais, ambientais e culturais. Considerando que a Educação Ambiental possa representar uma ferramenta de emancipação, foi proposta a utilização de suas práticas no contexto de uma escola de Educação Infantil Integral, com o objetivo de compreender como e em que medida a Educação Ambiental impactaria a vivência de uma escola em um território vulnerabilizado, considerando o corpo docente, discente e o entorno dessa instituição. A metodologia adotada foi do tipo qualitativa e baseou-se em três etapas: a primeira consistiu em uma pesquisa documental, na qual houve o levantamento do contexto histórico e social da cidade Bauru e do bairro Jardim Niceia. A segunda etapa contou com a observação direta dos alunos (utilizando-se de anotações para o registro) e do diálogo com as docentes. A terceira etapa constitui-se na realização de três ações pontuais (com brincadeiras e rodas de conversa). A pesquisa documental contou com técnicas qualitativas como o estudo etnográfico em conjunto com o estudo documental. Os documentos selecionados para análise, foram: o Plano de Gestão Escolar, o Plano Político - Pedagógico de 2023 e o Currículo Comum da Educação Infantil no município de Bauru. Posteriormente, o Estudo documental passou pela Análise de Conteúdo, que possibilitou a criação de três categorias: Princípios da Educação Ambiental, Práticas da Educação Ambiental e Noções de Território. As etapas desse trabalho permitiram concluir que os dados obtidos contam com a percepção do contexto histórico-cultural para a construção de atividades e novas perspectivas que vão na contrapartida do sistema produtivista do fazer ciência. Foi possível observar que as práticas pedagógicas da Educação Ambiental podem ser incluídas no dia-a-dia escolar com resultados que vão além da sala de aula. As demandas do contexto socioambiental só podem ser atendidas quando se leva em consideração que as práticas pedagógicas dentro de um território estão alinhadas com a consciência de que não existe uma definição estática para o que ocorre dentro de cada espaço. Para que a Educação Ambiental funcione como uma denúncia da própria realidade, ela deve incluir o contexto histórico, social e geográfico, uma vez que só assim, ela produz um efeito emancipatório.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Educação Positiva: a psicologia positiva no currículo escolar e o desenvolvimento integral de alunos da educação infantil
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-04) Parras, Gabriela Garcia ; Tezani, Thaís Cristina Rodrigues ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente trabalho de conclusão de curso de licenciatura em Pedagogia, apresentou como objetivo analisar a importância da Psicologia Positiva na educação como possibilidade de reflexões visando valorizar sua utilização na elaboração do currículo e nas práticas pedagógicas. Para isso, foram elucidadas conceituações de currículo e Educação Positiva para que esta fosse compreendida, visando assim sua importância no contexto escolar. Para a realização deste, pautou-se na abordagem qualitativa por meio da revisão sistemática da literatura. Assim, foram selecionadas obras que tratam sobre as especificidades da Educação Infantil, a importância do afeto no desenvolvimento e concepções sobre o currículo escolar. Dessa forma, as questões que nortearam a pesquisa foram: Por que a Educação Positiva é necessária no processo de ensino? Como trazer a Educação Positiva para o cotidiano escolar? Através dos estudos feitos, foi constatado que a Educação Positiva ajuda a estabelecer o bemestar emocional na criança, além de ser essencial para o desenvolvimento de sua autoestima, contribuindo essencialmente com o processo de ensino e aprendizagem.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Análise da presença de sistemas sexuais heteromórficos e a influência do cromossomo B na determinação sexual em Psalidodon Paranae (Characiformes, Characidae)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-09) Oliveira, Mariana Canova ; Utsunomia, Ricardo ; Porto-Foresti, Fábio ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os cromossomos B são elementos extras que constituem o genoma dos eucariotos, juntamente com os genes essenciais. Podem ser chamados também de dispensáveis por não apresentarem função bem definida, utilizando maquinaria celular dos indivíduos portadores para processos de herança e manutenção próprios. No entanto, estudos propostos anteriores sugeriram uma associação entre a presença de cromossomos B e a determinação do sexo em indivíduos da espécie Psalidodon paranae. Esses estudos apontaram diferença significativa na frequência de cromossomos B entre machos e fêmeas. Além disso, análises genômicas preliminares nesta espécie revelaram a existência de um sistema de determinação sexual do tipo XX/XY que jamais havia sido descrito em nível citogenético. Desse modo, o presente projeto utilizou métodos moleculares e genômicos para verificar se, de fato, existe um sistema de cromossomos sexuais diferenciados em P. paranae, o que seria a primeira descrição de um sistema XX/XY em peixes Characidae. Além disso, este trabalho buscou determinar se os cromossomos B influenciam na diferenciação sexual dos indivíduos e se há associação entre a presença desses elementos e a proporção sexual na população. Ao final deste projeto, foi possível confirmar a existência de um sistema sexual XX/XY na espécie, embora não tenha sido possível identificar o par de cromossomos sexuais. No entanto, foi evidenciada a influência do cromossomo B na determinação sexual de fêmeas, sendo responsável pelo fenômeno de reversão sexual.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Possibilidades de compreensão do futsal para além da perspectiva técnica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-12) Simonetti, André Luiz Ferreira ; Marques, Rodrigo Gonçalves Vieira ; Ferreira, Lilian Aparecida ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho propõe analisar o ensino do futsal na Educação Física escolar sob diferentes perspectivas pedagógicas que ultrapassam a visão técnica tradicional. A investigação aborda elementos do Teaching Games for Understanding, da Praxiologia Motriz e da abordagem tática, explorando como essas concepções podem ampliar a compreensão das práticas motrizes no ambiente escolar. Defende-se que o futsal, quando ensinado de maneira crítica e reflexiva, pode atuar como uma ferramenta pedagógica potente para promover a inclusão, desenvolver habilidades socioemocionais e fomentar a transformação social. O estudo aponta para a necessidade de compensar o ensino do futsal, destacando possibilidades pedagógicas que valorizem o desenvolvimento integral dos estudantes e contribuam para a construção de uma Educação Física alinhada aos princípios de cidadania e respeito à diversidade.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Efeitos do exercício combinado à hipóxia no controle postural em pessoas com doença de Parkinson
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-12) Funari, Giovana Godinho ; Barbieri, Fabio Augusto ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A doença de Parkinson (DP) é uma patologia caracterizada por disfunções motoras, como a instabilidade postural. Esse fator impacta a qualidade de vida dessas pessoas, aumentando o risco de quedas e o número de hospitalizações. Desta forma, diferentes intervenções foram propostas para amenizar os efeitos da instabilidade postural em pessoas com DP. Neste contexto, estudos demonstraram que o exercício físico e a hipóxia intermitente (HI) podem auxiliar no alívio dos sintomas da DP, especialmente de maneira crônica. Além disso, a aplicação destas estratégias na mesma sessão (exercício e HI; EX-HI) pode representar uma prática “tempo eficiente” durante o tratamento. Portanto, o objetivo do presente estudo foi investigar os efeitos desta estratégia sobre a instabilidade postural de pessoas com DP. Para isso, participaram do estudo 9 indivíduos com DP. O delineamento consistiu em dois blocos de avaliação, separados por um intervalo de sete dias: i) avaliação postural, ii) aplicação do exercício em esteira associado a diferentes disponibilidades de oxigênio (EX-HI), e iii) avaliação postural imediatamente após a sessão. Em EX-HI, as concentrações de oxigênio simularam 13% de O2, e na condição placebo 21% de O2. A avaliação postural foi realizada sob plataforma de força com frequência de aquisição de 200 Hz. Os participantes permaneceram por 2 min em postura ereta e estática antes e após EX-HI. Os três componentes da força e dos momentos de força nas direções anteroposterior, médio-lateral e vertical foram coletados. Para definição das trajetórias do rambling e trembling, as forças aplicadas sobre a plataforma foram analisadas através de um programa escrito em linguagem MATLAB®. As comparações foram realizadas por meio da ANOVA two-way com fatores de condição (HI-EX e placebo) e tempo (antes e imediatamente após as sessões). O nível de significância foi mantido em 0,05 para todas as análises. Não observou nenhum efeito de condição (p > 0,098), tempo (p > 0,129) ou interações significativas (p > 0,224). A estratégia de EX-HI não alterou significativamente a estabilidade postural nos idosos com DP.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Genômica comparativa do DNA satélite As51 em Astyanax mexicanus e Psalidodon paranae (Teleostei, Characiformes)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-06) Desajacomo, Leticia Masiero ; Utsunomia, Ricardo ; Porto-Foresti, Fábio ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os DNAs satélites (satDNAs) são sequências não codificadoras repetidas em tandem no genoma, localizados especialmente em regiões heterocromáticas. O satDNA As51 é um importante marcador cromossômico nos gêneros de peixes tetra Astyanax e Psalidodon. Estudos evidenciaram uma co-localização entre este satDNA e sítios de 18S, gene presente no DNA ribossômico 45S, acarretando em uma possível inativação dos genes ribossômicos e levantando questões da associação entre estas sequências. O presente estudo teve como objetivo investigar esta associação, caracterizando os clusters de 45S e identificando se há co-localização em Astyanax mexicanus e Psalidodon paranae. Análises bioinformáticas com dados genômicos foram conduzidas, utilizando ferramentas e desenvolvendo scripts personalizados com o algoritmo BLASTn para a caracterização dos arrays. Extensas unidades de As51 encontradas dentro do DNAr 45S das espécies demonstram a presença de blocos de satDNA em regiões organizadoras de nucléolo. A partir da caracterização usando dados transcriptômicos, o As51 é localizado no espaçador intergênico, que por característica, acumula sequências repetitivas. Os monômeros de As51 encontrados denotam alta similaridade com a sequência consenso, revelando uma alta taxa de conservação nas espécies. A abundância de As51 fora dos clusters de 45S em P. paranae destacam o sucesso de alastramento no genoma obtido no gênero. Os extensos monômeros de As51, variando entre os clusters obtidos, destaca a complexidade e diversidade destas regiões genômicas, em nível inter e intraespecífico. Trabalhos futuros, considerando grupos externos, se mostram necessários para o entendimento da história evolutiva do DNA satélite As51 e de sua associação ao DNAr 45S.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Análises moleculares para identificação de espécies de pepinos-do-mar (Equinodermata, Holothuroidea) exploradas e comercializadas ilegalmente no Brasil
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-03) Fantinelli, Auany Camila ; Utsunomia, Ricardo ; Porto-Foresti, Fábio ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    The illegal trade of sea cucumbers is widespread, driven by high international demand, particularly in Asia, where they are valued as culinary delicacies and for use in traditional medicine. Although consumption in Brazil is limited, illegal harvesting for export is a growing concern, with unregulated fisheries posing a threat to local populations. In 2023, the Brazilian Institute of Environment and Renewable Natural Resources (IBAMA) seized dried sea cucumber specimens at Guarulhos International Airport. Using DNA barcoding with the Cytochrome C Oxidase I (COI) gene, 40 specimens were identified and among them are Holothuria grisea and Isostichopus badionotus. Although both species are currently listed as “Least Concern” by the IUCN, the unregulated nature of this trade raises concerns about potential overexploitation, especially given the ecosystems they inhabit are increasingly vulnerable to habitat degradation and unsustainable practices. Additionally, the absence of H. grisea sequences in public genetic databases required that fresh specimens be collected to complete the analysis, highlighting the need for more comprehensive molecular repositories. These findings highlight the effectiveness of molecular tools in identifying illegally traded species, even in degraded forms, and emphasize the importance of stricter monitoring to protect biodiversity.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    O jogo nas políticas públicas nos anos iniciais do ensino fundamental e a PHC como possibilidade de educação transformadora
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-07) Barbosa, Flávia Alessandra ; Silva, Luciene Ferreira da ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente estudo teve objetivo de analisar o jogo no material didático decorrente das políticas públicas do ensino fundamental I do município de Bariri-SP, considerando o impacto da mercantilização da educação em fase de capitalismo neoliberal no Brasil e no estado de São Paulo. O Currículo Paulista (São Paulo, 2019) bem como a BNCC (Brasil, 2018) são as políticas estudadas que sustentam os materiais SIM - Sistema de Ensino. Trata-se de uma abordagem crítica com utilização do Materialismo Histórico-Dialético e das categorias trabalho, totalidade, hegemonia e reprodução para compreensão da realidade do ensino do jogo. Após análise dos documentos e estudo sobre as pedagogias críticas não reprodutivistas, bem como sobre o jogo e as abordagens educacionais críticas, o estudo avançou sustentando-se na Pedagogia histórico-crítica para abordagem do jogo no desenvolvimento da educação física. Concluiu-se que, de acordo com as abordagens pedagógicas da Educação Física, o material didático analisado é estruturado de acordo com as abordagens Desenvolvimentista e Psicomotora, as quais colocam como objetivo de ensino a prática de esportes e o desenvolvimento motor, isto é, o jogo não é desenvolvido em seu aspecto social, além de não ser contextualizado de acordo com a realidade dos alunos.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Infância e tecnologias: uma revisão sistemática de literatura
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-06) Mastroléa, Natália Valéria ; Tezani, Thaís Cristina Rodrigues ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente trabalho de conclusão de curso de licenciatura em Pedagogia apresentou como objetivo analisar o que diz a literatura nacional sobre as tecnologias na infância e suas implicações para o desenvolvimento infantil. O tema foi escolhido em virtude de observações e estudos realizados durante o curso e as vivências nos estágios supervisionados. A questão que permeou a pesquisa foi: As tecnologias contribuem negativa ou positivamente no desenvolvimento das crianças? Como as tecnologias impactam na socialização? A pesquisa de abordagem qualitativa se baseou em uma revisão da literatura sobre o tema, considerando estudos nacionais que discutiram tanto os benefícios quanto os malefícios do uso de tecnologias na infância. Para isso, a metodologia Prisma (Principais Itens para Relatar em Revisões sistemáticas e Meta-Análises) foi usada com o intuito de refinar os artigos encontrados. Como resultados, constatou-se que o uso de tecnologias em excesso por crianças ainda muito pequenas, pode causar prejuízos para um desenvolvimento saudável, podendo comprometê-lo para toda a vida. Os pais e responsáveis têm o papel fundamental de mediar esse contato e proporcionar momentos que não podem ser substituídos pela tecnologia, os quais estimulam aspectos necessários importantes para o desenvolvimento infantil. Os estudos destacam os potenciais efeitos do uso excessivo de telas nos aspectos social e cognitivo a longo prazo. Portanto, é possível inferir que o aumento do uso excessivo de dispositivos eletrônicos por parte da população infantil tem se tornado uma preocupação crescente na sociedade atual, devido os potenciais e implicações no neurodesenvolvimento dessas crianças.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Ensino de Libras para crianças ouvintes na Educação Infantil
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-05) Romagnoli, Marcela Eduarda ; Zanata, Eliana Marques ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente trabalho busca compreender a importância e o impacto do ensino de Libras para ouvintes na Educação infantil, analisando assim, na perspectiva comunicativa e inclusiva. Nesse sentido, a questão de pesquisa visa em responder: Como o ensino de Libras para crianças ouvintes na educação infantil contribui na inclusão escolar e no desenvolvimento social e cultural na infância. A vista disso, o objetivo geral dessa pesquisa visa apresentar a transcendência do ensino de Libras para ouvintes, baseados em estudos que demonstram tal importância para uma educação inclusiva. Investigando a aplicação da Libras desde a educação infantil, analisando desta forma em como tal aplicação é positiva no âmbito escolar, assim como nas relações sociais e culturais na infância. Quanto aos objetivos específicos, eles são compreendidos em: a) Analisar a relação entre a Libras e a educação de crianças ouvintes; b) Avaliar os benefícios do ensino de Libras desde a educação infantil para alunos com deficiência auditiva e alunos ouvintes; c) Investigar a contribuição do ensino de Libras para a inclusão e o diálogo entre alunos surdos, ouvintes e educadores; d) Identificar as barreiras e desafios na implementação do ensino de Libras na educação infantil; e) Propor estratégias para a inclusão de Libras no currículo escolar desde a educação infantil. Tal pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica, os estudos revelaram não apenas a importância do aprendizado de Libras, mas sim, em como tal língua contribui para o desenvolvimento de uma comunicação inclusiva, desde os primeiros anos de vida.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Efeito agudo do alongamento prévio sobre o exercício resistido: uma revisão de literatura
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-19) Venturini, Isabella Rodrigues ; Silva, Márcio Pereira da ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os benefícios do alongamento incluem prevenção de lesões, melhoria da flexibilidade e da postura, regeneração pós treino, como também melhora na realização de atividades do dia a dia e no desempenho desportivo. Quando se trata de sua utilização juntamente com o treinamento resistido, esse é um tema ainda questionado em alguns ambientes, como as academias. Desta forma, o objetivo do presente estudo foi analisar a influência do alongamento sobre o treinamento resistido, a partir de um levantamento da produção acadêmica relacionada a essa temática. De maneira qualitativa, este estudo foi elaborado a partir de uma revisão, enfocando os estudos do período entre 2000 a 2024, encontrados nas bases de dados Google Acadêmico, Scielo, Repositório da Unesp e da Unicamp. Foi realizada a análise de 33 estudos, chegando à conclusão que em relação ao treinamento resistido é necessário sistematizar e deixar claro o seu objetivo principal, para poder realizar ou não a inclusão de alongamentos prévios sem que influencie negativamente nos resultados finais. Algumas das observações quanti aos efeitos negativos do alongamento prévio sobre o treino resistido incluem: se o objetivo do indivíduo é hipertrofia muscular, não devem ser realizados alongamentos prévios de forma intensa; em treinamentos de membros superiores, o alongamento prévio interfere mais do que em membros inferiores; evitar alongamento de alta intensidade e duração antes dos treinos resistidos.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Revisão de literaturas sobre a educação sexual na Educação Infantil
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-06) Manin, Ana Júlia ; Benetti, Eduardo Silva ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho aborda a educação sexual na Educação Infantil, enfatizando sua importância como prática integrada ao cuidar e educar, visando à prevenção da violência sexual e ao desenvolvimento emocional das crianças. A pesquisa tem como objetivo geral realizar, conhecer e analisar produções bibliográficas sobre o tema educação sexual na infância, com foco na Educação Infantil. Especificamente, busca-se investigar o contexto histórico e cultural da educação sexual nessa etapa, compreendendo sua evolução e as abordagens utilizadas ao longo do tempo. A pesquisa é uma revisão sistemática de literaturas, com abordagem qualitativa exploratória, revisando materiais conforme Severino (2014), que busca levantar informações sobre o objeto de estudo e delimitar o campo de trabalho. Com características descritivas, segundo Gil (2017), o estudo descreve as características da população e identifica relações entre variáveis. O recorte temporal abrange os últimos cinco anos, utilizando os descritores: Educação Sexual, Educação Infantil, Educação, Cuidar e Prevenção. Foram utilizados os bancos de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Os resultados indicam que a educação sexual desde a infância é fundamental para o autoconhecimento e a prevenção de abusos, além de favorecer o desenvolvimento de habilidades emocionais. Conclui-se que a inclusão da educação sexual como prática pedagógica promove a formação integral das crianças, oferecendo ferramentas para que elas compreendam seus corpos e seus limites.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    As relações da escola e da família: a gestão escolar no contexto do patriarcado na sociedade brasileira
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-05) Delgado, Julia Alanda ; Reis, Márcia Lopes ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho de conclusão de curso de licenciatura em pedagogia analisa a relação entre escola e família no contexto do patriarcado na sociedade brasileira, com foco nas ações que a gestão escolar precisa realizar para minimizar problemas decorrentes de práticas patriarcais. O objetivo geral foi identificar possibilidades de ações da gestão escolar no sentido de estreitar as relações da escola e da família para enfrentar as consequências sociais do patriarcado. Para alcançar tal objetivo, utilizando como metodologia a revisão bibliográfica, foi traçada uma linha de estudo a partir da constituição do modelo familiar patriarcal no Brasil, que sistematiza as influências que esse modelo perpetua na sociedade e na escola. Os resultados indicaram que a escola seria a instituição propícia para que a atuação da gestão representasse as questões de gênero. Nas discussões, as obras analisadas evidenciam a gestão como a realidade vivida e mediada pelos alunos, familiares e corpo docente. No contexto do patriarcado, essas práticas pedagógicas refletem a relevância para a relação família e escola, sobretudo, em função de abordar contextos que coincidem da mulher como mãe e como professora. Conclui-se que a gestão escolar pode atuar promovendo informação, diálogo, intervenção, formação docente e formação parental, com o intuito de exercer a gestão democrática e conquistar a parceria das famílias.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Contribuições do trabalho pedagógico para o desenvolvimento emocional infantil
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-06) Barros, Juliana Dourado ; Lepre, Rita Melissa ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo identificar, descrever e analisar o trabalho pedagógico voltado ao desenvolvimento emocional infantil, especialmente em ambiente escolar. Como objetivo específico intencionou-se produzir materiais e recursos para inspirar docentes na realização do trabalho de desenvolvimento emocional com seus estudantes. A pesquisa foi realizada através de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) na base de dados Google Acadêmico, buscando artigos entre os anos de 2014 e 2023. Os resultados apontam para a eficácia e os benefícios de um trabalho de desenvolvimento emocional infantil realizado em ambiente escolar. Além disso, incitam a produção de novas pesquisas a esse respeito, e reforçam a importância de uma formação docente nesta temática.