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Formação continuada de professores e as tecnologias digitais de informação e comunicação: por uma busca e manutenção educacional dos estudantes

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Orientador

Garcia, Daniela Nogueira de Moraes

Coorientador

Pós-graduação

Educação - FFC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Tese de doutorado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Considerando a questão da evasão e do abandono escolar, identificamos a relevância de analisar a manutenção educacional dos estudantes através da formação continuada dos professores para o uso das metodologias ativas, das tecnologias digitais de informação e comunicação e dos multiletramentos. A proposta da pesquisa surgiu da seguinte pergunta geradora: Qual a relação entre a atuação docente e a evasão escolar? De acordo com dados coletados internamente pela rede pública de ensino, através do relatório de situação final dos alunos, notase que o abandono escolar, calculado a partir da devolutiva dos estudantes aos materiais propostos pelos professores, estão com índices elevados, e isso se agravou no período de pandemia. Assim, a presente pesquisa contextualiza-se em uma escola de ensino fundamental em um município do centro-oeste paulista, que vem apresentando elevado índice de abandono escolar dos estudantes. Desta forma, esta pesquisa visou analisar as relações quanto à atuação docente e à evasão escolar dos estudantes em uma unidade escolar num município do centrooeste paulista, buscando compreender as dificuldades de uso dos materiais para os multiletramentos e as suas repercussões nos processos de aprendizagem dos estudantes. Para isso, a metodologia utilizada se dividiu em dois níveis, no primeiro nível com a revisão literatura, acerca das temáticas de formação continuada de professores, metodologias ativas, tecnologias digitais de informação e comunicação, multiletramentos; e análise do projeto Busca Ativa Escolar, especialmente na Unidade Escolar apontada e, no segundo nível com uma pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológica, com a participação de seis professores atuantes nos anos iniciais e anos finais do Ensino Fundamental. A partir da organização dos dados, obtida através da Análise Ideográfica, foi realizada a generalização das unidades de significado, das quais se destacam as quatro categorias abrangentes, sendo elas apresentadas e associadas a revisão de literatura que embasaram suas discussões. Assim, a análise dos dados e a revisão de literatura conduziram à conclusão que, (i) embora as dificuldades de aprendizagem não sejam as únicas causas da evasão escolar, a adoção de novas práticas pedagógicas pelos professores, que se esforçam para criar ambientes que favoreçam o desenvolvimento acadêmico, social e emocional dos alunos, podem reduzir significativamente esses índices promovendo uma melhor compreensão dos conteúdos pelos estudantes, porém as práticas docentes são influenciadas por agentes externos, como o contexto socioeconômico e político, e a falta de devolutivas de estudantes e famílias, destacando que o apoio familiar é essencial para a manutenção educacional destes estudantes, (ii) a participação em formações continuadas é apresentada com grande importância para o crescimento profissional dos docentes, embora a qualidade e aplicabilidade dessas formações para a adoção de novas práticas pedagógicas variem, (iii) a integração de tecnologias digitais de informação e comunicação e materiais inovadores também é crucial para este processo, mas sua implementação ainda enfrenta desafios. A pesquisa desenvolvida apresenta contribuições referentes a análise destas relações que envolvem a atuação docente e a manutenção educacional destes estudantes, descrevendo possíveis causas da evasão escolar e propiciando um aprendizado significativo aos estudantes.

Resumo (inglês)

Considering the issue of school dropout and abandonment, we identified the relevance of analyzing the educational maintenance of students through the continued training of teachers for the use of active methodologies, digital information and communication technologies, and multiliteracies. The research proposal arose from the following generating question: What is the relationship between teaching performance and school dropout? According to data collected internally by the public education system, through the final student situation report, it is noted that school dropout rates, calculated from students' feedback on the materials proposed by teachers, are at high levels, and this has worsened during the pandemic period. Thus, this research is contextualized in an elementary school in a city in the centerwest of São Paulo, which has been showing a high dropout rate among students. Thus, this research aimed to analyze the relationships between teaching performance and student dropout rates in a school unit in a city in the center-west of São Paulo, seeking to understand the difficulties in using materials for multi-literacies and their repercussions on the students' learning processes. To this end, the methodology used was divided into two levels: the first level with a literature review on the themes of continuing teacher training, active methodologies, digital information and communication technologies, and multi-literacies; and analysis of the Active School Search project, especially in the school unit indicated; and the second level with a qualitative research with a phenomenological approach, with the participation of six teachers working in the initial and final years of Elementary School. From the organization of the data, obtained through Ideographic Analysis, the generalization of the units of meaning was carried out, of which the four comprehensive categories stand out, being presented and associated with the literature review that supported their discussions. Thus, the data analysis and the literature review led to the conclusion that, (i) although learning difficulties are not the only causes of school dropout, the adoption of new pedagogical practices by teachers, who strive to create environments that favor the academic, social and emotional development of students, can significantly reduce these rates by promoting a better understanding of the content by students. However, teaching practices are influenced by external agents, such as the socioeconomic and political context, and the lack of feedback from students and families, highlighting that family support is essential for the educational maintenance of these students. (ii) participation in continuing education is presented as being of great importance for the professional growth of teachers, although the quality and applicability of these trainings for the adoption of new pedagogical practices vary. (iii) the integration of digital information and communication technologies and innovative materials is also crucial for this process, but its implementation still faces challenges. The research developed presents contributions regarding the analysis of these relationships that involve teaching performance and the educational maintenance of these students, describing possible causes of school dropout and providing significant learning for students.

Descrição

Palavras-chave

Educação, Tecnologia educacional, Evasão escolar, Professores alfabetizadores Formação, Educação permanente, Education, Educational technology, Dropouts, Continuing education

Idioma

Português

Citação

SANT'ANNA, Daniel Vieira. Formação continuada de professores e as tecnologias digitais de informação e comunicação: por uma busca e manutenção educacional dos estudantes. 2025. 341 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, 2025.

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