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Publicação:
A circulação das ideias de Johann Friedrich Herbart em manuais didáticos norte-americanos (1893-1920)1

dc.contributor.authorValdemarin, Vera Teresa [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.date.accessioned2022-10-10T13:56:24Z
dc.date.available2022-10-10T13:56:24Z
dc.date.issued2022-04-15
dc.description.abstractEste artigo adota a perspectiva histórica com o objetivo de compreender a dinâmica da circulação das ideias pedagógicas e identificar movimentos de inovação, acomodação e reinterpretação, próprios dos processos culturais. A análise do tema está delimitada às ideias educacionais de Johann Friedrich Herbart (1776-1841) postas em circulação nos Estados Unidos da América, entre a década final do século XIX e as décadas iniciais do século XX. As fontes documentais que amparam a análise desse tema são dois manuais didáticos produzidos para orientar a prática de ensino de professores da escola elementar, em formação e em exercício: The elements of general method based on the principles of Herbart (nas edições de 1893 e 1907) e Teaching by projects, publicado em 1920, ambos de autoria de Charles A. McMurry (1857-1929), um dos principais divulgadores norte-americanos do herbartianismo. O autor, além de produzir vasta bibliografia, foi professor, diretor e superintendente de escolas primárias, atuou em instituições de formação de professores e foi um dos fundadores e Secretário da National Herbart Society. A análise do ciclo de difusão das ideias herbartianas, situado entre as concepções pestalozianas – as lições de coisas – e as concepções da Educação Progressiva – o método de projetos -, considerou a inter-relação entre agentes, instituições formadoras e impressos pedagógicos e acompanhou desde suas pretensões renovadoras até sua capitulação frente a outras tendências e teorias. Foram identificados movimentos de inovação, adaptação e reinterpretação dos conceitos e das práticas pedagógicas destinados a conferir-lhes relevância e sentido em diferentes contextos de uso.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
dc.description.sponsorshipIdCNPq: 311711/2019-7
dc.description.sponsorshipIdFAPESP: 2018/26699-4
dc.format.extent-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1678-4634202248244750por
dc.identifier.citationEducação e Pesquisa. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, v. 48, p. -, 2022.
dc.identifier.doi10.1590/S1678-4634202248244750por
dc.identifier.fileS1517-97022022000100723.pdf
dc.identifier.issn1517-9702
dc.identifier.issn1678-4634
dc.identifier.scieloS1517-97022022000100723
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/236976
dc.language.isopor
dc.publisherFaculdade de Educação da Universidade de São Paulo
dc.relation.ispartofEducação e Pesquisa
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectHistória da educaçãopt
dc.subjectCirculação de ideias pedagógicaspt
dc.subjectHerbartianismo norte-americanopt
dc.subjectManuais didáticospt
dc.titleA circulação das ideias de Johann Friedrich Herbart em manuais didáticos norte-americanos (1893-1920)1pt
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.orcid0000-0001-9379-9947[1]
unesp.departmentCiências da Educação - FCLARpt

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