Marília - FFC - Faculdade de Filosofia e Ciências
URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/11449/253961
Navegar
Submissões Recentes
PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
Violência doméstica e políticas públicas: análise de casos de repetição em prontuários do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em situação de violência do município de Bauru.(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-02-17) Baratelli, Leila Daiane; Poker, José Geraldo Alberto Bertoncini
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A presente dissertação busca compreender o processo sociocultural de construção da violência contra a mulher e os determinantes que incidem sobre a repetição dos relacionamentos abusivos, bem como a participação das Políticas Públicas de atendimento nessa dinâmica. Para tanto, a metodologia utilizada contemplou a abordagem qualitativa, realizada por meio da pesquisa bibliográfica utilizando-se de livros, artigos, e pesquisas científicas sobre o assunto abordado; e por meio da pesquisa documental através da análise dos documentos (planilhas e prontuários) do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência – CRM do município de Bauru, local em que o estudo foi desenvolvido. Inicialmente foram analisadas as planilhas administrativas do serviço, nas quais foram identificados setenta e um casos de repetição em relações abusivas, por meio de um questionário estruturado pré-estabelecido. Em uma segunda fase, foram estudados vinte prontuários de mulheres que relataram a repetição da violência, com objetivo de identificar a desigualdade nas relações de gênero nos relatos das mulheres vítimas da repetição dessas relações. Para tal, foi utilizado um formulário semiestruturado composto por sete perguntas abertas, que permitiu a apreensão da essência do fenômeno pesquisado. A escolha metodológica teve como objetivo a compreensão das características da repetição dos relacionamentos violentos, e se o acompanhamento no CRM e nas Políticas Públicas existentes, com vistas a trazer a consciência crítica do contexto vivenciado por essas mulheres, é capaz de evitar a recorrência dos relacionamentos abusivos. Quanto aos resultados, acredita-se que foram além do satisfatório, pois contribuiu minimamente para a construção do conhecimento, tendo em vista que existem poucos estudos sobre essa perspectiva, bem como para provocar reflexões acerca de como está ocorrendo a execução das Políticas Publicas existentes no processo de enfrentamento da violência, tendo em vista a complexidade do assunto. Por fim, espera-se que os resultados alcançados contribuam para a identificação de estratégias de melhoria na formulação, implementação e execução dos Serviços Públicos ofertadosPublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
O ensino de geografia e as concepções educacionais da escola nova (1935-1954)(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-02-21) Luiz, Gabriele Barbosa; Celeste Filho, Macioniro
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Este trabalho é fruto de pesquisa sobre o ensino de Geografia, no contexto da Escola Nova, incluindo a relação entre a Geografia moderna e os princípios escolanovistas. A metodologia foi realizada por meio da pesquisa bibliográfica e documental, principalmente através de periódicos. O Boletim Geográfico e a Revista Brasileira de Geografia foram destacados. Teve como objetivo compreender as orientações escolanovistas para o ensino de Geografia, buscando entender como as ideias referentes à Escola Nova circularam nos locais de discussão da Geografia escolar, no Brasil. Para tanto, foram investigados os periódicos de Geografia e os Congressos Brasileiros sobre o ensino de Geografia atuantes nesse período, marcado pelas propostas de inovações pedagógicas. Complementarmente, sobre essa temática, foi averiguado o relatório do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 1940. A partir disso, os resultados encontrados indicavam a busca pela normatização das práticas escolares e a tentativa de promover as mudanças na mentalidade dos professores, com o advento da Escola Nova. Nesse meio, almejava uma formação integral, moral, ética e ativa aliada aos ideais do nacionalismo e do Estado. Assim, a pesquisa aqui apresentada reforçou o contexto escolar da época e também os aspectos da História da Geografia escolar, demonstrando as concepções que auxiliaram na compreensão das orientações escolanovistas sobre as práticas do ensino em Geografia.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
O papel inclusivo das bibliotecas públicas do interior paulista: mediação da informação direcionada à pessoas com deficiência visual(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-02-18) Silva, Igor Mendes da; Almeida Júnior, Oswaldo Francisco de
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Esta pesquisa do tipo Descritiva-Exploratória, realizada por meio do método, análise de conteúdo proposto por Bardin (1977), teve como objetivo geral: analisar o papel mediador entre bibliotecas públicas localizadas na Região Administrativa de Marília e pessoas com deficiência visual. Tendo como fonte de coleta a seguinte tríplice: bibliotecas públicas, usuários de bibliotecas públicas com deficiência visual e uma instituição especializada no universo da acessibilidade, sendo esta última, a Associação dos Deficientes Visuais de Marília (ADEVIMARI). Para compreender as nuances dessa relação, recorreu-se ao conceito da mediação da informação, estabelecido por Almeida Júnior (2015b), que almeja garantir a apropriação da informação, projetada pelas interferências executadas por parte do profissional bibliotecário. Neste sentido, foi necessária a aplicação de um questionário direcionado às bibliotecas públicas localizadas na região estudada, e de entrevistas aplicadas à Associação dos Deficientes Visuais de Marília e em pessoas com deficiência visual na região que já tenham utilizado bibliotecas públicas, para compreender a seguinte trajetória: identificar se os mediadores que estão nas bibliotecas públicas buscam mapear as necessidades informacionais da comunidade de pessoas com deficiência visual a fim de desenvolver as atividades de mediação da informação; identificar as necessidades informacionais da comunidade de pessoas com deficiência visual em relação à biblioteca pública; identificar quais medidas são aplicadas no ambiente físico da biblioteca pública a fim de favorecer a permanência dos usuários com deficiência visual nesse espaço informacional; mapear quais recursos e serviços são adotados e como influenciam o processo de mediação da informação em relação aos usuários com deficiência visual; abarcar o suporte legal referente a pessoas com deficiência visual em relação aos serviços e recursos prestados / que poderiam ser prestados plenamente ou em parte pela biblioteca pública. Sendo possível concluir que a relação existente entre bibliotecas públicas e pessoas com deficiência visual é quase nula, e quando não, é esporádica, repleta de apatia e ausência, evidenciando a necessidade da participação ativa da biblioteca enquanto representante na linha de frente dos processos informacionais em municípios localizados no interior paulista, fomentando interferências diretas que almejam a integração plena de pessoas cegas e com baixa visão na sociedade.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
Programa de estimulação do vocabulário e de práticas de literacia emergente para escolares do 1º e 2º ano do ensino fundamental I (PEVOLE): elaboração e estudo piloto(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-02-20) Brasil, Caroline Fernandes; Capellini, Simone Aparecida ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Introdução: A literacia emergente é caracterizada por ser um processo baseado em experiencias, práticas e interações com a linguagem escrita, que quando positivas, permitem o desenvolvimento de competências do vocabulário, de leitura e de escrita no período inicial do Ensino Fundamental I. Objetivos: Elaborar um programa de estimulação do vocabulário e de práticas de literacia emergente com escolares do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental I, apresentar os achados de validação por consulta a juízes especialistas e da aplicabilidade através do estudo piloto. Material e método: Esta pesquisa foi desenvolvida em duas fases, sendo a fase 1 voltada para a elaboração de um programa de estimulação do vocabulário e de práticas de literacia emergente com escolares do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental I e a fase 2, voltada para a verificação da aplicabilidade de programa de estimulação do vocabulário e de práticas de literacia emergente com escolares do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental I em um estudo piloto. Resultados: Na fase 1 desse estudo foi possível elaborar um Programa de Estimulação do Vocabulário e de Práticas de Literacia Emergente (PEVOLE) para escolares do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental I a partir da literatura específica da área. A validação do programa PEVOLE por juízes especialistas demonstrou sua adequação, evidenciada pela concordância estatística nos critérios de avaliação das histórias infantis e atividades complementares.O Programa PEVOLE se mostrou aplicável e de fácil compreensão para os escolares do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental I na fase 2 desse estudo. Além disso, ocorreu desenvolvimento de habilidades consideradas preditoras para o desenvolvimento da leitura nos escolares submetidos a aplicação do programa. Conclusão: O programa de estimulação PEVOLE elaborado nesse estudo é de fácil aplicação e compreensão dos escoares do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental I e, portanto, apto para ser aplicado em estudo populacional.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
Memória e Consciência no pensamento de Henri Bergson(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-02-05) Lourenzone, Caroline da Silva; Coelho, Jonas Gonçalves
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Henri-Louis Bergson (1859-1941) apresentou, em Matéria e Memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito (2010a) uma teoria inovadora da memória, enfatizando seus níveis e sua relação com o cérebro. Desta relação, destaca-se o papel da duração e da consciência na constituição do indivíduo e em seu vínculo com o mundo. Em uma dinâmica complexa, em que dois níveis da memória são apresentados, Bergson elucida o conceito de percepção e representação. Em Ensaio sobre os dados imediatos da consciência (2020), o autor aponta a problemática dificuldade em entender as intensidades e os estados psicológicos, salientando o papel abrangente e primoroso da consciência e diferenciando a ideia de qualidade e quantidade. Em A Evolução Criadora (2010b), Bergson explora a imprescindível conexão entre a memória, a consciência e a ideia de evolução e criação. Ao investigarmos essas três obras, expomos – em nosso primeiro capítulo – a confusão entre as intensidades e o problema de quantificar o qualificável. Em nosso segundo capítulo, apresentamos os níveis da memória e o papel essencial do cérebro, pontuando dois casos célebres do neurocientista Oliver Sacks, em O Olhar da Mente (2010). Em um último momento, elucidamos a complexa teoria da evolução bergsoniana, da qual a ideia de criação e o conceito de élan vital fazem parte. Portanto, permeamos pelas principais obras de Henri Bergson para esclarecer o papel da memória e da consciência em sua filosofia.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
Do ABC à Brasilía: a trajetória histórica do Partido dos Trabalhadores e os limites do politicismo(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-10) Franco, Leonardo Augusto; Lovatto, Angélica
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A presente dissertação de mestrado tem como objetivo realizar uma análise crítica da trajetória histórica do Partido dos Trabalhadores (PT), abordando o período que vai de sua gênese até sua consolidação como partido de governo — referência que inspira o título Do ABC à Brasília. A análise está estruturada em duas partes. Na primeira, examinamos uma das principais fontes constitutivas do partido: a intelectualidade, que entendemos formar um complexo ideológico vinculado à razão liberal. A partir de uma abordagem crítica, partimos da hipótese de que esse complexo, associado a uma leitura pautada no politicismo — categoria fundamental em nossa análise —, forneceu uma base analítica que orientou o partido em sua práxis política, resultando no desenvolvimento do PT como um partido integrado à ordem burguesa. A segunda parte consiste na investigação de como esse complexo ideológico se tornou predominante no interior do partido. Partimos da hipótese de que esse processo foi impulsionado pela consolidação da tendência interna conhecida como Articulação dos 113. Por fim, discutimos os limites dessa agenda no âmbito da práxis política do PT enquanto governo, argumentando que o partido não apresentou uma alternativa ao modelo econômico vigente e acabou sucumbindo ao ardil do politicismo.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
Percepção de professores sobre estudantes com Transtorno do Espectro Autista e perfil de Disfunção de Integração Sensorial(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-01-14) Almeida, Amanda Ramos; Rocha, Aila Narena Dahwache Criado
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Recentes evidências científicas destacam a presença das Disfunções de Integração Sensorial (DIS) em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Compreendendo a importância do processamento sensorial adequado para o desempenho e participação escolar, esse estudo teve como objetivo analisar a percepção de professores sobre estudantes com TEA e perfil de DIS no contexto escolar. Como objetivos específicos, o estudo se propôs analisar, segundo a percepções de professores, o perfil sensorial dos estudantes com TEA; analisar, segundo a percepções de professores, as barreiras e os facilitadores para a participação dos estudantes no contexto escolar e identificar, segundo o relato de professores, as principais acomodações sensoriais utilizadas com os estudantes com TEA e perfil de DIS. Participaram do estudo seis estudantes com TEA e perfil de DIS, com faixa etária entre 7 e 11 anos de idade, matriculados no Ensino Fundamental I e seus respectivos professores. A coleta de dados foi realizada em duas cidades do interior do Estado de São Paulo, por meio de encontros com os professores, utilizando os seguintes instrumentos: Perfil Sensorial 2 de Acompanhamento Escolar e entrevista semiestruturada. Os resultados dessa pesquisa indicaram que todas os estudantes com TEA apresentam perfil característico de DIS, sendo identificados pelo Perfil Sensorial 2 que os quadrantes mais afetados foram Observação, Esquiva, Sensibilidade e Exploração respectivamente, além de identificar maiores desafios nas seções sensoriais visual, movimento, comportamento, auditiva e tátil. Quanto ao contexto escolar, toda a amostra demonstrou desafios no Fator Escolar 1 e 3. Ainda, foi identificado que poucos professores compreendem conceitos importantes do TEA, e nenhum conseguiu definir a IS. Apesar disso, reconheceram desafios sensoriais enfrentados pelos estudantes com TEA, entretanto, sem relacioná-los as DIS. Sobre as barreiras para a participação no contexto escolar, foram identificadas pelos professores as consequentes das características das DIS, os desafios no desempenho acadêmico, atenção, ansiedade do estudante, comportamentos desafiadores e socialização. Os facilitadores identificados foram o uso de recursos e estratégias para acomodação sensorial, reforçadores usados para mediar comportamentos, adaptações curriculares e intervenções mediadas por pares. Ainda, foi identificado a importância de uma rede de apoio ao professor no processo de inclusão escolar, composta por outros profissionais da escola como professores auxiliares e cuidadores, professores do Atendimento Educacional Especializado e a gestão da escola. Foi apontado como a parceria entre a família e a escola também é uma rede de apoio e colabora para o processo de inclusão. Por fim, foi identificado a necessidade do trabalho colaborativo entre profissionais especializados e professores a fim de trocar conhecimentos e informações e construir estratégias e adaptações a fim de facilitar a inclusão, permanência, participação e desempenho escolar dos estudantes. Dessa forma, baseado no conteúdo analisado, os resultados encontrados neste estudo apontam a importância da criação e planejamento de futuras formações que abordam as reais necessidades dos professores, por meio de outros modelos de formação, como a Consultoria Colaborativa, que visa promover trocas baseadas nas necessidades dos professores. Como sugestões para futuros estudos, destacam-se investigações com a família e que façam a observação do estudante na escola e intervenções por meio do trabalho colaborativo entre professores e terapeutas ocupacionais, com o objetivo de implementar acomodações sensoriais para promover a participação do estudante com TEA e DIS no contexto escolar.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
O sentido econômico da regulação do trabalho no Brasil: um estudo de caso sobre o impacto da conciliação trabalhista na remuneração dos trabalhadores do Estado de São Paulo (2013-2022)(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2024-11-29) Duarte, William Alecsandro de Melo; Corsi, Francisco Luiz
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Esta pesquisa apresenta uma discussão crítica sobre o sentido econômico da regulação estatal do trabalho no Brasil, a partir da análise de um de seus elementos centrais: o caráter conciliatório. A pesquisa está dividida em três seções principais: primeiramente, é feita uma contextualização sobre o tema da regulação brasileira do trabalho, destacando como os processos recentes de transformações e de crises na economia mundial podem ter levado a mudanças e descontinuidades no seu “sentido original”; em um segundo momento, são revisitados alguns aspectos da interpretação crítica do sociólogo Francisco de Oliveira sobre a formação econômica nacional, da qual procurou-se extrair uma síntese do que seria o sentido econômico da regulação do trabalho no Brasil; por fim, a pesquisa discute mais a fundo a ideia de um caráter conciliatório da regulação, apresentando a proposta de um estudo de caso cujos objetivos iniciais eram identificar os impactos da prática da conciliação trabalhista na remuneração dos trabalhadores e como esses impactos indicam o sentido econômico da regulação do trabalho. No entanto, com o desenrolar do estudo de caso, a principal conclusão a que se chegou foi que os dados atualmente disponíveis sobre os litígios trabalhistas na Justiça do Trabalho ainda dificultam o estabelecimento de um diagnóstico mais rigoroso acerca da repercussão do caráter conciliatório da regulação na remuneração dos trabalhadores.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
Ingresso e permanência no trabalho de pessoas com deficiência visual: a partir de três estudos de casos(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-27) Hashimoto, Patrícia Tiemi; Silva, Nilson Rogério da
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
O ingresso e permanência de pessoas com deficiência visual no trabalho ainda configura um panorama de incertezas e desafios, dados corroborados no baixo percentual de cegos no mercado de trabalho. Um conjunto de fatores são apontados como obstáculos para essa inserção, sendo comuns a baixa escolaridade e qualificação, visão negativa da sociedade em geral e especificamente nas empresas, os papéis familiares, que tanto podem estimular o trabalho, como desestimular. Também são apontadas falhas no processo de aprendizagem escolar, insuficiência de serviços de qualificação e reabilitação profissional, fiscalização frágil para o cumprimento da lei de cotas. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa foi descrever e analisar a trajetória acadêmica e profissional de três pessoas com deficiência visual que ingressaram no mercado de trabalho, a partir da percepção dos mesmos. Trata-se de pesquisa de qualitativa com o método de estudo de caso. Participaram do estudo três pessoas com deficiência visual, sendo duas com baixa visão congênita e uma com cegueira adquirida. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com questões relativas à trajetória de vida familiar, educacional e a profissional. Duas entrevistas ocorreram de forma remoto e uma entrevista de forma presencial, sendo gravadas, mediante autorização dos mesmos. Foi realizada análise de conteúdo, a qual contempla a pré-análise, leitura flutuante dos relatos e posterior categorização, seleção dos temas e utilização dos trechos representativos dos relatos, de acordo com as categoria que emergiram. Os resultados foram organizados em tabelas e utilizados trechos expressivos da fala dos participantes. Os resultados revelaram que o percurso educacional dos participantes da pesquisa foi de sucesso, com enfrentamento de poucos problemas nos relacionamentos com seus colegas de sala e professores e com a necessidade de poucas adaptações. Mesmo nesse cenário favorável, vivenciaram situações de preconceito, discriminação e capacitismo. O papel da família foi considerado essencial para estimular, apoiar e alcançar os objetivos dos participantes. O avanço legislativo é uma importante conquista no sentido de viabilizar o acesso de pessoas com deficiência no trabalho, contudo, há necessidade de um conjunto de ações que precisam ocorrer de forma integrada para a consolidação da legislação e da efetiva inclusão.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
Contribuições críticas de Murray Bookchin ao anti-humanismo contemporâneo(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-21) Castro, Arthur Guimarães de Oliveira; Lovatto, Angélica
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A presente dissertação analisa a categoria de anti-humanismo de Murray Bookchin, intelectual norte-americano vinculado ao anarquismo e à ecologia social, como uma ferramenta crítica para compreender a contrarrevolução ideológica iniciada na segunda metade do século XX. Divide-se em três capítulos: a trajetória política e intelectual de Bookchin; a definição de anti-humanismo e suas manifestações na sociedade; e a influência nociva do anti-humanismo sobre o anarquismo. As ideias anti-humanistas se caracterizam por uma recusa dos valores do Iluminismo, dentre os quais está o otimismo em relação ao progresso social e à capacidade da razão em compreender o mundo em sua totalidade. Como consequência, o pensamento anti-humanista se opõe ao socialismo, em geral, e ao anarquismo, em particular, ao rejeitar a possibilidade de uma transformação radical das relações sociais. Constatase que as reflexões de Murray Bookchin oferecem contribuições significativas para o entendimento de uma série de teorias e ideologias que se popularizaram na cultura acadêmica e popular nas últimas décadas.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
O governo Bolsonaro no contexto neoliberal: relação da extrema direita com políticas contra a classe trabalhadora(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-20) Marchesano, Gabriel Shimith; Pinheiro, Jair
; Barbosa, Jefferson Rodrigues ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
O presente trabalho tem como objetivo principal relacionar políticas de caráter neoliberal durante o governo do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (2019-2022), bem como as consequências prejudicais à classe trabalhadora brasileira. Inicialmente, entende-se a fundamentação teórica do neoliberalismo no Brasil, a fim de compreender o contexto do seu desenvolvimento e as vias da aproximação de figuras políticas representativas da direita e extrema direita. Pretende-se, a partir do exame das conexões ideológicas do chamado bolsonarismo, avaliar a fusão deste projeto econômico com o plano político, visando à compreensão das aproximações com o ativismo neoliberal nas redes sociais e a formação das bases de apoio, importantes sustentáculos do governo de Jair Bolsonaro. A pesquisa dedica-se a analisar a relação entre políticas neoliberais e a produção ideológica contra a classe trabalhadora. Com isso, busca-se elucidar o modo como políticas neoliberais e produção ideológica afetaram as camadas mais vulneráveis da sociedade brasileira.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
Organizações sociais e o novo neoliberalismo educacional em Goiás (2015-2018)(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-22) Machado, Noah de Melo; Totti, Marcelo Augusto
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A atuação das Organizações Sociais (OS) na gestão do sistema de Educação é um fenômeno recente que se insere no conjunto das contrarreformas neoliberais realizadas no Brasil desde a década de 1990. Corresponde, em linhas gerais, a uma agenda de políticas que buscam reordenar o papel do Estado na sociedade contemporânea por meio da execução de políticas sociais e econômicas que limitam as possibilidades de promoção da justiça social e o combate às desigualdades, através da constituição de novos arranjos jurídicos e institucionais e da integração a redes de governança global, marcadas pela presença de poderosos aparelhos privados de hegemonia, como o Banco Mundial, instituições filantrópicas e organizações do terceiro setor. O objetivo dessa pesquisa é analisar o processo de implementação das OS no Estado de Goiás entre os anos de 2015 e 2018, período correspondente aos governos de Marconi Perillo (PSDB), que tentou implementar as OS na gestão das escolas da rede estadual, seguindo recomendações do Banco Mundial, o que por sua vez gerou polêmicas e ampla movimentação da sociedade civil que se mobilizou contra a proposta de gestão por OS na educação do Estado. Para melhor entendimento do objeto posto em análise e a conjuntura no qual se insere, é necessário captarmos os conflitos, contradições e antagonismos que lhe são inerentes, buscando o entendimento de sua essência, nuances e dinâmicas estruturais, examinando-o minuciosamente, a partir do modo como ele se apresenta no mundo material. Para isso, trabalhamos com o materialismo histórico dialético e com a pesquisa engajada enquanto ferramentas teórico-políticas de produção do conhecimento. Ademais, utilizamos metodologias inscritas no campo das pesquisas qualitativas, como estudos bibliográficos e análise documental. A análise dos documentos e da bibliografia especializada demonstrou que a proposta de gestão por OS em Goiás se mostra bastante danosa para os trabalhadores do sistema educacional, ao promover um projeto político de ampla precarização e pauperização de suas condições de trabalho, além de trazer séria desconfiança quanto ao risco da implementação do modelo para o ensino dos estudantes.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
O tempo da consciência: duração interior em Henri Bergson e o fluxo de consciência no romance As Ondas de Virginia Woolf(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-12) Silva, Maria Ester Martins; Rodrigues, Paulo César
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Este trabalho tem como objetivo pensar o tempo da consciência em Henri Bergson, particularmente em seu primeiro livro, o Ensaio sobre os dados imediatos da consciência (1889), no qual Bergson discute a duração atrelada à noção de consciência. A partir disso, pretende-se pensar a influência de Bergson na literatura da escritora inglesa Virginia Woolf, integrante do modernismo inglês do século XX. A escritora é proponente de uma literatura que pode ser entendida como um grande exemplo de ruptura com a linguagem comum, ao ter criticado os romances tradicionais realistas, os quais esquecem de retratar a realidade interna das personagens como o próprio cerne da vida temporal, objeto privilegiado da narrativa moderna. Logo, é preciso chamar a atenção para esse tempo espacializado que muitos descreviam como estruturador da experiência convencional do tempo, despertando o foco narrativo para a abordagem do tempo real, vivido, essencialmente distinto do espaço. Woolf, por ter experimentado em seus romances o fluxo de consciência, como fez em As Ondas (1931), evidenciou uma perspectiva em que as personagens se encontram mergulhadas em seus pensamentos, em sua realidade interior e profunda, explorando uma linguagem que reúne os sentimentos e emoções por um enlace de pensamentos surgidos ininterruptamente, ou, às vezes, despertados pelo objeto externo, captado por meio de nossos sentidos. Deste modo, neste trabalho, pretende-se relacionar a filosofia bergsoniana da consciência com a literatura intimista de Woolf, discutindo sobretudo os conceitos de consciência e de tempo.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
Educação para a autonomia: uma análise sociológica da EMEF Desembargador Amorim Lima(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-25) Ferreira, Ana Paula dos Santos; Poker, José Geraldo Alberto Bertoncini
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Esta pesquisa avalia como uma escola pode promover a formação de alunos moralmente autônomos, utilizando como objeto de estudo a EMEF Desembargador Amorim Lima (SP) e a teoria do desenvolvimento moral de Jean Piaget como referencial. O estudo também caracteriza a escola convencional com base nos autores críticos Louis Althusser, Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron, Paulo Freire, Henry Giroux e Mariano Fernandez Enguita. Além disso, apresenta 10 modelos educacionais alternativos ao redor do mundo, que se opõem ao ensino convencional. Esses exemplos abrangem propostas educacionais em movimentos sociais, inovações pedagógicas em escolas públicas e privadas e teorias de desescolarização. A metodologia adota uma análise documental focada no projeto político-pedagógico, no regimento interno e na Carta de Princípios da EMEF Desembargador Amorim Lima. A pesquisa identifica, nesses documentos, elementos que promovem a autonomia moral dos alunos, evidenciando práticas pedagógicas voltadas para a construção de sujeitos autônomos, capazes de tomar decisões éticas e conscientes de seu papel social.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
O desenvolvimento da China nas reformas de abertura (1978-2008): perspectivas gerais e regionais(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-13) Souza, Daniel Elias de; Vigevani, Tullo
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Em 1978, Deng Xiaoping assumiu o poder e iniciou as reformas de abertura na China, que perduraram até 2008. Durante esse período, o país experimentou um desenvolvimento econômico significativo, especialmente nos setores agrícola, urbano e industrial. As reformas, caracterizadas pelo afrouxamento do controle de preços e pela abertura para o investimento estrangeiro, transformaram profundamente a economia chinesa. Nesse contexto, a realidade econômica das províncias chinesas mudou de forma drástica. Guangdong, antes marginalizada, tornou-se o principal polo industrial do país, enquanto Liaoning, outrora um centro industrial de destaque, viu sua importância diminuir. Neste estudo, busca-se analisar os fatores que determinaram o sucesso de Guangdong e o declínio relativo de Liaoning no contexto das reformas de abertura na China. Especificamente, serão investigadas as seguintes questões: A) As distorções regionais industriais internas foram provocadas pelo processo de desenvolvimento dentro da abertura econômica? B) As políticas socioeconômicas da China foram realizadas sob uma ótica mutável durante esse período? C) Como a China diferenciou-se de outras nações asiáticas em sua abertura ao capital estrangeiro devido a fatores únicos? A partir da análise de dados de organizações internacionais, do governo chinês e de pesquisas acadêmicas, conclui-se que o processo de desenvolvimento chinês foi marcado por constantes ajustes e mudanças, influenciados por diferentes facções políticas dentro do Partido Comunista. As distorções regionais foram intensificadas pela abertura econômica, que privilegiou um modelo de industrialização baseado na competitividade e na lucratividade. Como consequência, houve danos sociais nesse processo. Ao mesmo tempo, a China apresentou características únicas que permitiram um desempenho econômico superior em relação a outros países da região.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
Mudanças, continuidades e limites da transferência de renda e construção de moradia popular: análise de aspectos da política fiscal 2015-2018(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-31) Teixeira, Elias Guilherme Soares; Santos, Agnaldo dos
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
O texto a seguir é a descrição dos resultados obtidos via análise bibliográfica com auxílio de dados, sobre a política do reajuste dos salário-mínimo, dos efeitos, mudanças e repasses ao Programa Bolsa-família e a construção de moradias populares, via Programa Minha Casa Minha Vida, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento, no período de 2015 até 2018, nos governos Dilma 2 e Michel Temer. A através da análise desses objetos, visamos aferir se e como a guinada à austeridade adotada por Dilma de maneira contingencial em 2015, é aprofundada e vira permanente com Temer, que faz dessa regra, e principalmente como essa mudança afetou a vida e os interesses da classe trabalhadora, mais beneficiada por essas políticas surgidas ainda nos anos de Lula 1 e 2. A disputa que fez a classe dominante tão interessada na austeridade e nos cortes de programas que concorriam com a verba destinada aos juros da dívida pública, com interesses na manutenção do Estado como agente da realização de lucros, via esses pagamentos, ao ponto de devido a isso e pela reconstituição da taxa de lucros em declínio, construiu o impeachment de Dilma.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
O lugar da Sociologia nos currículos paulistas entre 1986 e 2023(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-27) Farias Junior, Nivaldo Bonora de; Mendonça, Sueli Guadalupe de Lima
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Esta pesquisa investiga a trajetória da Sociologia nos currículos da educação básica no estado de São Paulo, abrangendo o período de 1980 a 2023. O estudo tem como objetivo compreender como a Sociologia foi integrada e modificada nos currículos paulistas, considerando aspectos pedagógicos e políticos. Para isso, adotou-se uma metodologia qualitativa, que inclui análise documental de políticas educacionais e propostas curriculares, como as da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP), São Paulo Faz Escola (SPFE), e Currículo em Ação, além de documentos nacionais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), as Orientações Curriculares Nacionais (OCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa também revisa publicações acadêmicas relevantes, como teses e artigos científicos, para contextualizar as mudanças observadas. A análise se baseia no materialismo histórico-dialético, permitindo avaliar a influência de fatores políticos, econômicos e sociais sobre a disciplina. O estudo revela diferentes fases de inclusão e desmobilização da Sociologia, desde as primeiras tentativas de sua implementação, passando pela obrigatoriedade estabelecida pela Lei Federal n. 11.684/2008, até as recentes mudanças trazidas pela reforma do ensino médio e a BNCC. Conclui-se que o lugar da Sociologia no currículo paulista reflete um processo dinâmico, influenciado por diversos fatores históricos, políticos e pedagógicos.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
A tese do marco temporal enquanto manifestação da acumulação do capital(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-30) Jesus, Yasmin Couto de; Santos, Agnaldo dos
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
O presente trabalho busca analisar, a partir de uma revisão bibliográfica sistemática, em um primeiro momento, o problema histórico e teórico da acumulação do capital, sobretudo sob a ótica de Karl Marx e Rosa Luxemburgo, apresentando também interpretações mais contemporâneas como as de David Harvey e Virgínia Fontes, para que possamos compreender de que forma ele se manifesta concretamente e, ainda, perceber quais as tendências desse fenômeno. Em seguida, realizamos um apanhado histórico sobre a invasão e posse de terras indígenas no Brasil, assim como de que forma as relações de posse sobre as terras e os direitos indígenas sobre elas foram evoluindo ao longo dos séculos. Depois, comentamos ainda sobre a atuação de cada governo, Lula I, II, Dilma I e II, Temer e Bolsonaro no que toca ao comportamento de seus respectivos governos em relação à questão indígena. Ademais, analisamos a tese do marco temporal apresentando as linhas gerais da evolução de tal tese na Câmara dos Deputados e Senado Federal, bem como os principais pontos do texto ao longo dos anos, até a sua redação final. Por fim, analisamos se há relação entre a intensificação de ameaças aos direitos dos povos indígenas e a acumulação do capital, bem como quais as consequências que a aprovação dessa tese representaria para os direitos dos indígenas e para a existência desses povos.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
O ensinar e aprender sociologia: uma proposta didática a partir da espiral(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-07-30) Maciel, Emerson de Campos; Barbosa, Maria Valéria
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Este trabalho de mestrado tem como objetivo investigar o uso da ferramenta "espiral" como instrumento lúdico para a compreensão do universo do aluno e seu impacto no processo de ensino e aprendizagem em escolas públicas do estado de São Paulo. Partindo da constatação do distanciamento entre os sujeitos presentes no ambiente escolar – alunos, professores, diretores e funcionários – e sua relação conflituosa, o estudo busca oferecer uma alternativa para auxiliar o processo educacional. A "espiral" consiste em um conjunto de perguntas elaboradas de forma lúdica que possibilita a coleta de informações sobre as vivências, perspectivas e conhecimentos reais dos alunos em relação a determinados temas ou conteúdo. Por intermédio dessa abordagem, almejase construir um novo processo de ensino e aprendizagem, no qual seja possível atribuir significado e sentido à construção do conhecimento, aproximando-o das experiências e indagações dos estudantes. O estudo visa, ainda, fornecer subsídios para o planejamento de atividades educacionais que considerem a realidade social dos alunos, promovendo a compreensão desse público sobre si mesmos e a construção de relações significativas com o conhecimento. A intenção é promover uma educação mais contextualizada e alinhada às suas necessidades e interesses. Dessa forma, a importância deste trabalho reside na compreensão mais profunda do processo de formação do aluno como sujeito no ambiente escolar e na identificação dos impactos recíprocos entre o aluno e a escola nesse processo. A utilização da "espiral" como ferramenta de pesquisa e a intervenção educacional, sobretudo, nas aulas de Sociologia, podem trazer contribuições valiosas para a melhoria da qualidade da educação pública no estado de São Paulo, bem como para o fortalecimento das relações interpessoais e do ambiente escolar como um todo, haja vista que auxilia, em especial, o professor, mediante também a vivência a tecer e validar suas reflexões sobre o ser professor.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
Interpretando Lélia Gonzalez e a amefricanidade: um novo caminho teórico em Relações Internacionais sob uma ótica ampla do internacional(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-31) Nascimento, Danielle Gonçalves Passos do; Passos, Rodrigo Duarte Fernandes dos
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
O objetivo central da presente dissertação de mestrado consistiu em compreender, e assim, interpretar, se e como a noção de Amefricanidade e do pensamento de Lélia Gonzalez, bem como dos seus desenvolvimentos, permitiriam uma contribuição teórica em Relações Internacionais que escapasse às narrativas restritas mais tradicionais dos grandes debates teóricos e evidenciariam uma dimensão relevante atinente ao silenciamento das mulheres, indígenas e negros africanos neste campo disciplinar. Haja vista que as definições e enquadramentos restritos do que se entende por Teorias das Relações Internacionais vêm sendo objeto de crítica ao longo do tempo, foi importante enxergar de quais formas o avanço proporcionado pelo desenvolvimento e aplicação da Amefricanidade e o diálogo com Gonzalez constituíram um avanço científico na área na medida em que possibilitam lidar com aspectos relevantes da concretude de mulheres, indígenas e negros em termos de uma multidimensionalidade, para assim trabalhar na construção de novos caminhos teóricos. Frente a isso, o trabalho promoveu uma sistematização e recuperação dos escritos de e sobre Lélia Gonzalez, com destaque maior para a discussão e percepção acerca do conceito de Amefricanidade, enfatizando o processo de formação das Américas, sobretudo da América Latina, na presença do caráter internacional do conceito, enquanto uma construção políticocultural original de uma categoria transnacional. Com esse intuito, discutimos também a própria visão e necessidade de ampliação do conceito de internacional nas e para as Relações Internacionais, bem como refletir sobre a ligação, em termos de vivência e dos seus aportes teóricos, da autora com o internacional. Por fim, tratamos as escolas de pensamentos interseccionais, decoloniais e marxistas e das bases de interpretações que encaixam as noções elaboradas por Lélia Gonzalez com o interseccional, o decolonial e o marxismo. Ao articular o caráter teórico-prático da autora abordaremos as questões referentes aos conceitos de gênero, raça e classe, inclusive em diálogo com o alicerce teórico das RI. Para tanto, as metodologias empregadas serão a Revisão Sistemática da Literatura, a Revisão Narrativa da Literatura e o método de Conhecimento Situado.