Bauru - FC - Faculdade de Ciências

URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/11449/254311

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  • PublicaçãoRelatório de pós-docAcesso Aberto Acesso Aberto
    Tráfego desbalanceado em redes de computadores: observações acerca dos efeitos do balanceamento de dados e sua relação com técnicas de ensemble learning aplicados a cibersegurança
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-07-01) Lucas, Thiago José ; Costa, Kelton Augusto Pontara da ; Universidade Estadual Paulista (Unesp) ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O projeto de pós-doutorado investigou a importância do ajuste de proporcionalidade na distribuição das amostras em Ensemble Learning aplicado à cibersegurança. A pesquisa identificou uma lacuna na literatura sobre o impacto da distribuição desbalanceada de rótulos nos sistemas de detecção de intrusão. Os Objetivos foram? (I) analisar o efeito da distribuição proporcionalmente balanceada das amostras nos erros de classificação e custo computacional e (II) desenvolver modelos de sistemas mais eficientes e confiáveis; Os resultados obtidos apontaram para uma redução significativa de erros de classificação; otimização do desempenho dos sistemas de detecção de intrusão; contribuição para o desenvolvimento da área; produções científicas em congressos e periódicos e co-orientações de Mestrado. A experiência enriqueceu o proponente, demonstrando a eficácia dos métodos propostos e alcançando resultados além das expectativas iniciais.
  • PublicaçãoRelatório de pós-doc
    Síntese de novos materiais biopoliméricos a partir de ácidos resinosos: agregação de valor a biomassa da indústria de resinas, papel e celulose
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-30) Gaglieri, Caroline ; Bannach, Gilbert ; Faculdade de Ciências de Bauru ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O elevado consumo de materiais poliméricos oriundos de origem fóssil, associado aos seus baixos valores de reciclagem (5%) e vida útil (1 ano), demandam pesquisas em uma nova classe de polímeros, os polímeros renováveis. Embora multinacionais, venham investindo na produção destes, ainda há a necessidade de aprimoramento/entendimento das propriedades mecânicas e térmicas para a expansão de suas aplicações. Os ácidos resinosos (AR), também chamados de breu, são um tipo de biomassa produzidos pelo pinus e podem ser extraídos por destilação da resina (obtida na Indústria da Resina) ou do licor negro (um subproduto da Indústria de Papel e Celulose que utiliza o processo Kraft). No entanto, a maior parte desta produção é exportada ou destinada a aplicações subvalorizadas. A partir de tais dados e demandas, o presente projeto estabeleceu uma metodologia simples e rápida para aplicação do breu sem nenhuma purificação prévia, para a produção de uma nova molécula. Esta, além de apresentar maior solubilidade do que os precursores em diferentes solventes orgânicos e aquosos (sob determinadas condições) pode ser aplicada em diferentes campos da química dos materiais poliméricos. O polímero resultante da sua reação com o óleo maleinizado de uva apresentou altos valores de estabilidade térmica, densidade de intercruzamento, hidrofobicidade, teor de carbono renovável e deformação. Além disso, foi possível reprocessá-lo utilizando-se apenas uma fonte de irradiação na região do infravermelho, e mesmo após este processo o material apresentou boas propriedades mecânicas. Tais resultados demonstram novas e eficientes rotas de agregar valor a esta biomassa, colaborando com a economia circular, seguindo os princípios da Química Verde e em concordância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, especialmente o 9 e o 12, relacionados respectivamente a “Indústria, Inovação e Infraestrutura” e “Consumo e Produção Responsáveis”.
  • PublicaçãoRelatório de pós-docAcesso Aberto Acesso Aberto
    Produção de compósitos e realização de tratamentos superficiais para o aprimoramento de propriedades tribológicas e biológicas visando aplicações biomédicas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-01) Gonçalves, Vinícius Richieri Manso ; Grandini, Carlos Roberto ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O aumento na expectativa de vida tem contribuído para a crescente demanda de próteses ortopédicas de articulação, como próteses de quadril e de joelho, que tenham maior durabilidade e melhor desempenho. Neste contexto, as ligas de Ti-Nb do tipo β têm despertado amplo interesse devido à combinação de baixo módulo de elasticidade, elevada resistência à corrosão e adequada biocompatibilidade. Contudo, a baixa resistência ao desgaste dos materiais metálicos, em geral, permanece como um problema, pois a degradação do implante pode ser acelerada devido ao esforço de atrito que ocorre em meio corrosivo. Para sanar este problema, o comportamento tribológico de uma liga β de Ti pode ser aprimorado com a incorporação de partículas cerâmicas duras como agente de reforço. Em outras palavras, compósitos de matriz metálica à base de Ti (TMCs) podem ser produzidos via fusão à arco voltaico da liga β de Ti-40Nb junto com pós cerâmicos, como pós de NbC, NbB2 e B4C. Nesta estratégia, reações químicas podem ocorrer durante a fusão e promover a formação de partículas duras de TiC e/ou TiB, sendo assim, conhecida como rota de produção in-situ. A segregação e a porosidade podem ser minimizadas neste tipo de compósito devido às reações in-situ, enquanto elevada estabilidade termodinâmica e forte união interfacial entre matriz e reforço podem ser alcançadas. Estudos anteriores demonstraram que as adições de NbC, de NbB2 e de B4C na liga Ti-40Nb permitiram a produção de TMCs in-situ do tipo β com elevadas resistências à tribocorrosão e baixo módulo de elasticidade. Contudo, a partir destes promissores β-TMCs recentemente desenvolvidos, os objetivos do presente estudo visaram promover o crescimento de filmes óxidos nas superfícies destes compósitos com a realização de tratamento de oxidação por micro arco (MAO). Ao utilizar um eletrólito enriquecido com Mg, P e Ca, buscou-se incorporar esses elementos bioativos nos filmes de óxido para funcionalizar as respostas biológicas. Os resultados da composição química confirmaram a presença bem-sucedida de Mg, P e Ca nas superfícies dos β-TMCs após MAO. Além disso, o reforço de TiC e/ou TiB forneceram suporte aos filmes de MAO para que ambos atuassem em sinergia no endurecimento, sugerindo otimização nos comportamentos tribológicos. Portanto, o presente estudo aplicou o tratamento de MAO em β-TMCs recentemente desenvolvidos como uma abordagem inovadora, alcançando novos atrativos para esses β-TMCs visando a aplicação biomédica.
  • PublicaçãoRelatório de pós-doc
    O desenvolvimento dos processos mentais e sua relação com o pensamento numérico e/ou o sentido de número para o ensino e a aprendizagem da matemática
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-31) Da Costa, Leila Pessôa. ; Pirola, Nelson Antonio
    Esta pesquisa buscou responder a seguinte questão: o que as crianças, que ingressam no 1º ano do Ensino Fundamental sabem, ou precisam saber para terem habilidades relativas ao pensamento numérico e serem proficientes nesse tema? Acreditamos que o desenvolvimento do pensamento numérico e do sentido numérico está intimamente relacionado ao desenvolvimento dos processos mentais das crianças e ainda, ser o desenvolvimento do pensamento numérico, condição importante para a aprendizagem e o entendimento sobre números e operações propostos na unidade temática denominada de ‘números’ na BNCC. Nosso objetivo foi o de investigar o nível do desenvolvimento dos processos mentais, sua relação com o desenvolvimento do pensamento numérico e/ou sentido de número em alunos da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental e sua importância para a aprendizagem e o entendimento sobre números e operações. Os resultados evidenciaram que a partir dos estudos epistemológicos realizados, o conhecimento numérico é algo intrínseco ao indivíduo, contudo, as experiências sociais são significativas para o desenvolvimento dos processos mentais, e em relação ao ensino, o conhecimento do professor acerca desses processos, dos desafios que organiza para os alunos, no processo de comunicação, que envolve a qualidade das perguntas que o professor faz e na escuta atenta às respostas que os alunos dão, são aspectos que merecem a atenção do ensino a fim de garantirmos uma aprendizagem mais satisfatória.