Prática de mediação da aprendizagem com uma avaliação formativa na escola pública
dc.contributor.author | Haga, Mario Susumo [UNESP] | |
dc.contributor.author | Barreira, Giovana Rosselli Dias [UNESP] | |
dc.contributor.author | Silva, José Augusto Ignácio da [UNESP] | |
dc.contributor.author | Haga, Kuniko Iwamoto [UNESP] | |
dc.contributor.author | Tortorelli, Wellington [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T13:00:46Z | |
dc.date.available | 2016-07-19T13:00:46Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | Um trabalho de pesquisa está sendo desenvolvido, em escolas publicas estaduais paulistas da região noroeste do Estado, fundamentado na teoria da avaliação para a aprendizagem associadas aos fundamentos das teorias da educação. Com o objetivo de pesquisar a possibilidade de mediar aprendizagem através de avaliação da aprendizagem com “feedback”, entre aplicação e reaplicação principalmente proporcionando um processo de recuperação contínua. Foram aplicadas provas em dois momentos: a aplicação, sem conhecimento das questões, abrangentes à matéria; cada prova constando de 4 a 5 questões para grupos de 4 a 5 alunos. Na reaplicação, as provas constaram das mesmas questões da aplicação, mantendo uma questão de cada prova da aplicação e importando as demais das provas resolvidas pelos seus pares na aplicação. Cópias das provas de aplicação, resolvidas pelos integrantes do grupo de estudo, corrigidas ou não de acordo com a escolaridade, foram disponibilizadas para os grupos estudarem para a reaplicação. A primeira escola iniciou o projeto em 2007. Encontrava-se em 2006, em 28º lugar entre 33 da região; em 2008, subiu para 14º lugar e, em 2010, 1º lugar na região e 16º lugar no Estado; o IDESP 2012 do Ensino Médio desta escola alcançou o 11º melhor índice do Estado com IDESP 120% acima da meta da SEE/SP. A partir do 2º semestre de 2011, três novas escolas adotaram a proposta e, em duas, os resultados promissores já se fizeram notar. Uma boa aula ajuda, mas os resultados mostram que a mudança da cultura escolar para aprendizagem. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Física e Química, Ilha Solteira, SP, Brasil | |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Engenharia Mecânica, Ilha Solteira, SP, Brasil | |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Biologia e Zootecnia, Ilha Solteira, SP, Brasil | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Física e Química, Ilha Solteira, SP, Brasil | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Engenharia Mecânica, Ilha Solteira, SP, Brasil | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Biologia e Zootecnia, Ilha Solteira, SP, Brasil | |
dc.format.extent | 4335-4347 | |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4335-4347 | |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-4335-4347.pdf | |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | |
dc.identifier.lattes | 3558054469670536 | |
dc.identifier.lattes | 3832034837641381 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141854 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.title | Prática de mediação da aprendizagem com uma avaliação formativa na escola pública | pt |
dc.type | Trabalho apresentado em evento | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 3558054469670536 | |
unesp.author.lattes | 3832034837641381 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Ilha Solteira | pt |
unesp.department | Física e Química - FEIS | pt |
unesp.department | Engenharia Mecânica - FEIS | pt |
unesp.department | Biologia e Zootecnia - FEIS | pt |
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