Publicação: A circulação das ideias de Johann Friedrich Herbart em manuais didáticos norte-americanos (1893-1920)1
dc.contributor.author | Valdemarin, Vera Teresa [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | |
dc.date.accessioned | 2022-10-10T13:56:24Z | |
dc.date.available | 2022-10-10T13:56:24Z | |
dc.date.issued | 2022-04-15 | |
dc.description.abstract | Este artigo adota a perspectiva histórica com o objetivo de compreender a dinâmica da circulação das ideias pedagógicas e identificar movimentos de inovação, acomodação e reinterpretação, próprios dos processos culturais. A análise do tema está delimitada às ideias educacionais de Johann Friedrich Herbart (1776-1841) postas em circulação nos Estados Unidos da América, entre a década final do século XIX e as décadas iniciais do século XX. As fontes documentais que amparam a análise desse tema são dois manuais didáticos produzidos para orientar a prática de ensino de professores da escola elementar, em formação e em exercício: The elements of general method based on the principles of Herbart (nas edições de 1893 e 1907) e Teaching by projects, publicado em 1920, ambos de autoria de Charles A. McMurry (1857-1929), um dos principais divulgadores norte-americanos do herbartianismo. O autor, além de produzir vasta bibliografia, foi professor, diretor e superintendente de escolas primárias, atuou em instituições de formação de professores e foi um dos fundadores e Secretário da National Herbart Society. A análise do ciclo de difusão das ideias herbartianas, situado entre as concepções pestalozianas – as lições de coisas – e as concepções da Educação Progressiva – o método de projetos -, considerou a inter-relação entre agentes, instituições formadoras e impressos pedagógicos e acompanhou desde suas pretensões renovadoras até sua capitulação frente a outras tendências e teorias. Foram identificados movimentos de inovação, adaptação e reinterpretação dos conceitos e das práticas pedagógicas destinados a conferir-lhes relevância e sentido em diferentes contextos de uso. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | |
dc.description.sponsorshipId | CNPq: 311711/2019-7 | |
dc.description.sponsorshipId | FAPESP: 2018/26699-4 | |
dc.format.extent | - | |
dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S1678-4634202248244750por | |
dc.identifier.citation | Educação e Pesquisa. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, v. 48, p. -, 2022. | |
dc.identifier.doi | 10.1590/S1678-4634202248244750por | |
dc.identifier.file | S1517-97022022000100723.pdf | |
dc.identifier.issn | 1517-9702 | |
dc.identifier.issn | 1678-4634 | |
dc.identifier.scielo | S1517-97022022000100723 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/236976 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo | |
dc.relation.ispartof | Educação e Pesquisa | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | SciELO | |
dc.subject | História da educação | pt |
dc.subject | Circulação de ideias pedagógicas | pt |
dc.subject | Herbartianismo norte-americano | pt |
dc.subject | Manuais didáticos | pt |
dc.title | A circulação das ideias de Johann Friedrich Herbart em manuais didáticos norte-americanos (1893-1920)1 | pt |
dc.type | Artigo | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.orcid | 0000-0001-9379-9947[1] | |
unesp.department | Ciências da Educação - FCLAR | pt |
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