Publicação: Impacto da pandemia Sars-Covid na gestão dos resíduos sólidos e efluente de óleo de um restaurante
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Data
Autores
Orientador
Medeiros, Gerson Araújo de 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Engenharia Ambiental - ICTS
Título da Revista
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Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A pandemia Sars-Covid trouxe diversos impactos para a sociedade, nas esferas sociais, econômica, ambiental e cultural. Um dos setores impactados foi o de resíduos sólidos, exigindo dos gestores públicos e privados o entendimento das novas dinâmicas, para se se adaptar às realidades emergentes. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o impacto da Sars-Covid na gestão dos resíduos sólidos e efluente de óleo de um restaurante. O estudo foi desenvolvido em um restaurante de comida árabe, na cidade de Taubaté, Estado de São Paulo. Durante cerca de dois anos (Outubro de 2020 a Outubro de 2022) foram coletados e classificados os seguintes resíduos gerados no restaurante: resíduos orgânicos (restos de alimentos), resíduos secos (alumínio, plástico, PET, embalagem longa vida) e efluente de óleo de fritura. Dois períodos foram analisados: a) período de isolamento social (Outubro de 2020 a Julho de 2021), quando as vendas eram realizadas pelo sistema delivery; b) e período de reabertura ao atendimento presencial (Agosto de 2021 a Outubro de 2022), quando as vendas voltaram a ser realizadas de forma presencial e mantendo-se o sistema delivery. Os resultados apontaram um crescimento significativo de 238% na geração mensal dos resíduos, após a reabertura do restaurante para atendimento no local. Os resultados permitem concluir que a mudança de comportamento dos clientes pela pandemia, elevou as vendas delivery e transferiu o descarte dos resíduos para o cliente final, afetando a gestão dos resíduos sólidos do restaurante avaliado.
Resumo (inglês)
The Sars-COVID pandemic has brought upon us a heavy burden, not only
concerning health issues but also social, economic, environmental and cultural
changes. One of the most impacted areas is solid waste management that demands
for both public and private administration to understand the new dynamics and to
adapt to these new realities. The reason for this paper is to evaluate the
Sars-COVID’s impact on the management of solid waste and also restaurant frying
oil. The study took place in an arabic restaurant, located in Taubaté, São Paulo. For
two years (from October 2020 to October 2022), the following kinds of waste have
been collected and classified: organic waste (mainly leftovers), dry waste (aluminum,
plastic, PET and long life packaging) and frying oil effluent. Two periods have been
analyzed: a) period of social distance and lockdown (from October 2020 to July
2021), when sales were delivered; b) period that people were coming back to the
restaurants and the sales were both delivery and at the restaurant (from August 2021
to October 2022). The data shows a significant growth of 238% in the monthly waste,
after the restaurant reopened to the local business. In conclusion the client’s behavior
change during the pandemic raised the delivery sales and transferred the waste to
the final client directly affecting the restaurant’s waste management.
Descrição
Palavras-chave
Resíduos orgânicos, Gravidade (Fisica) Medição, Resíduos sólidos, Entrega de mercadorias, Organic wastes, Solids waste, Delivery of goods
Idioma
Português