Publicação:
Profissionalização docente e subordinação do trabalho educativo à lógica flexível da produção capitalista

dc.contributor.advisorMartins, Lígia Márcia [UNESP]
dc.contributor.authorCarvalho, Saulo Rodrigues [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-05-30T16:19:13Z
dc.date.available2016-05-30T16:19:13Z
dc.date.issued2016-03-30
dc.description.abstractThis work deals with the concept of Teacher Professional Identity, from the standpoint of historical materialism-Dialectical. The discussion of teacher professional identity is highlighted specifically during the capitalist restructuring of the production and standardization of flexible accumulation pattern. The same is presented as a prerogative for the training of teachers in a critical and autonomous perspective within the teaching professionalism, in order to overcome the identity crisis of the teacher's work. Similarly, the determinations of productive restructuring on the magisterium can influence the in the form of impoverishment of school subjects and replacing a based education in objective scientific knowledge by training in structural affinity with the changing demands of contemporary capitalism. In this sense, we put in question the concept of Teacher Professional Identity, questioning his prerogative as a way of overcoming the crisis brought by the changes of capitalism. Understanding it as a way to adapt the demands imposed by this productive dynamic, discuss their theoretical bases, putting on suspicion the concept of identity. Lastly we discuss the failure of the identity of the teacher limited to his professional particularity and the historical necessity of the apprehension of universality of educational work for teacher training.en
dc.description.abstractEste trabalho trata o conceito de Identidade Profissional do Professor, sob o enfoque do Materialismo Histórico-Dialético. A discussão da identidade profissional do professor ganha destaque especificamente durante o processo de reestruturação capitalista da produção e normatização do padrão flexível de acumulação. A mesma se apresenta como prerrogativa para a formação de professores numa perspectiva crítica e autônoma no âmbito do profissionalismo docente, com o propósito de superar a crise de identidade sobre o trabalho do professor. Do mesmo modo, as determinações da reestruturação produtiva ecoam sobre o magistério sob a forma do empobrecimento dos conteúdos escolares e da substituição de um ensino calcado nos conhecimentos científicos objetivos, por uma formação em afinidade estrutural com as novas exigências do capitalismo contemporâneo. Nesse sentido, problematizamos o conceito de Identidade Profissional do Professor questionando a sua prerrogativa como forma de superação da crise instaurada pelas mudanças do capitalismo. Entendendo-o como uma maneira de adaptação as demandas impostas por essa dinâmica produtiva, discutimos as suas bases teóricas, colocando em suspeição o conceito de identidade. Por fim discutimos a insuficiência da identidade do professor circunscrita a sua particularidade profissional e a necessidade histórica da apreensão da universalidade do trabalho educativo para a formação docente.pt
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.description.sponsorshipIdCNPq: 160780/2014-4
dc.identifier.aleph000867736
dc.identifier.capes33004030079P2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/138890
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectTeacher's professional identityen
dc.subjectProductive restructuringen
dc.subjectHistorical-critical pedagogyen
dc.subjectSchool educationen
dc.subjectFormação de professorespt
dc.subjectIdentidade profissional do professorpt
dc.subjectReestruturação produtivapt
dc.subjectPedagogia histórico-críticapt
dc.subjectEducação escolarpt
dc.titleProfissionalização docente e subordinação do trabalho educativo à lógica flexível da produção capitalistapt
dc.title.alternativeTeacher professionalization and subordination of educational work the flexible logic of capitalist productionen
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramEducação Escolar - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaEducação escolarpt
unesp.researchAreaTeorias Pedagógicas, Trabalho Educativo e Sociedade.pt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
carvalho_sr_dr_arafcl.pdf
Tamanho:
2.62 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Nenhuma Miniatura disponível
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.02 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: