Marília - FFC - Faculdade de Filosofia e Ciências

URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/11449/254488

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 977
  • ItemTese de doutorado
    Formação continuada em educação matemática: desafios pedagógicos para a constituição do Operador Multiplicativo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-25) Okuda, Bruna Sordi Rodrigues ; Saravali, Eliane Giachetto ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta tese de doutorado está vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Aprendizagem e Desenvolvimento na Perspectiva Construtivista (GEADEC) e insere-se na temática da construção do Operador Multiplicativo, sob a perspectiva Piagetiana. Decorrem dessa pesquisa duas etapas: a primeira, realizada com 26 professores efetivos que ministravam a disciplina de matemática no terceiro ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Dourados/MS, objetivou, por meio de entrevistas semiestruturadas de caráter exploratório, analisar as concepções que norteiam a prática pedagógica desses profissionais que trabalham com a multiplicação em sala de aula. Os dados coletados demonstram que todos os participantes compartilhavam de uma concepção alicerçada no empirismo, na transmissão de conteúdos e na passividade da criança, além de evidenciarem desconhecimento dos processos percorridos na construção do operador multiplicativo. A partir disso, foi efetuada a segunda etapa, caracterizada como um estudo de caso envolvendo, inicialmente, 17 docentes do terceiro ano do ensino fundamental da rede pública municipal de Dourados/MS que participaram do curso “Multiplicação na Prática”, uma formação continuada com encontros presenciais e online oferecido pela pesquisadora. Esta fase teve como objetivo analisar contextos que favorecem a troca de experiências, a reflexão sobre a própria prática e o desenvolvimento de novas estratégias pedagógicas para abordar a multiplicação. A formação, fundamentada na concepção epistemológica construtivista, se mostrou um espaço fértil para a socialização e troca de conhecimentos entre os profissionais, permitindo-lhes construir saberes sobre o operador multiplicativo — conceito até então desconhecido — ter contato com jogos e refletir sobre a própria prática. Como resultado, identificou-se a (re)significação da multiplicação como um conteúdo a ser construído pelo aluno, ao invés vez de simplesmente decorado, a aprendizagem de jogos e sua utilização em sala de aula, mesmo por professores que, anteriormente, acreditavam trabalhar a “ludicidade”, mas que, na realidade, partilhavam de concepções empiristas, além de uma reformulação inicial da compreensão sobre a necessidade do algoritmo para a construção do operador multiplicativo, com maior conscientização acerca do que o currículo oficial sugere para o ensino da multiplicação no terceiro ano do ensino fundamental. Dentre os desafios enfrentados destacam-se a desistência de sete participantes, a ausência de leituras teóricas indicadas no decorrer do curso, e momentos de resistências, relacionados a pensar uma nova prática, por parte de alguns professores.
  • ItemTese de doutorado
    História das Escolas Normais Regionais e a formação de professores no Piauí (1940 - 1960)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-31) Santana, Maria do Perpetuo Socorro Castelo Branco ; Chaloba, Rosa Fátima de Souza ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente pesquisa teve como objetivo reconstituir a história da formação de professores rurais, por meio do estudo das Escolas Normais existentes no Estado do Piauí, entre o período de 1940 a 1960, problematizando a relevância dessas instituições para os municípios piauienses. Trata-se, portanto, de um estudo histórico, em uma perspectiva teórica metodológica da história cultural. A problemática central desta pesquisa se dá em torno da formação docente desenvolvida pelas Escolas Normais Regionais no Piauí durante o processo de constituição dessas instituições no Estado, nos anos de 1940 a 1960. O recorte inicial (1940) foi justificado pelo fato de ser o período de criação do Fundo Nacional do Ensino Primário (FNEP), conforme o boletim Nº. 40 do INEP, que versa sobre o financiamento da construção de prédios escolares para o ensino primário e, consequentemente, a institucionalização da formação de professores de ensino primário rural por meio da construção de prédios para escolas normais rurais. Justifica-se, ainda, por ser nesse mesmo período promulgada as Leis Orgânicas de Ensino, em 1946, em especial, a Lei Orgânica do Ensino Normal, por meio do Decreto-Lei n. 8.530, de 02 de janeiro de 1946. A década de 1960 foi escolhida para o recorte final da pesquisa por ser o período de extinção da Escola Normal Regional de Floriano – a primeira Escola Normal Regional do Piauí – por meio da incorporação pela Lei 2. 878 da sede da Escola Normal Monsenhor Lindolfo Uchôa a sede do Ginásio Pedagógico e extinguindo nessa instituição o nível de 1º ciclo. A pesquisa se deu a partir da análise de um levantamento bibliográfico, documental (Mensagens Governamentais, Relatório da Instrução Pública, Leis e Decretos) e de entrevistas temáticas com cinco alunas que frequentaram essas escolas. A análise foi fundamentada em Alberti (2005), Bezerra (2015), Bosi (1994), Burker (1994), Freitas (2002), Lourenço Filho (2001), Lopes (1996; 2001) Santana (2008; 2011). Os resultados das análises das fontes documentais e das entrevistas, permitiram visualizar que a formação recebida pelas discentes nas Escolas Normais Regionais, a nível de 1º ciclo, possibilitou mudanças no que se refere ao desenvolvimento educacional, uma vez que o discurso desenvolvimentista estava ligado ao crescimento da escolarização da população. Constatou-se ainda, que no recorte de 1940 a 1960, esse quadro educacional fez com que no Piauí houvesse a ampliação de mais instituições de ensino, tanto na zona urbana como na rural, diminuindo de 80% para 50%, a ausência de escolas rurais nesse local. Sendo assim, entre as décadas de 1950 e 1960, ocorreu uma maior demanda por instituições escolares secundárias que correspondiam aos ginásios, como forma de aumentar a escolarização da população piauiense. Desse modo, temos como tese que as políticas de formação de professores nas Escolas Normais Regionais no Piauí funcionaram como estratégia para aumentar a escolarização da população, que não tinha condições financeiras de se deslocar para outros estados em busca do Ensino Secundário. O Piauí teve três Escolas Normais Regionais. Elas tinham em seus três primeiros anos, uma formação mais geral e no último ano, tinham disciplinas voltadas para o contexto de formação de professores primários. Entretanto, mesmo as escolas não formando professores para atuarem na zona rural, elas formaram professores regentes de ensino primário, amenizando a ausência de professores formados no Estado. Portanto, este trabalho foi de suma relevância, uma vez que contribui com as discussões sobre a história da formação e a importância da implantação das Escolas Normais Regionais no Piauí, durante o referido período.
  • ItemTese de doutorado
    Ferramentas articuladas e tecnologia: um experimento didático formativo sob a luz da educação matemática realística
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-30) Santos, Dayene Ferreira dos ; Miguel, José Carlos ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Trata-se de uma pesquisa-ação sobre um Experimento Didático Formativo, aliado à abordagem de ensino da Educação Matemática Realística, e aplicado em turmas do Ensino Médio que, a partir da construção e utilização de ferramentas articuladas em formato físico e virtual, revela as potencialidades desse tipo de abordagem para o ensino de matemática. Os instrumentos estudados incluem pantógrafos, teodolitos, elipsógrafos e outros aparelhos articulados usados como recursos didáticos, cujas construções se deram com uso de materiais reciclados e, virtualmente, por meio de um software gratuito de geometria dinâmica, chamado GeoGebra. Os referenciais teóricos adotados são embasados nas abordagens propostas por Hans Freudenthal e pelos seguidores de Lev Vygotsky. O objetivo é analisar como um Experimento Didático Formativo, aliado a abordagem de ensino da Educação Matemática Realística, pode desencadear o processo de matematização de conceitos e objetos matemáticos, em especial, os geométricos. Além disso, busca-se por aproximações teóricas entre as duas vertentes: o método do Experimento Didático Formativo e a abordagem da Educação Matemática Realística. O experimento ocorreu em uma escola particular em Embú-Guaçu, São Paulo, com turmas de 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, durante o ano letivo de 2022, com encontros regulares ao longo de três trimestres. A metodologia está embasada no Experimento Didático Formativo e conta com aporte teórico em pesquisas bibliográficas sobre Ensino de Matemática, Educação Matemática Realística, Fenomenologia Didática e Educação Desenvolvimental. A análise dos resultados se apresenta na forma descritiva e interpretativa, considerando registros dos participantes da pesquisa em formato escrito, gravação em áudio e vídeo, além do preenchimento de formulário eletrônico com perguntas abertas, sob autorização e respeitando as condições do Comitê de Ética em Pesquisa. Como resultado, observou-se a compreensão das ideias matemáticas envolvidas no uso e construção das ferramentas mencionadas, bem como da associação desses conceitos a diferentes fenômenos, além de evidenciar aproximações teóricas entre as duas vertentes.
  • ItemTese de doutorado
    Sociologia, desenvolvimento e revolução nacional: o impacto do obscurecimento de Guerreiro Ramos na sociologia brasileira
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-23) Santos, Eder Fernando dos ; Totti, Marcelo Augusto ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Em um contexto em que o debate sobre o desenvolvimento nacional foi fundamental para pensar, questionar e apontar possíveis rumos para o futuro do Brasil, autores como Costa Pinto e Florestan Fernandes sobressaíram como os principais intelectuais envolvidos nesse debate. Entretanto, questiona-se aqui a figura de outro intelectual, Guerreiro Ramos, que também se propôs a pensar a realidade brasileira, arregaçando as mangas e indo à luta com sua sociologia em mangas de camisa, como ele próprio afirmou. Todavia, Guerreiro Ramos não obteve o mesmo reconhecimento que os dois primeiros sociólogos citados, sendo esquecido nas academias. Ramos travou importantes debates sobre o ensino de sociologia, com Florestan Fernandes e sobre a questão do negro com Costa Pinto; além disso, se debruçou sobre o tema do desenvolvimento nacional, bem como se propôs a pensar a revolução brasileira. Escreveu diversas obras que poderiam ser encaradas como diretrizes para a organização do país, mas atualmente são despercebidas, esquecidas no interior das universidades. Vez ou outra, surgem sociólogos tentando reinventar Guerreiro Ramos; estamos longe disso. Neste trabalho, discorremos sobre alguns dos principais pontos abordados por Guerreiro Ramos, entretanto através da perspectiva marxista. Desse modo, a pesquisa apresentada objetivou compreender a figuração do obscurecimento de Guerreiro Ramos dentro das ciências sociais, procurando um nexo que explique tal obscurecimento. Por intermédio da dialética marxista, analisaram-se livros, artigos, documentos, dissertações e teses a fim de entender o sentido do obscurecimento de Guerreiro Ramos nas ciências sociais. Esse método permitiu identificar uma das razões, que são muitas. Dessarte, focaremos a atenção na principal razão, que, no caso, se resume ao grupo do Estado, um grupo de oposição política e ideológica que esteve presente na criação da Universidade de São Paulo (USP). Esse grupo sempre objetivou conservar os interesses da elite paulista, elaborando estratégias para que a USP se tornasse uma referência da elite intelectual, assim retomando as rédeas do poder político e alcançando a hegemonia intelectual do país. Desse modo, o obscurecimento de Guerreiro Ramos, também estaria ligado à hegemonia uspiana.
  • ItemTese de doutorado
    An intercultural look at teacher training: reflections from the pedagogy course in Brazil and Pakistan
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-13) Gohar, Amna ; Carvalho, Alonso Bezerra de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O Brasil e o Paquistão passaram por processos de colonização que continuam a exercer influência significativa em suas paisagens educacionais, culturais e econômicas. A formação profissional de professores desempenha um papel crucial na melhoria da qualidade da educação em um país. Apesar de sua importância, o campo enfrenta inúmeros desafios na era contemporânea. Este estudo visa avaliar o papel da formação profissional de professores nos sistemas educacionais de duas nações: Paquistão e Brasil. O objetivo principal é analisar os cursos de formação de professores em nível de pós-graduação e sua importância para o desenvolvimento profissional. O objetivo principal é investigar o processo de formação de professores, com foco particular em cursos de pedagogia, para examinar a legislação de políticas educacionais e sua implementação nos países. Além disso, explora a influência dos filósofos; Allama Muhammad Iqbal do Paquistão e Paulo Freire em sua educação em cada país. No final, a influência religiosa foi discutida no islamismo no Paquistão e no cristianismo no Brasil no contexto da educação. Empregando uma metodologia qualitativa que é tanto interpretativa quanto exploratória, o estudo alavanca pressupostos teóricos e metodológicos da análise qualitativa. Consequentemente, o método qualitativo foi adotado para estudo documental, interpretação e comparação. A coleta de dados se baseou em fontes secundárias, como rascunhos de políticas, artigos de notícias, conteúdo de cursos e revisões bibliográficas para descrever a constituição de cursos de pedagogia, revisão de conteúdo de cursos e contextos históricos. Os dados foram analisados usando análise temática e de conteúdo para destacar as semelhanças e diferenças no treinamento de pedagogia em ambos os países, particularmente em termos de implementação. As descobertas indicam que as políticas no Brasil e no Paquistão visam promover educação de qualidade produzindo professores bem treinados e competentes. Embora as disciplinas de pedagogia em ambos os países mostrem algumas semelhanças, elas também abordam as demandas em níveis nacional e internacional. Os filósofos têm um grande impacto na educação e na conscientização das pessoas sobre questões centrais. A religião também desempenhou um papel importante em ambos os países em seu setor educacional e tem grande impacto em suas vidas diárias.
  • ItemTese de doutorado
    Manuais pedagógicos nas Escolas Normais Livres do centro-oeste paulista: uma história da formação de professores e cultura escolar (1943-1977)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-27) Grespan, Fernanda Plaza ; Castro, Rosane Michelli de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Apresentam-se, nesta tese de doutorado, resultados de pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências (PPGE) – Unesp, Campus de Marília, tendo como objetivo geral analisar e interpretar saberes para a formação de professores contidos dos manuais pedagógicos nas Escolas Normais Livres da “Sagrado Rede de Educação”, no centro-oeste paulista, entre os anos de 1943 a 1977, no processo de circulação e apropriação de saberes e aspectos relacionados com a cultura escolar. O recorte espaço/temporal está delimitado à época de funcionamento das Escolas Normais Livres “Sagrado Coração de Jesus”, de Marília/SP e “São José”, de Bauru/SP, ambas localizadas no centro-oeste paulista. A hipótese norteadora das investigações foi a de que, por meio de manuais pedagógicos dessas Escolas Normais Livres da “Sagrado Rede de Educação pode-se evidenciar o que a sociedade esperava que alunos e professores concebessem acerca da educação e do ensino naquele determinado momento histórico, além de serem considerados elementos propagadores de conhecimento. Como procedimento metodológico, utilizou-se a pesquisa histórica, quanto à abordagem, bibliográfica e documental, quanto às fontes, pois o corpus da investigação foi constituído por manuais pedagógicos das Escolas Normais Livres da “Sagrado Rede de Educação”, do centro-oeste paulista, a partir dos quais foi realizada uma análise e interpretação dos títulos publicados e circulados entre os anos de 1943 e 1977, bem como mediante relatos de normalistas formadas nessas escolas e fontes iconográficas, e, ainda, foram investigados, mediante bibliografia específica, elementos históricos da formação de professores no recorte espaço/temporal da pesquisa. Portanto, trata-se de pesquisa a partir de fontes que testemunham dada cultura escolar, como mencionado, acerca da formação de professores nas Escolas Normais Livres da “Sagrado Rede de Educação”, de 1943 a 1977. Dentre as considerações finais foi possível afirmar que, sobremaneira os manuais pedagógicos analisados, concorreram para uma produção social dos sentidos dos saberes para a formação de professores nas Escolas Normais Livres da “Sagrado Rede de Educação”, entre 1943 e 1977, do centro-oeste paulista, cidades de Marília/SP e Bauru/SP, ao mesmo tempo científico e confessional cristã católico. Tal produção social de sentidos foi possível, atrelada a outros atos legais e práticas formativas das professorandas, os quais indicam a concorrência discursiva e os lugares de interlocuções dos sujeitos que produziram e ou fizeram circular essas fontes. Nesse sentido, a tese defendida é a de que os saberes para professores identificados nos manuais pedagógicos constituem um conjunto de fundamentos, advindos de campos disciplinares e autores distintos, indicando se tratar de saberes para a formação de mulheres professoras, sob bases científicas defensoras do cuidado e educação com as crianças, a serem ofertados mediante recursos e espaços lúdicos e artístico, a exemplo da música e do canto praticado pelas professorandas, reveladores dos saberes a serem apropriados pelos e pelas escolares, porém, de orientação cristã católica, demandada pelas comunidades locais, desde os primeiros atos políticos de criação dessas Escolas Normais Livres.
  • ItemTese de doutorado
    Arquivo de casal: uma questão de proveniência
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-04-02) Ribas, Elisabete Marin ; Rodriguez, Sonia Maria Troitiño ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta tese busca refletir sobre um possível novo conceito para a Arquivologia, a ser nomeado arquivo de casal, termo que integraria o escopo dos chamados arquivos privados. O reconhecimento do problema se deu por meio do contato com os acervos pessoais de intelectuais do Arquivo do Instituto de Estudos Brasileiros da USP (IEB-USP), composto atualmente pelos arquivos dos seguintes casais: Aracy de Carvalho Guimarães Rosa e João Guimarães Rosa; Julieta de Godoy Ladeira e Osman Lins; Lídia Besouchet e Newton Freitas; Emilie Chamie e Mário Chamie; Gilda de Mello e Souza e Antonio Candido. Até o presente, o tratamento documental aplicado a esses conjuntos se deu de forma individualizada; entretanto, o trabalho técnico cotidiano de organização do acervo para abertura à pesquisa pública sempre evidencia intersecções entre os fundos. A formulação do conceito de arquivo de casal resultaria na ampliação da teoria da Arquivologia e, consequentemente, originaria nova prática de tratamento documental a ser aplicado a arquivos de titulares que firmaram parcerias em várias convergências da vida, abrindo-se espaço para a criação e classificação de um novo tipo de fundo, o qual passaria a ser nomeado a partir do nome de ambos os titulares da documentação e conceituado como arquivo de casal. Para tal, o principal eixo norteador dessa proposta de análise estará baseado nos princípios da proveniência, ordem original, respeito aos fundos, organicidade e integridade ou indivisibilidade arquivística. Além da reflexão, delimitação e caracterização do conceito arquivo de casal, realizou-se revisão de literatura que abarcou a revisitação de conceitos consolidados na área. Dessa forma, foram reexaminados os princípios arquivísticos previamente citados, além de certos termos, como: (i) arquivos privados; (ii) arquivos pessoais e (iii) arquivos de família. Com base na recapitulação de tais conceitos, buscou-se identificar os fundamentos que caracterizam o arquivo de casal. Por fim, foram aplicados os métodos de identificação documental e análise dos dados institucionais de incorporação e instrumentos de pesquisa dos fundos sob a custódia do IEB-USP, bem como a contextualização histórica da instituição de guarda.
  • ItemTese de doutorado
    Cultura negra e mercado - uma análise etnográfica da economia criativa a partir do Instituto Feira Preta de São Paulo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-03) Silva, Pollyanna Fabrini ; Hofbauer, Andreas ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este estudo, investiga a interseção entre cultura negra e mercado no contexto da economia criativa, focando especificamente nas atividades do Instituto Feira Preta. A Feira Preta, sendo o maior evento de cultura negra da América Latina, desempenha um papel crucial na valorização e promoção de empreendedores negros, artistas e produtores culturais. Utilizando uma abordagem etnográfica, a pesquisa explora como o Instituto Feira Preta fomenta a visibilidade econômica de produtos e serviços provenientes da cultura negra. A coleta de dados envolveu observação participante, entrevistas semiestruturadas com organizadores, expositores e participantes da feira, além da análise de documentos e materiais de comunicação do Instituto. Os resultados revelam que a Feira Preta não apenas cria um espaço para a circulação econômica de bens culturais negros, mas também fortalece identidades e redes de apoio dentro da comunidade negra. A composição dos fatores como consumo, classe social, empreendedorismo, comercialização da diferença e mercado de trabalho apontam para diversas análises fundamentais para compreensão das relações raciais e afirmações identitárias. A análise demonstra que a economia criativa, pode servir como um poderoso instrumento para políticas públicas e iniciativas privadas que visem a promoção da diversidade, impacto social significativo e inclusão econômica.
  • ItemTese de doutorado
    Formação docente – gênero e educação nos projetos pedagógicos do curso de pedagogia da UEMS/Paranaíba: práticas e discursos dissonantes ante a perspectiva legal
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-27) Salviano, Dabel Cristina Maria ; Brabo, Tânia Suely Antonelli Marcelino ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Trata-se de tese, resultante da pesquisa desenvolvida em nível de doutorado pela UNESP/Marília sob o título de Formação docente – Gênero e Educação nos Projetos Pedagógicos do Curso de Pedagogia da UEMS/Paranaíba: práticas e discursos dissonantes ante a perspectiva legal. De tal maneira que a seguinte problemática foi elaborada: O Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia da UEMS prescreve a formação docente voltada para as questões de gênero e diversidade. As práticas e os discursos dos professores dialogam com tal prescrição? Tal prescrição encontra respaldo legal em políticas públicas para formação de professores? Para responder a esses questionamentos, foi elaborado o objetivo geral das investigações de analisar e interpretar práticas e discursos na formação de professores e professoras para a Educação Básica, do curso de Pedagogia da UEMS Paranaíba - MS, frente às questões sobre a diversidade de gênero. Ainda, foram elaborados os seguintes objetivos específicos da pesquisa: ampliar o estudo da questão de gênero na sociedade, à luz da Constituição Federal e seus reflexos, mormente negativos, na esfera da efetivação de direitos e garantias; compreender elementos do projeto de formação de professores e professoras no curso de Pedagogia no Brasil e na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS-Paranaíba; compreender como está estruturado o currículo do Curso de Pedagogia da UEMS a fim de analisar elementos das práticas e discursos sobre gênero e de promover a reflexão sobre a necessidade de uma disciplina específica voltada as discussões de gênero. Com base na metodologia utilizada e fundamentada nos estudos propostos na Nova História Cultural cuja a análise ocorreu mediante entrevistas, fundamentada nos pressupostos da análise do discurso. Com o objetivo de apresentar suas contribuições para a pesquisa no campo educacional, o quadro teórico se fortalece nas contribuições de Chartier (1998), Bourdieu (2015), Arruda (2002), Barros (2005), Manzini (2003), Saffioti (1992,1987), Louro (1999,2018), Grossi, Butller (2003, Fiorin (1999), Orlandi (1996), Silva (1995), Shiroma (2007) Scott (2002), Miskolci (2018,2017) entre outros autores, referências sobre a temática. Constatou-se que, as Matrizes Curriculares se encontram centralizadas na atuação pedagógica, além dessas nos revelar nos seus projetos educacionais a formação completa, e que atende todos os campos de atuação do pedagogo, destacando a dissonância da prática e dos discursos dos professores do Curso de Pedagogia/Paranaíba em relação a própria Instituição de Ensino Superior, UEMS, tendo em vista que, essas matrizes curriculares respondem à necessária discussão sobre gênero na educação, destacando-se, portanto, de outras unidades universitárias da mesma instituição. Em conclusões um Estado conservador, dentro de um município formado por indivíduos, em sua grande maioria, de formação religiosa conservadora, o curso de Pedagogia de Paranaíba luta para fazer com que os discursos e as condições humanas sejam respeitados. Formando docentes com bagagem educacional e cultural aptos a não ser um profissional que atenda somente as necessidades e os desejos sociais do mercado, mas que possam fazer a diferença dentro e na sociedade onde atuam. Ao fim conclui-se que foram grandes as dificuldades para chegar até aqui, e ainda resta um trabalho a ser feito através de novas pesquisas, que possam identificar o sujeito LGBTQIAPN+ inserido dentro da sociedade, com relação a trabalho, a vivência, se esse se encontra inserido dentro do mercado formal, com carteira de trabalho assinada, ou se ainda existe na informalidade, dentro dos muros da escola reduzidas (os) a outra função que não a de educadora (or).
  • ItemTese de doutorado
    A cidade em disputa: modernidade e tradição popular nas feiras livres de Juazeiro do Norte-CE
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-07-31) Carvalho, Marcus Vinicius de Souza Perez de ; Poker, José Geraldo Alberto Bertoncini ; Pavez, Thais Regina ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A pesquisa sobre as feiras livres em Juazeiro do Norte foi realizada com o objetivo principal de identificar a relação desse fenômeno social com a modernização urbana da maior cidade do Cariri cearense. De forma específica, a pesquisa expõe e analisa como a feira livre acompanhou a história da cidade e participa do projeto urbano contemporâneo da cidade média nordestina. Quais são as contribuições da feira livre para Juazeiro do Norte? Como a feira está integrada na cidade moderna e atual? O que demonstra o conjunto de tensionamentos e adaptações que compõem a história da feira livre? As questões que orientaram a tese foram desenvolvidas por meio do estudo de caso, baseado na utilização de diferentes técnicas, contemplando a bibliografia, documentação, etnografia, entrevistas e produção de material visual, com a representação das feiras por meio de desenho e fotografias. As feiras selecionadas para realizar um aprofundamento analítico foram a feira do Feijão (próxima ao mercado público Pirajá), feira Senhora Santana (extensão do mercado público José Teófilo Machado), feira Agroecológica (no estacionamento do shopping center e na praça pública), além do estudo sobre a feira Santa Luzia e o Mercado Central. O percurso da pesquisa contemplou o estudo da relação histórica do comércio popular com a formação do município e os pontos de intersecção entre a feira e o urbano ao longo do século XX. Na contemporaneidade, o movimento analítico considerou as particularidades que atuaram “de fora para dentro”, por meio da identificação das forças externas que modificaram a feira segundo interesses privados, com mediação do poder público; o segundo movimento analítico contemplou a feira “de dentro pra fora”, considerando as transformações do cotidiano e do trabalho do feirante, que ocorrem por meio do contato da feira com a sociedade contemporânea. Os resultados da interpretação e análise demonstraram a relevância histórica da feira para a cidade de Juazeiro do Norte e sua contribuição para o desenvolvimento urbano atual da cidade média, influenciada por um projeto político de caráter global preocupada com as possibilidades de expansão de lucro sobre a produção cidade.
  • ItemTese de doutorado
    Elaboração e validação de conteúdo de um instrumento de percepção da gagueira em pré-escolares
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-09) Marconato, Eduarda ; Oliveira, Cristiane Moço Canhetti de ; Queiroga, Bianca Arruda Manchester de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Introdução: Crianças que gaguejam desde muito cedo enfrentam desafios sociais, emocionais e comportamentais. A literatura indica que crianças pequenas com gagueira podem ter percepções negativas sobre sua fala disfluente. É necessário que o fonoaudiólogo faça uso de evidências científicas somadas à experiência clínica para que a intervenção terapêutica consiga prevenir as reações comportamentais e emocionais desencadeadas pela gagueira. Em uma busca mais aprofundada, foi identificada uma lacuna científica relacionada aos métodos utilizados para identificar a percepção da gagueira na primeira infância, uma vez que não há consonância e nem instrumentos validados para tal finalidade no país. Objetivo: Elaborar um instrumento de investigação clínica para identificar a percepção da gagueira em pré-escolares que gaguejam com evidências de validade baseada no conteúdo. Método: Trata-se de um estudo metodológico de elaboração e validação de instrumento caracterizado como exploratório, analítico e transversal. A elaboração do instrumento foi dividida em duas fases: a Fase I – planejamento e desenvolvimento da primeira versão do instrumento, contou com a fundamentação teórica, definição dos objetivos do instrumento e do público-alvo. A Fase II consistiu na investigação de evidências de validade baseada no conteúdo e desenvolvimento da segunda versão do instrumento. Participou do estudo um comitê de juízes-avaliadores composto por sete fonoaudiólogos brasileiros com expertise na área da Fluência. A análise dos dados foi realizada em dupla abordagem: qualitativa, com base nas sugestões dos juízes; e quantitativa, por meio do cálculo do índice de validade de conteúdo individual (para cada item) e total (para o conjunto de itens). O índice de concordância aceitável foi de no mínimo 0,80 e, preferencialmente, maior que 0,90. Resultados: A primeira versão do instrumento foi elaborada baseada na revisão da literatura, sendo dividida em duas etapas. A Etapa A foi direcionada aos pais e/ou responsáveis e consistiu em uma entrevista semiestruturada com 12 perguntas; a Etapa B continha 10 perguntas e foi destinada às crianças. Na análise do comitê de juízes experts, verificou-se que os aspectos gerais do instrumento apresentaram IVC-T de 0,95. No entanto, a análise detalhada dos itens da primeira rodada de validação, revelou que o IVC-I variou de 0,57 a 1,00. Na Etapa A, sete itens não atingiram o nível de concordância necessário em “clareza da linguagem”; três itens em “pertinência” e cinco itens em “relevância”. Na Etapa B dois itens obtiveram pontuação abaixo de 0,78, um em “clareza da linguagem”, e o outro em “pertinência” e “relevância”. Na segunda rodada de validação, houve uma notável consistência nas respostas do comitê de juízes, com um índice de concordância superior a 0,80 na maioria dos itens da Etapa A e em todos os itens da Etapa B. Os itens com IVC-I inferior a 0,80 foram modificados de acordo com a análise qualitativa. Ao final de duas rodadas de avaliação, o IVCI e IVC-T evidenciaram alto índice de concordância entre os juízes. Conclusão: Foi possível elaborar um instrumento de identificação da percepção da gagueira em pré-escolares com evidências de validade baseada no conteúdo que permitiram, até o momento, ajustá-lo em relação ao seu constructo.
  • ItemTese de doutorado
    Distribuição de registros ortográficos de crianças com transtorno fonológico
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-23) Guilherme, Jhulya ; Chacon, Lourenço ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este estudo se inscreve no campo fonoaudiológico – na perspectiva linguística. O ponto de partida vem dos achados de Guilherme (2020). Estruturamos duas perguntas de pesquisa: (i) haveria um padrão de distribuição dos registros não convencionais na ortografia de crianças com diagnóstico de transtorno fonológico?; e, (ii) se sim, como se organizariam em termos de gradiência? Para responder a estas perguntas, formulamos duas hipóteses: (i) os registros ortográficos não convencionais mais recorrentes seriam as substituições ortográficas fonológicas; e (ii) eles mostrariam a frequência de registros ortográficos não convencionais em termo de gradiência no que diz respeito à complexidade ortográfica na escrita de crianças com transtorno fonológico, dentro do que se espera para o processo de escrita, em seu plano ortográfico, de crianças tidas como típicas. Em consonância com essas hipóteses, os objetivos da investigação foram: (1) descrever o padrão da distribuição dos registros ortográficos não convencionais na escrita de crianças com transtorno fonológico; e, (2) verificar se a frequência dos registros ortográficos não convencionais na escrita de crianças com transtorno fonológico corresponderia a uma escrita mais próxima ou mais distante do acerto em termos de gradiência. A proposta do presente estudo foi investigar o padrão de distribuição de registros não convencionais na escrita das crianças com transtorno fonológico, bem como observar a gradiência desses registros entre si, já que há inconsistência e escassez no que diz respeito a essa temática na literatura. Foi realizada avaliação com o instrumento PERCEFAL (BERTI, 2017), adaptado para a ortografia, do registro de grafemas que remetiam a fonemas das classes consonantais das fricativas, oclusivas, líquidas e nasais. A análise se baseou em registros ortográficos não convencionais de 10 crianças com “transtorno fonológico” – totalizando 940 dados. Foi realizado o cálculo da Porcentagem dos Grafemas Corretos e a classificação dos erros segundo sua gradiência (CHACON; PEZARINI, 2018). Para análise estatística dos resultados, foram utilizados a ANOVA de Friedman e o Teste de Wilcoxon. Os resultados mostraram ranqueamento da gradiência, sendo as substituições fonológicas dentro de classe e fora de classe, respectivamente, as que apresentaram maior concentração de registros não convencionais, em relação a outros tipos desses registros. Dois planos de organização dessa distribuição detectaram nela uma tensão: aquela entre a menor (a que prevaleceu) e a maior distância dos registros ortográficos não convencionais em relação ao acerto. Concluiu-se que os registros ortográficos não convencionais das crianças analisadas se mostraram semelhantes àqueles, destacados pela literatura, presentes na escrita de crianças sem o diagnóstico de transtorno fonológico. Desse modo, não é a qualidade dos erros, em sua gradiência, que permite traçar uma linha divisória entre a escrita de crianças com e sem esse diagnóstico.
  • ItemTese de doutorado
    Programa de estimulação para o desenvolvimento da escrita ortográfica: elaboração e estudo-piloto
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-26) Batista, Andrea Oliveira ; Capellini, Simone Aparecida ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    INTRODUÇÃO: Estudos apontam que a instrução explícita sobre a correspondência fonema-grafema, necessária para a aprendizagem da escrita ortográfica, dentro de um sistema de escrita com base alfabética, pode não estar ocorrendo, tanto no ensino público quanto no particular, comprovado pelo elevado número de ocorrência de erros de ortografia natural; também há a verificação de que para ambos os ensinos, os escolares apresentam parco desempenho ortográfico, desde os anos iniciais de alfabetização, acarretando poucas chances aos anos mais adiantados de problematizar a escrita, pois a falta do ensino sistematizado não favorece a reflexão necessária sobre o uso das convenções ortográficas estabelecidas. O Brasil ainda carece de estudos com programas de estimulação e/ou intervenção com a escrita alfabética e a ortográfica. OBJETIVO: O objetivo dessa pesquisa foi elaborar e aplicar um programa de estimulação para o desenvolvimento da escrita ortográfica para escolares do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental I em um estudo-piloto. DELINEAMENTO METODOLÓGICO: Esta pesquisa foi dividida em duas fases. Na Fase 1 foi realizado um levantamento bibliográfico e a elaboração do programa de estimulação para o desenvolvimento da escrita ortográfica. As atividades do programa foram construídas a partir de um banco de palavras preparado para essa pesquisa, atendendo aos princípios fonográficos e semiográficos da língua portuguesa do Brasil, com base na classificação das correspondências fonografêmicas. O Programa foi composto por 33 atividades distribuídas em 27 encontros semanais, com aplicação coletiva para pequenos grupos de escolares. Na Fase 2 participaram 31 escolares com idades médias entre seis e nove anos, de duas escolas particulares e duas escolas públicas municipais da cidade de Londrina/PR, de ambos os sexos, divididos em três grupos e distribuídos em Grupo I (GI): composto por 11 escolares do 1º ano do ensino fundamental das escolas públicas e particulares, Grupo II (GII): composto por 11 escolares do 2º ano do ensino fundamental das escolas públicas e particulares, e por último, Grupo III (GIII): composto por 9 escolares do 3º ano do ensino fundamental das escolas públicas e particulares. Todos os escolares passaram pelos mesmos procedimentos de pré e pós-testagem com a aplicação das seguintes provas da Versão Coletiva do Pró-Ortografia – Protocolo de Avaliação da Ortografia para Escolares do Segundo ao Quinto Ano do Ensino Fundamental: Escrita das letras do alfabeto (ELA), Ditado randomizado das letras do alfabeto (DRLA), Ditado com figuras (DF) e Escrita temática induzida por figura (ETIF), com a finalidade de se obter informações acerca do nível de desenvolvimento da escrita e o desempenho ortográfico dos escolares. O Programa foi aplicado em 27 encontros com duração de 60 minutos cada. A análise dos dados foi realizada por meio do Software Statistical Package for the Social Sciences (SPPS), versão 25.0, com a aplicação dos seguintes testes: Teste de Friedman, Testes dos Postos Sinalizados de Wilcoxon e Teste de Qui-quadrado para Proporções. RESULTADOS: Foi possível elaborar o programa de estimulação para o desenvolvimento da escrita ortográfica na Fase 1 desta pesquisa, a partir da literatura consultada e do aporte teórico estudado. O estudo-piloto realizado na Fase 2 mostrou que o programa elaborado na Fase 1 é de fácil aplicação e manuseio, além de ter evidenciado o melhor desempenho dos escolares em situação de póstestagem quando comparado a pré-testagem com diminuição de erros ortográficos, aumento de palavras produzidas e evolução nos Níveis de escrita. CONCLUSÃO: O Programa demonstrou ser eficaz pois gerou impactos positivos, com melhora das habilidades de correspondência fonema-grafema, conhecimento do alfabeto e traçado das letras, memória operacional fonológica e ortográfica, soletração e memória lexical ortográfica.
  • ItemTese de doutorado
    Gerenciamento da construção e manutenção de linguagens de indexação em bibliotecas universitárias
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-21) Cruz, Maria Carolina Andrade e ; Fujita, Mariângela Spotti Lopes ; Redigolo, Franciele Marques ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A construção de linguagens de indexação corresponde aos procedimentos estabelecidos por meio da literatura normativa, considerando os aspectos e particularidades da instituição, como a política de indexação e as perspectivas culturais. Em pesquisas anteriores, verificou-se que há bibliotecas universitárias que possuem uma linguagem de indexação própria ou estão com projetos para a sua elaboração. Pela importância de seus estudos e para a viabilização da pesquisa, foram selecionadas a USP e Unesp que possuem procedimentos documentados e definidos sobre o gerenciamento da construção e a manutenção das linguagens de indexação para responder à questão de pesquisa: como as bibliotecas universitárias da USP e da Unesp fazem o gerenciamento da construção e a manutenção das linguagens de indexação? A hipótese é de que outras bibliotecas universitárias não possuem procedimentos sólidos, no que diz respeito à fundamentação dos procedimentos metodológicos para o gerenciamento da construção e manutenção de uma linguagem de indexação, especialmente com base na literatura normativa e em uma política de indexação. Por isso, a tese apresentada é de que a experiência de sistematização dos procedimentos que implicam a construção e o gerenciamento de linguagens de indexação das duas instituições, USP e Unesp, contribuirá com as bibliotecas universitárias e/ou unidades de informação que desejam desenvolver uma ferramenta própria para o controle e representação de seus recursos informacionais. A pesquisa propõe investigar o gerenciamento da construção e manutenção das linguagens de indexação das bibliotecas universitárias da USP e Unesp. O objetivo geral desta pesquisa é contribuir com as bibliotecas universitárias que buscam o desenvolvimento de sua própria linguagem de indexação e também com os estudos da área de organização e representação da informação em Ciência da Informação. Os objetivos específicos se definem em: 1) realizar estudo teórico e metodológico a partir da revisão de literatura nacional e internacional sobre o gerenciamento da construção e manutenção de linguagens de indexação na perspectiva da política de indexação no âmbito da Ciência da Informação; 2) desenvolver estudo analítico descritivo sobre gerenciamento da construção e manutenção de linguagens de indexação pelas bibliotecas universitárias da USP e UNESP; 3) elaborar orientações sobre o gerenciamento da construção e manutenção de linguagens de indexação na política de indexação de bibliotecas universitárias, tendo como parâmetro a literatura técnico-científica e a práxis das bibliotecas universitárias. Na metodologia utilizou-se a pesquisa bibliográfica e a descritiva que permitiram a estruturação da revisão de literatura, análise categorial e elaboração de questões para entrevista com bibliotecárias gestoras e indexadores das duas universidades participantes. A partir das análises, pode-se reunir aspectos fundamentais na perspectiva da literatura, como as práticas utilizadas por outras instituições, a fundamentação dos processos a partir da literatura normativa e delimitação da trajetória e decisões da USP e Unesp no desenvolvimento de suas linguagens de indexação. A análise da práxis cotidiana das bibliotecas universitárias ocorreu através de entrevista com bibliotecárias gestoras e indexadoras reunindo relatos e experiências sobre a gestão da ferramenta e seu uso. Conclui-se que esta tese pôde sistematizar e reunir aspectos fundamentais para as bibliotecas universitárias que desejam fazer o gerenciamento da construção e manutenção de suas linguagens de indexação.
  • ItemTese de doutorado
    Impactos do ensino remoto emergencial nos processos de leitura e escrita de alunos do terceiro ano do ensino fundamental de uma escola de período integral
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-07-02) Costa, Yngrid Karolline Mendonça ; Garcia, Daniela Nogueira de Moraes ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta tese faz parte da pesquisa realizada na Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília, no Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de Teorias e Práticas Pedagógicas. Compõe também as pesquisas realizadas pelo grupo de pesquisa Processos de Leitura e Escrita: apropriação e objetivação (PROLEAO) e o Centro de Estudos e Pesquisas em Leitura, Literatura e Infância (CEPLLI). Este trabalho configurou-se pela mudança imposta pela pandemia do coronavírus, causada pelo vírus Sars-Cov-2 e ocorreu em uma escola de ensino fundamental de período integral, no centro-oeste de São Paulo, em uma sala de aula do terceiro ano. Nesse período, foi adotado o ensino remoto emergencial (ERE) para a Educação nos diferentes níveis de ensino. O objetivo da pesquisa foi compreender os impactos do ensino remoto emergencial no processo de alfabetização dos participantes. Nossas questões foram: 1. Quais as contribuições/dificuldades da utilização das novas tecnologias para a educação escolar, envolvendo alunos, professores e famílias? 2. É possível alfabetizar as crianças por meio do ensino à distância? 3. A rotina escolar presencial é importante para o processo de alfabetização? Parti da hipótese de que os impactos do ensino remoto emergencial seriam negativos para a formação de crianças leitoras e escritoras, tendo em vista que, de maneira remota, o professor não teve a participação de todos os alunos e, mesmo os que participaram, perderam ações e encaminhamentos metodológicos possíveis apenas no trabalho presencial e diário do professor. Para comprovar esta tese, inicialmente, realizei um levantamento de referências sobre os temas: formação de crianças como leitores e escritores; nativos digitais; uso de novas tecnologias, e; ensino remoto. Em seguida, coletei dados, por meio de pesquisa-ação, com a participação de nove crianças entre sete e oito anos. Além disso, criei formulários para os pais, bem como para os professores da escola participante da pesquisa. Após a análise dos resultados, ficou evidente a dificuldade de acesso dos alunos às plataformas onde aconteciam as aulas e também a inexperiência de todos com o ensino mediado pela tecnologia, bem como a importância do ensino escolar e presencial. Após o retorno das aulas presenciais, tivemos resultados positivos em pouco tempo. Esperamos que este estudo possa retratar a importância da rotina escolar na vida das crianças, bem como fornecer elementos que nos ajudem a refletir e buscar ações para minimizar as perdas intelectuais e psicossociais causadas pelo período pandêmico.
  • ItemTese de doutorado
    Preservação da memória institucional de uma Autarquia Federal: estudo de caso do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-07) Oliveira, Marina Costa de ; Bizello, Maria Leandra
    Partimos da hipótese de que a ausência de políticas públicas arquivísticas e para a memória interferem no processo de estruturação e difusão da memória institucional do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), uma autarquia federal, vinculada ao Ministério da Justiça, fundada em 1962, que exerce três funções: a preventiva ao analisar e decidir sobre atos de concentração como fusões e aquisições; a repressiva ao investigar e julgar condutas nocivas à livre concorrência e a educativa ao instruir a sociedade sobre diversas condutas que podem prejudicar à livre concorrência. A partir dessa hipótese, temos como objetivo descrever a trajetória histórico institucional do órgão, com vistas a preservação de sua memória institucional. Para isso, foram analisadas legislações federais, programas de gestão de documentos e de memória e documentos institucionais. Discute-se os conceitos de memória individual, memória coletiva, memória social, memória organizacional e memória institucional. Indaga-se a respeito da relação dos arquivos com a memória, como algo implícito na razão de existência dos arquivos e demonstra-se como os documentos arquivísticos podem ofertar informações para a memória coletiva. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, tendo como fontes de evidência a observação participante, documentação e registros de arquivo. Ao longo de sua trajetória histórica de mais de 60 anos, o Cade produziu um valioso patrimônio documental, com relevância para a pesquisa histórica da formação da economia brasileira nas últimas décadas, e com valor para a memória institucional do próprio órgão. Como resultados, evidencia-se que a ausência de políticas arquivísticas e de memória dificultam a preservação do acervo e a organização da memória institucional do Cade que é feita sob a visão comemorativa.
  • ItemTese de doutorado
    A disputa pelo acesso, controle e ocultação de documentos no processo de abertura dos arquivos da ditadura militar no Brasil
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-05) Moraes, Maria Blassioli ; Bizello, Maria Leandra
    O acesso aos arquivos esbarra em obstáculos de diversas ordens que envolvem as condições legais, os interesses e relações de poder entre pessoas e grupos na sociedade, e os aspectos relacionados ao desenvolvimento do tratamento técnico, que diz respeito às condições necessárias para a realização do tratamento dos arquivos: a existência de pessoal qualificado, de recursos financeiros para o desenvolvimento das atividades e de instalações físicas adequadas nas instituições arquivísticas. Identificadas as condições, há necessidade de se compreender as razões pelas quais tais obstáculos não são superados. Visando entender o que impede a superação dos problemas relacionados à ampliação do acesso aos arquivos, decidiu-se analisar o processo de localização, recolhimento e abertura dos arquivos das polícias políticas dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, acumulados durante a ditadura militar. A abertura desses arquivos aconteceu no início da década de 1990. Também foi analisado o processo de abertura de arquivos de órgãos federais, iniciado no final da década de 1990. A pesquisa, de cunho exploratório, utilizou-se da análise qualitativa, descritiva, bibliográfica e documental. Nesta pesquisa, objetivou-se verificar se houve a intenção, de grupos e sujeitos na sociedade, de controlar os documentos dos órgãos de repressão e se isso interferiu na construção da possibilidade de acesso para a sociedade. Foi possível identificar que, na década de 1980 e no início dos anos de 1990, as Forças Armadas, representadas pela comunidade de informações, constituíram o grupo de maior oposição à abertura dos arquivos dos órgãos de repressão. Receberam apoio de segmentos dos poderes executivo, legislativo, de representantes da imprensa e de juristas. Por outro lado, grupos formados por ex-presos e por familiares de mortos e desaparecidos políticos foram protagonistas na luta pela abertura dos arquivos e receberam apoio de outros segmentos da sociedade. Conclui-se que a busca aos arquivos da repressão aconteceu para possibilitar o esclarecimento sobre o destino de mortos e desaparecidos políticos e para que pudessem contribuir como prova legal em ações na justiça, que pediriam por reparação pelas graves violações aos direitos humanos. Aos grupos que se opunham à abertura, interessava impedir o acesso aos arquivos para garantir a preservação da imagem das Forças Armadas diante da sociedade e obstruir investigações, julgamentos e responsabilização de agentes envolvidos nas violações cometidas. Ou seja, o controle dos arquivos exercido pelas Forças Armadas dificultou e retardou sua abertura para a sociedade. Foi possível constatar que, quando há consciência sobre o direito de acesso aos arquivos públicos, inevitavelmente, surge uma tensão entre os que defendem o acesso e os que querem manter o sigilo. Enquanto forem utilizados como prova legal e para fins de esclarecer os acontecimentos, os documentos de arquivo serão sempre motivos de disputa.
  • ItemTese de doutorado
    Intencionalidade informacional: abordagens teóricas, técnicas e tecnológicas no campo da ciência da informação
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-28) Sanchez, Fernanda Alves ; Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio ; Vechiato, Fernando Luiz
    Na Ciência da Informação, o ser humano sempre desempenhou um papel central nos estudos relacionados à informação. O campo também se destaca por criar e aprimorar produtos e serviços associados aos processos de representação e organização do conhecimento. Com a evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação, especialmente no ambiente digital, o papel dos sujeitos informacionais se tornou ainda mais relevante. Nesse sentido, os estudos sobre a Intencionalidade, abordada no campo da Filosofia, podem contribuir para o entendimento da relação entre os sujeitos informacionais e as tecnologias dentro do fenômeno informacional. Dessa forma, a tese apresenta a seguinte questão norteadora: quais são as possíveis abordagens teóricas, técnicas e tecnológicas da Intencionalidade para o campo da Ciência da Informação? Como objetivo geral, a pesquisa investiga as abordagens teóricas, técnicas e tecnológicas da Intencionalidade no contexto da Ciência da Informação. A organização metodológica da pesquisa utiliza o delineamento quadripolar que permite um desenvolvimento não linear e flexibiliza as alterações das discussões e resultados entre os polos no processo de investigação. Trata-se de uma pesquisa caracterizada como bibliográfica, exploratória descritiva e de abordagem qualitativa. Os resultados da pesquisa está nas relações teóricas entre a Intencionalidade e os estudos do campo da Ciência da Informação, como à Representação da Informação, à Mediação da Informação, o Comportamento Informacional, à Competência em Informação, à Experiência do Usuário e à Encontrabilidade da Informação. Além disso, foi possível construir a concepção da Intencionalidade Informacional, que emerge da combinação da Intencionalidade humana (Fenomenologia) e da Intencionalidade tecnológica (Pós-Fenomenologia), adequando-se aos estudos no campo da Ciência da Informação. A partir dessa concepção, foi desenvolvido um modelo teórico-conceitual com o objetivo de impulsionar novas hipóteses de pesquisa, considerando a Intencionalidade Informacional e suas abordagens teóricas, técnicas e tecnológicas, tanto em estudos teóricos quanto aplicados, relacionados à construção de ambientes informacionais que viabilizem a Encontrabilidade da Informação no que se refere a efetividade dos sistemas e o atendimento às necessidades informacionais dos sujeitos, facilitando a apropriação da informação e a geração de conhecimento.
  • ItemTese de doutorado
    Efeito da tarefa dupla no escape oral posterior em indivíduos com doença de Parkinson
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-07-01) Guijo, Laura Mochiatti ; Onofri, Suely Mayumi Motonaga ; Silva, Roberta Gonçalves da
    Introdução: Sabe-se que a progressão da Doença de Parkinson (DP), associada as situações de tarefa dupla, afeta a capacidade dos recursos cognitivos necessários para a manutenção da eficiência e segurança da deglutição. Objetivo: Verificar se há o efeito da tarefa dupla no nível e no tempo de EOP na deglutição dos indivíduos com DP. Método: Um total de 576 deglutições editadas de exames de videoendoscopia da deglutição (VED) de 16 indivíduos, de ambos os sexos, em distintos estágios da DP conforme a escala Hoehn & Yahr (H&Y) modificada, idade entre 64 e 85 anos (Média ± Desvio padrão: 72,4 ± 6), triados quanto a cognição por meio do instrumento Montreal Cognitive Assessment (MoCA). Estes indivíduos foram submetidos a VED, nas condições de DI e DTD e realizou-se análise do nível e tempo de EOP das deglutições. A VED foi realizada por um médico otorrinolaringologista, com a oferta das consistências padronizadas em níveis 0 – alimento líquido fino; 2 – alimento líquido levemente espessado e; 4 – alimento líquido extremamente espessado, conforme o International Dysphagia Diet Stardartization Initiative (IDDSI). A análise do nível do EOP foi realizada com a aplicação da escala de classificação para escape oral posterior na VED e a análise quantitativa temporal por meio de um software específico. A análise estatística foi conduzida de forma descritiva e inferencial por meio do programa SPSS (Statistical Package for Social Sciences). Aplicou-se o teste Exato de Fisher para comparar o nível de EOP nas condições de DI e DTD. Aplicou-se o teste de Mann-Whitney para comparar o tempo de EOP nas condições DI e DTD. O nível de significância adotado foi de 0,05 (5%). Resultados: Quanto ao nível de EOP, houve diferença estatisticamente significativa na consistência nível 4/ volume 10 mL, para o nível V (DI = 12,5%; DTD = 29,2%) (p-valor = 0,044), na consistência nível 2/ volume 5mL, para o nível III (DI = 45,8%; DTD = 25,0%) (p-valor = 0,033). Em relação ao tempo em que o EOP ocorreu, houve diferença estatisticamente significativa para a consistência nível 4/ volume de 5mL (média de: DI = 912ms e DTD = 2,044ms) (p-valor = 0,007). Conclusão: Houve ampla variação do nível do EOP na mesma consistência de alimento para as diferentes condições de deglutição. Quanto ao tempo em que o EOP ocorreu, houve interferência da tarefa dupla, para as consistências nível 4 e 2, no volume de 5mL. Portanto, os achados quanto a análise quantitativa temporal indicaram que à medida que o volume das consistências espessadas de alimento, maior foi o tempo de EOP durante a deglutição na condição de DTD nos indivíduos com DP.
  • ItemTese de doutorado
    Histórias de vida e a exclusão escolar: as narrativas de mulheres transgênero
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-13) Antônio Júnior, Wagner ; Brabo, Tânia Suely Antonelli Marcelino
    Essa pesquisa tem como objetivo geral investigar os processos de exclusão social de travestis e mulheres transexuais ao longo de suas vidas, em especial durante os períodos da infância e adolescência, com foco na exclusão escolar. Constituem-se como objetivos específicos: coletar as histórias de vida de mulheres transgênero de diferentes idades, por meio de seus relatos orais; analisar os processos de exclusão social presentes nas narrativas dessas mulheres, com foco naqueles vividos durante a infância e adolescência, que levaram à exclusão escolar; discutir a realidade vivida por essas mulheres, à luz dos direitos humanos e das políticas públicas. A investigação de campo envolveu a pesquisa qualitativa e a metodologia História de Vida, com foco nos relatos orais de seis mulheres transgênero de diferentes idades. Os procedimentos metodológicos envolveram a entrevista não estruturada, na qual cada entrevistada discorreu livremente sobre suas histórias de vida. As narrativas foram registradas em arquivo de áudio, sendo posteriormente transcritas e examinadas pelo método da Análise de Conteúdo. Os resultados foram discutidos à luz dos direitos humanos e das políticas públicas instituídas para a comunidade LGBTQIAPN+.