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Publicação:
Estudo de manobras evasivas com perturbações orbitais

dc.contributor.advisorVieira Neto, Ernesto [UNESP]
dc.contributor.advisorJesus, Antônio Delson Conceição de [UNESP]
dc.contributor.authorSousa, Rafael Ribeiro de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-12-10T14:22:59Z
dc.date.available2015-12-10T14:22:59Z
dc.date.issued2015-07-28
dc.description.abstractWe studied the problem of the viability of space missions in debris environment space. Generally, a space vehicle in collision course with a space debris is destroyed or damaged and has impaired their mission. The preservation of these missions depends on the satellite capacity to avoid the collision, for example by an orbital maneuver known as evasive maneuver. In this study, we established strategies evasive maneuvers performed by a satellite via a propulsion system, whose efficiency is measured by technological parameters. Technological parameters are set in the planning of the mission, and describe the amount of fuel on board and the ability to expel propellant propulsion system. The evasive maneuvers were studied to be applied in such a way that the satellite escape the space debris without evasion of its nominal orbit mission, and for this purpose, include a propulsion control and treat the propulsion system as a disturbance in the orbit of satellite. It has also been established, to perform evasive maneuvers driven, propulsion which is connected at a fraction of the total time available for the maneuver. This fraction of time is defined as a propulsion pulse time. The evasive maneuvers are studied by numerical simulations of the dynamics of a debris and a vehicle space under the action of the Earth's gravitational and orbital perturbations arising from a propulsion system and the Earth's atmosphere. In these simulations calculate the debris of the collision conditions and the satellite, which occur around the Earth, and used to create technological parameters catalogs accessible to the satellite to escape these collisionsen
dc.description.abstractNeste trabalho, estudamos o problema da viabilidade de missões espaciais em ambiente de detritos espaciais. Geralmente, um veículo espacial em curso de colisão com um detrito espacial é destruído ou danificado e tem sua missão prejudicada. A preservação destas missões depende da capacidade do satélite de evitar a colisão, como por exemplo, através de uma manobra orbital conhecida como manobra evasiva. Neste estudo, estabelecemos estratégias de manobras evasivas realizadas por um satélite através de um sistema de propulsão, cuja eficiência é medida por parâmetros tecnológicos. Os parâmetros tecnológicos são configurados no planejamento da missão, e descrevem a quantidade de combustível a bordo e a capacidade de expelir propelente do sistema de propulsor. As manobras evasivas foram estudadas para serem aplicadas de tal forma que o satélite escape do detrito espacial sem a evasão da sua órbita nominal de missão, e para este objetivo, incluímos uma propulsão de controle e tratamos o sistema de propulsão como uma perturbação na órbita do satélite. Também foi estabelecido, para realizar manobras evasivas econômicas, uma propulsão que é ligada em uma fração do tempo total disponível para a manobra. Esta fração de tempo é definida como um tempo de pulso de propulsão. As manobras evasivas são estudadas por simulações numéricas da dinâmica de um detrito e um veículo espacial sob a ação da força gravitacional da Terra e de perturbações orbitais oriundas de um sistema de propulsão e da atmosfera da Terra. Nestas simulações calculamos as condições de colisão do detrito e do satélite, que ocorrem ao redor da Terra, e utilizamos para criar catálogos de parâmetros tecnológicos acessíveis ao satélite para escapar destas colisõespt
dc.format.extent88 f. : il.
dc.identifier.aleph000852063
dc.identifier.capes33004080051P4
dc.identifier.citationSOUSA, Rafael Ribeiro de. Estudo de manobras evasivas com perturbações orbitais. 2015. 88 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2015.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/26-10-2015/000852063.pdf
dc.identifier.lattes7161963144100182
dc.identifier.orcid0000-0002-7589-0998
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/132000
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectSatelites artificiais - Orbitaspt
dc.subjectPerturbação (Astronomia)pt
dc.subjectVeiculos espaciais - Sistema de propulsãopt
dc.subjectArrasto (Aerodinamica)pt
dc.subjectColisões (Fisica)pt
dc.subjectArtificial satellites Orbitspt
dc.titleEstudo de manobras evasivas com perturbações orbitaispt
dc.title.alternativeStudy of evasive maneuvers considering orbital perturbationsen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes7161963144100182(1)
unesp.advisor.orcid0000-0002-7589-0998(1)
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Guaratinguetápt
unesp.graduateProgramFísica - FEGpt
unesp.knowledgeAreaAstronomia Dinâmicapt
unesp.researchAreaAstronomia Dinâmicapt

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