Publicação:
Orações subordinadas substantivas sob uma perspectiva funcionalista-cognitivista: uma proposta de descrição e ensino

dc.contributor.advisorAbreu, Antônio Suárez [UNESP]
dc.contributor.authorSperança-Criscuolo, Ana Carolina [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:32:46Z
dc.date.available2014-06-11T19:32:46Z
dc.date.issued2011-06-02
dc.description.abstractNeste trabalho, propõe-se uma descrição das orações subordinadas substantivas a partir de uma abordagem funcionalista-cognitivista, em que o objetivo principal é apontar sugestões para uma possível prática pedagógica. A motivação para esta pesquisa é a problemática do ensino de gramática, fortemente associado à estrutura e à classificação dos elementos linguísticos. Para o estudo das orações subordinadas substantivas, foi composto um corpus com textos do tipo narrativo (romances, contos e notícias) e do tipo argumentativo (artigos de opinião, textos de divulgação científica e artigos acadêmicos). Dentre as orações encontradas nesse corpus, as mais frequentes foram as predicadas por verbos dicendi, verbos de atividade mental e pela construção “ser + adjetivo”, portanto as orações subordinadas substantivas objetivas diretas e as subjetivas. Segundo os pressupostos da Gramática Discursivo-Funcional (HENGEVELD; MACKENZIE, 2008) e da teoria cognitivista da Integração Conceptual (FAUCONNIER; TURNER, 2002), observaram-se aspectos subjetivos codificados nessas construções sintáticas, motivados pelas intenções comunicativas do Falante e pela maneira como ele conceptualiza o mundo ao seu redor. Em termos pragmáticos, as orações estudadas correspondem a estratégias de que o Falante dispõe para demonstrar maior ou menor comprometimento com o que diz, preservando sua face, e também para garantir a confiabilidade da afirmação asseverada; em termos linguísticos, elas mostram adaptações (BYBEE, 2010) que a língua sofre em função das necessidades comunicativas do Falante. Do ponto de vista do ensino de gramática – especificamente da sintaxe – acredita-se que o foco na funcionalidade destas orações pode tornar a prática em sala de aula mais rica e eficientept
dc.description.abstractIn this work, we propose a description of complement constructions concerning a functional-cognitive approach. This research was motivated by problems related to grammar teaching, which is tightly associated to language structure and formal description. A corpus with narrative texts (novels, short stories and newspaper news) and argumentation texts (opinion articles, popular science texts and academic papers) was composed for the study of complement constructions. Among the subordinate constructions found in the corpus, the most frequent were the ones in which the predicator of the main clause was an elocution verb, a mental verb and the expression “be + adjective”, therefore, the clauses in the position of direct object and subject. According to Functional Discourse Grammar assumptions (HENGEVELD; MACKENZIE, 2008) and the cognitive theory of Conceptual Integration (FAUCONNIER; TURNER, 2002), we observed some subjective aspects encoded by these syntactic constructions, motivated by Speaker‟s communicative intentions and by the way he/she conceptualizes the world around him. In pragmatic terms, the complement clauses we studied correspond to Speaker‟s strategies to demonstrate his commitment degree with what he‟s saying, protecting his/her face, and also assuring the information‟s reliability; in linguistic terms, they show the language suffers some adaptations (BYBEE, 2010) to serve Speaker‟s communicative needs. Concerning grammar teaching – especially syntax teaching – we believe that the focus in the functionality of these constructions can make its teaching richer and more efficienten
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent155 f. : il.
dc.identifier.aleph000646644
dc.identifier.capes33004030009P4
dc.identifier.citationSPERANÇA-CRISCUOLO, Ana Carolina. Orações subordinadas substantivas sob uma perspectiva funcionalista-cognitivista: uma proposta de descrição e ensino. 2011. 155 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011.
dc.identifier.filecriscuolo_acs_dr_arafcl.pdf
dc.identifier.lattes9757262963534648
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/103544
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectGramatica comparada e geral - Sintaxept
dc.subjectEnsino de sintaxept
dc.subjectOração subordinada substantivapt
dc.subjectAbordagem funcionalista-cognitivistapt
dc.subjectIntegração conceptualpt
dc.subjectSyntax teachingen
dc.subjectCompletive clauseen
dc.subjectFunctional-cognitive approachen
dc.subjectConceptual integrationen
dc.titleOrações subordinadas substantivas sob uma perspectiva funcionalista-cognitivista: uma proposta de descrição e ensinopt
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes9757262963534648[1]
unesp.advisor.orcid0000-0002-3903-6663[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.graduateProgramLinguística e Língua Portuguesa - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaLinguística e língua portuguesapt
unesp.researchAreaAnálise fonológica, morfossintática, semântica e pragmáticapt

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