Publicação: Cartas vazias: leituras e leitores de um Centro de Referência de Down
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Pós-graduação
Educação - FFC
Curso de graduação
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Editor
Editora Unesp
Tipo
Livro
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
A partir do século XIX, as mulheres passaram a frequentar a escola, foram para a universidade, para o trabalho e para as ruas. Aprender a ler e a escrever trouxe para essas mulheres uma nova rotina de leitura: depois dos livros de reza, vieram os diários, os romances, as revistas femininas, a correspondência, os jornais. Nessa perspectiva, Ana Maria Esteves analisa as práticas de leitura de mulheres, mais particularmente os processos de apropriação da leitura e da escrita de professoras, de mães e de meninas portadoras da síndrome de Down em um Centro de Referência. Trata-se de um estudo de caso, de caráter etnográfico, que clarifica as trajetórias próprias de leitura dessas mulheres que, entre táticas e estratégias, apropriaram-se de maneiras de ler nas relações da oralidade com a cultura escrita e constituíram uma comunidade leitora. Para essas mulheres, a leitura assume uma presença singular no cotidiano e um significado especial em suas vidas.
Descrição
Palavras-chave
Down, Síndrome de, Educação inclusiva, Educação especial, Distúrbios da aprendizagem nas crianças
Idioma
Português
Como citar
ESTEVES, Ana Maria. Cartas vazias: leituras e leitores de um Centro de Referência de Down. São Paulo: Editora Unesp, 2012. ISBN 9788539303786