Publicação:
Análise experimental e numérica de convecção forçada em arranjo de obstáculos dentro de canal

dc.contributor.advisorSilva, João Batista Campos [UNESP]
dc.contributor.advisorPaschoalini, Amarildo Tabone [UNESP]
dc.contributor.advisorBazani, Marcio Antonio [UNESP]
dc.contributor.authorSouza, Edilson Guimarães de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:23:38Z
dc.date.available2014-06-11T19:23:38Z
dc.date.issued2010-12-20
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é a análise numérica e experimental de escoamento viscoso, incompressível, permanente, com transferência de calor, em um canal estreito contendo um arranjo de obstáculos retangulares. A análise experimental envolveu determinação de coeficiente de transferência de calor médio bem como o número de Nusselt médio e medidas de temperatura em esteira térmica para comparação com os resultados obtidos por simulação numérica. Para a análise numérica usamos o programa comercial de mecânica dos fluidos e transferência de calor computacional ICEPAK®. Verificamos que quanto mais adentro o obstáculo estiver no arranjo maior é a transferência de calor por convecção forçada. Determinamos coeficientes de transferência de calor médio e número de Nusselt médio (com incerteza entre 6 e 15%) e verificamos que o efeito da posição diminui à medida que a velocidade aumenta. Concluímos também que ambos os modelos de turbulência utilizados, k-ε padrão e k-ε RNG, foram incapazes de predizer o efeito da posição apropriadamente. Entretanto, o modelo k-ε RNG apresentou melhor comportamento, pois o seu uso resultou em soluções com valores de temperatura intermediários aos experimentaispt
dc.description.abstractThe purpose of this work is the study of the numerical and experimental viscous incompressible steady flow with heat transfer into a narrow channel containing a rectangular array of obstacles. The experimental approach involves determining the coefficient of heat transfer and temperature measurements in thermal wake for comparison with the results obtained in numerical simulations. For the numerical analysis we use the commercial program of fluid mechanics and heat transfer computational ICEPAK™. We confirmed that in the last lines of the array the biggest is the heat transfer by forced convection. We determined the average heat transfer coefficients (with uncertainty between 6 and 15%) and found that the effect of the position decreases as flow speed increases. We use in the simulations the k-ε turbulence model and the k-ε RNG turbulence model. We conclude that both turbulence models used were unable to predict the effect of the position properly. However, the k-ε RNG model showed better behavior. The numerical temperatures with this model were consistent to the experimental temperatureen
dc.description.sponsorshipFundação de Ensino Pesquisa e Extensão de Ilha Solteira (FEPISA)
dc.format.extent130 f. : il. (algumas color.)
dc.identifier.aleph000639858
dc.identifier.capes33004099082P2
dc.identifier.citationSOUZA, Edilson Guimarães de. Análise experimental e numérica de convecção forçada em arranjo de obstáculos dentro de canal. 2010. 130 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, 2010.
dc.identifier.filesouza_eg_me_ilha.pdf
dc.identifier.lattes2164394495032150
dc.identifier.lattes8272223904033177
dc.identifier.lattes1234817546210419
dc.identifier.lattes3493052819658191
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/88857
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectCalor – Transmissãopt
dc.subjectTurbulenciapt
dc.subjectCoeficiente de transferência de calor médiopt
dc.subjectNúmero de Nusselt médiopt
dc.subjectConvecção forçadapt
dc.subjectModelos de turbulênciapt
dc.subjectAverage heat transfer coefficienten
dc.subjectAverage nusselt numberen
dc.subjectForced convectionen
dc.subjectTurbulence modelsen
dc.titleAnálise experimental e numérica de convecção forçada em arranjo de obstáculos dentro de canalpt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes8272223904033177[2]
unesp.advisor.lattes1234817546210419[2]
unesp.advisor.orcid0000-0003-1887-2678[2]
unesp.author.lattes2164394495032150
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Ilha Solteirapt
unesp.graduateProgramEngenharia Mecânica - FEISpt
unesp.knowledgeAreaCiências térmicaspt
unesp.researchAreaMecânica dos fluídos experimentalpt

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