Capoeira e corrupio: práticas de liberdade para rodar (n)a arte educação
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Bredariolli, Rita Luciana Berti
Coorientador
Pinto, Levi Fernando Lopes Vieira 

Pós-graduação
Curso de graduação
São Paulo - IA - Artes Visuais
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este trabalho se propõe um corrupio, uma brincadeira de roda. Embolado em memórias e experiências educativas, gira em torno da defesa de uma educação libertária que circunscreve a prática da capoeira para contrapor-se ao controle dos corpos dentro e fora da sala de aula. Partindo da noção do corpo enquanto lugar de descolonização, tomo como guia valores afro brasileiros que fundamentam esse jogo — como oralidade, circularidade e corporeidade — para fazer com que o corpo desse trabalho e das pessoas que o lerem possam brincar. Proponho nas páginas à seguir uma leitura que também se inscreve nos gestos, que corrupia: rodopia, ginga, espirala e bailarina, feito o tempo nas voltas que o mundo dá.
Resumo (espanhol)
Este trabajo se propone un corrupio, un juego de rueda. Enredado en memorias y experiencias educativas, gira en torno a la defensa de una educación libertaria que circunscribe la práctica de la capoeira para oponerse al control de los cuerpos dentro y fuera del aula. Partiendo de la noción del cuerpo como lugar de descolonización, tomo como guía valores afrobrasileños que fundamentan este juego — como la oralidad, la circularidad y la corporeidad — para hacer que el cuerpo de este trabajo y de las personas que lo lean puedan también jugar. Propongo en las páginas siguientes una lectura que también se inscribe en los gestos, que corrupia: da vueltas, ginga, se balancea, se arremolina y baila, como el tiempo en las vueltas que da el mundo.
Descrição
Palavras-chave
Arte na educação, Capoeira, Cultura afro-brasileira, Descolonização
Idioma
Português
Citação
SILVA, Nathaly Amanda Rocha. Capoeira e corrupio: práticas de liberdade para rodar (n)a arte educação. Orientadora: Rita Luciana Berti Bredariolli. Coorientador: Levi Fernando Lopes Vieira Pinto. 2025. 111 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) - Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", São Paulo, 2025.


