Logo do repositório
 

Letramento em Libras no contexto da educação inclusiva a partir de gêneros textuais

dc.contributor.advisorZacarias, Regiani Aparecida dos Santos [UNESP]
dc.contributor.authorOliveira, Eliana Cristina Pedroso de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2020-06-05T16:53:18Z
dc.date.available2020-06-05T16:53:18Z
dc.date.issued2020-04-13
dc.description.abstractA presente pesquisa pretende elaborar e propor caminhos para a melhoria do ambiente escolar no acolhimento aos alunos surdos. O objetivo desse trabalho é maximizar o impacto da prática de Libras na sala inclusiva, preocupando-se não apenas com a adaptação do surdo ao ambiente do ouvinte, mas também do ouvinte, ao ambiente do surdo. Esta prática pode beneficiar a todos. Para tanto, temos como objetivo também desenvolver o produto resultante desta dissertação sendo um jogo de tabuleiro organizado com material físico oferecendo a interação entre crianças surdas e ouvintes para colaborar com o processo de ensino e aprendizagem da Libras na fase de alfabetização. O estudo contempla uma proposta inclusiva para alunos surdos e ouvintes na mesma sala de aula. Enfatizamos a importância e necessidade da oferta do ensino de Libras para as crianças surdas e ouvintes em fase de alfabetização com o intuito de alcançar resultados que contribuam para a educação inclusiva e o desenvolvimento linguístico, cognitivo e social no contexto de inclusão. A proposta é oportunizar o desenvolvimento linguístico de alunos surdos baseados na aquisição da Língua Brasileira de Sinais como primeira língua e da Língua Portuguesa como segunda língua na modalidade escrita para o letramento da criança surda, bem como preconizar a importância da aquisição da Libras como segunda língua para alunos ouvintes inseridos no contexto de inclusão. Neste sentido, o letramento em Libras é proposta de maneira vinculada ao conteúdo de alfabetização em língua portuguesa, proposto pela Base Nacional Comum Curricular. A expectativa é promover a educação inclusiva de forma efetiva para que os alunos surdos e ouvintes tenham oportunidades de desenvolver suas potencialidades linguísticas e interações necessárias ao conteúdo pedagógico das várias áreas do conhecimento. Esta é uma pesquisa qualitativa de intervenção com contínua busca bibliográfica que apresentar uma proposta de ensino para surdos com fundamentos na nova Base Nacional Comum Curricular, ao contexto de inclusão. A divulgação será mediante um link disponibilizado na internet para o acesso a todos por meio de aparelhos celulares androides, tabletes e computadores. O jogo abordará o conteúdo para o ensino de Libras e possíveis práticas que oportunizarão o ensino e aquisição da Libras, colaborando para a melhoria da qualidade do ensino inclusivo.pt
dc.description.abstractThis research intends to elaborate and propose ways to improve the school environment in welcoming deaf students. The proposal is to promote the linguistic development of deaf students based on the acquisition of the Brazilian Sign Language (Libras) as L1 and the Portuguese Language as L2 in the written modality for deaf child literacy, as well as to advocate the importance of the acquisition of pounds as L2. for hearing students inserted in the context of inclusion. We emphasize the importance and necessity of offering Libras education for children in literacy phase in order to achieve results that can contribute to the linguistic, cognitive and social development of deaf and hearing children in the context of inclusion. This proposal aims to maximize the impact of inclusive practice in the classroom, focusing not only on the adaptation of the deaf to the listener's environment, but also to the listener to the deaf environment. This practice will benefit everyone. The study contemplates a bilingual proposal in the literacy phase for deaf and hearing students in the same classroom. In this sense, Brazilian sign language literacy is proposed in a manner linked to the Portuguese language literacy content proposed by the National Common Curriculum Base (BNCC). The expectation is to promote inclusive education effectively so that deaf and hearing students have opportunities to develop their linguistic potential and interactions necessary to the pedagogical content of the various areas of knowledge. This is a qualitative intervention research with continuous bibliographic search that aims to insert a bilingual teaching proposal based on the new BNCC, in the context of inclusion. The result of this dissertation will be a website for the dissemination of didactic material with indications of syllabus for the teaching of Libras in the literacy phase and possible practices that will facilitate the teaching and acquisition of Libras, helping to improve the quality of inclusive education.en
dc.identifier.aleph000931597
dc.identifier.capes33004056091P0
dc.identifier.lattes6330934560997657
dc.identifier.orcid0000-0001-5212-3895
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/192724
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectLibraspt
dc.subjectEducação inclusivapt
dc.subjectRecursos linguísticospt
dc.subjectInclusive educationen
dc.subjectLanguage resourcesen
dc.titleLetramento em Libras no contexto da educação inclusiva a partir de gêneros textuaispt
dc.title.alternativeLiteracy in Libras in the context of inclusive education from textual genresen
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes6330934560997657
unesp.advisor.orcid0000-0001-5212-3895
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramDocência para a Educação Básica - FCpt
unesp.knowledgeAreaOutrapt
unesp.researchAreaConceitos específicos para o Ensino e suas metodologiaspt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
oliveira_ecp_me_bauru.pdf
Tamanho:
2.09 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.98 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: