Repository logo
 

Publication:
A construção do conhecimento sobre a formação do administrador escolar: uma análise a partir das publicações nacionais

dc.contributor.advisorMaia, Graziela Zambão Abdian [UNESP]
dc.contributor.authorCalixto, Eulália Araújo [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:28:16Z
dc.date.available2014-06-11T19:28:16Z
dc.date.issued2010-04-13
dc.description.abstractO objetivo da pesquisa é identificar, sistematizar e analisar as publicações que priorizam os aspectos relacionados à formação do administrador escolar. A proposta apresenta como material principal as referências listadas sobre o assunto na Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (2007), número especial que trata da formação docente e do curso de Pedagogia, e utiliza como procedimentos metodológicos: o levantamento destas referências, que incluem livros/artigos, documentos de entidades e legislação -, a sistematização e a análise de conteúdo daquelas que privilegiam os aspectos relacionados à formação do administrador escolar. O referencial teórico para análise do material coletado é o que afirma a especificidade da Administração Escolar e suas contribuições para a transformação social. O delineamento do objeto de estudo partiu da realização de pesquisa de Iniciação Científica que se defrontou com a dificuldade de encontrar material sistematizado sobre a formação do administrador escolar. Além deste aspecto, outro argumento que justifica sua realização é a importância atual conferida à gestão da educação/escolar pelos diferentes discursos presentes no meio educacional e, conseqüentemente, a necessidade de sistematizar a produção da área. Pode-se considerar, em linhas gerais, que: a construção do conhecimento sobre a formação do administrador escolar não é linear, ao contrário, observam-se avanços e retrocessos na defesa de uma base orientadora para formação desse profissional; a identidade do especialista em Educação, incluindo aí o administrador escolar, sempre esteve muito atrelada à formação docente; amplia-se o conceito de docência, ou seja, o profissional deve estar apto à gestão, pesquisa e docência; o movimento...pt
dc.description.abstractThe objective of the research is to identify, to systematize and to analyze the publications that prioritize the related aspects the school administrator's formation. The proposal presents as main material the references organized about the subject in the Brazilian Politics and Administration of the Education Magaziene (2007), special number that deal with teaching’s formation and the Pedagogy’s course, and use as methodological procedures: the search for references, that include books, articles, documents of entities and legislation -, the systemization and the content’s analysis the things that privilege the aspects related to the school administrator's formation. The theoretical referencial for analysis of the collected material is what affirms the specificity of the school Administration and these possible contributions for the social transformation. The delineamento of the study object started in accomplishment research of Scientific Initiation that confronted with the difficulty of finding material systematized about the school administrator's formation. Besides this aspect, other argument that justifies the accomplishment is the current importance award to the Education’s manage by different speeches presents in the education environment and, consequently, the need to systematize the production of the area. It can be considered, in general lines, that: the construction of the knowledge about the school administrator's formation isn’t constant, in the opposite, observed progresses and retreats in the defense of a guiding base for formation that professional; the specialist's identity in education, including the school administrator, was always very linked to the teaching’s formation; the teaching concept was enlarged, in other words, the professional should be capable... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.format.extent131 f.
dc.identifier.aleph000619315
dc.identifier.capes33004110040P5
dc.identifier.citationCALIXTO, Eulália Araújo. A construção do conhecimento sobre a formação do administrador escolar: uma análise a partir das publicações nacionais. 2010. 131 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2010.
dc.identifier.filecalixto_ea_me_mar.pdf
dc.identifier.lattes8238963826956128
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/96311
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectEscolas - Organização e administraçãopt
dc.subjectAdministradores escolarespt
dc.subjectAdministradores escolares - Formação - Construção do conhecimentopt
dc.subjectThe school administrator's formationen
dc.subjectCourse of Pedagogyen
dc.subjectSchool Administrationen
dc.titleA construção do conhecimento sobre a formação do administrador escolar: uma análise a partir das publicações nacionaispt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes8238963826956128
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.graduateProgramEducação - FFCpt
unesp.knowledgeAreaPoliticas públicas e administração da educação brasileirapt
unesp.researchAreaAdministração escolarpt

Files

Original bundle

Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
calixto_ea_me_mar.pdf
Size:
358.9 KB
Format:
Adobe Portable Document Format