Publicação: Paula Caju: a obra artística com o Diabo no corpo
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Rodrigues, Valéria 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Música - IA
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (inglês)
This monograph aims to relate the experiences of an art-educator in the artistic construction of her concert Paula Caju, inspired by poetic hybrid about the archetype of Devil, to answer the following question: is the artistic development intrinsic to the human? The autor uses the autoethnography method, discoursing about her experiences and emotions and connecting them to the social enviroment through relevant authors to the music, as Raymond Murray Schafer, to analytical psychology, as Carl Gustav Jung and Clarissa Estés, to philosophy, as Friedrich Nietzsche and Vilém Flusser, and education, as Paulo Freire. The research results in the consistency of dialogue between the experiences presented and previously published works about the poetics represented, the concert with a cohesive aesthetic of social character and the confirmation of the hypothesis that the artistic development occurred in an intrinsic way to the human.
Resumo (português)
Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo relatar as experiências de uma arte-educadora na construção artística de seu espetáculo musical Paula Caju, inspirado em poéticas híbridas acerca do arquétipo do Diabo, para responder a seguinte questão: será o desenvolvimento artístico intrínseco ao humano? A autora utiliza-se do método autoetnográfico, discorrendo a respeito de suas vivências e emoções conectando-as ao meio cultural e social por meio de autores relevantes para a música, como Raymond Murray Schafer, para a psicologia analítica, como Carl Gustav Jung e Clarissa Estés, para a filosofia, como Friedrich Nietzsche e Vilém Flusser, e para a educação, como Paulo Freire. A pesquisa tem como resultados a consistência de diálogo entre as experiências apresentadas e obras previamente publicadas acerca da poética representada, o espetáculo musical com estética coesa de cunho social e a confirmação da hipótese de que o desenvolvimento artístico deu-se de forma intrínseca ao humano.
Descrição
Palavras-chave
Etnologia, Demônio, Criação (Literária, artística, etc.), Autoconsciencia, Identidade (Psicologia), Performance (Arte), Performance art
Idioma
Português
Como citar
LEITE, Paula Cristina de Toledo. Paula Caju: a obra artística com o Diabo no corpo. 2016. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (licenciatura - música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2016.