Logotipo do repositório
 

Publicação:
A vacina Escherichia coli J5 é eficiente para prevenção da mastite clínica, redução da intensidade dos sintomas e da contagem de células somáticas, em vacas e novilhas?

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Feitosa, Francisco Leydson Formiga

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Medicina Veterinária - FMVA

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Esta revisão avaliou a eficácia da utilização da vacina E. coli J5, na imunização de vacas e novilhas leiteiras no pós-parto, em relação à prevenção de novos casos de mastite clínica, redução na gravidade dos sinais clínicos dos animais acometidos pela enfermidade, assim como na contagem de células somáticas presentes no leite dos animais doentes. O experimento contou com a avaliação dos dados encontrados em seis trabalhos científicos, divididos em dois grupos, três com estudos em vacas e três com estudos em novilhas. A prevenção de casos de mastite clínica foi observada somente em vacas; no grupo das novilhas não houve diferença entre vacinados e não vacinados. Em relação à gravidade dos sinais clínicos dos animais acometidos com mastite, tanto no grupo das novilhas quanto no das vacas, a vacina mostrou-se eficaz, reduzindo custos com tratamentos, descarte de leite e de animais. Sobre a eficácia da vacina em reduzir contagem de células somáticas presentes no leite dos animais com mastite, a vacina não se mostrou eficaz em vacas e novilhas. Análise econômica indica que a vacina E. coli J5 é lucrativa para produtores de leite de grande, médio e pequeno porte, sendo recomendada tanto para vacas quanto para novilhas, por reduzir os custos de produção e facilitar o manejo das granjas leiteiras

Descrição

Palavras-chave

Vaca, Novilho, Vacina veterinária, Mastite, Parto animal, Postpartum

Idioma

Português

Como citar

SILVEIRA, Vitor Franco da. A vacina Escherichia coli J5 é eficiente para prevenção da mastite clínica, redução da intensidade dos sintomas e da contagem de células somáticas, em vacas e novilhas?. 2013. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Medicina Veterinária) Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Medicina Veterinária, 2013.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação