Logo do repositório
 

Uma análise das representações das rotinas escolares e do catolicismo em O Ateneu, de Raul Pompeia

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Oriani, Angélica Pall

Coorientador

Pós-graduação

Educação - FFC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Esta pesquisa teve como o objetivo investigar, refletir e analisaras representações do catolicismo na obra O Ateneu: crônica de saudades de Raul Pompeia. Para tal, foram selecionadas passagens do enredo para observação e estudo com base na revisão bibliográfica sobre o Colégio Abílio e sobre Raul Pompeia. A pesquisa foi desenvolvida a partir de pesquisa bibliográfica e documental. Do ponto de vista do referencial teórico, alinhado à perspectiva da Nova Historia Cultural, foram utilizados autores como Chartier (2000), Foucault (2001), Julia (2001), Nora (1993), Meneses (1992) entre outros. A partir da análise das representações desta obra de Pompeia e da revisão bibliográfica sobre o Colégio Abílio, foi possível constatar a presença do catolicismo nas práticas cotidianas do colégio, sendo o catolicismo um elemento de destaque para o funcionamento do colégio. Além disso, foi possível constatar, mediante a análise, que Pompeia representou os aspectos do catolicismo dentro do colégio de forma impositiva e autoritária demostrando possivelmente a sua relação com a religião dentro da instituição. Esta pesquisa se insere no campo da Nova História Cultural (Chartier 2002a) e possibilita novas discussões nesta área e no campo da História da Educação.

Resumo (inglês)

This research aimed to investigate, reflect on and analyze the representations of Catholicism in the work O Ateneu: crônica de saudades by Raul Pompeia. To this end, passages from the plot were selected for observation and study based on the bibliographic review on Colégio Abílio and Raul Pompeia. The research was developed based on bibliographic and documentary research. From the point of view of the theoretical framework, aligned with the perspective of the New Cultural History, authors such as Chartier (2000), Foucault (2001), Julia (2001), Nora (1993), Meneses (1992) among others were used. From the analysis of the representations of this work by Pompeia and the bibliographic review on Colégio Abílio, it was possible to verify the presence of Catholicism in the daily practices of the school, with Catholicism being a prominent element in the functioning of the school. Furthermore, it was possible to verify, through the analysis, that Pompeia represented the aspects of Catholicism within the school in an imposing and authoritarian way, possibly demonstrating its relationship with religion within the institution. This research is part of the field of New Cultural History (Chartier 2002a) and enables new discussions in this area and in the field of History of Education.

Resumo (espanhol)

Esta investigación tuvo como objetivo investigar, reflexionar y analizar las representaciones del catolicismo en la obra O Ateneu: crônica de saudades de Raul Pompeia. Para ello, se seleccionaron pasajes de la trama para su observación y estudio con base en la revisión bibliográfica sobre el Colégio Abílio y Raul Pompeia. La investigación se desarrolló con base en la investigación bibliográfica y documental. Desde el punto de vista del marco teórico, alineado con la perspectiva de la Nueva Historia Cultural, se utilizaron autores como Chartier (2000), Foucault (2001), Julia (2001), Nora (1993), Meneses (1992) entre otros. A partir del análisis de las representaciones de esta obra de Pompeia y la revisión bibliográfica sobre el Colégio Abílio, fue posible verificar la presencia del catolicismo en las prácticas cotidianas de la escuela, siendo el catolicismo un elemento destacado en el funcionamiento de la escuela. Además, mediante el análisis, se pudo verificar que Pompeia representaba los aspectos del catolicismo dentro de la escuela de forma imponente y autoritaria, lo que posiblemente demuestra su relación con la religión dentro de la institución. Esta investigación se enmarca en el campo de la Nueva Historia Cultural (Chartier, 2002a) y propicia nuevas discusiones en este ámbito y en el de la Historia de la Educación.

Descrição

Palavras-chave

Educação História, Literatura e História, Século XIX, Catolicismo, Historiografia, Education History, Literature and history, Catholicism, Historiography

Idioma

Português

Citação

SIERRA, Ligia Mayra Amaral Lima. Uma análise das representações das rotinas escolares e do catolicismo em O Ateneu, de Raul Pompeia. 2025. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, 2025.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação