Publicação:
O currículo da rede pública estadual paulista e a proposta de sistematização de conteúdos temáticos por professores-pesquisadores de educação física

dc.contributor.authorConceição, Willian Lazaretti da
dc.contributor.authorCorsino, Luciano Nascimento
dc.contributor.authorSanches Neto, Luiz [UNESP]
dc.contributor.authorVenâncio, Luciana [UNESP]
dc.contributor.authorOkimura-Kerr, Tiemi
dc.contributor.authorUlasowicz, Carla
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual da Bahia (UNEB)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionUniversidade de São Paulo (USP)
dc.contributor.institutionCentro Universitário Sant'Anna (UniSant'Anna)
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:05Z
dc.date.available2016-07-19T13:00:05Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractPercorrendo a trilha da investigação na ação, nós professores-pesquisadores em educação física escolar, nos propomos a estudar o currículo da Educação Física do Estado de São Paulo (CEF-SP) e uma proposta de sistematização de conteúdos utilizada por professores-pesquisadores, tendo como objetivo analisar aspectos convergentes e divergentes no que tange a proposição de conteúdos. Com a apresentação da Proposta Curricular do Estado de São Paulo (PC-SP) publicada no ano de 2008, muitos questionamentos vieram à tona, alguns ancorados em críticas pouco fundamentadas que por vezes desqualificavam as sugestões contidas no documento. Para tanto, utilizamos documentos como ponto de partida, estabelecendo relações com pesquisas realizadas no temário, teóricos do currículo, e á proposta de sistematização utilizada pelos professores-pesquisadores no cotidiano educacional. Nas considerações, ponderamos que os debates, as reflexões e discussões recorrente no grupo de professores-pesquisadores têm os aproximado do próprio saber e questionado o saber construído ou originário do acadêmico, ou seja, os professores estão produzido seus próprios conhecimentos e saberes, diferente de quando se recebe um currículo concluído. O reconhecimento por parte dos professores de sua capacidade transformadora e a descoberta de suas potencialidades colabora com a autovalorização dos docentes e o trabalho coletivo constrói o sentimento de grupo capaz de uni-los em torno da luta por objetivos comuns.pt
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Ciências da Motricidade, Instituto de Biociências de Rio Claro
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente
dc.format.extent10891-10903
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10891-10903
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-10891-10903.pdf
dc.identifier.issn2357-7819
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141698
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectCurrículopt
dc.subjectEducação físicapt
dc.subjectProfessor-pesquisadorpt
dc.titleO currículo da rede pública estadual paulista e a proposta de sistematização de conteúdos temáticos por professores-pesquisadores de educação físicapt
dc.typeTrabalho apresentado em eventopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept

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