Logotipo do repositório
 

Publicação:
Prática de mediação da aprendizagem com uma avaliação formativa na escola pública

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Tipo

Trabalho apresentado em evento

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Um trabalho de pesquisa está sendo desenvolvido, em escolas publicas estaduais paulistas da região noroeste do Estado, fundamentado na teoria da avaliação para a aprendizagem associadas aos fundamentos das teorias da educação. Com o objetivo de pesquisar a possibilidade de mediar aprendizagem através de avaliação da aprendizagem com “feedback”, entre aplicação e reaplicação principalmente proporcionando um processo de recuperação contínua. Foram aplicadas provas em dois momentos: a aplicação, sem conhecimento das questões, abrangentes à matéria; cada prova constando de 4 a 5 questões para grupos de 4 a 5 alunos. Na reaplicação, as provas constaram das mesmas questões da aplicação, mantendo uma questão de cada prova da aplicação e importando as demais das provas resolvidas pelos seus pares na aplicação. Cópias das provas de aplicação, resolvidas pelos integrantes do grupo de estudo, corrigidas ou não de acordo com a escolaridade, foram disponibilizadas para os grupos estudarem para a reaplicação. A primeira escola iniciou o projeto em 2007. Encontrava-se em 2006, em 28º lugar entre 33 da região; em 2008, subiu para 14º lugar e, em 2010, 1º lugar na região e 16º lugar no Estado; o IDESP 2012 do Ensino Médio desta escola alcançou o 11º melhor índice do Estado com IDESP 120% acima da meta da SEE/SP. A partir do 2º semestre de 2011, três novas escolas adotaram a proposta e, em duas, os resultados promissores já se fizeram notar. Uma boa aula ajuda, mas os resultados mostram que a mudança da cultura escolar para aprendizagem.

Descrição

Palavras-chave

Idioma

Português

Como citar

CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4335-4347

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação