O ensino do futsal na educação física escolar: reflexões sobre a prática docente
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Marques, Rodrigo Gonçalves Vieira
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Bauru - FC - Educação Física
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A presente pesquisa trata-se de um estudo sobre o ensino do futsal na Educação Física escolar, buscando compreender como essa modalidade é abordada pelos professores e quais são as percepções docentes em relação ao seu papel pedagógico. A pesquisa foi aplicada por meio de um questionário direcionado a professores de Educação Física atuantes na Educação Básica no interior do estado de São Paulo. Essa pesquisa tem como objetivo geral analisar as concepções e práticas pedagógicas dos docentes sobre o futsal, identificando os principais desafios, estratégias e contribuições dessa modalidade no contexto escolar. De acordo com o estudo bibliográfico desenvolvido, foi possível constatar que o futsal, amplamente presente nas escolas brasileiras, ainda é trabalhado, em grande parte, com ênfase técnica e esportiva, embora haja um movimento crescente em direção a abordagens mais inclusivas e educativas. Para o embasamento teórico, utilizaram-se autores que discutem o esporte como fenômeno cultural e educativo. Os métodos utilizados na pesquisa foram de natureza qualitativa, com caráter exploratório e descritivo. Por fim,
a pesquisa constatou que o futsal, quando ensinado de forma planejada e crítica, contribui significativamente para o desenvolvimento motor, cognitivo e social dos estudantes, promovendo valores como cooperação, respeito, autonomia e inclusão. Os resultados reforçam a importância da intencionalidade pedagógica no ensino do esporte e apontam para a necessidade de formação continuada e reflexiva dos professores de Educação Física.
Resumo (português)
This research is a study on the teaching of futsal in school Physical Education, aiming to understand how this modality is addressed by teachers and what their perceptions are regarding its pedagogical role. The study was conducted through a questionnaire applied to Physical Education teachers working in Basic Education in the countryside of the state of São Paulo. The general objective of this research is to analyze teachers’
conceptions and pedagogical practices related to futsal, identifying the main challenges, strategies, and contributions of this modality within the school context. Based on the bibliographic study, it was possible to verify that futsal, widely present in Brazilian schools, is still often taught with a technical and performance-oriented focus, although there is a growing movement toward more inclusive and educational approaches. The theoretical framework was grounded in authors who discuss sport as a cultural and educational phenomenon. The research employed a qualitative
methodology, with exploratory and descriptive characteristics. Finally, the study concluded that when taught in a planned and critical manner, futsal significantly contributes to students’ motor, cognitive, and social development, promoting values such as cooperation, respect, autonomy, and inclusion. The results reinforce the importance of pedagogical intentionality in sport education and highlight the need for continuous and reflective professional development for Physical Education teachers.
Descrição
Palavras-chave
Futsal escolar, Educação Física, Ensino do esporte, Prática pedagógica, Inclusão, School futsal, Physical education, Sport teaching, Pedagogical practice, Inclusion
Idioma
Português
Citação
PASSARELLO, João Pedro. O ensino do futsal na educação física escolar: reflexões sobre a prática docente. Orientador: Rodrigo Gonçalves Vieira Marques. 2025. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2025.


