Logotipo do repositório
 

Publicação:
A influência do Instagram nos destinos turísticos: estudo de caso de São Miguel dos Milagres - AL

dc.contributor.advisorSilva, Rafael Henrique Teixeira da [UNESP]
dc.contributor.authorPrado, Ligia Bueno
dc.contributor.institutionFEC - Faculdade de Engenharia e Ciências
dc.date.accessioned2023-11-29T17:29:23Z
dc.date.available2023-11-29T17:29:23Z
dc.date.issued2023-11-22
dc.description.abstractEste estudo analisou a relevância das redes sociais, especialmente o Instagram, como uma poderosa ferramenta e estratégia de promoção e divulgação de destinos turísticos. O estudo de caso teve como epicentro São Miguel dos Milagres, localizado no paradisíaco litoral de Alagoas, um exemplo emblemático de como a evolução da internet e das redes digitais redefiniram a paisagem comunicativa no âmbito do turismo. A pesquisa realizou uma análise abrangente da interconexão entre o Instagram e o planejamento de viagens, ressaltando a crescente importância atribuída à experiência compartilhável do viajante contemporâneo. Além de ter sido uma plataforma de inspiração e pesquisa, o Instagram desempenhou um papel fundamental na promoção do patrimônio cultural, no desenvolvimento econômico de determinadas localidades e no aumento da demanda por serviços turísticos. Através das postagens e stories, os viajantes compartilharam suas experiências e influenciaram potenciais visitantes, impactando significativamente o setor de turismo. Para compreender mais profundamente a importância dessa plataforma, esta pesquisa abordou a utilização de hashtags no Instagram como um componente-chave para facilitar as pesquisas e orientar os usuários na descoberta de conteúdos relacionados a destinos turísticos de seu interesse. Nesse sentido, esta pesquisa adotou uma abordagem metodológica que combinou elementos qualitativos e quantitativos para avaliar como o Instagram influenciou positiva e negativamente o turismo, analisando métricas de engajamento, como curtidas, comentários, compartilhamentos e salvamentos, para compreender melhor o impacto da plataforma no setor. Este estudo se dedicou a examinar o impacto do Instagram nos destinos turísticos, especialmente em São Miguel dos Milagres. Através da ferramenta Keyhole, métricas de curtidas e comentários revelaram a forte conexão das postagens com a cidade, impulsionando o turismo e destacando seus traços culturais e naturais. Esse estudo enobrece o papel das redes sociais, especialmente do Instagram, como ferramentas fundamentais para o marketing turístico, ampliando a visibilidade de destinos.pt
dc.description.abstractThis study analyzed the relevance of social networks, especially Instagram, as a powerful tool and strategy for promoting and publicizing tourist destinations. The case study had as its epicenter São Miguel dos Milagres, located on the paradisiacal coast of Alagoas, an emblematic example of how the evolution of the internet and digital networks have redefined the communicative landscape in the context of tourism. The research conducted a comprehensive analysis of the interconnection between Instagram and travel planning, highlighting the growing importance placed on the sharable experience of the contemporary traveler. In addition to being a platform for inspiration and research, Instagram has played a fundamental role in promoting cultural heritage, the economic development of certain locations and increasing demand for tourist services. Through posts and stories, travelers shared their experiences and influenced potential visitors, significantly impacting the tourism sector. To more deeply understand the importance of this platform, this research addressed the use of hashtags on Instagram as a key component to facilitate searches and guide users in discovering content related to tourist destinations of interest. In this sense, this research adopted a methodological approach that combined qualitative and quantitative elements to evaluate how Instagram positively and negatively influenced tourism, analyzing engagement metrics such as likes, comments, shares and saves, to better understand the platform's impact on the sector. . This study was dedicated to examining the impact of Instagram on tourist destinations, especially in São Miguel dos Milagres. Using the Keyhole tool, likes and comments metrics revealed the strong connection between the posts and the city, boosting tourism and highlighting its cultural and natural features. This study enhances the role of social networks, especially Instagram, as fundamental tools for tourism marketing, increasing the visibility of destinations.en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/251554
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectInstagrampt
dc.subjectTurismopt
dc.subjectRedes Sociaispt
dc.subjectPlanejamento de Viagenspt
dc.subjectHashtagspt
dc.subjectPromoção Turísticapt
dc.subjectTourismen
dc.subjectSocial Mediaen
dc.subjectTravel Planningen
dc.subjectTourist Promotionen
dc.titleA influência do Instagram nos destinos turísticos: estudo de caso de São Miguel dos Milagres - ALpt
dc.title.alternativeThe influence of Instagram on tourist destinations: a case study of São Miguel dos Milagres - ALen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia e Ciências, Rosanapt
unesp.examinationboard.typeBanca pública
unesp.undergraduateRosana - FEC - Turismo

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
prado_lb_tcc_rosa.pdf
Tamanho:
1.59 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.44 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
prado_lb_autorizacao_rosa.pdf
Tamanho:
132.91 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: