Publicação: Subjetividade no processo de subordinação substantiva: a expressão da evidencialidade
dc.contributor.author | Criscuolo, Ana Carolina Sperança [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2015-07-15T18:28:43Z | |
dc.date.available | 2015-07-15T18:28:43Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.description.abstract | In this paper, we intend to reflect on the subordination process based on a functionalist-cognitive approach. For this, we analyze syntactic constructions in which the main clause predicator is a speech act verb, a mental activity verb or a perception verb. One of the pragmatic functions of these constructions is to express evidentiality, which is basically the indication of the information source contained in a sentence. Evidentiality allows the Speaker to manage information in order to preserve his/her face and also allows the Addresser to assess the reliability of this information. We take the evidentiality expression as a functionality of the subordination process in order to rethink the teaching of syntax as a tool for an effective development of students’ communicative abilities. | en |
dc.description.abstract | Neste trabalho, busca-se refletir sobre o processo de subordinação substantiva sob uma perspectiva funcionalista-cognitivista. Foram observadas construções sintáticas cujo predicador da oração principal é um verbo dicendi, um verbo de atividade mental ou um verbo de percepção. Uma das funções pragmáticas a que servem essas construções é a expressão da evidencialidade, que corresponde basicamente à indicação da origem da informação contida no enunciado. Esse recurso possibilita ao Falante gerenciar a informação de maneira a preservar sua face e, ao Ouvinte, permite a avaliação da confiabilidade dessa informação. Considerando-se a expressão da evidencialidade uma funcionalidade do processo de subordinação substantiva, tem-se por objetivo repensar o ensino da sintaxe como uma ferramenta no desenvolvimento efetivo das habilidades comunicativas dos alunos. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Faculdade de Ciências e Letras - Unesp, Campos Ville, CEP 14800901, SP, Brasil | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Faculdade de Ciências e Letras - Unesp, Campos Ville, CEP 14800901, SP, Brasil | |
dc.format.extent | 406-419 | |
dc.identifier | http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/volumes/40/Vol.40-n.1-Integra.pdf | |
dc.identifier.citation | Estudos Linguísticos, v. 40, n. 1, p. 406-419, 2011. | |
dc.identifier.issn | 1413-0939 | |
dc.identifier.lattes | 1241547491986182 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/125231 | |
dc.language.iso | por | |
dc.relation.ispartof | Estudos Linguísticos | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | pt |
dc.source | Currículo Lattes | |
dc.subject | Syntax | en |
dc.subject | Functionalist-cognitive approach | en |
dc.subject | Subordination | en |
dc.subject | Evidentiality | en |
dc.subject | Conceptual integration | en |
dc.subject | Sintaxe | pt |
dc.subject | Abordagem funcionalista-cognitivista | pt |
dc.subject | Subordinação | pt |
dc.subject | Evidencialidade | pt |
dc.subject | Integração conceptual | pt |
dc.title | Subjetividade no processo de subordinação substantiva: a expressão da evidencialidade | pt |
dc.title.alternative | Subjectivity in the subordination process: the expression of evidentiality | en |
dc.type | Artigo | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
relation.isOrgUnitOfPublication | 0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6 | |
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery | 0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara | pt |