Marília - FFC - Faculdade de Filosofia e Ciências
URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/11449/253961
Navegar
Submissões Recentes
ItemDissertação de mestrado O governo Bolsonaro no contexto neoliberal: relação da extrema direita com políticas contra a classe trabalhadora(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-20) Marchesano, Gabriel Shimith ; Pinheiro, Jair ; Barbosa, Jefferson Rodrigues ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O presente trabalho tem como objetivo principal relacionar políticas de caráter neoliberal durante o governo do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (2019-2022), bem como as consequências prejudicais à classe trabalhadora brasileira. Inicialmente, entende-se a fundamentação teórica do neoliberalismo no Brasil, a fim de compreender o contexto do seu desenvolvimento e as vias da aproximação de figuras políticas representativas da direita e extrema direita. Pretende-se, a partir do exame das conexões ideológicas do chamado bolsonarismo, avaliar a fusão deste projeto econômico com o plano político, visando à compreensão das aproximações com o ativismo neoliberal nas redes sociais e a formação das bases de apoio, importantes sustentáculos do governo de Jair Bolsonaro. A pesquisa dedica-se a analisar a relação entre políticas neoliberais e a produção ideológica contra a classe trabalhadora. Com isso, busca-se elucidar o modo como políticas neoliberais e produção ideológica afetaram as camadas mais vulneráveis da sociedade brasileira.ItemDissertação de mestrado Organizações sociais e o novo neoliberalismo educacional em Goiás (2015-2018)(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-22) Machado, Noah de Melo ; Totti, Marcelo Augusto ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A atuação das Organizações Sociais (OS) na gestão do sistema de Educação é um fenômeno recente que se insere no conjunto das contrarreformas neoliberais realizadas no Brasil desde a década de 1990. Corresponde, em linhas gerais, a uma agenda de políticas que buscam reordenar o papel do Estado na sociedade contemporânea por meio da execução de políticas sociais e econômicas que limitam as possibilidades de promoção da justiça social e o combate às desigualdades, através da constituição de novos arranjos jurídicos e institucionais e da integração a redes de governança global, marcadas pela presença de poderosos aparelhos privados de hegemonia, como o Banco Mundial, instituições filantrópicas e organizações do terceiro setor. O objetivo dessa pesquisa é analisar o processo de implementação das OS no Estado de Goiás entre os anos de 2015 e 2018, período correspondente aos governos de Marconi Perillo (PSDB), que tentou implementar as OS na gestão das escolas da rede estadual, seguindo recomendações do Banco Mundial, o que por sua vez gerou polêmicas e ampla movimentação da sociedade civil que se mobilizou contra a proposta de gestão por OS na educação do Estado. Para melhor entendimento do objeto posto em análise e a conjuntura no qual se insere, é necessário captarmos os conflitos, contradições e antagonismos que lhe são inerentes, buscando o entendimento de sua essência, nuances e dinâmicas estruturais, examinando-o minuciosamente, a partir do modo como ele se apresenta no mundo material. Para isso, trabalhamos com o materialismo histórico dialético e com a pesquisa engajada enquanto ferramentas teórico-políticas de produção do conhecimento. Ademais, utilizamos metodologias inscritas no campo das pesquisas qualitativas, como estudos bibliográficos e análise documental. A análise dos documentos e da bibliografia especializada demonstrou que a proposta de gestão por OS em Goiás se mostra bastante danosa para os trabalhadores do sistema educacional, ao promover um projeto político de ampla precarização e pauperização de suas condições de trabalho, além de trazer séria desconfiança quanto ao risco da implementação do modelo para o ensino dos estudantes.ItemDissertação de mestrado O tempo da consciência: duração interior em Henri Bergson e o fluxo de consciência no romance As Ondas de Virginia Woolf(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-12) Silva, Maria Ester Martins ; Rodrigues, Paulo César ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Este trabalho tem como objetivo pensar o tempo da consciência em Henri Bergson, particularmente em seu primeiro livro, o Ensaio sobre os dados imediatos da consciência (1889), no qual Bergson discute a duração atrelada à noção de consciência. A partir disso, pretende-se pensar a influência de Bergson na literatura da escritora inglesa Virginia Woolf, integrante do modernismo inglês do século XX. A escritora é proponente de uma literatura que pode ser entendida como um grande exemplo de ruptura com a linguagem comum, ao ter criticado os romances tradicionais realistas, os quais esquecem de retratar a realidade interna das personagens como o próprio cerne da vida temporal, objeto privilegiado da narrativa moderna. Logo, é preciso chamar a atenção para esse tempo espacializado que muitos descreviam como estruturador da experiência convencional do tempo, despertando o foco narrativo para a abordagem do tempo real, vivido, essencialmente distinto do espaço. Woolf, por ter experimentado em seus romances o fluxo de consciência, como fez em As Ondas (1931), evidenciou uma perspectiva em que as personagens se encontram mergulhadas em seus pensamentos, em sua realidade interior e profunda, explorando uma linguagem que reúne os sentimentos e emoções por um enlace de pensamentos surgidos ininterruptamente, ou, às vezes, despertados pelo objeto externo, captado por meio de nossos sentidos. Deste modo, neste trabalho, pretende-se relacionar a filosofia bergsoniana da consciência com a literatura intimista de Woolf, discutindo sobretudo os conceitos de consciência e de tempo.ItemDissertação de mestrado Educação para a autonomia: uma análise sociológica da EMEF Desembargador Amorim Lima(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-25) Ferreira, Ana Paula dos Santos ; Poker, José Geraldo Alberto Bertoncini ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Esta pesquisa avalia como uma escola pode promover a formação de alunos moralmente autônomos, utilizando como objeto de estudo a EMEF Desembargador Amorim Lima (SP) e a teoria do desenvolvimento moral de Jean Piaget como referencial. O estudo também caracteriza a escola convencional com base nos autores críticos Louis Althusser, Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron, Paulo Freire, Henry Giroux e Mariano Fernandez Enguita. Além disso, apresenta 10 modelos educacionais alternativos ao redor do mundo, que se opõem ao ensino convencional. Esses exemplos abrangem propostas educacionais em movimentos sociais, inovações pedagógicas em escolas públicas e privadas e teorias de desescolarização. A metodologia adota uma análise documental focada no projeto político-pedagógico, no regimento interno e na Carta de Princípios da EMEF Desembargador Amorim Lima. A pesquisa identifica, nesses documentos, elementos que promovem a autonomia moral dos alunos, evidenciando práticas pedagógicas voltadas para a construção de sujeitos autônomos, capazes de tomar decisões éticas e conscientes de seu papel social.ItemDissertação de mestrado O desenvolvimento da China nas reformas de abertura (1978-2008): perspectivas gerais e regionais(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-13) Souza, Daniel Elias de ; Vigevani, Tullo ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Em 1978, Deng Xiaoping assumiu o poder e iniciou as reformas de abertura na China, que perduraram até 2008. Durante esse período, o país experimentou um desenvolvimento econômico significativo, especialmente nos setores agrícola, urbano e industrial. As reformas, caracterizadas pelo afrouxamento do controle de preços e pela abertura para o investimento estrangeiro, transformaram profundamente a economia chinesa. Nesse contexto, a realidade econômica das províncias chinesas mudou de forma drástica. Guangdong, antes marginalizada, tornou-se o principal polo industrial do país, enquanto Liaoning, outrora um centro industrial de destaque, viu sua importância diminuir. Neste estudo, busca-se analisar os fatores que determinaram o sucesso de Guangdong e o declínio relativo de Liaoning no contexto das reformas de abertura na China. Especificamente, serão investigadas as seguintes questões: A) As distorções regionais industriais internas foram provocadas pelo processo de desenvolvimento dentro da abertura econômica? B) As políticas socioeconômicas da China foram realizadas sob uma ótica mutável durante esse período? C) Como a China diferenciou-se de outras nações asiáticas em sua abertura ao capital estrangeiro devido a fatores únicos? A partir da análise de dados de organizações internacionais, do governo chinês e de pesquisas acadêmicas, conclui-se que o processo de desenvolvimento chinês foi marcado por constantes ajustes e mudanças, influenciados por diferentes facções políticas dentro do Partido Comunista. As distorções regionais foram intensificadas pela abertura econômica, que privilegiou um modelo de industrialização baseado na competitividade e na lucratividade. Como consequência, houve danos sociais nesse processo. Ao mesmo tempo, a China apresentou características únicas que permitiram um desempenho econômico superior em relação a outros países da região.ItemDissertação de mestrado Mudanças, continuidades e limites da transferência de renda e construção de moradia popular: análise de aspectos da política fiscal 2015-2018(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-31) Teixeira, Elias Guilherme Soares ; Santos, Agnaldo dos ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O texto a seguir é a descrição dos resultados obtidos via análise bibliográfica com auxílio de dados, sobre a política do reajuste dos salário-mínimo, dos efeitos, mudanças e repasses ao Programa Bolsa-família e a construção de moradias populares, via Programa Minha Casa Minha Vida, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento, no período de 2015 até 2018, nos governos Dilma 2 e Michel Temer. A através da análise desses objetos, visamos aferir se e como a guinada à austeridade adotada por Dilma de maneira contingencial em 2015, é aprofundada e vira permanente com Temer, que faz dessa regra, e principalmente como essa mudança afetou a vida e os interesses da classe trabalhadora, mais beneficiada por essas políticas surgidas ainda nos anos de Lula 1 e 2. A disputa que fez a classe dominante tão interessada na austeridade e nos cortes de programas que concorriam com a verba destinada aos juros da dívida pública, com interesses na manutenção do Estado como agente da realização de lucros, via esses pagamentos, ao ponto de devido a isso e pela reconstituição da taxa de lucros em declínio, construiu o impeachment de Dilma.ItemDissertação de mestrado O lugar da Sociologia nos currículos paulistas entre 1986 e 2023(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-27) Farias Junior, Nivaldo Bonora de ; Mendonça, Sueli Guadalupe de Lima ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Esta pesquisa investiga a trajetória da Sociologia nos currículos da educação básica no estado de São Paulo, abrangendo o período de 1980 a 2023. O estudo tem como objetivo compreender como a Sociologia foi integrada e modificada nos currículos paulistas, considerando aspectos pedagógicos e políticos. Para isso, adotou-se uma metodologia qualitativa, que inclui análise documental de políticas educacionais e propostas curriculares, como as da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP), São Paulo Faz Escola (SPFE), e Currículo em Ação, além de documentos nacionais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), as Orientações Curriculares Nacionais (OCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa também revisa publicações acadêmicas relevantes, como teses e artigos científicos, para contextualizar as mudanças observadas. A análise se baseia no materialismo histórico-dialético, permitindo avaliar a influência de fatores políticos, econômicos e sociais sobre a disciplina. O estudo revela diferentes fases de inclusão e desmobilização da Sociologia, desde as primeiras tentativas de sua implementação, passando pela obrigatoriedade estabelecida pela Lei Federal n. 11.684/2008, até as recentes mudanças trazidas pela reforma do ensino médio e a BNCC. Conclui-se que o lugar da Sociologia no currículo paulista reflete um processo dinâmico, influenciado por diversos fatores históricos, políticos e pedagógicos.ItemDissertação de mestrado A tese do marco temporal enquanto manifestação da acumulação do capital(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-30) Jesus, Yasmin Couto de ; Santos, Agnaldo dos ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O presente trabalho busca analisar, a partir de uma revisão bibliográfica sistemática, em um primeiro momento, o problema histórico e teórico da acumulação do capital, sobretudo sob a ótica de Karl Marx e Rosa Luxemburgo, apresentando também interpretações mais contemporâneas como as de David Harvey e Virgínia Fontes, para que possamos compreender de que forma ele se manifesta concretamente e, ainda, perceber quais as tendências desse fenômeno. Em seguida, realizamos um apanhado histórico sobre a invasão e posse de terras indígenas no Brasil, assim como de que forma as relações de posse sobre as terras e os direitos indígenas sobre elas foram evoluindo ao longo dos séculos. Depois, comentamos ainda sobre a atuação de cada governo, Lula I, II, Dilma I e II, Temer e Bolsonaro no que toca ao comportamento de seus respectivos governos em relação à questão indígena. Ademais, analisamos a tese do marco temporal apresentando as linhas gerais da evolução de tal tese na Câmara dos Deputados e Senado Federal, bem como os principais pontos do texto ao longo dos anos, até a sua redação final. Por fim, analisamos se há relação entre a intensificação de ameaças aos direitos dos povos indígenas e a acumulação do capital, bem como quais as consequências que a aprovação dessa tese representaria para os direitos dos indígenas e para a existência desses povos.ItemDissertação de mestrado O ensinar e aprender sociologia: uma proposta didática a partir da espiral(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-07-30) Maciel, Emerson de Campos ; Barbosa, Maria Valéria ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Este trabalho de mestrado tem como objetivo investigar o uso da ferramenta "espiral" como instrumento lúdico para a compreensão do universo do aluno e seu impacto no processo de ensino e aprendizagem em escolas públicas do estado de São Paulo. Partindo da constatação do distanciamento entre os sujeitos presentes no ambiente escolar – alunos, professores, diretores e funcionários – e sua relação conflituosa, o estudo busca oferecer uma alternativa para auxiliar o processo educacional. A "espiral" consiste em um conjunto de perguntas elaboradas de forma lúdica que possibilita a coleta de informações sobre as vivências, perspectivas e conhecimentos reais dos alunos em relação a determinados temas ou conteúdo. Por intermédio dessa abordagem, almejase construir um novo processo de ensino e aprendizagem, no qual seja possível atribuir significado e sentido à construção do conhecimento, aproximando-o das experiências e indagações dos estudantes. O estudo visa, ainda, fornecer subsídios para o planejamento de atividades educacionais que considerem a realidade social dos alunos, promovendo a compreensão desse público sobre si mesmos e a construção de relações significativas com o conhecimento. A intenção é promover uma educação mais contextualizada e alinhada às suas necessidades e interesses. Dessa forma, a importância deste trabalho reside na compreensão mais profunda do processo de formação do aluno como sujeito no ambiente escolar e na identificação dos impactos recíprocos entre o aluno e a escola nesse processo. A utilização da "espiral" como ferramenta de pesquisa e a intervenção educacional, sobretudo, nas aulas de Sociologia, podem trazer contribuições valiosas para a melhoria da qualidade da educação pública no estado de São Paulo, bem como para o fortalecimento das relações interpessoais e do ambiente escolar como um todo, haja vista que auxilia, em especial, o professor, mediante também a vivência a tecer e validar suas reflexões sobre o ser professor.ItemDissertação de mestrado Interpretando Lélia Gonzalez e a amefricanidade: um novo caminho teórico em Relações Internacionais sob uma ótica ampla do internacional(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-31) Nascimento, Danielle Gonçalves Passos do ; Passos, Rodrigo Duarte Fernandes dos ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O objetivo central da presente dissertação de mestrado consistiu em compreender, e assim, interpretar, se e como a noção de Amefricanidade e do pensamento de Lélia Gonzalez, bem como dos seus desenvolvimentos, permitiriam uma contribuição teórica em Relações Internacionais que escapasse às narrativas restritas mais tradicionais dos grandes debates teóricos e evidenciariam uma dimensão relevante atinente ao silenciamento das mulheres, indígenas e negros africanos neste campo disciplinar. Haja vista que as definições e enquadramentos restritos do que se entende por Teorias das Relações Internacionais vêm sendo objeto de crítica ao longo do tempo, foi importante enxergar de quais formas o avanço proporcionado pelo desenvolvimento e aplicação da Amefricanidade e o diálogo com Gonzalez constituíram um avanço científico na área na medida em que possibilitam lidar com aspectos relevantes da concretude de mulheres, indígenas e negros em termos de uma multidimensionalidade, para assim trabalhar na construção de novos caminhos teóricos. Frente a isso, o trabalho promoveu uma sistematização e recuperação dos escritos de e sobre Lélia Gonzalez, com destaque maior para a discussão e percepção acerca do conceito de Amefricanidade, enfatizando o processo de formação das Américas, sobretudo da América Latina, na presença do caráter internacional do conceito, enquanto uma construção políticocultural original de uma categoria transnacional. Com esse intuito, discutimos também a própria visão e necessidade de ampliação do conceito de internacional nas e para as Relações Internacionais, bem como refletir sobre a ligação, em termos de vivência e dos seus aportes teóricos, da autora com o internacional. Por fim, tratamos as escolas de pensamentos interseccionais, decoloniais e marxistas e das bases de interpretações que encaixam as noções elaboradas por Lélia Gonzalez com o interseccional, o decolonial e o marxismo. Ao articular o caráter teórico-prático da autora abordaremos as questões referentes aos conceitos de gênero, raça e classe, inclusive em diálogo com o alicerce teórico das RI. Para tanto, as metodologias empregadas serão a Revisão Sistemática da Literatura, a Revisão Narrativa da Literatura e o método de Conhecimento Situado.ItemDissertação de mestrado Olhares feministas sobre as relações internacionais: gênero e corpo enquanto conceitos chaves para o campo(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-28) Mendes, Enndiel dos Santos ; Possas, Lídia Maria Vianna ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Essa dissertação expõe como a teorização e as pesquisas realizadas na área de Relações Internacionais podem se beneficiar das abordagens feministas e do uso dos conceitos de Gênero e Corpo como categorias de análise centrais para o campo. Para isso, oferecemos uma revisão histórica e narrativa das teorias feministas, de dentro e fora das RI, em conjunto com as múltiplas formas pelos quais ambos os conceitos são envolvidos e teorizados. Utilizamos como metodologia uma revisão sistemática da literatura, para encontrar nas diversas plataformas digitais de divulgação científica, textos, artigos, livros, que tangenciassem os conceitos e teorias supracitados. Ademais, uma revisão narrativa, destrinchando e colocando os trabalhos dos autores em diálogo. Apresentamos, por fim, a inserção do nosso tema no campo das Relações Internacionais no Brasil, as contribuições das abordagens mais ao Sul e os avanços exponenciais que ainda podemos investir para reestruturar, de forma sensível e crítica, o campo e os estudos acerca da política contemporânea.ItemDissertação de mestrado A fraqueza dos logoi: imagem, verdade e persuasão no Fedro de Platão(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-28) Michetti, Luiz Rodolfo Godoy ; Pereira, Reinaldo Sampaio ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Esta pesquisa busca compreender a relação que o filósofo estabelece com os logoi. Pretendemos mostrar que Platão reflete sobre a “maneira bela de proferir e escrever discursos” (259e1-2) a partir de uma reflexão não apenas sobre os próprios discursos, mas na relação que esses estabelecem com a natureza composta e imperfeita da alma humana e com os objetos que “realmente são”, isto é, as Formas. Ao refletir sobre os discursos, na segunda parte do Fedro, vemos que a discussão que se segue toma duas direções: por um lado, Sócrates estabelece as condições para uma “retórica técnica” cuja plena consecução parece além do que é possível ao ser humano enquanto encarnado. Por outro lado, somos levados a entender a relação com os discursos a partir do que nos é dito no Grande Discurso, de forma que remetemos à concepção tifônica da alma, isto é, sua natureza complexa e multifacetada, e à afinidade natural que a parte superior da alma tem para com as Formas (os objetos que realmente são). Esses, por sua vez, se constituem como os elementos fundamentais com os quais o filósofo deve basear a produção de bons logoi. Como veremos, as dificuldades para essa produção são muitas, em grande parte devido à natureza imperfeita de nossa alma e da capacidade limitada dos logoi em transmitir conhecimento. Ainda assim, a verdade deve ser buscada no interior da própria alma, onde é possível descobrir discursos autênticos, verdadeiramente escritos na alma, e não frutos de uma persuasão exterior.ItemDissertação de mestrado As duas vias do intelecto: considerações sobre a noção de "caminho" em Parmênides(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-30) Barros, Raul Mendes de ; Pereira, Reinaldo Sampaio ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Presente de forma patente nos cinco maiores e mais importantes excertos do Poema (fragmentos 1, 2, 6, 7 e 8) e talvez implícita em ao menos outros três (fragmentos 9, 16 e 19), a noção de “caminho” é uma das mais importantes de Parmênides. Ela é o veículo por meio do qual será possível alcançar os dois temas da revelação da Deusa: só o primeiro caminho de investigação é capaz de alcançar o “coração inabalável da verdade persuasiva”, assim como só o segundo caminho de investigação será capaz de produzir as “opiniões dos mortais, em que não há fé verdadeira”. A tensão entre verdade e opiniões, pano de fundo de todo o Poema, portanto, passa necessariamente pelo tema dos caminhos. Nesse sentido, a presente dissertação tem por objetivo realizar uma leitura do Poema visando responder à seguinte pergunta: afinal, o que exatamente são as ὁδοί de Parmênides? Para tanto, realizaremos algumas observações iniciais à noção no capítulo 1, tomando posição sobre certos problemas “estruturais” (problemas de sintaxe, tradução e estabelecimento de texto) que interferem nas possibilidades de leitura do Poema. Tendo definido uma base de leitura no capítulo 1, relacionaremos as ὁδοί, no capítulo 2, com a noção de τὸ ἐόν e com a noção de νοεῖν e seus cognatos, νόος e νόημα, termos intimamente relacionados às vias. Na sequência, ainda no capítulo 2, defenderemos que um sentido análogo ao de νοεῖν e νόημα seja aplicado às noções de λέγειν e λόγος. Finalmente, a partir de todas as informações recolhidas, apresentaremos uma definição possível para a noção de ὁδός em Parmênides.ItemDissertação de mestrado O cronotopo literário e os livros ilustrados de Odilon Moraes(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-19) Linard, Joyce Aparecida da Silva ; Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A presente dissertação é resultado da pesquisa de Mestrado Acadêmico, desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências – UNESP – Câmpus de Marília/SP, com orientação da Professora Dra. Cyntia Graziella G. S. Girotto, articulada com a Linha Teoria e Práticas Pedagógicas e juntamente com o grupo de estudos CEPLLI (Centro de Estudos e Pesquisas em Linguagem, Literatura e Infância). Compreendendo a importância da Literatura Infantil para a formação do leitor literário mirim e a necessidade de proporcionar o acesso com as múltiplas e diversas narrativas literárias, os estudos abordam a transposição para uma nova versão - em outro suporte, no formato de livro ilustrado - de obras clássicas da literatura brasileira. Assim, a pesquisa teve como objetivo geral, analisar novas versões de livros clássicos para o formato livro ilustrado (de autoria de Odilon Moraes), no cronotopo do grande tempo, e sua contribuição para a formação de novos leitores. Esse objetivo dirigiu-se para o processo de buscas de respostas para o seguinte problema de pesquisa: como novas versões de livros clássicos no formato livro ilustrado, no cronotopo do grande tempo, contribuem para a formação de novos leitores? Entende-se que resgatar obras clássicas, mas com uma “nova roupagem”, no caso, em livros ilustrados, acaba por proporcionar uma nova interação entre leitor e obra, despertando para algo já escrito em outro momento da história, num cronotopo mais amplo, do grande tempo, mas com um novo apelo estético que incide no pequeno tempo da infância. Em um período que tudo se torna volátil, é inegável a necessidade de proporcionar o contato desses pequenos leitores em formação com os livros ilustrados e que podem despertar e aguçar a curiosidade desses aprendizes de leitores para esse objeto relativamente novo no contexto das escolas, quando falamos da história da produção de livros de infância. A descoberta do novo em obras do passado oportuniza um adensamento na formação das crianças já como leitores críticos, pensantes e questionadores em livros cheios de elementos a serem desvendados. Para atingir os objetivos almejados, realizou-se a metodologia teórico-bibliográfica com análises das obras em suas novas versões e concretizadas pelo autor e ilustrador e também, revisão de literatura em teses e dissertações desenvolvidas na área, obtido por meio de buscas no banco de dados do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT. O referencial teórico foi respaldado nos estudiosos russos do círculo bakhtiniano do século XX (Bakhtin e Volóchinov) fundamentados na importância do dialogismo, e do cronotopo; base para o cotejo entre os pesquisadores da área da leitura e da Literatura infantil, notadamente, os que debruçam sobre a formação de leitores e sobre a linguagem visual dos livros ilustrados como: Moraes, Arena, Linden, Nikolajeva e Scott, Oliveira, Medeiros, entre outros teóricos. Como resultado dos estudos, os livros ilustrados firmam-se como objetos culturais criadores de necessidades humanizadoras de leitura literária junto às crianças, tanto quanto contribuem para a formação do leitor mirim, permitindo com isso um maior alargamento de diálogos em obras inseridas e dispostas em outros cronotopos.ItemDissertação de mestrado O Programa do Comunidade Solidária – (PCS): primeiras parcerias público privado do neoliberalismo no Brasil(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-30) Costa, Cecílio Henrique ; Mendonça, Sueli Guadelupe de Lima ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Este trabalho é uma análise do programa “Comunidade Solidária/Comunidade Ativa: Um passo adiante”. Ele busca compreender a trajetória histórica e os impactos desse projeto no que tange à articulação da reforma do Estado brasileiro, desde o início da idealização programa da reforma neoliberal pelos intelectuais do Partido da Social-Democracia Brasileira (PSDB) e do capital via “Interlocução Política da Secretaria Executiva do Conselho Comunidade Solidária no período de 1996 – 2002”. Ele também analisa a implantação da indução do Desenvolvimento Local Integral e Sustentável (DLIS) nas esferas federal, estadual e municipal do Estado. A partir das intervenções do Programa do Comunidade Solidária (PCS), juntamente com 10 ministros de Estado e 21 entes da sociedade civil durante os governos presidencial de Fernando Henrique Cardoso que criam e articulam as condições para promover a reforma do Estado Brasileiro e inserir o país no neoliberalismo de forma irreversível. Para tal, foi usado como método o materialismo histórico-dialético desenvolvido por Marx-Engels (2016). Esse método nos permite compreender as contradições presentes no projeto de reestruturação do capital articulado pelo PCS. Além disso, será feita uma análise documental da “Interlocução Política e da Indução via DLS” produzida pela Comunidade Solidária/ Comunidade Ativa e um estudo bibliográfico de outras pesquisas já realizadas sobre o PCS nos governos de Fernando Henrique Cardoso.ItemDissertação de mestrado Universidade pública, cisnormatividade e justiça social: uma análise das políticas afirmativas e as demandas de pessoas trans universitárias(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-30) Lages, Vitor Nunes ; Possas, Lidia Maria Vianna ; Mourão, Daniela Cardozo ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)As políticas afirmativas que visam promover o ingresso e a permanência de pessoas trans (travestis, transexuais, transgêneras e não binárias) no ensino superior têm como fundamentos políticos e jurídicos-constitucionais a igualdade material e a justiça social, ausentes devido à histórica desigualdade social fundada pela cisnormatividade, matriz de gênero que repercute gravemente em todos os âmbitos de suas vidas, com destaque em suas trajetórias escolares e no mundo do trabalho. Esta dissertação tem como objetivo analisar essas políticas institucionais promovidas pelas universidades públicas brasileiras e entender a participação de discentes trans nesse processo de luta individual e coletiva para ingressar e permanecer no ensino superior, e, a partir de suas perspectivas, compreender como essas políticas poderiam avançar para melhor contribuírem com a reparação dos prejuízos culturais e econômicos da cisnormatividade. Para isso, analiso o conteúdo dos documentos das políticas do nome social e dos documentos das políticas de cotas na graduação de todas as universidades públicas (federais, estaduais e municipais) que as instituíram. Em relação à política do nome social são 89 universidades que a regulamentaram, e em relação às cotas na graduação, são 14. Especificamente sobre as cotas, avanço sobre as atuais discussões que problematizam a autodeclaração e a heteroidentificação. Abordo também as políticas específicas estabelecidas por algumas universidades através de normativas sobre banheiros e sobre o combate à discriminação, ao assédio e a outras formas de violência. Além disso, realizo uma revisão de literatura de 27 teses e dissertações elaboradas por pessoas trans ou que tiveram sua colaboração através de entrevistas ou outras metodologias, que busca destacar suas narrativas sobre suas vivências antes e durante a universidade, suas lutas individuais e coletivas por acesso e permanência no ensino superior, suas demandas por reconhecimento, cidadania e inclusão não supridas e suas propostas de aprimoramento dessas políticas. Ao todo, são 169 pessoas trans, entre autoras (9) e colaboradoras (160). Suas narrativas também ajudam a pensar sobre o enorme contingente de pessoas trans evadidas da escola ou na luta pela sobrevivência nas ruas desse país, que não tiveram a mesma oportunidade. Os dados da realidade, teorias empíricas e as narrativas apresentadas demonstram a urgência de ações em vários âmbitos, tanto na educação básica quanto no ensino superior, como o combate à discriminação, com formação continuada em gênero e sexualidade e responsabilização de agressores, bolsas de estudos, aprimoramento do nome social, cotas na graduação, pós-graduação, concursos públicos e cursinhos pré-vestibulares, auxílio na busca por cidadania, transição de gênero e emprego, apoio psicológico, levantamento de dados, entre outras ações articuladas entre administração, ensino, pesquisa e extensão. Enfim, há um campo estabelecido e crescente de lutas e pesquisas sobre inclusão e permanência de pessoas trans no ensino superior brasileiro, formado por pessoas trans e cis aliadas, que exigem mais esforços por inclusão, reparação e justiça.ItemDissertação de mestrado Os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social e o impacto permanente da pandemia Covid-19(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-27) Thomazi, Sandra Mara Carvalho Rocha ; Alves, Giovanni Antônio Pinto ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O presente trabalho traz como área central de estudo o trabalhador do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e os impactos permanentes da pandemia Covid-19 em seu cotidiano, com implicações em sua saúde física e mental, assim como em exigências de habilidades para novos instrumentais técnico-operativos voltados as mídias e tecnologias. É evidenciada a urgência de conscientização dos trabalhadores enquanto classe social e a riqueza de possibilidades como profissionais intelectuais e orgânicos, em detrimento da alienação e mecanização atual geradas pelo Sistema Capitalista, que se utiliza dessa importante política pública como meio de controle das famílias vulnerabilizadas, tendo o escasso financiamento como um entrave de sua eficiência. A pesquisa tem como objetivo realizar uma análise crítica a respeito dos impactos nas condições e relações de trabalho causados pela pandemia Covid-19 aos trabalhadores do SUAS, seus desafios e potencialidades no desenvolvimento de seu trabalho e reconhecimento enquanto seres humanos dentro dos desdobramentos capitalistas. Além disso, traz uma análise de conjuntura do Brasil, um país periférico com um governo negacionista durante a pandemia, o que prejudicou a classe trabalhadora e os usuários de diversas políticas públicas. Para embasar este trabalho, foram utilizadas técnicas de pesquisa qualitativa e o método materialista histórico- dialético. Esse método proporciona uma compreensão abrangente e dinâmica das nuances ocorridas durante o período estudado, permitindo ao pesquisador compreender a historicidade e a totalidade do objeto, ou seja, as expressões da questão social que envolvem os trabalhadores, assim como as mediações que expressam suas contradições. A coleta de dados envolveu três enfoques principais: pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A pesquisa foi realizada no município de Bauru devido ao seu grande porte e à gestão plena do SUAS, sendo um modelo de referência para outros municípios, contribuindo para fomentar discussões reflexivas e críticas, fortalecendo as teorias e práticas no âmbito desta política essencial à classe trabalhadora.ItemDissertação de mestrado Cultura e diversidade étnico-raciais em disciplinas de itinerário formativo do novo ensino médio(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-30) Soares, Vinícius de Jesus ; Totti, Marcelo Augusto ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Esta dissertação tem como objetivo central o desenvolvimento de uma sequência didática que auxilie na aplicação dos conceitos fundamentais das Ciências Sociais nos itinerários formativos do Novo Ensino Médio. Com a implementação do Novo Ensino Médio, que tem como discurso a implementação da flexibilização do currículo escolar e oferecer uma formação mais integrada e conectada às realidades sociais e econômicas dos estudantes, esta proposta pedagógica visa explorar a cultura como elemento central na construção dos diversos modos de vida das sociedades humanas. Além disso, aborda a cultura como uma produção social que enfrenta o esvaziamento de conteúdos no contexto do novo currículo escolar, que prioriza Áreas Tecnológicas e de Ciências Exatas em detrimento das Ciências Humanas. O estudo enfatiza a necessidade de uma compreensão crítica da hierarquização dos indivíduos e grupos sociais, bem como do Eurocentrismo, que frequentemente contrasta com as resistências e contribuições das heranças culturais indígenas, africanas e de outros povos imigrantes na construção da identidade brasileira. Além do debate dos conceitos, a sequência didática propõe uma introdução ao estudo que leva ao relativismo cultural e ao entendimento para conceituar a diversidade cultural, promovendo uma reflexão sobre a complexidade das identidades culturais. O objetivo é não apenas educar os estudantes sobre esses tópicos, mas também fomentar uma compreensão crítica e reflexiva que permita o reconhecimento e o respeito pelas diversas manifestações culturais presentes na sociedade. Assim, espera-se que os alunos, dentro da estrutura do Novo Ensino Médio, desenvolvam habilidades e competências que os capacitem a lidar de maneira ética e conhecedora das questões de diversidade cultural no Brasil. Essa abordagem, em oposição aos princípios do Novo Ensino Médio, busca oferecer uma educação mais holística e inclusiva, que valorize as Humanidades e contribua para a formação de individuos críticos e conscientes.ItemDissertação de mestrado Correntes teóricas do tratamento temático da informação nas escolas da área no Brasil: o discurso dos docentes e pesquisadores(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-22) Souza, Emilly Leticia Vieira de ; Almeida, Carlos Cândido de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Aborda sobre o tratamento temático da informação (TTI) e as influências de suas perspectivas históricas, tendo em vista o desdobramento na literatura científica brasileira e as práticas constituintes no âmbito do ensino superior no Brasil dos cursos de Biblioteconomia, diante da problemática de como tem sido o ensino do TTI nesse contexto. Objetiva evidenciar qual a influência das correntes teóricas do tratamento temático da informação no Brasil e investiga tal aspecto por meio de método que identifica e categoriza discursos geradores da representação de uma comunidade, o método Discurso Sujeito Coletivo (DSC) aplicado via questionário aos professores atuantes no eixo de produção e organização da informação nas Instituições de Ensino Superior que ofertam o curso de Biblioteconomia, bem como a composição do currículo com disciplinas abrangidas pelo TTI. Abre oportunidade de discussões a respeito da prática do tratamento temático da informação no panorama construtivo e sua essência nas produções nacionais, vinculando a literatura ao que se tem enraizado como percepção profissional formadora impactante no processo de ensino e aprendizagem quanto à temática do campo de organização da informação. Aplica metodologia qualitativa e aplicada, com uso das técnicas de DSC, e tem como resultados a identificação do reconhecimento do TTI e da importância do ensino de suas correntes, porém sem menção aos tópicos vinculados ao tratamento temático da informação. Conclui que há um amparo na indexação maior que na análise documental e, principalmente, que a catalogação de assunto que sequer é mencionada como processo no cerne do tratamento temático da informação.ItemDissertação de mestrado Abordagem Orff-Schulwerk e teoria histórico-cultural: implicações da Educação Musical Ativa à formação de docentes para e da educação infantil(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-11) Santos, Eric Brandão Gonçalves dos ; Lima, Elieuza Aparecida de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Este texto traz aspectos de pesquisa de mestrado direcionada à sistematização e à análise de bases teóricas que articulam os princípios da abordagem pedagógico-musical Orff-Schulwerk aos postulados da Teoria Histórico-Cultural de Vigotski e seus seguidores, com vistas à ampliação teórico-científica de docentes para e da Educação Infantil. A Orff-Schulwerk, uma das pedagogias musicais ativas existentes na Educação Musical, orienta ações pedagógicas coletivas e humanizadoras, nas quais o indivíduo também é protagonista, visando não somente ao seu desenvolvimento musical, mas também psíquico, afetivo e social. Essas teorias integram, por sua vez, uma área do conhecimento mais ampla, que podemos denominar Educação Musical Ativa. Trata-se, assim, de refletir questões sobre a democratização de aspectos pedagógicos e filosóficos da abordagem Orff-Schulwerk e da Educação Musical Ativa, contemplando docentes da Educação Infantil que não sejam propriamente especialistas em música, mas que desejem incorporar esse objeto da cultura às suas práticas. Com esse entendimento, surgiu o seguinte problema de pesquisa: De que maneira os princípios pedagógicos e filosóficos da Educação Musical Ativa, com ênfase na abordagem pedagógico-musical Orff-Schulwerk, se articulam aos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, tendo em vista a formação docente para e da Educação Infantil? O objetivo geral da pesquisa é compreender de que maneira os princípios pedagógicos e filosóficos da Educação Musical Ativa, com ênfase na abordagem pedagógico-musical Orff-Schulwerk, se articulam aos estudos advindos da Teoria Histórico-Cultural, e em quais dimensões tais articulações podem contribuir para a constituição teórico-científica de docentes para e da Educação Infantil, sobretudo, professoras e professores não especialistas em música. De modo específico, o objetivo é socializar exemplos de práticas pedagógicas acessíveis a docentes não musicistas que corroborem com os princípios teóricos apresentados e favoreçam a inserção ativa das crianças nos momentos de troca e comunicação sonoro-musicais, motivando o desenvolvimento humano desde o começo da vida. O recorte temporal da revisão bibliográfica se inicia em 2009, ano de publicação da revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – DCNEI (Brasil, 2009a), e da reedição dos “Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças” (Campos; Rosemberg, 2009), documento do MEC voltado ao bem-estar e desenvolvimento das crianças menores de 6 anos de idade. O marco final da revisão bibliográfica é 2024, ano de conclusão das investigações apresentadas na presente dissertação. A revisão de literatura revelou uma carência de estudos que articulam princípios da Orff-Schulwerk, da Educação Musical Ativa em geral e da Educação Infantil, tendo como eixo norteador a Teoria Histórico-Cultural, reforçando a necessidade de um aprofundamento teórico nessas áreas do conhecimento e justificando a materialização da pesquisa discutida nesta dissertação. Diante do estudo realizado, foi possível concluir que os princípios pedagógicos e filosóficos da Orff-Schulwerk e da Educação Musical Ativa em geral se articulam aos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural. Também ficou evidenciado, em caráter teórico, que tais articulações podem contribuir qualitativamente para a constituição teórico-científica e humana de docentes não musicistas e para a organização de práticas sonoro-musicais desenvolventes, que favoreçam a inserção ativa de crianças.