Logotipo do repositório
 

Publicação:
Lei 10.639/2003: revendo paradigmas na arte/educação

dc.contributor.advisorBredariolli, Rita Luciana Berti [UNESP]
dc.contributor.authorSantos, Juliana Oliveira Gonçalves dos
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-03-23T18:23:18Z
dc.date.available2018-03-23T18:23:18Z
dc.date.issued2017-06-27
dc.description.abstractEste trabalho investiga como os temas arte e cultura afro-brasileira e africana, sancionados pela lei 10.639/2003, se apresentam na arte/educação em artes visuais em seu campo teórico e prático. Investigamos a partir desta Lei Federal a intersecção entre educação, arte e cultura nos processos de reivindicação por direitos pela e na educação antirracista. Partimos de teóricos do campo da arte/educação que problematizam a estrutura hegemônica do ensino de artes no Brasil através do recorte étnicorracial considerando a trajetória de movimentos sociais negros na disputa por direitos na e pela educação e arte. A análise de alguns estudos teóricos após a promulgação da lei 10.639/2003 nos permitiu observar como esta alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) vem apontando questionamentos de forma a forjar rupturas de paradigmas na estrutura da arte/educação brasileira. O relato de nossa experiência em arte/educação junto a programas de implementação da lei 10.639/2003 destinado à formação de professores e gestores da rede de educação municipal de São Paulo, nos serve como elemento-base de reflexão acerca dos desafios que a inserção destes conteúdos e abordagens suscita na práxis educativa.pt
dc.description.abstractEste trabajo pretende investigar cómo los temas arte y cultura afro-brasileña y africana sancionados por la ley 10.639 / 2003 se presentan en el arte / Educación en arte visual en su campo teórico y práctico. Investigamos a partir de esta Ley Federal la intersección entre Educación, arte y cultura en los procesos de reivindicación por derechos por y en la educación antirracista. Partimos de teóricos del campo del arte / Educación que problematizan la estructura hegemónica de la Enseñanza de artes en Brasil, por el recorte étnico, considerando la trayectoria de movimientos sociales negros en la disputa por derechos en y por la Educación y el arte. El análisis de algunos estudios teóricos después de la promulgación de la ley 10.639 / 2003 nos permitió observar cómo esta alteración de la Ley de Directrices y Bases de la Educación (LDB), viene apuntando cuestionamientos para forjar rupturas de paradigmas en la estructura del arte / Educación brasileña. El relato de nuestra experiencia en arte / educación junto a programas de implementación de la ley 10.639 / 2003 destinado a la formación de profesores y gestores de la red de educación municipal de São Paulo, nos sirve como elemento base de reflexión acerca de los desafíos que la inserción de estos contenidos y los enfoques suscita en la praxis educativa.es
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.identifier.aleph000898760
dc.identifier.capes33004013063P4
dc.identifier.lattes0970761217541525
dc.identifier.orcid0000-0003-2739-6933
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/153192
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectArte e educaçãopt
dc.subjectLei 10.639/2003pt
dc.subjectEducação étnicorracialpt
dc.subjectArtes visuaispt
dc.subjectArte y educaciónes
dc.subjectLey 10.639/2003es
dc.subjectEducación étnico-raciales
dc.subjectArtes visualeses
dc.titleLei 10.639/2003: revendo paradigmas na arte/educaçãopt
dc.title.alternativeLaw 10.639/2003: reviewing paradigms in art/educationen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes0970761217541525
unesp.advisor.orcid0000-0003-2739-6933
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulopt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramArtes - IApt
unesp.knowledgeAreaArte e educaçãopt
unesp.researchAreaProcessos artísticos, experiências educacionais e mediação culturalpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
santos_jog_me_ia.pdf
Tamanho:
16.13 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.97 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: