Publicação: O currículo da rede pública estadual paulista e a proposta de sistematização de conteúdos temáticos por professores-pesquisadores de educação física
dc.contributor.author | Conceição, Willian Lazaretti da | |
dc.contributor.author | Corsino, Luciano Nascimento | |
dc.contributor.author | Sanches Neto, Luiz [UNESP] | |
dc.contributor.author | Venâncio, Luciana [UNESP] | |
dc.contributor.author | Okimura-Kerr, Tiemi | |
dc.contributor.author | Ulasowicz, Carla | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual da Bahia (UNEB) | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.contributor.institution | Universidade de São Paulo (USP) | |
dc.contributor.institution | Centro Universitário Sant'Anna (UniSant'Anna) | |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T13:00:05Z | |
dc.date.available | 2016-07-19T13:00:05Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | Percorrendo a trilha da investigação na ação, nós professores-pesquisadores em educação física escolar, nos propomos a estudar o currículo da Educação Física do Estado de São Paulo (CEF-SP) e uma proposta de sistematização de conteúdos utilizada por professores-pesquisadores, tendo como objetivo analisar aspectos convergentes e divergentes no que tange a proposição de conteúdos. Com a apresentação da Proposta Curricular do Estado de São Paulo (PC-SP) publicada no ano de 2008, muitos questionamentos vieram à tona, alguns ancorados em críticas pouco fundamentadas que por vezes desqualificavam as sugestões contidas no documento. Para tanto, utilizamos documentos como ponto de partida, estabelecendo relações com pesquisas realizadas no temário, teóricos do currículo, e á proposta de sistematização utilizada pelos professores-pesquisadores no cotidiano educacional. Nas considerações, ponderamos que os debates, as reflexões e discussões recorrente no grupo de professores-pesquisadores têm os aproximado do próprio saber e questionado o saber construído ou originário do acadêmico, ou seja, os professores estão produzido seus próprios conhecimentos e saberes, diferente de quando se recebe um currículo concluído. O reconhecimento por parte dos professores de sua capacidade transformadora e a descoberta de suas potencialidades colabora com a autovalorização dos docentes e o trabalho coletivo constrói o sentimento de grupo capaz de uni-los em torno da luta por objetivos comuns. | pt |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Ciências da Motricidade, Instituto de Biociências de Rio Claro | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente | |
dc.format.extent | 10891-10903 | |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10891-10903 | |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-10891-10903.pdf | |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141698 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Currículo | pt |
dc.subject | Educação física | pt |
dc.subject | Professor-pesquisador | pt |
dc.title | O currículo da rede pública estadual paulista e a proposta de sistematização de conteúdos temáticos por professores-pesquisadores de educação física | pt |
dc.type | Trabalho apresentado em evento | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claro | pt |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- ISSN2357-7819-2014-10891-10903.pdf
- Tamanho:
- 569.25 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format