Logotipo do repositório
 

Publicação:
Desenvolvimento de um instrumento multidimensional para avaliação de práticas de ensino no processo de aprendizagem

dc.contributor.advisorMarins, Fernando Augusto Silva [UNESP]
dc.contributor.advisorMontevechi, José Arnaldo Barra [UNESP]
dc.contributor.authorMolina, Carlos Eduardo Corrêa [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-08-20T17:10:12Z
dc.date.available2015-08-20T17:10:12Z
dc.date.issued2015-04-24
dc.description.abstractThis paper intends to build mechanisms that measure the effectiveness of playful activities in teaching Production Engineering concepts. The uncertainty about this effectiveness regarding these practices in the teaching-learning process is one of the main issues in the engineering education. The methodology used was qualitative, by developing an explanatory case study, applying the case and studying it through observation, surveys, documentary analysis and pre and posttests. The applied surveys are reference of a theoretical-conceptual model regarding multidimensional evaluation, withdrawn from a theoretical background, that assesses the students' perception and motivation in facing the playful experience. On the other hand, pre and posttests point out the learning increase that students acquired with the dynamics. The empirical evidence indicate that the playful activities provided to the students motivation to learn, increasing indeed their learning. The most relevant and original contributions to this theory and its practice are the proposition of a theoretical-conceptual model regarding multidimensional evaluation that includes many dimensions (Attention, Relevance, Confidence, Satisfaction, Interaction, among others) and the assessment model (pretests and posttests) that checks the learning increase. This model allowed the dynamic's analysis in teaching Production Engineering concepts, although it could also be applied in other situations. Besides evaluating the effectiveness of this teaching technique, the suggested model predicates diagnosis and action plans in order to improve instructional design of the playful activity, in view of future applicationsen
dc.description.abstractEsta tese tem por objetivo a construção de mecanismos para mensurar o efeito da utilização de dinâmicas de ensino na engenharia de produção. Entre as principais questões envolvendo a educação na engenharia está a incerteza em relação aos efeitos da utilização de práticas de ensino interativas no processo ensino-aprendizagem. A abordagem metodológica utilizada foi a qualitativa, por meio do desenvolvimento de um estudo de caso explanatório do tipo múltiplos, no qual ocorreram aplicações de uma dinâmica de ensino em turmas diversas e tais aplicações foram investigadas por meio de questionários, observação, análise documental, pré e pós-testes. Os questionários aplicados têm como principal referência um modelo teórico-conceitual de avaliação multidimensional, proposto a partir de pesquisa bibliográfica, que avalia a percepção e motivação dos alunos diante da experiência de aprendizagem lúdica. Em complemento, os pré e pós-testes aplicados, buscam evidenciar o incremento da aprendizagem alcançado com a aplicação da dinâmica em questão. As evidências empíricas apontam para o fato de que as atividades lúdicas promoveram nos alunos uma maior motivação para a aprendizagem e que, de fato, houve incremento na aprendizagem. As contribuições originais mais relevantes para a teoria e para a prática são a proposição do modelo teórico-conceitual de avaliação multidimensional, que inclui as dimensões: Atenção, Relevância, Confiança, Satisfação, Interação, dentre outras possíveis; e, do modelo de avaliação, por meio de pré e pós-testes, para a verificação do incremento de aprendizagem. O modelo aqui utilizado permitiu a análise de dinâmicas de ensino na engenharia de produção, mas tem o potencial de ser aplicado em outros conteúdos. Além de avaliar os efeitos da ... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)pt
dc.format.extent120 f. : il.
dc.identifier.aleph000836075
dc.identifier.capes33004080027P6
dc.identifier.citationMOLINA, Carlos Eduardo Corrêa. Desenvolvimento de um instrumento multidimensional para avaliação de práticas de ensino no processo de aprendizagem. 2015. 120 f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2015.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/05-08-2015/000836075.pdf
dc.identifier.lattes9008186664173955
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/126589
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectEngenharia - Estudo e ensinopt
dc.subjectEngenharia de produçãopt
dc.subjectAvaliaçãopt
dc.subjectPratica de ensinopt
dc.subjectAprendizagem por atividadespt
dc.subjectActive learningpt
dc.titleDesenvolvimento de um instrumento multidimensional para avaliação de práticas de ensino no processo de aprendizagempt
dc.title.alternativeThe development of a multidimensional tool in assessing teaching practices in the learning processen
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes9008186664173955[1]
unesp.advisor.orcid0000-0001-6510-9187[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Guaratinguetápt
unesp.graduateProgramEngenharia Mecânica - FEGpt
unesp.knowledgeAreaGestão e Otimizaçãopt
unesp.researchAreaEducação na Engenhariapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
000836075.pdf
Tamanho:
2.2 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format