Publicação: Educação musical e a pedagogia de projetos: um enfoque no ensino fundamental da cidade de São Paulo
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Autores
Orientador
Arroyo, Margarete 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
São Paulo - IA - Música
Título da Revista
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Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Buscamos estabelecer uma relação entre o aprendizado de música no ensino fundamental e os paradigmas da educação para o séc. XXI que surgem das novas formas de comunicação e de produção da informação. Após breve contextualização histórica do ensino de Arte no Brasil do séc. XX, nos debruçamos sobre a fundamentação teórica que embasa objeto de interesse: as múltiplas inteligências e a necessidade de garantir a autonomia do estudante e o ensino significativo de Arte. Apresentamos a Pesquisa e a Aprendizagem Baseada em Projetos como os principais caminhos para a ruptura com as abordagens tradicionais calcadas na fragmentação do conhecimento em disciplinas, pela organização escolar em salas de aula e pela aula expositiva. Com esse objetivo, realizamos uma revisão bibliográfica sobre o tema, consultamos a legislação histórica e em vigor e investigamos os instrumentos didáticos – como os Roteiros de Aprendizagem - e o projeto pedagógico da escola municipal Desembargador Amorim Lima. Não se encontrará aqui a simples execração do método tradicional e o enaltecimento dos métodos “alternativos”. Contudo, pretende-se apontar as contradições entre os documentos legais e os currículos em relação à aplicação prática e a realidade escolar, bem como apontar caminhos quanto à abordagem didático-pedagógica e a organização do espaço escolar e do currículo. Apontamos, de forma contundente, o colapso do atual modelo educacional brasileiro e as dificuldades em sua superação, sobretudo no ensino de Arte. Com este trabalho, procuramos enfatizar a necessária coragem e vontade política, dentro e fora da instituição escolar, além do esforço para romper com as práticas enraizadas e já ultrapassadas para uma nova realidade que se apresenta. Acreditamos que somente o enfoque no estudante e suas características individuais pode apontar as soluções que consideramos mais adequadas e contemporâneas.
Resumo (inglês)
We aim to establish a connection between music education in elementary schools and the educational paradigms of the 21st century that emerge from new forms of communication and information production. After a brief historical contextualization of Arts education in Brazil during the 20th century, we delve into the theoretical foundations underlying our object of interest: multiple intelligences and the need to ensure student autonomy and meaningful Arts education. We present Project-Based Research and Learning as the primary paths to breaking away from traditional approaches rooted in the fragmentation of knowledge into disciplines, the organization of schools into classrooms, and lecture-based teaching. To this end, we conducted a literature review on the topic, consulted both historical and current legislation, and investigated educational tools—such as Learning Guides—and the pedagogical project of the municipal school Desembargador Amorim Lima. This work does not simply condemn traditional methods while praising "alternative" methods. However, it aims to highlight the contradictions between legal documents and curricula regarding practical application and school reality, as well as to suggest pathways for didactic- pedagogical approaches and the organization of school spaces and curricula. We strongly point out the collapse of the current Brazilian educational model and the difficulties in overcoming it, especially in Arts education. Through this work, we seek to emphasize the necessary courage and political will, both within and outside the school institution, in addition to the effort needed to break with entrenched and outdated practices in light of a new emerging reality. We believe that only a focus on the student and their individual characteristics can point to the solutions we consider most appropriate and contemporary.
Descrição
Palavras-chave
Música - Instrução e estudo, Educação, Ensino fundamental, Método de projeto no ensino
Idioma
Português
Como citar
Silva, Paulo Rodrigues da. Educação musical e a pedagogia de projetos : um enfoque no ensino fundamental da cidade de São Paulo. Orientadora: Margarete Arroyo. 2024. 79 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Música) - Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", São Paulo, 2024.