Publicação: Lei 10.639/2003: revendo paradigmas na arte/educação
dc.contributor.advisor | Bredariolli, Rita Luciana Berti [UNESP] | |
dc.contributor.author | Santos, Juliana Oliveira Gonçalves dos | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2018-03-23T18:23:18Z | |
dc.date.available | 2018-03-23T18:23:18Z | |
dc.date.issued | 2017-06-27 | |
dc.description.abstract | Este trabalho investiga como os temas arte e cultura afro-brasileira e africana, sancionados pela lei 10.639/2003, se apresentam na arte/educação em artes visuais em seu campo teórico e prático. Investigamos a partir desta Lei Federal a intersecção entre educação, arte e cultura nos processos de reivindicação por direitos pela e na educação antirracista. Partimos de teóricos do campo da arte/educação que problematizam a estrutura hegemônica do ensino de artes no Brasil através do recorte étnicorracial considerando a trajetória de movimentos sociais negros na disputa por direitos na e pela educação e arte. A análise de alguns estudos teóricos após a promulgação da lei 10.639/2003 nos permitiu observar como esta alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) vem apontando questionamentos de forma a forjar rupturas de paradigmas na estrutura da arte/educação brasileira. O relato de nossa experiência em arte/educação junto a programas de implementação da lei 10.639/2003 destinado à formação de professores e gestores da rede de educação municipal de São Paulo, nos serve como elemento-base de reflexão acerca dos desafios que a inserção destes conteúdos e abordagens suscita na práxis educativa. | pt |
dc.description.abstract | Este trabajo pretende investigar cómo los temas arte y cultura afro-brasileña y africana sancionados por la ley 10.639 / 2003 se presentan en el arte / Educación en arte visual en su campo teórico y práctico. Investigamos a partir de esta Ley Federal la intersección entre Educación, arte y cultura en los procesos de reivindicación por derechos por y en la educación antirracista. Partimos de teóricos del campo del arte / Educación que problematizan la estructura hegemónica de la Enseñanza de artes en Brasil, por el recorte étnico, considerando la trayectoria de movimientos sociales negros en la disputa por derechos en y por la Educación y el arte. El análisis de algunos estudios teóricos después de la promulgación de la ley 10.639 / 2003 nos permitió observar cómo esta alteración de la Ley de Directrices y Bases de la Educación (LDB), viene apuntando cuestionamientos para forjar rupturas de paradigmas en la estructura del arte / Educación brasileña. El relato de nuestra experiencia en arte / educación junto a programas de implementación de la ley 10.639 / 2003 destinado a la formación de profesores y gestores de la red de educación municipal de São Paulo, nos sirve como elemento base de reflexión acerca de los desafíos que la inserción de estos contenidos y los enfoques suscita en la praxis educativa. | es |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | |
dc.identifier.aleph | 000898760 | |
dc.identifier.capes | 33004013063P4 | |
dc.identifier.lattes | 0970761217541525 | |
dc.identifier.orcid | 0000-0003-2739-6933 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/153192 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Arte e educação | pt |
dc.subject | Lei 10.639/2003 | pt |
dc.subject | Educação étnicorracial | pt |
dc.subject | Artes visuais | pt |
dc.subject | Arte y educación | es |
dc.subject | Ley 10.639/2003 | es |
dc.subject | Educación étnico-racial | es |
dc.subject | Artes visuales | es |
dc.title | Lei 10.639/2003: revendo paradigmas na arte/educação | pt |
dc.title.alternative | Law 10.639/2003: reviewing paradigms in art/education | en |
dc.type | Dissertação de mestrado | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.advisor.lattes | 0970761217541525 | |
unesp.advisor.orcid | 0000-0003-2739-6933 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulo | pt |
unesp.embargo | Online | pt |
unesp.graduateProgram | Artes - IA | pt |
unesp.knowledgeArea | Arte e educação | pt |
unesp.researchArea | Processos artísticos, experiências educacionais e mediação cultural | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- santos_jog_me_ia.pdf
- Tamanho:
- 16.13 MB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
- Descrição:
Licença do Pacote
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 2.97 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição: