Logo do repositório
 

Prática de mediação da aprendizagem com uma avaliação formativa na escola pública

dc.contributor.authorHaga, Mario Susumo [UNESP]
dc.contributor.authorBarreira, Giovana Rosselli Dias [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, José Augusto Ignácio da [UNESP]
dc.contributor.authorHaga, Kuniko Iwamoto [UNESP]
dc.contributor.authorTortorelli, Wellington [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:46Z
dc.date.available2016-07-19T13:00:46Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractUm trabalho de pesquisa está sendo desenvolvido, em escolas publicas estaduais paulistas da região noroeste do Estado, fundamentado na teoria da avaliação para a aprendizagem associadas aos fundamentos das teorias da educação. Com o objetivo de pesquisar a possibilidade de mediar aprendizagem através de avaliação da aprendizagem com “feedback”, entre aplicação e reaplicação principalmente proporcionando um processo de recuperação contínua. Foram aplicadas provas em dois momentos: a aplicação, sem conhecimento das questões, abrangentes à matéria; cada prova constando de 4 a 5 questões para grupos de 4 a 5 alunos. Na reaplicação, as provas constaram das mesmas questões da aplicação, mantendo uma questão de cada prova da aplicação e importando as demais das provas resolvidas pelos seus pares na aplicação. Cópias das provas de aplicação, resolvidas pelos integrantes do grupo de estudo, corrigidas ou não de acordo com a escolaridade, foram disponibilizadas para os grupos estudarem para a reaplicação. A primeira escola iniciou o projeto em 2007. Encontrava-se em 2006, em 28º lugar entre 33 da região; em 2008, subiu para 14º lugar e, em 2010, 1º lugar na região e 16º lugar no Estado; o IDESP 2012 do Ensino Médio desta escola alcançou o 11º melhor índice do Estado com IDESP 120% acima da meta da SEE/SP. A partir do 2º semestre de 2011, três novas escolas adotaram a proposta e, em duas, os resultados promissores já se fizeram notar. Uma boa aula ajuda, mas os resultados mostram que a mudança da cultura escolar para aprendizagem.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Física e Química, Ilha Solteira, SP, Brasil
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Engenharia Mecânica, Ilha Solteira, SP, Brasil
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Biologia e Zootecnia, Ilha Solteira, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Física e Química, Ilha Solteira, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Engenharia Mecânica, Ilha Solteira, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Biologia e Zootecnia, Ilha Solteira, SP, Brasil
dc.format.extent4335-4347
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4335-4347
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-4335-4347.pdf
dc.identifier.issn2357-7819
dc.identifier.lattes3558054469670536
dc.identifier.lattes3832034837641381
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141854
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.titlePrática de mediação da aprendizagem com uma avaliação formativa na escola públicapt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes3558054469670536
unesp.author.lattes3832034837641381
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Ilha Solteirapt
unesp.departmentFísica e Química - FEISpt
unesp.departmentEngenharia Mecânica - FEISpt
unesp.departmentBiologia e Zootecnia - FEISpt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2357-7819-2014-4335-4347.pdf
Tamanho:
526.92 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format