Marília - FFC - Faculdade de Filosofia e Ciências

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  • ItemDissertação de mestrado
    Em busca da alteridade: a prática etnográfica como ferramenta pedagógica no ensino de sociologia
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-04-22) Zanelli Neto, Luiz ; Lopes, Daniel Henrique
    Esta pesquisa teve como objeto evidenciar a importância, as possibilidades e o uso da Etnografia como ferramenta metodológica no Ensino de Sociologia. Enquanto prática, foi direcionada especificamente aos segundos anos do ensino médio (2º EM) em que a temática sobre Cultura e os conceitos antropológicos estão amplamente presentes. Como norte deste trabalho temos a busca pela apropriação da habilidade de colocar-se no lugar do outro, denominada princípio da Alteridade. A realização desta tarefa ocorreu por meio de uma Atividade Pedagógica, cuja base teórica principal são as discussões encontradas na Antropologia e no método etnográfico. De modo dialético, para fazer e dar sentido à atividade, os discentes que participaram desse projeto entraram em contato com a realidade simbólica e material da etnia Xavante da Terra Indígena (TI) de Sangradouro, onde realizamos a experiência de campo, previamente planejada e subsidiada com aulas, leituras e atividades preparatórias. O projeto foi desenvolvido com alunos interessados e selecionados da escola estadual Alda Gawlinski Escopel, localizada no município de Primavera do Leste, no estado de Mato Grosso, região marcada pela economia latifundiária do agronegócio, mas originalmente território indígena. A partir das observações realizadas na aula de campo e na escrita de dois textos etnográficos produzidos pelos estudantes, antes e depois da experiência, obtivemos como resultado o desenvolvimento da postura da alteridade, assim como a comprovação da apropriação dos conceitos antropológicos, por meio da Etnografia realizada.
  • ItemDissertação de mestrado
    Instrumento de rastreio para a identificação de escolares com problemas de leitura: elaboração e estudo piloto
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-05-22) Silva, Rosana Gomes da ; Germano, Giseli Donadon
    A identificação precoce de problemas de leitura e escrita em escolares do Ensino Fundamental I representa um desafio significativo para a atuação fonoaudiológica no ambiente escolar. Este estudo teve como objetivo principal elaborar e aplicar listas de palavras e pseudopalavras para o rastreio educacional de leitura e escrita de escolares do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, além de realizar um estudo piloto para contribuir com a intervenção precoce e eficaz. O estudo foi dividido em duas fases. Na fase 1, foram elaboradas listas de leitura e escrita sob ditado, utilizando palavras retiradas do Banco de Palavras E-leitura e organizadas por frequência e extensão. As palavras foram selecionadas com base nas regras de decodificação e codificação do Português Brasileiro de Scliar-Cabral, resultando em 36 palavras e 12 pseudopalavras para a escrita e 154 palavras e 30 pseudopalavras para a leitura. Na fase 2, aplicou-se o teste de leitura e ditado de palavras do TDE II para caracterização do grupo. Posteriormente, foram aplicadas as listas de leitura e escrita elaboradas na fase 1 em 74 escolares, distribuídos em 25 escolares do 3º ano, 26 do 4º ano e 23 do 5º ano, com ditado coletivo e leitura individual. Os dados revelaram que os escolares apresentaram melhor desempenho em leitura e escrita de palavras em comparação a pseudopalavras. Em relação à leitura, os escolares do 3º ano tiveram desempenho inferior aos dos outros anos, sendo o 4º ano o que apresentou melhores resultados. Na escrita, observou-se uma progressão com o avanço da escolaridade. O estudo conclui que o instrumento contribui significativamente para investigar falhas de leitura e escrita em contextos escolares, além de sugerir caminhos para novas pesquisas que possam aprimorar estratégias de intervenção para escolares com dificuldades. Contudo, o pequeno número de participantes por turma, mesmo sendo um estudo piloto, pode ter limitado a comparação entre escolares do 4º e 5º ano, um aspecto a ser revisado. Os escolares foram classificados de acordo com seu desempenho em leitura e escrita, considerando os efeitos de frequência e lexicalidade. Mais estudos são necessários para avaliar o impacto educacional desses efeitos.
  • ItemDissertação de mestrado
    José Bonifácio de Andrada e Silva e Silvestre Pinheiro Ferreira: duas vertentes da filosofia no Brasil dos séculos XVIII - XIX
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-04-23) Santos, Danielly Lima dos ; Portich, Ana Maria ; Cecon, Kleber
    Encontra-se nesta dissertação um estudo sobre a filosofia do Brasil do período iluminista, mediante a análise de obras de José Bonifácio de Andrada e Silva e Silvestre Pinheiro Ferreira. Sob uma perspectiva histórica, identifica-se o interesse pela filosofia natural no Brasil-Colônia como herança do pragmatismo português. A obra de José Bonifácio comprova a hipótese da necessidade histórica da filosofia brasileira, marcada pelo empenho em colocar a teoria em prática. Por outro lado, sob uma perspectiva mais propriamente filosófica, a filosofia no Brasil teria enfrentado problemas especulativos decorrentes da fortuna crítica do empirismo, razão pela qual os textos de Silvestre Pinheiro condicionam a possibilidade de atingir um nível mais profundo de conhecimento pelo incremento da linguagem. Em segundo plano, verifica-se que as duas vertentes, de Silvestre Pinheiro (filosófica) e José Bonifácio (histórica), conferem à linguagem um papel fundamental.
  • ItemDissertação de mestrado
    Material didático sobre as implicações do sistema estomatognático na produção dos sons da fala
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-22) Geremias, Beatriz Campanine ; Marino, Viviane Cristina de Castro
    Introdução: A suscetibilidade de desvios na produção de sons da fala, em decorrência de alterações do sistema estomatognático, aponta para a necessidade de conhecimento dessa temática pelos graduandos em Fonoaudiologia. A construção de materiais didáticos é considerada um recurso facilitador para formação em Fonoaudiologia. Neste sentido, a construção de material didático sobre as implicações do sistema estomatognático na produção dos sons da fala pode representar um recurso facilitador para ampliar conhecimento na área de Motricidade Orofacial (MO). Objetivo: Desenvolver um material didático sobre as implicações do sistema estomatognático na produção dos sons da fala, identificar as evidências de validade baseadas no conteúdo e avaliar a aparência do material em ambiente virtual. Método: O desenvolvimento do material contou com a compilação de informações sobre sistema estomatognático e sua implicação na produção dos sons com base no levantamento bibliográfico de capítulos de livros, de Fonoaudiologia. O conteúdo acessado foi classificado em cinco categorias que foram exploradas e divididas em tópicos, utilizando Planilha Excel. Após, uma síntese foi feita para cada tópico e, quando necessário, os tópicos foram subdivididos. Posteriormente, recursos audiovisuais foram incorporados. A identificação das evidências de validade foi feita por 4 fonoaudiólogas especialistas em MO por meio de um formulário google. As especialistas analisaram o conteúdo do material utilizando uma escala Likert (4 pontos) e apresentaram sugestões para cada resposta. As respostas foram analisadas pelo cálculo da porcentagem de concordância entre as juízas e Índice de Validação de Conteúdo (IVC). Os tópicos com IVC inferior à 1 foram modificados e, após, reanalisados pelas especialistas. O material desenvolvido com seu conteúdo validado foi inserido em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), na plataforma Moodle. O material foi didaticamente organizado em módulos e sua aparência avaliada pelas 4 fonoaudiólogas, por meio de um formulário google, utilizando escala Likert (4 pontos) e oferecendo sugestões para cada questão. A análise das respostas foi realizada pelo cálculo da porcentagem de concordância. Os resultados de, no mínimo, 50% foram considerados adequados. Resultados: Quinze livros com 41 capítulos de Fonoaudiologia ou da especialidade MO e um capítulo de livro da área de linguística foram incluídos para a construção do material. A classificação em cinco categorias resultou na divisão de 14 tópicos e, após subdivisões e o acréscimo de um tópico, totalizou 20 tópicos. Na validação do conteúdo, 12 tópicos apresentaram concordância igual a 1. Oito tópicos apresentaram concordância de 0,75 e, portanto, foram modificados, resultando na exclusão de um tópico e adequações em 7 tópicos que, por sua vez, apresentaram IVC igual a 1. O material com conteúdo validado foi inserido no Moodle e apresentado em 9 módulos. A aparência desses módulos foi avaliada, apresentando concordância igual ou superior a 50%, não sendo necessário reanálise. Conclusão: O material desenvolvido com conteúdo validado e disponibilizado em AVA poderá ser um importante recurso didático para alunos de graduação por ser de fácil acesso e oferecer informações que podem ampliar o conhecimento das alterações nas produções dos sons da fala relacionadas à área da MO.
  • ItemDissertação de mestrado
    Transgeneridade: cartilha para uma reflexão crítica e inclusiva
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-25) Silva, Vanessa de Souza ; Vieira, Rosângela de Lima [UNEP]
    Este trabalho tem como objetivo construir um material pedagógico, no formato de cartilha, para os professores da Rede de Ensino do Estado de São Paulo da Diretoria de Ensino Sul 3 com o objetivo de contribuir para que os (as) docentes desta Diretoria sejam introduzidos (as) ao conceito de transgeneridade e possam aprofundar seus conhecimentos em relação ao tema. A partir de uma análise das legislações vigentes que tratam dos direitos dos/as estudantes transexuais, travestis e transgênero, da fragilidade da temática na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dos materiais didáticos da área de Ciências Humanas e uma escuta com os (as) educadores (as) de unidades escolares com o maior número de estudantes identificados (as) como trans demonstraremos a importância e a necessidade de se construir um conjunto de conhecimentos sobre um público que está presente nas escolas estaduais e representam, muitas vezes, um desafio para a equipe gestora, agentes escolares e, sobretudo, para a equipe docente e que se constitui como um grupo socialmente vulnerável. A metodologia utilizada consiste na coleta de dados a partir da observação direta extensiva, utilizando a aplicação de um questionário com um grupo de professores (as) que atuam em uma escola com forte presença de estudantes trans. Além disso, construiremos a cartilha coletivamente contando com a participação de um grupo focal composto por professores (as) de uma segunda unidade escolar com um expressivo número de estudantes transgênero.
  • ItemDissertação de mestrado
    Vocabulário receptivo e expressivo de crianças com diagnóstico de síndrome congênita do Zika vírus
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-28) Garcia, Maria Luiza Alencar ; Giacheti, Celia Maria
    Introdução: Crianças com diagnóstico da Síndrome Congênita do Zika Vírus apresentam atrasos que acometem o desenvolvimento cognitivo, de linguagem e motor, esses acometimentos resultam em uma baixa qualidade e expectativa de vida dessas crianças. O vocabulário receptivo e expressivo está diretamente relacionado ao subsistema semântico-lexical e corresponde ao número de palavras que a criança compreende e é capaz de compreender e produzir, sendo fundamental a investigação para analisar o que essas crianças compreendem e compreendem e falam. Objetivo: O presente estudo tem como objetivo investigar o vocabulário receptivo e expressivo de crianças com diagnóstico da Síndrome Congênita do Zika Vírus. Material e Método: Os dados foram coletados por meio de análise de banco de dados do Laboratório de Estudos, Avaliação e Diagnóstico Fonoaudiológico (LEAD)- UNESP Marília. A amostra foi constituída por 30 crianças com diagnóstico de Síndrome Congênita do Zika Vírus de ambos os sexos, com idade entre 24 e 51 meses. O grupo foi subdividido em três subgrupos segundo a faixa etária. O desempenho das crianças foi analisado por meio da aplicação do Inventário MacArthur de Desenvolvimento Comunicativo (MacArthur Communicative Development Inventories) nas mães ou responsáveis. Os dados foram apresentados de forma descritiva e com análise da presença ou não da compreensão e copia nas diferentes categorias semânticas nos 3 diferentes grupos de pesquisa. Para a análise dos dados, o software estatístico SPSS Statistics 28.0 (SPSS Inc., Chicago, IL, EUA) foi utilizado. A normalidade na distribuição dos dados foi verificada com o teste de Shapiro-Wilk. Resultados: Todas as crianças com o diagnóstico de Síndrome Congênita do Zika Vírus apresentaram grave comprometimento nas habilidades de compreensão e produção do vocabulário. O desempenho na compreensão do vocabulário foi melhor, mas também muito comprometido, quando comparado com o vocabulário expressivo. Conclusões: Crianças com a Síndrome Congênita do Zika Vírus da amostra apresentaram, independente da faixa etária, importante déficit no vocabulário receptivo e expressivo e merecem intervenção para mitigar o comprometimento em relação a comunicação.
  • ItemDissertação de mestrado
    Análise da escrita de estudantes com transtorno do espectro autista e disfunção de integração sensorial
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-25) Monteiro, Rubiana Cunha ; Rocha, Aila Narene Dahwache Criado ; Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC)
    O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por déficits nas capacidades de comunicação e linguagem, comportamentos repetitivos, interação social e reatividade sensorial. O termo Integração Sensorial (IS) foi descrito por Anna Jean Ayres como sendo um processo neurológico, automático e inconsciente, que absorve, processa e organiza os inputs sensoriais internos e externos para uma participação efetiva nos ambientes. O processo de aprendizagem e generalização de habilidades motoras e cognitivas novas é complexo e contínuo, não sendo diferente para os componentes necessários para a escrita, exigindo ajustes e modificações rápidas. A escrita é a maneira mais utilizada para avaliar a aprendizagem dos estudantes, sendo este processo interdependente de habilidades de percepção visual, controle óculo - motor, habilidades proprioceptivas e táteis, além da coordenação motora fina. Crianças que apresentam desafios na escrita são frequentemente encaminhadas para serviços de Terapia Ocupacional a fim de que as intervenções potencializem a sua participação escolar com a melhora de seu desempenho nesta atividade. Dessa forma, acredita-se que crianças com TEA que tenham associado a Disfunção de Integração Sensorial (DIS), apresentam dificuldades na produção, grafia e qualidade da escrita. Esta dissertação tem por objetivo geral analisar a qualidade da escrita de estudantes com TEA e DIS bem como os padrões de DIS encontrados nessas crianças. Em relação aos objetivos específicos, buscou-se: analisar o Perfil Sensorial de Acompanhamento Escolar de crianças com TEA; analisar o Padrão de DIS de crianças com TEA; analisar a escrita de crianças com TEA segundo o Protocolo McMaster de Avaliação da escrita e por fim analisar as interferências dos padrões de DIS na Escrita. Para realização da pesquisa, utilizou-se abordagem mista de um estudo de caso múltiplo com um desenho não experimental de natureza descritiva. Neste estudo foram coletados dados com quatro crianças com diagnóstico de TEA e DIS que frequentam o Ensino Fundamental I, sendo uma do sexo feminino e três do sexo masculino. A coleta de dados ocorreu em um Centro Especializado de Reabilitação II (CER II), localizado em uma cidade do interior do estado de São Paulo, utilizando-se três avaliações padronizadas: 1. Perfil Sensorial 2 de Acompanhamento Escolar: Questionário do Professor; 2. Evaluation Ayres Sensory Integration (EASI) e 3. Protocolo McMaster de Avaliação da Escrita. Os dados analisados permitiram identificar que todas as crianças dessa amostra demonstram mais de um padrão de DIS, sendo que o padrão de Disfunção em Integração Vestibular-Bilateral foi descrito em todas as crianças, além disso o segundo padrão mais identificado foi o de visuodispraxia, observado em três das quatro crianças da amostra. Nesta pesquisa fora possível analisar que os padrões de DIS interferem diretamente na escrita das crianças estudadas, tendo em vista que os déficits nas áreas que correspondem à integração bilateral, controle postural, práxis e percepção visual, são preditores das dificuldades nas tarefas de escrita analisadas como: déficits no planejamento do espaço, inconsistência no tamanho das letras, espaçamento inconsistente entre letras e palavras, déficits na modulação da força empregada entre o lápis e o papel, velocidade da escrita inferior a idade escolar, além de demonstrarem erros ortográficos importantes na construção e cópia dos textos. Estudos futuros tornam-se importantes para o aprofundamento das relações entre escrita, TEA e as DIS. Para tanto sugere-se a ampliação da amostra de participantes, além da necessidade de pesquisas colaborativas entre profissionais da terapia ocupacional e educadores.
  • ItemDissertação de mestrado
    Política de assistência estudantil: uma análise comparada entre o Instituto Federal do Pará e o Instituto Federal de São Paulo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-26) Andrade, Mauro Celso de Jesus ; Brandão, Carlos da Fonseca
    A gestão eficaz de qualquer política faz uma diferença substancial na vida daqueles que buscam assistência, tornando o processo de gestão das instituições mais democrático. Este estudo se fundamenta na importância da Política de Assistência Estudantil nos Institutos Federais do Pará e de São Paulo, reconhecendo o papel fundamental desempenhado pela assistência estudantil na promoção da equidade e inclusão no ensino superior. Além disso, busca contribuir de forma teórica e prática para a academia e outras instituições que encaram a educação comparada como um desafio. O objetivo deste estudo é analisar a política de assistência estudantil adotada nos Institutos Federais do Pará e de São Paulo, visando compreender como essas instituições implementam políticas assistenciais para os estudantes. Percebe-se que os debates conceituais sobre políticas sociais, caracterizam a vulnerabilidade dos indivíduos frente à desigualdade socioeconômica. A pesquisa se debruça sobre as relações entre as legislações da assistência estudantil do IFPA e a política de implantação adotada pelo IFSP, considerando o Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) como um guia de gestão. A metodologia empregada será a educação comparada, permitindo uma análise tanto do local para o global quanto do global para o local. Esta abordagem será complementada por levantamentos bibliográficos e análise de conteúdo dos documentos pesquisados, com as legislações que regem as políticas assistenciais sendo tomadas como categorias analíticas. Ao comparar essas legislações e políticas de implantação, será possível identificar suas diferenças e semelhanças principais. A compreensão desses fatores pode contribuir para a melhoria dos serviços sociais oferecidos pelas instituições à comunidade, promovendo uma integração mais eficaz entre escola e família e, consequentemente, contribuindo para a redução das desigualdades.