Marília - FFC - Faculdade de Filosofia e Ciências

URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/11449/253961

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 1929
  • ItemDissertação de mestrado
    Abordagem Orff-Schulwerk e teoria histórico-cultural: implicações da Educação Musical Ativa à formação de docentes para e da educação infantil
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-11) Santos, Eric Brandão Gonçalves dos ; Lima, Elieuza Aparecida de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este texto traz aspectos de pesquisa de mestrado direcionada à sistematização e à análise de bases teóricas que articulam os princípios da abordagem pedagógico-musical Orff-Schulwerk aos postulados da Teoria Histórico-Cultural de Vigotski e seus seguidores, com vistas à ampliação teórico-científica de docentes para e da Educação Infantil. A Orff-Schulwerk, uma das pedagogias musicais ativas existentes na Educação Musical, orienta ações pedagógicas coletivas e humanizadoras, nas quais o indivíduo também é protagonista, visando não somente ao seu desenvolvimento musical, mas também psíquico, afetivo e social. Essas teorias integram, por sua vez, uma área do conhecimento mais ampla, que podemos denominar Educação Musical Ativa. Trata-se, assim, de refletir questões sobre a democratização de aspectos pedagógicos e filosóficos da abordagem Orff-Schulwerk e da Educação Musical Ativa, contemplando docentes da Educação Infantil que não sejam propriamente especialistas em música, mas que desejem incorporar esse objeto da cultura às suas práticas. Com esse entendimento, surgiu o seguinte problema de pesquisa: De que maneira os princípios pedagógicos e filosóficos da Educação Musical Ativa, com ênfase na abordagem pedagógico-musical Orff-Schulwerk, se articulam aos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, tendo em vista a formação docente para e da Educação Infantil? O objetivo geral da pesquisa é compreender de que maneira os princípios pedagógicos e filosóficos da Educação Musical Ativa, com ênfase na abordagem pedagógico-musical Orff-Schulwerk, se articulam aos estudos advindos da Teoria Histórico-Cultural, e em quais dimensões tais articulações podem contribuir para a constituição teórico-científica de docentes para e da Educação Infantil, sobretudo, professoras e professores não especialistas em música. De modo específico, o objetivo é socializar exemplos de práticas pedagógicas acessíveis a docentes não musicistas que corroborem com os princípios teóricos apresentados e favoreçam a inserção ativa das crianças nos momentos de troca e comunicação sonoro-musicais, motivando o desenvolvimento humano desde o começo da vida. O recorte temporal da revisão bibliográfica se inicia em 2009, ano de publicação da revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – DCNEI (Brasil, 2009a), e da reedição dos “Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças” (Campos; Rosemberg, 2009), documento do MEC voltado ao bem-estar e desenvolvimento das crianças menores de 6 anos de idade. O marco final da revisão bibliográfica é 2024, ano de conclusão das investigações apresentadas na presente dissertação. A revisão de literatura revelou uma carência de estudos que articulam princípios da Orff-Schulwerk, da Educação Musical Ativa em geral e da Educação Infantil, tendo como eixo norteador a Teoria Histórico-Cultural, reforçando a necessidade de um aprofundamento teórico nessas áreas do conhecimento e justificando a materialização da pesquisa discutida nesta dissertação. Diante do estudo realizado, foi possível concluir que os princípios pedagógicos e filosóficos da Orff-Schulwerk e da Educação Musical Ativa em geral se articulam aos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural. Também ficou evidenciado, em caráter teórico, que tais articulações podem contribuir qualitativamente para a constituição teórico-científica e humana de docentes não musicistas e para a organização de práticas sonoro-musicais desenvolventes, que favoreçam a inserção ativa de crianças.
  • ItemDissertação de mestrado
    Literatura de mulheres negras no Brasil: uma análise da obra de Carolina Maria de Jesus a partir da noção de cuidado de si
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-20) Rocha, Gabriela de Cássia Savério ; Souza, Luís Antônio Francisco de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente pesquisa, tem por objetivo a compreensão dos textos autobibliográficos de Carolina Maria de Jesus como formas de exercícios de si, através da escrita de si como meio de subjetivação para a resistência da violência de gênero, a partir do uso da leitura foucaultiana, como ferramenta para conceber a literatura como prática de si. Para a realização dessa análise duas questões serão norteadoras, a primeira: é possível ler uma obra literária como forma de resistência da violência? Será que uma leitura da noção de cuidado de si pode ajudar a iluminar esta questão? Com base nessas questões, a análise do cuidado de si é relacionada como uma prática ascética do sujeito sobre si, que tem como principal função ética e política o desassujeitamento do sujeito dos modos de dominação.
  • ItemDissertação de mestrado
    O esvaziamento do currículo na escola pública: análise da disciplina de sociologia nos currículos paulistas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-23) Ferreira, Fábio Henrique ; Mendonça, Sueli Guadelupe de Lima ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente pesquisa propõe como hipótese central a questão de que o avanço do neoliberalismo no campo educacional tem ocasionado, pelo menos ao longo das últimas três décadas, o esvaziamento dos currículos da educação básica pública. Esse esvaziamento ocorre por meio da descaracterização e desmantelamento do conhecimento científico elaborado, entendido como qualitativamente diferente no processo de compreensão dos fenômenos da realidade. São elucidadas as características dessa condição do conhecimento científico, apoiando-se nas formulações da pedagogia histórico-crítica em articulação com elementos da teoria histórico-cultural. Os currículos paulistas de Sociologia de 1986, 1992, 2008 e 2020 configuram-se como objeto de análise para averiguação da hipótese levantada. A pesquisa passa pela constituição do conhecimento teórico-científico, entendido aqui como qualitativamente diferente, como resultado e, ao mesmo tempo, motor da atividade humana; pela introdução da pedagogia das competências como ordenadora das formulações curriculares no cenário de avanço do neoliberalismo, suas consequências ao ensino-aprendizagem, e sua oposição aos postulados curriculares voltados ao conhecimento. Serão perpassados também os cenários sócio-políticos e econômicos que interferem na elaboração dos currículos citados em seus referidos contextos, sobretudo a política educacional de São Paulo, estado governado desde 1996 por governos expressivamente neoliberais. Portanto, a metodologia utilizada será a análise documental, bibliográfica e qualitativa.
  • ItemDissertação de mestrado
    A pessoa com autismo no mercado de trabalho: um estudo de caso da contratação à permanência no emprego
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-13) Santos, Isabela Chicarelli Amaro ; Silva, Nilson Rogério da ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A inserção da pessoa com TEA no mercado de trabalho é um processo complexo, dificultoso, mas, sobretudo, necessário do ponto de vista de seu desenvolvimento psicossocial e igualdade de direitos frente à atual estrutura social. Estudos apontaram grande dificuldade em inserir a pessoa com autismo no mercado de trabalho em comparação a outras deficiências, havendo, a necessidade de suporte adequado. Além disso, há dificuldades tanto em encontrar, quanto em manter o emprego, apesar de este ser um direito garantido por lei. Ainda existe um conjunto de aspectos que dificultam o ingresso de pessoas com TEA no mercado de trabalho, destacando-se o diagnóstico e a aceitação da família, a oferta limitada de serviços de reabilitação e qualificação profissional, dificuldades no processo de formação escolar e prejuízos na socialização, que, por conseguinte, impactam negativamente nas oportunidades de empregabilidade. Mesmo diante cenário de dificuldades, as contratações de pessoas com TEA ocorrem, embora em pequena escala, tornando importante, a descrição dos fatores que possibilitaram a sua inserção profissional. Neste sentido, o presente estudo aborda sobre o processo de inclusão da pessoa com autismo no mercado de trabalho por meio da análise de um estudo de caso de um jovem adulto contratado por uma empresa. O objetivo foi descrever e analisar a atuação no mercado de trabalho de uma pessoa com transtorno do espectro do autismo (TEA), descrevendo aspectos relevantes sobre seu trabalho, tais como: o desempenho de sua função, produtividade, relacionamento interpessoal, aspectos de remuneração e jornada de trabalho. Trata-se de pesquisa, de natureza descritiva com abordagem qualitativa, aprovada pelo Comitê de Ética. A coleta de dados foi realizada por meio de um roteiro de entrevista semiestruturado, dividido em blocos temáticos. Ao todo, foram realizados quatro encontros distintos, cada um com duração aproximada de uma hora e 30 minutos. As entrevistas foram gravadas e os dados transcritos integralmente em textos narrativos, sendo posteriormente, realizada a Análise de Conteúdo. Os resultados revelaram que o participante teve uma importante evolução no seu desenvolvimento, tanto no processo de formação acadêmica quanto na vida laboral, após seu ingresso no mercado de trabalho. O trabalho ofereceu oportunidades de aprendizado profissional, de habilidades de interação, autonomia e independência no autocuidado e na vida financeira. Tanto no relato do participante, quanto da mãe e da formadora, foi possível identificar a satisfação pelo ingresso e permanência no mercado de trabalho. Este estudo de caso revela que a inserção profissional de pessoas com TEA, além de ser possível, traz inúmeros benefícios para todos os envolvidos. É necessário desenvolver um conjunto de ações articuladas que envolvam o enfrentamento, o apoio, a confiança da família, valorizando-as potencialidades e buscando oportunidades para sua concretização. Portanto, os dados coletados indicam que a inclusão de pessoas com TEA no mercado de trabalho brasileiro ainda é um processo incipiente, que requer esforços contínuos e coordenados de diversas partes interessadas, mas que é plenamente possível.
  • ItemDissertação de mestrado
    Um revolucionário em mutação: o jovem Lukács e a crítica da sociedade burguesa (1904-1916)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-30) Andrade, Rafael de Almeida ; Deo, Anderson ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente pesquisa pretende discutir a trajetória política e intelectual do filósofo húngaro György Lukács no período de 1904-1916, também conhecido como de formulação de juventude do autor. Seu período pré-marxista é muitas vezes apontado como causa dos equívocos de Lukács, porém, a nosso ver, a trajetória do autor lhe confere um papel único tanto na renovação do marxismo, como no desenvolvimento teórico-filosófico do século XX. A recusa dos valores burgueses em sua rebeldia inicial está na base das formulações que o jovem autor elabora. Lukács identifica e vivencia a crise social, cultural e ética da sociedade burguesa, em especial, a sociedade húngara a partir do dualismo do império Austro-Húngaro. A produção de juventude lukácsiana é um pensamento vivido levado até as últimas consequencias que logo se desdobra em crítica ao seu ponto de vista anterior, dessa maneira, nosso objetivo geral é captar esse processo de sedimentação teórico, político e filosófico lukácsiano como um processo em constante mutação que se estabelece a partir de uma unidade de continuidade-descontínua. Nosso objetivo específico é, a partir de uma leitura imanente da produção juvenil de Lukács e revisão bibliográfica, compreender como se estrutura sua crítica à sociedade burguesa no período de 1904-1916, a partir da sua não reconciliação com a realidade.
  • ItemDissertação de mestrado
    Missões da ONU no pós-conflito colombiano (2016-2021): análise a partir do conceito de "paz positiva" de Johan Galtung
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-02) Azzolini, Marco Antonio Paulino ; Almeida, Rafael Salatini de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente pesquisa de mestrado objetiva, centralmente, analisar as atividades executadas pelas missões da Organização das Nações Unidas no contexto pós-acordo de paz na Colômbia. A pesquisa contará com uma análise empírica através da leitura de documentos emitidos pela própria ONU referentes às missões em solo colombiano, artigos acadêmicos, livros e outras fontes bibliográficas convenientes para a temática. Como instrumental teórico, serão utilizados os conceitos de “violência” e “paz”, e seus diversos desdobramentos, compreendidos a partir da chamada “pesquisa para a paz” de Johan Galtung, a fim de verificar se as atribuições desempenhadas pelas missões contribuem para a implementação da “paz positiva”, por meio da eliminação da “violência estrutural” e da “violência cultural”, ou se estas se limitam a promover uma “paz negativa”, através da eliminação apenas da “violência direta”. A hipótese central a ser testada pela pesquisa é de que as ações realizadas pelas missões da ONU no pós-conflito colombiano promovem, em certo grau, uma “paz positiva”, superando a mera “paz negativa”. O estudo se insere na tentativa de contribuir com pesquisa mais específica sobre os aspectos que envolvem o auxílio de organizações internacionais em cenários pós-conflito, em especial na Colômbia, com vistas a verificar as características da paz alcançada.
  • ItemDissertação de mestrado
    Modelagem da informação no contexto de Entidade Beneficente
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-27) Lara, Thamyris Novaes Custódio ; Coneglian, Caio Saraiva ; Sant'Ana, Ricardo César Gonçalves ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A Arquitetura da Informação tem um importante papel dentro das instituições empresariais, seja ela de qualquer ramo, pois tem como função organizar, estruturar e mapear os processos que envolvem os dados e informações. A instituição Educandário possui um alto volume de dados e, grande parte deles, estão concentrados em fichas de matrícula das crianças e adolescentes. Diante disso, gerou o seguinte questionamento: Como a Arquitetura da Informação pode apoiar a estruturação dos dados das organizações beneficentes? O objetivo geral consiste em propor uma modelagem da informação no contexto de fichas de dados da instituição beneficente selecionada, buscando servir como base para o desenvolvimento de um sistema de informação, de analisar os conceitos de Arquitetura da Informação e seus usuários, a gestão de processos informacionais e a definição de metadados de negócio. Foi realizado um estudo de caso para investigar os processos de gestão informacional do processo de matrícula e, assim, realizar a modelagem conceitual de um sistema informacional. Conclui-se que a pesquisa pode trazer contribuições metodológicas com uma proposta para a Arquitetura da Informação, nos processos de matrícula da instituição do Educandário, colaborando para com a estrutura dos dados contemplados nas fichas de cadastro, por meio da Matriz de metadados. A organização da informação está diretamente relacionada à representação da informação, que consiste em objeto da modelagem da informação.
  • ItemDissertação de mestrado
    Gênero e memória na militarização das mulheres soviéticas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-27) Borges, Giovanna Bem ; Possas, Lidia Maria Vianna ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A Segunda Guerra Mundial é um dos acontecimentos mais estudados do século XX. Entretanto, como aponta Svetlana Aleksiévitch (2016a), a maior parte do que conhecemos sobre a guerra foi escrito por homens e para homens, que a consideram implícita ou explicitamente como um fenômeno masculino por excelência. Dessa forma, essa pesquisa pretende explorar o trabalho de Aleksiévitch, “A Guerra Não Tem Rosto de Mulher” (2016a), com o intuito de pensar as relações de gênero na União Soviética a partir dos testemunhos das mulheres que serviram no front. O referencial teórico utilizado são os estudos de gênero na perspectiva de Raewyn Connell e Rebecca Pearse (2015) e a técnica para a organização dos dados é a análise do discurso baseada principalmente em Mikhail Bakhtin (2002; 2016). Em suma, ao priorizar as experiências e os testemunhos femininos em seu trabalho, Aleksiévitch não só desafiou a narrativa oficial da guerra, mas também questionou em alguma medida as relações de gênero soviéticas ao deslocar os marcos interpretativos do passado para outras questões e outros sujeitos, uma disputa política que tem repercussões até hoje no leste europeu. Contudo, embora seu projeto seja em vários sentidos inovador, ele se inscreve em um momento histórico no qual as disputas em torno da memória estavam subordinadas em alguma medida a um conflito maior em torno das metanarrativas da nação. Desse modo, frequentemente há uma dissociação entre a história que Aleksiévitch quer contar e história que suas interlocutoras desejam contar. Além disso, o ativismo da jornalista pela paz também implicou frequentemente em visões de gênero essencialistas que tinha como intuito questionar o ideal monolítico de nação, no qual em grande parte suas interlocutoras ainda se viam, embora não sem conflitos e contradições. Por isso a importância de entender o discurso através de seu aspecto dialógico. Ainda que Aleksiévitch tivesse o intuito de tirar essas mulheres da invisibilidade e dar um espaço para que elas pudessem discutir suas memórias livremente, sua tentativa de negar a guerra como uma experiência de valor implicou na adoção consciente ou inconsciente de estereótipos empregados no pós-guerra com o intuito de “desarmar” as mulheres do front, tanto simbólica como literalmente.
  • ItemDissertação de mestrado
    O problema dos Universais em Boécio
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-09) Nunes, Matheus Felipe de Oliveira ; Ivanov, Andrey ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta dissertação tem como objetivo estudar a solução de Boécio ao problema dos universais. Investigamos a origem do problema a partir da análise da herança antiga, sobretudo em Platão e Aristóteles, e partir daí analisamos como Boécio recebe esse problema por meio da Isagoge de Porfírio, e como em seu pensamento, especificamente no segundo comentário à Isagoge, caracteriza-se a sua posição sobre o problema. Primeiramente, tratamos de explicar o significado do problema dos universais. Assim, colocamos em evidência do que trata o problema, e quais suas implicações metafísicas e epistemológicas, além de um resumo da sua repercussão. Em seguida, fazemos um exame do problema tal como se deu na Antiguidade. Primeiro, abordamos o pensamento platônico e sua posição nesse contexto, isto é, os universais como substâncias separadas do sensível. Depois, encaramos a posição aristotélica e a sua crítica ao platonismo, especificamente no tratado das Categorias, no qual Aristóteles caracteriza o universal como uma abstração do particular, invertendo ontologicamente a primazia do universal sobre o particular tal como em Platão. Por fim, faz-se necessário um estudo da recepção de Boécio dos antigos na questão, assim como da sua resposta à problemática de Porfírio estabelecida na Isagoge. A partir disso, examinamos detalhadamente a resposta boeciana a cada uma das três perguntas dessa problemática, bem como a repercussão das respostas e sua importância.
  • ItemDissertação de mestrado
    Antropossociologia da educação: etnografia das narrativas de esvaziamento dos sentidos e significados da escola pública no ensino integral na periferia da zona sul da capital paulista entre 2022 e 2024
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-07-22) Santos, Jailson Moreira dos ; Ocada, Fábio Kazuo ; Universidade Estadual Paulista (UNESP)
    Esta dissertação é fruto de uma investigação antropossociológica realizada na linha de pesquisa “Educação, Escola e Sociedade” do Programa de Pós-Graduação no “Ensino de Sociologia”, da Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho – Unesp de Marília e tem como questão central: “considerar olhares antropossociológicos sobre a escola pública contemporânea, frente aos desafios de compreensão das novas configurações subjetivas e identitárias dos estudantes. Frente ao esvaziamento dos sentidos e significados de escola, a partir de uma escola pública de ensino integral, na periferia da zona sul da capital paulista, entre 2022 e 2024”. A realização desta investigação pautou-se nos pressupostos metodológicos da pesquisa etnográfica a partir das narrativas de estudantes, professoras e professores, proposta de investigação etnográfica com base no trabalho de Maria Isaura Pereira de Queiroz, dentre outros. Buscando interpretar os registros dos relatos orais e experiências de violência, a partir das narrativas trazidas pelos estudantes, professoras, professores e demais atores da escola. A pesquisa envolveu uma escola pública de ensino integral nos limites entre a região do Grajaú e Cidade Dutra, alicerçada em dois grupos focais, sendo um de estudantes e outro de professores. As reflexões contaram com as contribuições da Antropologia e Sociologia interpretativas, da Psicologia Social e da Psicanálise da Cultura. Sendo os três aportes ancorados na educação e na relação entre experiência e subjetividade, na perspectiva de apresentar narrativas como documentos e na possibilidade de compreender sentidos e significados da escola contemporânea, frente ao processo de desconstrução de sua essência primeira pelo projeto capitalista. O período de construção do projeto e do desenvolvimento e finalização desta pesquisa teve início em 2022 e encerrou-se em junho de 2024. Para a composição do texto final foram utilizados: entrevista narrativa, reuniões individuais e rodas de conversas nos grupos focais; conversas formais e informais; tutorias individuais e coletivas; memorial das aulas, reuniões pedagógicas e conselhos de classes; textos e áudios produzidos e enviados a partir da plataforma WhatsApp e formulários do Google Sala de Aula e textos produzidos pelos estudantes e professores, além dos cadernos de registro e notas de campo do pesquisador. A investigação destacou um contínuo desafio em manter-se professor no contexto da escola pública, principalmente numa escola de período integral. Sendo possível ainda observar que a escola não tem se ancorado numa prática pedagógica dialógica, relacional e acolhedora, para que estudantes e professores, principalmente os integrantes da comunidade Lgbtqiapn+, os estudantes afrodescendentes e as mulheres se sintam acolhidos e humanizados, revelando desse modo, uma profunda quebra dos direitos da pessoa humana.
  • ItemDissertação de mestrado
    Influência do aleitamento artificial na ocorrência de otite média: revisão integrativa de literatura
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-05-01) Pazini, Mylena Malavazi Teixeira ; Cardoso, Ana Claudia Vieira ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Justificativa: diversos estudos têm investigado o efeito protetivo da amamentação exclusiva até os seis meses nas infecções infantis. Nos primeiros anos de vida uma das infecções mais frequentes na população infantil é a otite média. Essa infecção causa uma privação auditiva temporária que pode impactar, de forma negativa, o desenvolvimento das habilidades auditivas ao longo da infância. Objetivo: Verificar a influência do aleitamento artificial nas ocorrências de otite média em crianças. Metodologia: Para a seleção dos estudos foram utilizadas combinações baseadas no Medical Subject Heading Terms (MeSH). Para atingir o objetivo proposto pesquisou-se nas bases de dados Cochrane, Medline (Pubmed) e SciELO. Neste estudo foram selecionados os artigos publicados entre janeiro de 2012 e julho de 2023, sendo usado na busca as palavras “breast feeding”, “artificial feeding”, “breastfeeding exclusive”, “otitis”, “otitis media” e suas combinações, sem restrição de idioma e localização. Resultados: Dos oito estudos analisados, três demonstraram associação entre a introdução do aleitamento artificial ou misto antes dos seis meses de idade com aumento na incidência de alterações em orelha média. Conclusão: Crianças que receberam aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida foram menos suscetíveis à otite média e, esse tipo de aleitamento foi um fator protetivo tanto para a saúde auditiva quanto para o desenvolvimento infantil.
  • ItemDissertação de mestrado
    Estado, racismo e ações afirmativas: uma análise crítica da política de cotas da Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-27) Barros, Maicol Wendrell Barbosa ; Dal Ri, Neusa Maria ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa analisa criticamente os dados referentes aos quase dez anos de implementação das políticas de ação afirmativa de reserva de vagas para negros e indígenas na Universidade Estadual Paulista (Unesp). A partir da dimensão teórica escolhida, a sociedade capitalista é caracterizada pela exploração de uma classe sobre outra. E no o contexto brasileiro, essa divisão de classes é profundamente marcada por questões raciais, decorrentes da formação do estado brasileiro, de capitalismo dependente, e seu legado histórico de escravidão e perpetuação de práticas exploratórias. Sob essa perspectiva, as políticas de ações afirmativas podem ser entendidas como tentativas de reparar as desigualdades estruturais. No entanto, em nossa análise também abordamos as limitações inerentes das ações afirmativas dentro de uma estrutura capitalista, a partir dos dados sobre o número de ingressantes, egressos e evadidos que adentraram a universidade pelo sistema de cotas na Unesp. Investigamos amplamente a política de reserva de vagas na Unesp para negros e indígenas na Unesp desde seu início em 2014 até 2023, tendo como fundo a análise feita o contexto da questão racial no Brasil. Através de pesquisa bibliográfica e documental, e dados da PROGRAD e COPE da Unesp, avaliamos a efetividade das cotas raciais. Os resultados destacam a dimensão do racismo na luta de classes no Brasil e a importância das políticas de ação afirmativa mesmo com limitações. A pesquisa também explora o papel do Estado capitalista brasileiro no racismo e as restrições que ele impõe às políticas de ações afirmativas, buscando compreender o Estado e seu real papel para se pensar políticas de ações a afirmativas educacionais que questionem e tentem superar a raiz do problema.
  • ItemDissertação de mestrado
    Mediação literária em ambientes digitais: um estudo sobre os booktubers brasileiros
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-21) Carvalho, Cláudia Pereira de Jesus ; Castro Filho, Claudio Marcondes de
    Considerando a relevância do universo digital na atualidade, esta pesquisa busca compreender novos espaços de promoção da leitura, livros e literatura, assim como os diferentes agentes que realizam sua mediação. Apresenta como temática central a mediação literária, elegendo o ambiente digital, a plataforma YouTube especificamente, como campo de pesquisa. Define-se como objetivo geral analisar as práticas de mediação literária realizadas por booktubers brasileiros. Trata-se de pesquisa de natureza qualitativa, com propósito exploratório descritivo. Os procedimentos metodológicos eleitos para executar o estudo foram pesquisa bibliográfica e netnografia. A fundamentação teórica abrange os conceitos de leitura, literatura, redes sociais digitais, e mediação. O nicho do YouTube que fala sobre livros também é chamado de Booktube, e as pessoas com canais que abordam essa temática, booktubers. Assim, buscou-se caracterizar a comunidade booktube brasileira, através da descrição e análise dos dez canais identificados com maior número de seguidores. A análise perpassou pelos elementos de descrição, verificando estratégias de mediação através dos principais tipos de vídeos identificados, das playlists, das preferências de leitura, principais temáticas discutidas, formas de divulgação, finalizando com um balanço da mediação literária estudada. Incluímos na análise alguns pontos críticos, propostas de melhorias e questões a se refletir, inclusive em futuras pesquisas. Depreende-se a pertinência de entender as características dessas novas formas de se mediar a leitura literária e os impactos que as plataformas e os mediadores digitais podem ter sobre a formação e o comportamento dos leitores. Compreende-se que o booktube pode ser um espaço de encontro não só com os livros, mas com outras pessoas, outras culturas, outros mundos. É imprescindível que as pesquisas sobre mediação, assim como a atuação de instituições e agentes mediadores, acompanhem a construção de novas realidades e os cenários tecno-sociais vigentes, caso contrário, o necessário diálogo com a sociedade será cada vez mais reduzido. Com base na caracterização das atividades de leitores na internet, e as consequentes reflexões motivadas, é possível construir e/ou aprimorar ferramentas de incentivo à leitura também em outros espaços.
  • ItemDissertação de mestrado
    Desenvolvimento tecnológico e neomecanicismo: um estudo filosófico-interdisciplinar
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-26) Domiciano, Jorge Luiz ; Gonzalez, Maria Eunice Quilici
    Nosso objetivo, nesta dissertação, é investigar linhas constitutivas da dimensão tecnológica e neomecanicista de sociedades informatizadas. O problema que norteará a pesquisa pode ser formulado do seguinte modo: o que propicia ontológica e historicamente tendências do atual governo de sociedades informatizadas? Uma resposta a essa pergunta está contida em nossa hipótese central, segundo a qual, o governo de sociedades informatizadas resulta da confluência entre o neomecanicismo e a natureza instrumental do desenvolvimento tecnocientífico contemporâneos. Empregamos o termo neomecanicismo para nos referir à visão tecnocientífica contemporânea, que supera o mecanicismo tradicional ao incorporar recursos computacionais para o processamento de dados e a modelização de sistemas complexos. Nesse contexto, o neomecanicismo possibilitou a abordagem de indivíduos humanos como sistemas informacionais, o que, aliado ao contexto hipertecnológico contemporâneo, permitiu um governo automatizado da conduta. No contexto governamental de sociedades informatizadas, não é somente a fisiologia e a materialidade do corpo humano que é objeto de poder, mas também o meio, as relações e os padrões de comportamento. Buscaremos indicar a efetivação de uma concepção neomecanicista do ser humano, bem como algumas estratégias governamentais propiciadas por tecnologias informacionais. A fundamentação de nossas hipóteses será efetivada em quatro momentos: 1) apresentamos um panorama histórico-filosófico da relação entre tecnologia e mecanicismo na modernidade; 2) indicamos as bases do neomecanicismo informacional, a partir da Cibernética, da Inteligência Artificial e a Teoria Matemática da Comunicação; 3) analisamos o tema da complexidade, a partir da Cibernética de Segunda Ordem, da Ciência da Complexidade e do Pensamento Complexo; e, 4) por fim, apresentamos um estudo sobre o conceito de Governamentalidade Algorítmica para explicitar os modos de exercício de poder contemporâneos, propiciados e mediados por tecnologias informacionais automáticas.
  • ItemDissertação de mestrado
    Securitização ou humanização: análise comparativa das legislações migratórias para venezuelanos no Brasil e no Chile
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-07-12) Augusto, Victoria Mossini ; Aguilar, Sérgio Luiz Cruz
    A crise venezuelana, sobretudo a partir de 2014, promoveu o movimento em massa de seus cidadãos para outros países em busca de melhores condições de vida. O intenso fluxo de entrada desses imigrantes nos países da América Latina promoveu uma revisão das legislações migratórias, a fim de ordenar e sistematizar o fenômeno intrafronteiras. Verifica-se que as legislações migratórias podem seguir duas vertentes: securitizante ou humanizante. Isto posto, para esta pesquisa foram selecionados dois países com objetivo de analisar comparativamente suas Leis Migratórias atualizadas e vigentes, criadas na segunda década dos anos 2000: Brasil e Chile. Portanto, este estudo pretende explorar a problemática da orientação que norteou a criação das normas de acolhimento da população venezuelana nesses países. A pesquisa exploratória conta com abordagem qualitativa e os procedimentos metodológicos são análise bibliográfica e documental.
  • ItemDissertação de mestrado
    Data driven culture‬‭ como estratégia organizacional:‬‭ estudo‬ ‭de caso em‬‭ outsourcing‬‭ do setor de desenvolvimento‬‭ de‬ ‭sistemas‬
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-05-29) Marques, Beatriz de Souza Fermino Miranda ; Jorge, Carlos Francisco Bitencourt
    No atual ambiente de mercado, a competição é impulsionada pelo avanço tecnológico, especialmente no setor de serviços, onde empresas inovadoras baseadas em tecnologia, estão cada vez mais presentes. Nesse contexto, dados organizacionais resultam em inteligência organizacional, ao serem utilizados como insumos em ferramentas tecnológicas que auxiliam a tomada de decisões organizacionais. Essa tendência, pode afetar todos os setores de uma organização, fazendo com que a cultura organizacional (CO) também atue como instrumento de orientação no processo de reconhecimento, armazenamento, recuperação e uso dos dados como insumos organizacionais, se tornando uma cultura organizacional orientada a dados ou data driven culture (DDC). Nesta perspectiva, a pesquisa, motivada pelos desafios dos complexos processos organizacionais e suas relações, aparentemente simplificados por ofertas ao mercado de soluções que desconsideram tal complexidade e a subjetividade de cada organização, se dividiu em três partes: se propondo a (a) Levantar e analisar bibliografia sobre a DDC, assim como, sobre o fluxo selecionado para exemplificar a descoberta de conhecimento em bancos de dados, denominado Knowledge Discovery in Databases (KDD), para então, (b) Elaborar um modelo de gestão do conhecimento (GC) organizacional em conceito, que relacione o suporte oferecido pela DDC ao processo KDD para assim, (c) Caracterizar a organização pesquisada, percebendo proximidades entre o processo de GC utilizado por ela e o modelo conceitual elaborado nesta pesquisa. Para este último objetivo específico, metodologicamente, a pesquisa qualitativa recorreu ao estudo de caso, onde empregou a observação direta extensiva representada por questionários de perguntas fechadas em escala de opiniões na Escala de Likert e a observação direta intensiva, representada pela observação sistemática não participante da vida real e pela entrevista estruturada. Intentando o seu objetivo geral, que tem em vista verificar se a organização pesquisada utiliza a DDC como estratégia organizacional. Contudo, o modelo conceitual elaborado não representou a estrutura de GC percebida na empresa, todavia, o envolvimento da mesma em um ecossistema de desenvolvimento de trabalho que abarca outras organizações e muita tecnologia, cria um ambiente favorável ao desenvolvimento e aplicação de um arranjo sistemático de assessoramento para o desenvolvimento e manutenção da GC na organização orientada a dados e informações suportada por uma DDC.
  • ItemDissertação de mestrado
    Análise do papel da empatia na constituição das condutas morais numa perspectiva naturalista
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-28) Rodrigues, Emanuelly Nakaryn ; Broens, Mariana Claudia
    Nesta dissertação analisamos criticamente processos que possibilitam o desenvolvimento da moralidade humana. A questão que norteia nosso estudo é: a moralidade está, necessariamente, relacionada a, e dependente de, capacidades cognitivas humanas? Ao colocarmos essa questão consideramos as teses de Immanuel Kant (1974, 2009) e David Hume (2000), sendo eles representantes de visões antagônicas sobre as bases da moralidade humana, Kant como representante de uma moral fundamentada na razão e Hume, como representante de uma moralidade fundamentada nos afetos. Apesar das diferenças em suas teses, no entanto, identificamos e sustentamos que esses filósofos têm como ponto comum a admissão, mesmo que implícita, de premissas epistemológicas e ontológicas dualistas e reducionistas, pois ambos pressupõem a cisão entre razão e emoção, cisão esta que ainda ecoa em concepções contemporâneas de moralidade. Desse modo, colocamos o seguinte problema: como superar os dualismos arraigados nos estudos sobre moralidade? Como alternativa às propostas dualistas e reducionistas, nos voltamos aos estudos sobre moralidade dentro de um contexto teórico naturalista, com destaque para os trabalhos de Frans de Waal e Stephanie Preston. O autor e a autora sugerem que a superação dos dualismos poderia resultar da tese da continuidade entre sociabilidade e moralidade centrada em relações sociais que envolvem empatia. Para avaliar a pertinência desta tese, são também analisados argumentos críticos da relação necessária entre empatia e moralidade propostos por Paul Bloom (2016) e Jesse Prinz (2007, 2011), os quais são problematizados a partir da concepção de empatia proposta por de Waal e Preston (2017), que sugere que a empatia englobaria, integrados, componentes cognitivos e afetivos. A partir dessa abordagem naturalista, a empatia passa a ser caracterizada como um fenômeno complexo e multifacetado de fundo co-evolucionário que cumpriria papel primordial no estabelecimento e desenvolvimento de condutas morais (de Waal, 2006, 2010). Por fim, como alternativa a pressupostos dualistas da moralidade, analisamos pressupostos da teoria da cognição incorporada e situada, a qual contribui com a tese sobre a moralidade estar relacionada às experiências situadas e incorporadas dos agentes (Lakoff & Johnson, 1999), sendo que tais experiências, embora contexto-dependentes, possuem certo grau de generalidade porque há entre os agentes o compartilhamento de condições materiais, históricas e co-evolucionárias. Em suma, com base em uma perspectiva naturalista de empatia, a qual entendemos confluir com teses da cognição incorporada e situada, propomos ser possível superar os dualismos arraigados em sistemas éticos, como os propostos por Kant (1974) e Hume (1999), e que repercutem ainda hoje nos trabalhos de Bloom (2016) e Prinz (2007).
  • ItemDissertação de mestrado
    Demografia classificatória de mangás: convergências e divergências entre a Demografia Classificatória e a Classificação Decimal de Dewey
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-05-28) Silva, Bárbara Souza da ; Sabbag, Deise Maria Antonio
    A análise de sistemas de classificação bibliográfica é de extrema relevância para o campo da Biblioteconomia e da Ciência da Informação, especialmente em face das novas tecnologias e das diferentes concepções de materiais que podem vir integrar um acervo. Estes materiais devem ser corretamente classificados para possibilitar sua fácil localização e acesso pelos usuários. O mangá figura como um exemplo representativo de material cuja classificação desafia o profissional da informação, encarregado do processamento técnico em bibliotecas, bem como da sua inclusão apropriada no acervo, conforme sua temática e características. No entanto, devido a discrepâncias na forma de classificação e na atribuição de gêneros que podem ocorrer em suas origens, quando esses materiais chegam ao profissional da informação no contexto brasileiro, há o risco de serem erroneamente rotulados. Entretanto, ao considerar sua classificação prévia, o mangá não se enquadra necessariamente nessa categoria, uma vez que apresenta atributos, características e classificações distintas das histórias em quadrinhos de origem americana ou mesmo brasileira. Uma das diferenças notáveis é o conceito de "demografia classificatória", frequentemente confundido como um gênero textual, mas que, na verdade, serve como uma maneira de delimitar para qual público o mangá se destina. Considerando o sistema de classificação mais amplamente aplicado em bibliotecas no Brasil, a Classificação Decimal de Dewey, este estudo se propõe a analisar como ele orienta o bibliotecário na categorização do mangá e como essa classificação difere da que é empregada em seu território de origem. Após uma revisão sobre as classificações bibliográficas e o mangá, este trabalho busca identificar as convergências e divergências entre a Classificação Decimal de Dewey e a demografia classificatória dos mangás. A pesquisa baseou-se em metodologia bibliográfica, documental e empírica, caracterizando-se primariamente como exploratória. Foram apresentados apontamentos sobre o mangá, além de explorar o conceito por trás da Demografia Classificatória, utilizada como meio de organização dos assuntos referentes a cada demografia de mangá. Para tanto, realizaram-se pesquisas em bases de dados e catálogos de bibliotecas públicas online, verificando-se como ocorre a classificação do mangá. Constatou-se que não se segue a notação indicada pela Classificação Decimal de Dewey, mas sim, cria-se uma própria para esse objeto informacional. Por fim, foram propostas duas inserções nas classificações encontradas que contemplem as Demografias Classificatórias de Mangás.
  • ItemDissertação de mestrado
    Atividade docente na educação infantil e o processo de humanização das crianças de 4 e 5 anos - contribuições da teoria histórico cultural
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-05-03) Oliveira, Shirlei Calógero de Araújo de ; Miller, Stela
    A pesquisa realizada teve como objetivo compreender a relação entre a atividade docente na educação infantil e o processo de humanização de crianças de 4 e 5 anos do ponto de vista da Teoria Histórico Cultural. Teve como objetivos específicos: caracterizar o período de desenvolvimento psíquico da criança de 4 e 5 anos de idade; elucidar a função da brincadeira de papéis sociais no desenvolvimento das crianças de 4 e 5 anos; explicitar o conceito de humanização do ponto de vista da Teoria Histórico Cultural; buscar, na Teoria Histórico-Cultural, os fundamentos que possam levar à compreensão da relação entre a atividade dos(as) professores(as) e o processo de humanização das crianças de 4 e 5 anos. Partiu da seguinte questão: como os professores de Educação Infantil contribuem no processo de humanização das crianças de 4 e 5 anos de acordo com a Teoria Histórico Cultural? A metodologia da pesquisa implicou a realização de um estudo bibliográfico, buscando encontrar nos princípios e conceitos da Teoria Histórico – Cultural a compreensão da relação entre a atividade docente e o processo de formação das crianças pequenas. Foram consultados livros dos principais autores da teoria, tanto os seus fundadores, como seus seguidores, bem como as bases de dados com dissertações, teses e artigos científicos sobre o tema da pesquisa. Os resultados mostraram que a atividade docente tem estreita relação com a aprendizagem das crianças e seu processo de humanização, e que, por essa razão, é necessário que o processo de formação dos(as) professores(as) inclua a apropriação de conceitos e formas de atuação que contemplem, dentre outros conteúdos, o conhecimento da periodização do desenvolvimento infantil e a compreensão do papel ativo da criança em seu processo de aprendizagem e da principal atividade que move o desenvolvimento das crianças de 4 e 5 anos - a brincadeira de papéis sociais.
  • ItemDissertação de mestrado
    Em busca da alteridade: a prática etnográfica como ferramenta pedagógica no ensino de sociologia
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-04-22) Zanelli Neto, Luiz ; Lopes, Daniel Henrique
    Esta pesquisa teve como objeto evidenciar a importância, as possibilidades e o uso da Etnografia como ferramenta metodológica no Ensino de Sociologia. Enquanto prática, foi direcionada especificamente aos segundos anos do ensino médio (2º EM) em que a temática sobre Cultura e os conceitos antropológicos estão amplamente presentes. Como norte deste trabalho temos a busca pela apropriação da habilidade de colocar-se no lugar do outro, denominada princípio da Alteridade. A realização desta tarefa ocorreu por meio de uma Atividade Pedagógica, cuja base teórica principal são as discussões encontradas na Antropologia e no método etnográfico. De modo dialético, para fazer e dar sentido à atividade, os discentes que participaram desse projeto entraram em contato com a realidade simbólica e material da etnia Xavante da Terra Indígena (TI) de Sangradouro, onde realizamos a experiência de campo, previamente planejada e subsidiada com aulas, leituras e atividades preparatórias. O projeto foi desenvolvido com alunos interessados e selecionados da escola estadual Alda Gawlinski Escopel, localizada no município de Primavera do Leste, no estado de Mato Grosso, região marcada pela economia latifundiária do agronegócio, mas originalmente território indígena. A partir das observações realizadas na aula de campo e na escrita de dois textos etnográficos produzidos pelos estudantes, antes e depois da experiência, obtivemos como resultado o desenvolvimento da postura da alteridade, assim como a comprovação da apropriação dos conceitos antropológicos, por meio da Etnografia realizada.