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Projetos de extensão Capoeira Angola e Capoeira Regional: atendimento à comunidade

dc.contributor.authorLima, Luiz Augusto Normanha [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2017-01-18T15:22:20Z
dc.date.available2017-01-18T15:22:20Z
dc.date.issued2001
dc.description.abstractOs projetos de Extensão em Atividades Programadas em Capoeira destinam-se a atender a comunidade no ensino de Capoeira Angola e Capoeira Regional. A Capoeira Angola, por ser menos divulgada que a Regional, tem despertado muito interesse nos participantes; este projeto de Atividades em Angola tem, como embasamento, as pesquisas em Salvador (BA). Esta iniciativa de trabalhar a Capoeira com a comunidade iniciou-se em 1987, com um Projeto de Atividades Programadas em Capoeira Regional. A Capoeira Angola iniciou-se a partir de 1990. A iniciativa insere-se particularmente na difusão de conhecimento, difusão cultural e tem servido a alunos de graduação dos cursos de Educação Física, no que se refere à realização de estágio supervisionado nas atividades com a comunidade. A implementação dos projetos é o resultado de vários elementos favoráveis, como a grande procura da comunidade estudantil da cidade de Rio Claro e região, a necessidade de se divulgar a pesquisa com Capoeira, realizada para a universidade, e o interesse de alunos em realizar estágios. Os agentes envolvidos atualmente nos projetos são oito alunos de graduação realizando estágios e quarenta participnates da comunidade estudantil e da cidade de Rio Claro. Quanto aos obstáculos enfrentados na implementação destes projetos, cabe salientar a dificuldade inicial devida à descrença na Extensão por parte dos docentes de forma geral, causando um desestímulo docente, que é superado pelo prazer e o conheciemto que a atividade de Extensão gera. Trabalhar com crianças no Campus também ocasiona uma certa indisposição por parte da administração, o que tem sido contornado ao se proporem horários pertinentes a este tipo de atendimento e o controle das crinças no Campus. Outra dificuldade ocorre com relação ao material, o que também tem sido contornado com a cobrança de uma taxa mínima para manutenção dos intrumentos utilzados nas atividades. É visível, nos resultados atingidos, uma comunidade envolvida e interagindo de forma a possibilitar uma integração entre os que estão na universidade e os que não estão, assim como uma abertura do conhecimento que seria restrito apenas à grade curricular dos cursos de Educação Física, possibilitando, desta forma, a continuidade do conhecimento de uma cultura popular e ancestral, no caso das modalidades de Capoeira ensinadas.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação Física, Instituto de Biociências de Rio Claro
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação Física, Instituto de Biociências de Rio Claro
dc.identifierhttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/1__Congresso/Atividades_Art_stico-Culturais/Trabalho13.htm
dc.identifier.lattes5033264588539830
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/148094
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.relation.ispartofCongresso de Extensão Universitária
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourcePROEX
dc.titleProjetos de extensão Capoeira Angola e Capoeira Regional: atendimento à comunidadept
dc.typeResumo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes5033264588539830
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.departmentEducação Física - IBpt

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