O desenvolvimento profissional docente de professores de engenharias: identidade, mudança e as práticas na sala de aula diante de inovações pedagógicas e curriculares
Carregando...
Data
Autores
Supervisor
Nardi, Roberto 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Relatório de pós-doc
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
O presente relatório tem como objetivo apresentar os resultados obtidos referentes ao estágio de Pós-doutorado desenvolvido junto ao grupo e pesquisa em ensino de Ciências – GPEC vinculado ao Programa de Pós-graduação Educação para a Ciência e a Faculdade de Ciências da UNESP – Bauru. Como principal resultado foi possível evidenciar características da identidade dos professores engenheiros
participantes da pesquisa. Os dados foram obtidos principalmente a partir de entrevistas realizadas com seis (6) professores engenheiros que atuam como professores no ensino superior em uma Universidade Federal no Estado do Paraná. Entre as características destacamos que a construção de suas identidades como Engenheiros e Professores se relaciona principalmente com os temas: (i) lugares e cenas; (ii) eventos na infância, a influência da família e o papel da curiosidade; (iii) a pessoas e momentos da vida pessoal e profissional que contribuíram para o caminho na docência; (iv) a visão da sala de aula e suas relações dentro deste contexto e por último (iv) a sala de aula o ser professor e o
ser engenheiro. Os resultados obtidos foram publicados em um artigo como um capítulo de livro denominado “A Identidade e as Narrativas dos Professores de Engenharia”, no livro da série Educação para a Ciência com o título “Formação de Educadores em Ciência e Matemática: Estreitando as Relações entre Ensino e Pesquisa”. Em cada tema descrita acima pudemos identificar características, fatores e elementos da identidade dos professores engenheiros participantes da pesquisa. Outro resultado refere-se à produção de um artigo submetido ao
European Journal of Engineering Education. Também com o objetivo de identificar características, elementos e fatores que pudessem caracterizar a identidade dos professores engenheiros participantes da pesquisa. Com os procedimentos analíticos adotados foi possível identificar dois temas principais que caracterizam o que significa ser professor e a identidade dos professores engenheiros participantes da pesquisa. Os temas resultados são: 1) Ser professor e fazer sempre o melhor (To be a teacher and always to do the best) e 2) Ser professor e
ser muitas outras coisas (To be a teacher and to be many other things). Como resultado secundário realizou-se um estudo que proporcionou obter em uma visão geral sobre a temática identidade do professor a partir de um levantamento realizado em revistas cientificas em língua inglesa. Este estudo possibilitou caracterizar principais temas vinculados a pesquisa sobre a identidade do professor, entre eles destaca-se: (1) o desafio de estabelecer uma definição e conceituação sobre a identidade do professor; (2) os fatores contextuais e as experiências de ensino; (3) o conceito de self, o autoconceito e a identidade; (4) as narrativas, os discursos e as histórias de vida do professor e a identidade; (5) o papel das emoções, sentimentos e reflexões na construção da identidade docente; (6) o papel da agencia na identidade do professor. É importante destacar que as pesquisas a respeito da identidade do professor Engenheiro é muito embrionária, seja na comunidade de pesquisa em ensino/educação nacional ou internacional. Portanto essa investigação realizada poderá se configurar em uma nova linha de pesquisa dentro da formação de professores e em particular no ensino de Engenharia.
Descrição
Palavras-chave
Identidade do Professor, Ensino de Engenharia, Narrativas, Formação de Professores
Idioma
Português

