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Publicação:
Percepção de fala e ortografia de fricativas na escrita de crianças do ensino fundamental

dc.contributor.advisorJurado Filho, Lourenço Chacon [UNESP]
dc.contributor.authorLopes, Ana Cândida Schier Martins [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:15Z
dc.date.available2014-06-11T19:24:15Z
dc.date.issued2012-08-13
dc.description.abstractObjetivo: Verificar os desempenhos perceptual-auditivo e ortográfico de escolares no que se refere à identificação de contrastes entre as fricativas do Português Brasileiro; e investigar em que medida esses dois tipos de desempenhos se relacionam. Metodologia: Foram analisados dados de desempenho perceptual-auditivo e de desempenho ortográfico extraídos de 20 escolares das duas primeiras séries do ensino fundamental de uma escola pública do município de Mallet (PR). A coleta de dados de percepção auditiva foi feita com base no Instrumento de Avaliação da Percepção de Fala (PERCEFAL), com o uso do software Perceval. Já a coleta de dados de ortografia foi feita por meio de um ditado das mesmas palavras que compõem o instrumento PERCEFAL. Resultados: Foram observadas: (a) maior acurácia perceptual-auditiva do que ortográfica (p = 0,00); (b) tendência de menor tempo de resposta e de menor variabilidade nos acertos perceptuais-auditivos do que nos erros; (c) não-correspondência de erros de percepção-auditiva e ortografia, já que, na percepção, o maior percentual de erros envolveu o ponto de articulação das fricativas, enquanto que, na ortografia, o maior percentual envolveu o vozeamento. Conclusão: Embora se mostrem relacionados, os desempenhos perceptual-auditivo e ortográfico não apresentam correspondência termo a termo. Portanto, na prática clínica, a atenção deve-se voltar não apenas para os aspectos que aproximam esses dois desempenhos, mas, também, para os aspectos que os diferenciampt
dc.description.abstractAim: To investigate the perceptual-auditory and orthographic performances of students, regarding identification of contrasts between the fricatives of Brazilian Portuguese; and to investigate the extent to which these two types of performances are related. Method: Data from perceptual-auditory and orthographic performances of 20 students were taken and analyzed from the first two grades of the elementary education at a public school in Mallet (PR). The data collection of auditory perception was based on the Assessment Tool in Speech Perception (PERCEFAL), using the software Perceval. The orthographic data collection, differently, was done through dictation of the same words used in the assessment tool PERCEFAL. Results: We observed: better accurate skills in perceptual-auditory than in orthographic (p = 0.00), (b) trends of lower response time and less variability in the perceptual- auditory hits than in the errors (c) mismatch of errors in orthographic and auditory perception, for, in perception, the highest percentage of errors involved the point of articulation of fricatives, while in orthography, the highest percentage involved voicing. Conclusion: Although shown as related, the perceptual-auditory and the orthographic performances do not match term by term. Therefore, in clinical practice, attention should focus not only on the aspects that bring these two performances together, but also to the aspects that differentiate themen
dc.description.sponsorshipPROPG
dc.format.extent53 f.
dc.identifier.aleph000702303
dc.identifier.capes33004110045P7
dc.identifier.citationLOPES, Ana Cândida Schier Martins. Percepção de fala e ortografia de fricativas na escrita de crianças do ensino fundamental. 2012. 53 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2012.
dc.identifier.filelopes_acsm_me_mar.pdf
dc.identifier.lattes7575560032654636
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/89920
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectPercepção auditivapt
dc.subjectCaligrafia (Ensino)pt
dc.titlePercepção de fala e ortografia de fricativas na escrita de crianças do ensino fundamentalpt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes7575560032654636
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.graduateProgramFonoaudiologia - FFCpt
unesp.knowledgeAreaDistúrbios da comunicação humanapt

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