Marília - FFC - Faculdade de Filosofia e Ciências

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  • PublicaçãoTese de doutoradoAcesso Aberto Acesso Aberto
    As massas e a personalidade autoritária: a contribuição da psicanálise nos estudos de Adorno sobre o fascismo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-02-13) Thomaz, Rita de Cassia ; Bueno, Sinésio Ferraz ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O século XX foi marcado por um acentuado progresso técnico-científico, pela disputa imperialista e por duas guerras mundiais. Nesse contexto bélico e de transformação das formas de reprodução do capital, coube a Adorno pensar os reflexos de todos esses fenômenos para a constituição da individualidade. Na Dialética do Esclarecimento, Adorno e Horkheimer (1985) tratam como equivalentes as modificações que ocorrem nas pessoas e nas empresas e que são fundamentais para o desenvolvimento econômico. Do mesmo modo que as pequenas lojas sucumbem diante do surgimento das lojas de departamento, o aparelho psíquico deixa de ser administrado desde o interior, pelo ego, e, então, seu controle passa a ser exercido desde o exterior, visto que o ritmo idêntico da produção mecanizada impõe os padrões de comportamento, desde as repetitivas atividades que o indivíduo desenvolve em seu trabalho até a hora de lazer, que é tomada pelos produtos da indústria cultural. Nos estudos realizados por Adorno sobre o fascismo, a psicologia de massa freudiana tem centralidade, pois auxilia na compreensão dos mecanismos de gratificação pulsional que conduzem o indivíduo isolado e enfraquecido para a massa fascista. Freud (2021) dá ênfase ao vínculo libidinal que une os seguidores em torno do líder, à medida que cada um deles coloca essa figura onipotente no lugar de seu ideal do ego. Os conceitos da psicanálise são utilizados por Adorno para compreender o enfraquecimento do indivíduo na sociedade contemporânea e o modo que as feridas impostas a ele, no processo de autoconservação, são ao mesmo tempo redirecionadas de maneira destrutiva ao out-group. Com efeito, o processo de formação cultural é violento e administrado; as pulsões eróticas e destrutivas estão a serviço da dominação no longo ciclo que une progresso e barbárie. Para Adorno, em consonância com os demais pensadores da Teoria Crítica, cada época produz o tipo de personalidade apropriado aos fins da dominação. No exílio norte-americano, durante a expansão nazista, o autor esteve reunido com outros pesquisadores a fim de aprofundar o estudo das tendências da personalidade autoritária, marcada pela submissão, por um ego fraco e por um pensamento ligado as dimensões de poder. A partir da apropriação que Adorno (2015; 2019) faz da psicanálise, nosso objetivo é estudar de que maneira os conceitos freudianos foram utilizados no estudo do fascismo e como as reflexões de Adorno sobre o campo formativo podem trazer luz para os atuais desafios da educação, no que diz respeito ao processo de isolamento e massificação, que no século XXI estão associados aos novos produtos culturais, como internet e celulares, e às novas formas de socialização.
  • PublicaçãoTese de doutoradoAcesso Aberto Acesso Aberto
    O poder evangélico: o neoconservadorismo brasileiro como processo de racionalização
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-02-25) Soares, Evanway Sellberg ; Totti, Marcelo Augusto ; Schumacher, Aluisio Almeida ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Buscando compreender o processo de secularização e a laicidade brasileira, esse trabalho tomou como objeto a real capacidade de pressão de grupos evangélicos neoconservadores na formulação de políticas públicas. Para isso, se discutiu os conceitos de laicidade e secularização, assim como foi apresentada a construção da pauta religiosa evangélica na história do Brasil. Também, realizou-se o cruzamento quantitativo e qualitativo de dados coletados durante os quatro anos do governo de Jair Bolsonaro. Os dados foram obtidos através do X (antigo Twitter) de políticos ligados ao governo e um líder religioso, buscando as temáticas nos discursos; posteriormente, buscou-se nas peças normativas apresentadas na câmara dos deputados durante os quatro anos de governo, similaridades temáticas entre essas e os principais temas apresentados nos tweets; também, se utilizou de artigos publicados em jornal de grande circulação para entender o contexto do governo, assim como a repercussão das falas e legislações, e ainda servindo como controle caso algum tweet ou legislação de repercussão houve sido negligenciado. Ao final, fica evidente que grupos evangélicos neoconservadores não possuíram força para construir políticas públicas efetivas uma vez que disputaram no espaço público com grupos progressistas e outros de identidade conservadora. Também fica evidente que a laicidade brasileira se mostrou perene, com mecanismos de proteção, assim como se demonstrou a existência e consolidação do processo de secularização no Brasil, com a consolidação da identidade neoconservadora.
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    Mediação da informação em museus: concepções a partir dos textos da exposição de longa duração do Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-02-17) Siqueira, Thiago Giordano de Souza ; Almeida Júnior, Oswaldo Francisco de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta tese investiga concepções de mediação da informação em museus, sob a perspectiva da apropriação social da informação entre o autor (museu) e o leitor (visitante), considerando também o Design da Informação nos textos da exposição de longa duração do Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas. A pesquisa possui natureza quali-quantitativa, a qual busca entender como o museu estrutura a mediação da informação por meio do texto da exposição, de modo que o visitante possa interagir e se apropriar da informação com a qual tem contato durante a experiência de visita. Com relação ao objeto pesquisado, classifica-se como exploratória e, quanto aos fins, caracteriza-se como tipologia descritiva, concentrada em observar e medir as variáveis em determinado momento, expondo as características envolvidas no processo e no fenômeno estudado. Apresenta como método principal o estudo de caso. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de um questionário eletrônico estruturado, com questões abertas e fechadas. Quanto aos métodos secundários, a pesquisa configura-se como bibliográfica, documental e de campo. Bibliográfica com o intuito de realizar um levantamento aprofundado, utilizando como técnica de coleta de dados o método Revisão Integrativa de Literatura. Outro método utilizado foi a pesquisa documental, compreendida pela análise de documentos para fundamentar as afirmações e declarações levantadas no decorrer da pesquisa. Por fim, como pesquisa de campo, buscou-se subsidiar a coleta de dados primários no espaço onde ocorre o fenômeno ou onde se encontram elementos que permitam explicá-lo. Esta etapa contou com observação direta in loco, realizada com base em um protocolo previamente estruturado com os aspectos necessários para observação e análise de acordo com os objetivos da tese. Utilizou-se a ferramenta Mapa de Empatia, aplicada à experiência do público do museu, para gerar ideias e subsidiar a construção de protótipos de textos alinhados às reais necessidades e expectativas dos sujeitos informacionais (público). Por fim, como procedimento de análise dos dados, foi adotada a Análise de Conteúdo, na qual as categorias emergem a partir dos dados da pesquisa. Conclui-se que as concepções de mediação da informação, a partir dos textos expositivos, estão inseridas no âmbito da informação implícita, pois se articulam com outras ações colaborativas no contexto da exposição e dos museus. Os textos presentes na exposição de longa duração do Museu Amazônico atuam como elementos fundamentais para a construção de sentidos e para a apropriação social da informação. A análise revelou que o planejamento desses textos evidencia tanto características de mediação implícita – quando o conteúdo é estruturado de maneira indireta, permitindo múltiplas interpretações – quanto de mediação explícita, quando há um direcionamento mais claro sobre os significados pretendidos. Além disso, observou-se a coexistência da dimensão intrínseca, ligada ao domínio cognitivo, e da dimensão extrínseca, materializada na escolha das palavras e na forma como são articuladas na exposição.
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    Educação a distância no neoliberalismo: a precarização real do trabalho docente virtual
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-20) Bellinaso, Filipe ; Novaes, Henrique Tahan ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Ao longo das últimas décadas ocorreram na morfologia do trabalho docente um conjunto de transformações que proporcionaram a ampliação da acumulação do capital e uma contínua precarização do trabalho. Nesse sentido este trabalho tem como objetivo analisar se há e como se dá o processo de precarização do trabalho docente na Educação a Distância (EaD), buscando compreender a relação entre essa modalidade de ensino, o neoliberalismo e a nova morfologia do trabalho docente. Devido as suas especificidades o trabalho docente em alguma medida resistiu a essas transformações, não de forma ilesa, mas de maneira mais lenta e gradativa. Nesse sentido a ascensão da educação a distância (EaD) marcou uma etapa de aceleração dos impactos da nova morfologia do trabalho que intensificou o processo de precarização da categoria. Diante desta problemática utilizou-se do materialismo histórico-dialético e de um amplo suporte bibliográfico e documental, para evidenciar como a EaD se estabelece como importante ferramenta para o processo de neoliberalização da educação, assim como contribui também para o avanço da nova morfologia do trabalho em contextos neoliberais, resultando em um aprofundamento do processo de precarização da profissão docente. Percebe-se sua manifestação através de uma intensa divisão do trabalho, da geração de desemprego, da redução da atividade a um “bico”, da fragmentação da classe, da simplificação do trabalho, do prolongamento e intensificação da jornada de trabalho, entre outras facetas problematizadas ao longo desta tese. A partir da problemática em análise e dos instrumentos teórico-metodológicos do materialismo histórico-dialético conclui-se que a modalidade EaD se estabelece como um mecanismo de aprofundamento da precarização real do trabalho docente virtual.
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    Fundamentos da teoria do reflexo: o processo do conhecimento com base na Grande Estética de Georg Lukács
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-02) Bastos, Júlia Érika Moreira ; Del Roio, Marcos Tadeu ; Faculdade de Filosofia e Ciências ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente trabalho é um estudo fundamentado na ontologia marxiana-lukacsiana, com o objetivo de avançar na sistematização da teoria do reflexo de Georg Lukács, conforme apresentada na Grande Estética. Para tanto, a pesquisa desenvolve três fundamentos lukacsianos, preliminares e centrais, relacionados à investigação dos fenômenos sociais de recepção e representação da realidade objetiva. O primeiro fundamento identificado é a crítica histórico-dialética de Lukács a modelos de pensamento gnosiológicos. Nesse contexto, a análise se concentra em duas diferenças essenciais entre as teorias do conhecimento e do reflexo, relacionadas ao método e à vinculação com a classe social. O segundo fundamento — o princípio básico de tomar o trabalho, enquanto atividade fundante do ser social, como base ontológica para a análise do reflexo — é discutido em seguida. Essa análise inclui a apresentação de parte do processo histórico de formação do que nomeou-se reflexo original e da complexificação da consciência humana. Por fim, o terceiro fundamento examina as características do cotidiano e o reflexo que lhe é próprio, analisando suas semelhanças e divergências em relação ao pensamento científico e artístico. Conclui-se que esta investigação contribui, através dos três elementos analisados, com uma fundamentação dialética da teoria do reflexo, a qual pautada na ontologia do ser social.
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    Anarquismo, sindicalismo de intenção revolucionária e o ensino racionalista: o caráter transnacional da sua difusão e relação entre Argentina e Brasil (1917- 1936)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-03) Oliveira, Ivan Thomaz Leite ; Del Roio, Marcos Tadeu ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    As décadas e 1920 e 1930 são identificadas na historiografia que trata do anarquismo brasileiro e argentino como sendo um período de declínio e de crescente preponderância da atuação na esfera cultural em detrimento da participação no movimento de massas, mais especificamente no movimento operário através do sindicalismo. Essa tese busca dialogar criticamente com essas leituras, reconhecendo o relativo acerto de parte de suas afirmações na interpretação do anarquismo no período em questão, mas apontando limitações críticas em suas formulações. Através de uma análise comparativa entre dois dos casos dessa ideologia no Brasil e na Argentina, focada prioritariamente nas cidades de São Paulo e Buenos Aires, buscaremos oferecer uma interpretação que supere a simples constatação do declínio do anarquismo no período ou que equivocadamente identifique a preponderância do educacionismo como estratégia em vez de interpretar a ação cultural como aspecto tático para a reorganização anarquista. Para tanto, acreditamos ser necessário não apenas definir o recorte temporal deste estudo mas inseri-lo em um marco mais amplo, reconhecendo os desdobramentos da prática política anarquista nas décadas que se seguiram. Além disso, é fundamental estabelecer uma leitura rigorosa sobre o projeto de transformação social anarquista e como ele se materializou nas realidades analisadas, considerando não só os princípios que moviam os anarquistas, mas as táticas e estratégias utilizadas e como cada setor do anarquismo se apropriou de um repertório comum e construiu uma interpretação e uma prática próprias a partir disso. Tendo isso em vista, abordaremos o nosso objeto a partir de quatro eixos: anarquismo e o movimento de massas; anarquismo, educação popular e educação racionalista; a organização específica anarquista; anarquismo e a violência política.
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    Características da voz, do comportamento e da competência social em crianças e adolescentes com obesidade
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-05) Alonso, Letícia Alvieri Riato ; Giacheti, Célia Maria ; Fabbron, Eliana Maria Gradim ; Universidade Estadual Paulista (Unesp) ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Introdução: A obesidade em crianças e adolescentes é uma condição multifatorial que pode trazer impactos significativos, alguns já conhecidos e outros que ainda precisam ser investigados. Objetivo: Este estudo teve como objetivo geral caracterizar a voz, o comportamento e a competência social em crianças e adolescentes com obesidade Método: Os dados deste estudo foram obtidos de um banco de dados de pesquisa previamente coletado e analisados com novas questões e perspectivas. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética (parecer nº 3.123.224). Participaram 70 crianças e adolescentes, entre 6 e 17 anos, com sobrepeso, obesidade e obesidade grave, organizados em dois grupos etários: 6-11 anos e 12-17 anos. Para avaliação da voz, foram realizados avaliações perceptivo-auditivas e análises acústicas. Os áudios analisados incluíram a vogal sustentada /a/ e contagem numérica. A avaliação perceptivo-auditiva foi realizada por duas juízas treinadas que analisaram os parâmetros da escala GRBASI, considerando quatro níveis (0 = ausência de desvio vocal; 1 = desvio vocal leve, 2 = desvio vocal moderado e 3 = desvio vocal intenso). Foram extraídas medidas acústicas como frequência fundamental (fo), jitter, shimmer, noise-to-harmonics ratio (NHR), Harmonic-to-noise ratio (HNR) e cepstral peak prominence smoothed (CPPS). Além disso, foram selecionadas 12 questões do Inventário Child Behavior Checklist (CBCL), respondidas pelos pais, relacionadas ao risco para distúrbio vocal conforme descrito na literatura. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva, regressão binária e multivariada. Resultado: Na avaliação perceptivo-auditiva os parâmetros mais encontrados foram o G, o R e o B. Os graus 0 (sem desvio) e 1 (grau leve) foram os mais frequentes. Na faixa etária de 6 a 11 anos, o grau leve foi identificado em grande parte dos meninos na emissão de vogal sustentada e, na contagem de números, em aproximadamente metade deles. Nas meninas dessa mesma faixa etária, o desvio vocal leve também foi observado na emissão de vogal sustentada e na contagem de números. Entre os adolescentes de 12 a 17 anos, a ocorrência de desvio vocal foi menos observada. Na análise acústica, os parâmetros fo, jitter, shimmer, NHR, HNR e CPPS apresentaram valores dentro da normalidade segundo a literatura. Os comportamentos de risco para o distúrbio vocal mais relatados pelos pais incluíram: é apreensivo, aflito ou ansioso (74,29%), fala demais (81,43%), grita muito (51,43%) e é agitado, não para quieto (58,57%). Na análise de regressão, verificou-se que o aumento da idade reduziu as chances de ocorrência de desvio vocal de grau leve (21,5%), rugosidade (54,9%) e instabilidade vocal (34,7%), bem como impactou na diminuição de fo e no aumento do CPPS. Verificou-se ainda, que o maior escore de competência social e competência social relacionada à escola foram preditores de redução nas chances de ocorrência de desvio vocal. Por outro lado, comportamentos de risco como "é apreensivo, aflito ou ansioso e é tímido aumentaram as chances de desvio vocal. Conclusão: A avaliação perceptivo-auditiva mostrou predominância ausência de desvio vocal e desvio vocal de grau leve na população de crianças e adolescentes com obesidade. Parâmetros de análise acústica apresentaram valores dentro do padrão de normalidade para a idade. Comportamentos de risco para o distúrbio vocal foram relatados pelos pais. Variáveis como idade, comportamento e competência social foram identificadas como fatores que impactam a voz em crianças e adolescentes com obesidade.
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    As práticas informacionais e a competência em informação em tempos de infodemia: uma análise dos pesquisadores em instituições do ensino superior e de pesquisa em saúde de Moçambique
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-20) Matenga, Joana André Machuza ; Guaraldo, Tamara de Souza Brandão ; Ribeiro, Juliana Colussi ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O estudo das práticas informacionais e competência em informação são parte da Ciência da Informação. As práticas informacionais podem ser caracterizadas como uma das vertentes dos estudos de usuários, e a competência em informação como aprendizagem necessária para lidar com a informação na vida cotidiana, principalmente em contexto de infodemia. Ambas são componentes essenciais na formação de uma sociedade ativa, crítica, que exerce os seus direitos de cidadania, pois, enquanto as práticas lidam com o processo informacional em um contexto e meio social, a competência em informação é desenvolvida pela aquisição de conhecimentos e habilidades para o uso eficiente da informação. A partir desse referencial, a pesquisa buscou responder as seguintes questões: “Que práticas informacionais são realizadas pelos pesquisadores em tempos de infodemia? Como lidam com esse fenômeno para selecionar e filtrar a informação correta e precisa para o usuário em uma sociedade em condições precárias de promoção da competência em informação?”. Como objetivo, propôs-se analisar as práticas informacionais e a competência em informação de pesquisadores em instituições do ensino superior e de pesquisa em saúde de Moçambique no contexto da infodemia. Para tal, realizou-se um estudo de caso múltiplo nas instituições do ensino superior e pesquisa, concretamente na Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane e no Centro de Investigação em Saúde de Manhiça. Trata-se de um estudo qualitativo com apoio aos dados quantitativos. O questionário, a entrevista e a observação foram usados para a coleta de dados. O questionário foi dirigido aos pesquisadores com objetivo de buscar informações relativas as práticas informacionais e a competência em informação de uma forma geral; a entrevista dirigida aos responsáveis pela área de pesquisa nas instituições visando recolher dados ligados ao funcionamento das instituições e estratégias desenvolvidas em relação a infodemia da covid-19 e seus mecanismos de controle, prevenção e enfrentamento a possíveis infodemia; e a observação consistiu na verificação do ambiente de trabalho e as condições físicas existentes para a realização das práticas informacionais. Neste sentido, constatou-se que as práticas informacionais dos pesquisadores tanto da UEM-FAMED como do CISM estão diretamente ligadas ao seu trabalho de pesquisa, os quais ganham relevância e impacto social quando traduzem resultados significativos e de aplicação prática às comunidades para a resolução dos seus problemas ligados à saúde. Dos fatores que interferem essas práticas, evidenciam-se sobretudo a inacessibilidade das fontes (72,2% na UEM-FAMED e 87,5% no CISM), escassez de recursos (66,7% na UEM e 43,8% no CISM), a sobrecarga informacional especificamente no período da infodemia (88,9% na UEM-FAMED e 81,3% no CISM) e, as questões de distanciamento impostas pela pandemia. Em relação a CoInfo, tem-se que em certo ponto é desenvolvida pelos pesquisadores da UEM-FAMED a partir da experiência profissional com o uso da informação, legitimado pelo tempo de atuação na carreira (havendo os que possuem mais de 25 anos), e no CISM é desenvolvida como uma aprendizagem ao longo da vida profissional baseada em atualizações e capacitações ligadas a área de pesquisa científica, aliada à prática quotidiana. Verificou-se que para mais de 50% dos respondentes em ambas as instituições, a infodemia trouxe grande aprendizagem quanto ao uso da informação credível e seleção em diferentes mídias. Diante disso, há necessidade de elaboração de um protocolo de atuação dos pesquisadores em contextos infodêmicos, apresentando as principais ações que devem ser levadas a cabo, tendo em conta a especificidade de cada uma das instituições: (UEM-FAMED e CISM), as condições existentes, as áreas de pesquisa e o seu público-alvo.
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    Interação entre aspectos metabólicos e comportamentais da variabilidade da frequência cardíaca por meio de revisão sistemática e meta-análise
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-02) Oliveira, Camila Marcondes de ; Valenti, Vitor Engrácia ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Introdução:Os impactos das farmacoterapias antidepressivas no risco cardiovascular não são claros. A cirurgia bariátrica é uma abordagem usada para tratar a obesidade em uma pequena minoria de pacientes elegíveis. As terapias não farmacológicas são importantes para manter um estado de saúde digno no pós-cirurgia bariátrica Objetivo: investigar os efeitos da paroxetina sobre a variabilidade da frequência cardíaca (VFC) em pacientes com transtorno depressivo maior e avaliar os efeitos do exercício sobre a VFC em pacientes submetidos à cirurgia bariátrica. Métodos: As buscas foram feitas nas bases de dados EMBASE, MEDLINE/PubMed (via National Library of Medicine), Scopus e Web of Science. Para o estudo de cirurgia bariátrica, incluímos ensaios clínicos randomizados não cegos, simples ou duplo-cegos em pacientes maiores de 18 anos submetidos à cirurgia bariátrica. O grupo intervenção deveria ser submetido a um protocolo de treinamento físico, incluindo modalidades de exercícios aeróbios, de força e outras modalidades de exercícios após a cirurgia bariátrica. Já para o estudo com foco na paroxetina, incluímos ensaios clínicos randomizados não cegos, simples ou duplo-cegos em pacientes com mais de 18 anos com diagnóstico de transtorno depressivo maior (TDM). A paroxetina precisaria ser aplicada como medicamento terapêutico crônico. Incluímos estudos individuais que investigaram a VFC em repouso. Resultados: No estudo de cirurgia bariátrica, documentamos 245 estudos, após fases de triagem e elegibilidade; apenas quatro foram contados. Nenhuma alteração significativa foi observada para o SDNN: subtotal=19,74 [IC: - 4,98, 44,45], p=0,12, I2=85% (qualidade de evidência muito baixa); pNN50: subtotal=13,09 [IC: -9,17, 35,35], p=0,25, I2=93% (qualidade de evidência muito baixa); RMSSD: subtotal=8,44 [IC: -3,61; 25,50], p=0,17, I2=95% (qualidade de evidência muito baixa) e; SD1: subtotal=9,36 [IC: -4,48; 23,21], p=0,19, I2=96% (qualidade de evidência muito baixa). Quanto ao estudo de paroxetina, documentamos 402 estudos, apenas seguindo as fases de triagem e elegibilidade; apenas seis foram incluídos (cinco estudos na meta-análise). Nenhuma mudança significativa foi observada para o índice SDNN: subtotal=8,23 [IC: -2,17, 18,63], p=0,12, I2=54% (qualidade de evidência muito baixa). Foi identificada uma alteração significativa para o índice LF: subtotal=0,74 [IC: 0,33, 1,15], p=0,0004, I2=0% (baixa qualidade de evidência). Conclusão:Não conseguimos detectar efeitos significativos do exercício sobre a VFC de repouso após cirurgia bariátrica. A meta-análise demonstrou que a paroxetina pode promover o avanço da VFC em pacientes com TDM. A baixa certeza dos resultados através da análise do nível de evidência sugere que estudos adicionais podem ser benéficos.
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    A organização social do conhecimento no Instituto Nacional do Livro durante o Estado Novo no Brasil: da terminologia à ideologia
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-13) Oliveira, Alessandra Nunes de ; Moreira, Walter ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente tese examina o papel do Instituto Nacional do Livro (INL) durante o Estado Novo (1937-1945) no Brasil, período liderado por Getúlio Vargas, com a abordagem voltada para o modo como a linguagem e os termos utilizados em jornais e livros promovidos pelo INL contribuíram para a Organização Social do Conhecimento (OSC) no período. O objetivo geral da tese é investigar a OSC no INL durante o Estado Novo no Brasil por meio da análise discursiva e terminológica. Como objetivos específicos tem-se: a) analisar as práticas de OSC implementadas pelo INL durante o Estado Novo, examinando as motivações políticas e disciplinares por trás dessas ações; b) discutir a materialidade discursiva dos jornais e sua influência para a OSC e o movimento bibliográfico no Estado Novo. c) mapear e sistematizar os principais termos utilizados para promover a literatura e as publicações em jornais e livros editados pelo INL durante o Estado Novo no Brasil. Para tanto, o problema de pesquisa é delineado da seguinte forma: de que maneira a linguagem utilizada em jornais e livros sobre o INL foi estrategicamente empregada para transmitir conceitos e influenciar socialmente, promovendo literatura e publicações? Como essas estratégias terminológicas contribuíram para a OSC no contexto do Estado Novo?. Nesse contexto, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa exploratória-descritiva, utilizando métodos de pesquisa documental e bibliográfica. Dois procedimentos principais foram empregados: Análise Crítica do Discurso (ACD), e análise terminológica. A ACD examina como os discursos foram construídos e as estratégias linguísticas utilizadas para influenciar a opinião pública. A análise terminológica focou na investigação dos termos específicos utilizados e seu impacto na construção de significados. Os resultados indicam a relevância do INL como uma instituição basilar na articulação de uma ideologia de Estado, que utilizou a OSC como um dispositivo estratégico para consolidar os valores do regime estadonovista. A análise das obras publicadas pelo INL demonstra como a escolha e o uso de termos ajudaram a construir um imaginário simbólico que sustentava a visão de modernidade do governo. Apresenta-se ainda um minissistema no formato de glossário, destinado à OC, construído a partir de descritores extraídos de fontes jornalísticas, documentos e livros do Estado Novo. O estudo contribui para o campo da Ciência da Informação, especialmente para a Organização do Conhecimento (OC), ao mostrar como documentos e instituições foram usados como aparelho ideológico e preservação da memória coletiva. Ao observar os termos e os discursos promovidos nos jornais, livros e documentos da época, contatou-se que o INL utilizava um discurso estratégico e carregado de “termos ideológicos” para legitimar o governo. De outra forma, a materialidade discursiva presente nesses documentos contribuiu para a construção de uma narrativa alinhada aos preceitos políticos do regime.
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    Desempenho prosódico de crianças com transtorno fonológico em diferentes situações pragmáticas de produção de fala: implicações para a avaliação clínica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-11) Lima, Fernanda Leitão de Castro Nunes de ; Santos, Geovana Carina Neris Soncin ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A prosódia pode ser entendida fonologicamente como o conjunto de conceitos e parâmetros responsáveis por caracterizar o ritmo e a melodia das línguas a fim de especificar os elementos que constituem a fala junto aos segmentos. Nessa perspectiva, a prosódia é parte integrante do sistema fonológico de uma língua e atua como estrutura organizadora da fala. Por essa razão, no funcionamento da linguagem, a prosódia desempenha importantes e diferentes funções linguísticas. A marcação de força ilocucionária, a organização de turnos conversacionais e a marcação de proeminência são funções prosódicas que desempenham papeis específicos e relevantes na dimensão pragmática da linguagem para o estabelecimento do diálogo em situações comunicativas. Apesar de sua relevância, a literatura fonoaudiológica carece de estudos que permitam descrever como crianças percebem e produzem enunciados de fala no que diz respeito aos padrões prosódicos com base em critérios de natureza linguística, fato que dificulta o que pode ser considerado no contexto clínico um desenvolvimento típico e atípico. Especialmente, no âmbito da avaliação fonológica da fala da criança, a prosódia não é considerada nos protocolos clínicos, motivo que, partindo do pressuposto teórico de que prosódia constitui a fonologia de uma língua, questiona-se neste trabalho a necessidade de inclusão da prosódia nos processos avaliativos e terapêuticos. Neste contexto investigativo, este estudo teve como objetivo principal investigar o desempenho prosódico de crianças com transtorno fonológico (TF) em duas situações pragmáticas de produção de fala, a saber: uma situação experimental e uma situação realística. Especificamente, esse desempenho foi analisado considerando três funções primordiais para a interação comunicativa: a marcação de força ilocucionária, de turnos conversacionais e de foco prosódico. Considerando a desorganização fonológica que crianças com TF apresentam no plano segmental, hipotetizou- se que essa desorganização afetaria também o plano prosódico e, assim, que crianças com TF apresentariam desempenho prosódico inferior em relação a crianças em Desenvolvimento típico de linguagem (DTL). Hipotetizou-se ainda que a situação pragmática afetaria a qualidade da produção de fala das crianças no que tange às funções prosódicas, já que a situação realística devido à sua maior naturalidade em termos de interação comunicativa poderia dificultar o desempenho das crianças, que estão concomitantemente em processo de aquisição mais amplo de linguagem, inclusive dos usos pragmáticos da sua língua. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa sob no 59717122.7.0000.5406 e dela participaram 16 crianças com DTL e 16 crianças com TF, com faixa etária entre 4 e 9 anos de idade. Foram desenvolvidos dois experimentos de produção de fala que se diferenciaram por serem conduzidos em situações pragmáticas distintas: uma experimental e uma realística. Cada experimento apresentou características próprias e foi aplicado em ambos os grupos de crianças. Um julgamento perceptivo-auditivo para avaliar a marcação das funções prosódicas investigadas na fala das crianças foi realizado por três juízes experientes em aspectos prosódicos do Português Brasileiro. A avaliação foi realizada individualmente por cada juiz sem identificação dos sujeitos, dos grupos e da situação pragmática na qual as amostras de fala foram produzidas. No procedimento, os juízes ouviram os áudios correspondentes de cada função prosódica em julgamento e as avaliaram a partir de uma escala numérica, de acordo com a qual 0 indicava não realização do padrão prosódico, 1 indicava realização parcial do padrão prosódico, ou seja, nuances de realização, porém com diferença em relação ao padrão alvo, e 2 indicava realização do padrão prosódico. A partir das notas do julgamento de cada juiz, foi calculada a média da pontuação geral obtida pelos participantes em cada situação pragmática bem como a média da pontuação na marcação das diferentes funções. Os dados receberam tratamento descritivo e inferencial. Foram realizados dois testes ANOVA. O primeiro indicou efeito estatisticamente significante para grupo (F (1,30) = 7,620; p = 0,01) e para situação pragmática (F (1,30) = 7,823; p = 0,009). O segundo, realizado para a análise das diferentes funções prosódicas, indicou efeito estatisticamente significante para grupo (F (1,30) = 0,214; p = 0,005) e para função prosódica (F (3,90) = 14,864; p = 0,000). Os resultados permitem concluir que crianças com TF apresentam desempenho prosódico inferior às crianças em DTL, sugerindo, assim, que a desorganização fonológica que caracteriza o TF afeta também o plano prosódico do sistema fonológico dessas crianças. Conclui-se também que o desempenho das crianças foi pior na situação pragmática realística, indicando que, comunicativamente, situações de produção de fala mais espontâneas envolvem aspectos mais complexos do funcionamento da linguagem, refletindo, assim, a performance prosódica das crianças. No que tange às funções prosódicas, o desempenho das crianças com TF foi inferior aos seus pares típicos em todas as funções prosódicas, no entanto, destaca-se qualitativamente a maior diferença de desempenho das crianças com TF na marcação de força ilocucionária em enunciados interrogativos. Esses achados reforçam a importância de considerar aspectos prosódicos na avaliação e na intervenção clínica, ampliando o entendimento sobre a comunicação infantil.
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    Compreensão dos efeitos do metilfenidato sobre a variabilidade da frequência cardíaca e os riscos cardiovasculares da risperidona: revisão sistemática e meta-análise
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-04) Gianini, Silvia Helena Soares ; Valenti, Vitor Engrácia ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Introdução: há relatos de efeitos adversos cardiovasculares de psicoestimulantes em pacientes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Objetivo: avaliar o efeito do metilfenidato sobre a variabilidade da frequência cardíaca em pacientes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Método: trata-se de uma revisão sistemática com meta análise, registrada no PROSPERO (CRD42024524865). Os bancos de dados EMBASE, MEDLINE/PubMed (via National Library of Medicine), Cochrane Library, CINAHL, Scopus e Web of Science foram usados para registrar as referências. Nossa revisão incluiu pacientes diagnosticados com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, estudos em que o grupo de intervenção deveria receber tratamento de curto ou longo prazo com metilfenidato, estudos que avaliaram indivíduos sob tratamento convencional, exceto metilfenidato, estudos de controle randomizados simples ou duplo-cegos, não-cegos ou não-randomizados. Concluímos a meta-análise e o risco de viés. Os níveis de evidência GRADE foram avaliados. Resultados: a qualidade da evidência GRADE para todos os desfechos foi muito baixa. Não reconhecemos alterações significativas na meta-análise: raiz quadrada média das diferenças entre intervalos 26 RR normais adjacentes (RMSSD) -subtotal=2,05 ms [IC 95%: -13,28, 17,39; p=0,79, I2=98%]; desvio padrão de todos os intervalos RR normais (SDNN) - subtotal=5,26 ms [IC 95%: -3,07, 13,58; p=0,22, I2=0%]; porcentagem de intervalos RR adjacentes com uma diferença de duração maior que 50 ms (pNN50) - subtotal=-0,54 ms [IC 95%: -10,8, 9,71; p=0,92, I2=97%]; Baixa frequência (LF) - subtotal=-55,06 ms [IC 95%: –354,14, 244,02; p=0,72, I2=2%]; Alta frequência (HF) - subtotal=-10,96 ms [IC 95%: –203,32, 181,4; p=0,91, I2=28%]. Conclusão: o metilfenidato não afeta significativamente a VFC em repouso em pacientes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. A certeza muito baixa do nível de evidência desta publicação e o alto risco de viés recomendam estudos adicionais para fornecer evidências científicas e estatísticas mais fortes. Palavras-chave: TDAH; Sistema cardiovascular; Período cardíaco; Psicoestimulantes; Revisão sistemática.
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    Treinamento perceptivo-auditivo online para classificação da hipernasalidade de fala na fissura labiopalatina por graduandos em fonoaudiologia
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-08) Manicardi, Flora Taube ; Marino, Viviane Cristina de Castro ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Introdução: A avaliação perceptivo-auditiva é considerada padrão-ouro para identificar a hipernasalidade. O treinamento perceptivo-auditivo pode reduzir o impacto dos fatores internos e externos nos avaliadores; porém, estudos envolvendo ouvintes sem experiência apresentam resultados inconsistentes. Assim, há necessidade de propor estratégias de treinamento efetivas. Objetivo: Desenvolver um treinamento perceptivo-auditivo gradual e online para classificação da hipernasalidade de fala e verificar se o treinamento melhora a classificação da hipernasalidade por graduandos em Fonoaudiologia. Método: Trinta participantes foram divididos em 5 grupos, cada um com níveis distintos de treinamento. Eles classificaram 24 amostras de fala em três momentos: análise inicial (antes do treinamento), imediata (imediatamente após treinamento) e tardia (após um mês), utilizando a escala de quatro pontos. A interpretação dos resultados foi feita através da comparação da porcentagem de respostas corretas em relação à avaliação padrão-ouro. Aplicaram-se testes estatísticos: Kolmogorov-Smirnov, Friedman, Wilcoxon, Kruskal-Wallis e Mann-Whitney para verificar as hipóteses do estudo, considerando o nível de significância de 10% para as análises. Resultados: Ao analisar a porcentagem média de acertos em cada grupo, observou-se aumento imediatamente após treinamento em todos os grupos, com significância para G3, análise inicial (p=0,101). Ao analisar cada grau separadamente, houve diferença significativa para G2, grau ausente (p=0,058) e G3, grau moderado (p=0,041). Entre os grupos, não houve diferença significativa nas análises após treinamento. Embora com aumento nos valores após treinamento imediato (G1=2,1%, G2=7,6%, G3=5,6%, G4=4,2% e G5=2,8%) e tardio (G2=3,5%, G3=1,4%, G4=3,5% e G5=2,1%), em relação a análise inicial, a diferença entre os tempos (imediato/inicial; tardio/inicial; tardio/imediato) não foi significativa. No grau ausente, houve aumento após treinamento imediato em G2 (27,8%), G4 (5,6%) e G5 (25%) e diminuição em G1 (-5,6%) e G3 (-2,8%), com significância entre os grupos. Para os graus leve, moderado e grave, não houve diferença significativa. Ao verificar influência das alterações de fala coexistentes, observou-se que não houve diferença significativa nas análises realizadas em amostras tanto com quanto sem essas alterações para nenhum grupo. No entanto, houve diferença significativa (p=0,030) entre os grupos nas amostras com alterações de fala coexistentes. Por fim, ao comparar as análises entre as condições sem versus com alterações de fala coexistentes, foi observada maior porcentagem de acertos nas condições sem alterações, em relação às com alterações, com diferenças significativas nas análises inicial: G1 (p=0,046), G2 (p=0,027) e G3 (p=0,028); imediata: G2 (p=0,046), G3 (p=0,046), G4 (p=0,028) e G5 (p=0,028) e tardia: todos os grupos, G1 (p=0,046), G2 (p=0,066), G3 (p=0,046), G4 (p=0,028) e G5 (p=0,028). Conclusão: O treinamento perceptivo-auditivo para a classificação da hipernasalidade foi desenvolvido a partir da seleção de amostras de fala analisadas por fonoaudiólogas experientes (padrão-ouro). A elaboração do treinamento incluiu cinco níveis graduais e foi realizado online. As classificações foram realizadas em três tempos: antes do treinamento, imediatamente e um mês após treinamento. Apesar do rigor metodológico, o treinamento não resultou em melhora significativa na classificação dos graus de hipernasalidade pelos graduandos. No entanto, o estudo revelou que a presença de alterações de fala coexistentes influenciou diretamente nessa classificação.
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    Cultura informacional no processo de reestruturação empresarial operacional de uma empresa do ramo de transporte rodoviário de carga
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-04) Levorato, Danielle Cristine da Silva ; Woida, Luana Maia ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente tese analisou como os elementos influenciados da cultura informacional no processo de reestruturação operacional de uma empresa no ramo de transporte rodoviário de carga poderia trazer melhorias para o contexto da gestão empresarial. No ano de 2018 a empresa vivenciou um processo de reestruturação operacional, portanto entendeu-se o momento como oportuno para estudar os temas relacionados a questão de pesquisa. O trabalho tem como questão de pesquisa: Como a influência da cultura informacional no processo de reestruturação operacional de uma empresa no ramo de transporte rodoviário de carga poderia trazer melhorias para o contexto da gestão empresarial? Para respondê-la, optou-se pela pesquisa qualitativa do tipo exploratória e explicativa, como método de pesquisa utilizou-se o estudo de caso único com uma pesquisa de campo. Tendo como técnica de coleta de dados a documentação organizacional, a entrevista semiestruturada e a observação direta. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo temática a priori de acordo com os elementos da cultura informacional propostos por Moraes (2013). A pesquisa concluiu que uma cultura informacional forte desempenha papel fundamental no êxito das organizações na era da informação, moldando a gestão, o compartilhamento e o uso das informações para a tomada de decisão, estimulando a inovação e sustentando a competitividade e influenciando a reestruturação empresarial, uma vez que a maneira com que a empresa e seus membros lidam com as mudanças está diretamente ligada ao seu padrão de comportamento, normas e valores. Todos os elementos da cultura informacional, de acordo com o modelo estudado, estão presentes na empresa estudada, porém uns mais fortes e outros mais fracos, entretanto todos influenciaram o processo de reestruturação. A pesquisa justifica-se por seu ineditismo, contribuindo para o campo científico da Ciência da Informação, por meio do referencial teórico no que se refere à cultura informacional e a reestruturação empresarial, uma vez que o modelo desenvolvido e aplicado foi elaborado por meio de modelos propostos em estudos teóricos publicados entre os anos de 1987 e 2023, sendo a maioria testados empiricamente. Acrescentado de uma abordagem inovadora que integra elementos da Ciência da Informação e da Administração, promovendo a transversalidade entre os campos. Essa integração é primordial para introjetar a cultura informacional na atuação empresarial. Ademais, colabora para o desenvolvimento de estratégias eficazes que possam ser aplicadas em ambientes organizacionais, que estejam vivenciando circunstâncias semelhantes as abordadas, dado que, não foram encontrados trabalhos que correlacionavam os temas cultura informacional e reestruturação empresarial.
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    Clima escolar e a competência moral em docentes dos anos iniciais do ensino fundamental
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-29) Pavaneli, Camila Fernanda Dias ; Martins, Raul Aragão ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente pesquisa teve como objetivo avaliar a competência moral dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental e investigar suas percepções sobre duas dimensões do clima escolar: as relações sociais e os conflitos na escola; as regras, as sanções e a segurança na escola. A competência moral é compreendida como a capacidade de julgar e agir com base em princípios éticos, promovendo justiça, democracia e empatia enquanto o clima escolar trata-se de um conjunto de percepções e expectativas compartilhadas pelos integrantes da comunidade escolar, no qual influencia a dinâmica escolar e, por sua vez, é influenciado por ela. A questão central foi compreender como a competência moral dos professores pode influenciar nas percepções do clima escolar. O estudo teve como objetivos: (i) avaliar a competência moral dos professores; (ii) verificar as percepções sobre clima escolar; e (iii) levantar hipóteses sobre como esses fatores podem se influenciar mutuamente. Trata-se de uma abordagem qualitativa-quantitativa, caracterizado como estudos de casos múltiplos. Participaram 56 professores de três escolas públicas localizadas em um município do noroeste paulista. Utilizou-se dois instrumentos: o instrumento de Clima Escolar e o Moral Competence Test (MCTxt). Os resultados revelaram que a avaliação do nível da competência moral dos professores é muito baixa, sendo a média 9,50. Ao avaliar a competência moral dos professores por unidade escolar, constatou-se que a Escola A apresentou uma média de 8,51, o que indica uma competência moral muito baixa. A Escola B apresentou uma média de 9,61, enquanto a Escola C obteve 10,67, ambas ainda dentro de um nível considerado baixo de competência moral. No que tange às percepções sobre o clima escolar, todas as escolas apresentaram avaliações intermediárias nas dimensões estudadas. Observou-se que, na Escola A, as percepções tendem a ser mais intermediárias e negativas, enquanto, na Escola C, elas se mostram mais intermediárias e positivas. Os achados levantam a hipótese de que níveis mais baixos de competência moral dos professores podem estar associados a percepções menos positivas do clima escolar. Isso porque a ausência dessa competência, que envolve a capacidade de ouvir, ser democrático, crítico e conciliador, pode levar os professores a promoverem um ambiente menos colaborativo, democrático e justo, resultando em percepções mais negativas sobre o clima escolar. O inverso dessa hipótese seria que professores com alta competência moral tendem a adotar práticas mais justas, colaborativas e democráticas, o que contribuiria para a construção de um clima escolar percebido como mais positivo. Quando pensamos na relação entre a competência moral e o clima escolar, estamos considerando o impacto coletivo de um grupo de professores, e não apenas o efeito de um professor isolado. A pesquisa concluiu que a formação moral dos professores pode ser um fator crucial na construção de um clima escolar positivo. A formação inicial, sobretudo a continuada, assume um papel importante no desenvolvimento da competência moral dos professores e na melhoria do clima escolar. Por meio de processos formativos que promovam a reflexão crítica, o diálogo e a assunção de responsabilidade, os educadores podem desenvolver a capacidade de ouvir, mediar conflitos de forma justa e fomentar a participação democrática no ambiente escolar. Esse tipo de formação não apenas fortalece a capacidade moral dos professores para lidar com as dinâmicas escolares de maneira ética, mas também contribui para a criação de um ambiente mais colaborativo e positivo. Este estudo contribui para a literatura científica ao evidenciar a importância do desenvolvimento moral dos professores para a promoção de práticas pedagógicas que favoreçam não apenas o desempenho acadêmico, mas também o desenvolvimento moral dos seus estudantes e a construção de um clima escolar positivo que está diretamente relacionado à forma como as pessoas interagem e vivenciam o ambiente da escola.
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    História das escolas normais destinadas à formação de professores primários rurais no estado de Pernambuco (1928-1946)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-29) Oliveira, Manuela Garcia de ; Chaloba, Rosa Fátima de Souza ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta tese trata de uma história da formação de professores primários rurais do estado de Pernambuco, focalizando nas políticas de instalação das Escolas Normais Rurais e as Regionais, cujo objetivo investigativo dentro desse tema foi compreender a formação desses professores, com destaque para a interiorização em âmbito estadual, mudanças e finalidades dessa modalidade de ensino no contexto das décadas de 1928 a 1946 do século XX. Esse recorte temporal diz respeito à reforma elaborada por Antônio Carneiro Leão, pelo Ato de nº 1.239 de 27 de dezembro de 1928, que remete às iniciativas institucionais para um magistério rural no estado de Pernambuco; quanto ao ano de 1946, trata-se do marco legal que orienta, em âmbito nacional, a criação de Escolas Normais Regionais e ampliação de uma política de formação de professores para o rural. No que diz respeito às fontes, foi mobilizado um conjunto de diferentes documentos. São eles: das Escolas Normais Rurais e Regionais - fotografias, atas de resultados finais; cartas; ordinário de parlamentares - projetos de lei e debates; anuários e sinopses estatísticas do Brasil e do estado de Pernambuco; relatórios de governo, regulamentos, mensagem de governadores, decretos e leis; jornais - Diário de Pernambuco, periódicos da educação, dentre outros. A partir dessa matéria-prima historiográfica, foram analisados os discursos que produziram as reformas educativas, que se transformaram - ou não - em legislações, que representaram os diversos projetos para a formação de professores rurais no estado à luz dos pressupostos teóricos e metodológicos da História Cultural. A tese que orienta as questões investigativas é que a institucionalização da Escola Normal Rural e Regional fez parte de um contexto de implementação de políticas de expansão do ensino e atenção ao meio rural e contribuiu para o desenvolvimento dos processos e práticas de formação e escolarização em distintas regiões do interior do Estado de Pernambuco, entre 1928-1946. Como resultados de análise, pode-se perceber que as mudanças e as finalidades das escolas vão revelando modelos também diferentes de instituições rurais. Além disso, um primeiro movimento de interiorização do magistério rural para as regiões agrestinas e sertanejas foi marcado pela presença e instituições particulares católicas confessionais de diversas congregações. A Escola Normal Rural trazia contradições em sua concepção, pois ao mesmo tempo em que a formação da professora rural estava relacionada a valores de disciplina, ordem, moralidade e civilidade, esse modelo escolar refletia uma cultura escolar em que as diferenciava das demais do período, pelo seu potencial de desenvolver atividades em conjunto, ao ar livre e possibilitando as normalistas, estudantes e comunidade compreender e valorizar as potencialidades, os costumes e valores do mundo rural. Além disso, embora se tenham registros pioneiros de ações para o magistério rural, uma política de criação da Escola Normal Rural de iniciativa pública só veio a se concretizar quase trinta anos após a sua indicação, com fomento de parcerias do Governo Federal e de parlamentares da assembleia legislativa do estado. Dentro dessa análise de mudanças, foi possível depreender que as reformas educacionais para o Ensino Normal Rural visaram garantir direitos à escolarização, a partir de um modelo de instituição que impulsionasse a ideia de um Brasil de potencialidades rurais, ao mesmo tempo melhorar a qualidade da educação nas áreas rurais, mas com algumas limitações, dentre essas, as reformas curriculares em pequenos espaços de tempo, política integrada e a tardia Escola Normal Pública. Por fim, a Escola Normal Rural, em muitas regiões possibilitou a escolarização primária, pela escola anexa à normal, incluindo a isso o fato de desenvolver as regiões com sua chegada, não só pelos saberes, mas seja pelo pequeno comércio, ou mesmo sistema de iluminação local.
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    Formação continuada em educação matemática: desafios pedagógicos para a constituição do Operador Multiplicativo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-25) Okuda, Bruna Sordi Rodrigues ; Saravali, Eliane Giachetto ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta tese de doutorado está vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Aprendizagem e Desenvolvimento na Perspectiva Construtivista (GEADEC) e insere-se na temática da construção do Operador Multiplicativo, sob a perspectiva Piagetiana. Decorrem dessa pesquisa duas etapas: a primeira, realizada com 26 professores efetivos que ministravam a disciplina de matemática no terceiro ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Dourados/MS, objetivou, por meio de entrevistas semiestruturadas de caráter exploratório, analisar as concepções que norteiam a prática pedagógica desses profissionais que trabalham com a multiplicação em sala de aula. Os dados coletados demonstram que todos os participantes compartilhavam de uma concepção alicerçada no empirismo, na transmissão de conteúdos e na passividade da criança, além de evidenciarem desconhecimento dos processos percorridos na construção do operador multiplicativo. A partir disso, foi efetuada a segunda etapa, caracterizada como um estudo de caso envolvendo, inicialmente, 17 docentes do terceiro ano do ensino fundamental da rede pública municipal de Dourados/MS que participaram do curso “Multiplicação na Prática”, uma formação continuada com encontros presenciais e online oferecido pela pesquisadora. Esta fase teve como objetivo analisar contextos que favorecem a troca de experiências, a reflexão sobre a própria prática e o desenvolvimento de novas estratégias pedagógicas para abordar a multiplicação. A formação, fundamentada na concepção epistemológica construtivista, se mostrou um espaço fértil para a socialização e troca de conhecimentos entre os profissionais, permitindo-lhes construir saberes sobre o operador multiplicativo — conceito até então desconhecido — ter contato com jogos e refletir sobre a própria prática. Como resultado, identificou-se a (re)significação da multiplicação como um conteúdo a ser construído pelo aluno, ao invés vez de simplesmente decorado, a aprendizagem de jogos e sua utilização em sala de aula, mesmo por professores que, anteriormente, acreditavam trabalhar a “ludicidade”, mas que, na realidade, partilhavam de concepções empiristas, além de uma reformulação inicial da compreensão sobre a necessidade do algoritmo para a construção do operador multiplicativo, com maior conscientização acerca do que o currículo oficial sugere para o ensino da multiplicação no terceiro ano do ensino fundamental. Dentre os desafios enfrentados destacam-se a desistência de sete participantes, a ausência de leituras teóricas indicadas no decorrer do curso, e momentos de resistências, relacionados a pensar uma nova prática, por parte de alguns professores.
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    História das Escolas Normais Regionais e a formação de professores no Piauí (1940 - 1960)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-31) Santana, Maria do Perpetuo Socorro Castelo Branco ; Chaloba, Rosa Fátima de Souza ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente pesquisa teve como objetivo reconstituir a história da formação de professores rurais, por meio do estudo das Escolas Normais existentes no Estado do Piauí, entre o período de 1940 a 1960, problematizando a relevância dessas instituições para os municípios piauienses. Trata-se, portanto, de um estudo histórico, em uma perspectiva teórica metodológica da história cultural. A problemática central desta pesquisa se dá em torno da formação docente desenvolvida pelas Escolas Normais Regionais no Piauí durante o processo de constituição dessas instituições no Estado, nos anos de 1940 a 1960. O recorte inicial (1940) foi justificado pelo fato de ser o período de criação do Fundo Nacional do Ensino Primário (FNEP), conforme o boletim Nº. 40 do INEP, que versa sobre o financiamento da construção de prédios escolares para o ensino primário e, consequentemente, a institucionalização da formação de professores de ensino primário rural por meio da construção de prédios para escolas normais rurais. Justifica-se, ainda, por ser nesse mesmo período promulgada as Leis Orgânicas de Ensino, em 1946, em especial, a Lei Orgânica do Ensino Normal, por meio do Decreto-Lei n. 8.530, de 02 de janeiro de 1946. A década de 1960 foi escolhida para o recorte final da pesquisa por ser o período de extinção da Escola Normal Regional de Floriano – a primeira Escola Normal Regional do Piauí – por meio da incorporação pela Lei 2. 878 da sede da Escola Normal Monsenhor Lindolfo Uchôa a sede do Ginásio Pedagógico e extinguindo nessa instituição o nível de 1º ciclo. A pesquisa se deu a partir da análise de um levantamento bibliográfico, documental (Mensagens Governamentais, Relatório da Instrução Pública, Leis e Decretos) e de entrevistas temáticas com cinco alunas que frequentaram essas escolas. A análise foi fundamentada em Alberti (2005), Bezerra (2015), Bosi (1994), Burker (1994), Freitas (2002), Lourenço Filho (2001), Lopes (1996; 2001) Santana (2008; 2011). Os resultados das análises das fontes documentais e das entrevistas, permitiram visualizar que a formação recebida pelas discentes nas Escolas Normais Regionais, a nível de 1º ciclo, possibilitou mudanças no que se refere ao desenvolvimento educacional, uma vez que o discurso desenvolvimentista estava ligado ao crescimento da escolarização da população. Constatou-se ainda, que no recorte de 1940 a 1960, esse quadro educacional fez com que no Piauí houvesse a ampliação de mais instituições de ensino, tanto na zona urbana como na rural, diminuindo de 80% para 50%, a ausência de escolas rurais nesse local. Sendo assim, entre as décadas de 1950 e 1960, ocorreu uma maior demanda por instituições escolares secundárias que correspondiam aos ginásios, como forma de aumentar a escolarização da população piauiense. Desse modo, temos como tese que as políticas de formação de professores nas Escolas Normais Regionais no Piauí funcionaram como estratégia para aumentar a escolarização da população, que não tinha condições financeiras de se deslocar para outros estados em busca do Ensino Secundário. O Piauí teve três Escolas Normais Regionais. Elas tinham em seus três primeiros anos, uma formação mais geral e no último ano, tinham disciplinas voltadas para o contexto de formação de professores primários. Entretanto, mesmo as escolas não formando professores para atuarem na zona rural, elas formaram professores regentes de ensino primário, amenizando a ausência de professores formados no Estado. Portanto, este trabalho foi de suma relevância, uma vez que contribui com as discussões sobre a história da formação e a importância da implantação das Escolas Normais Regionais no Piauí, durante o referido período.
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    Ferramentas articuladas e tecnologia: um experimento didático formativo sob a luz da educação matemática realística
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-30) Santos, Dayene Ferreira dos ; Miguel, José Carlos ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Trata-se de uma pesquisa-ação sobre um Experimento Didático Formativo, aliado à abordagem de ensino da Educação Matemática Realística, e aplicado em turmas do Ensino Médio que, a partir da construção e utilização de ferramentas articuladas em formato físico e virtual, revela as potencialidades desse tipo de abordagem para o ensino de matemática. Os instrumentos estudados incluem pantógrafos, teodolitos, elipsógrafos e outros aparelhos articulados usados como recursos didáticos, cujas construções se deram com uso de materiais reciclados e, virtualmente, por meio de um software gratuito de geometria dinâmica, chamado GeoGebra. Os referenciais teóricos adotados são embasados nas abordagens propostas por Hans Freudenthal e pelos seguidores de Lev Vygotsky. O objetivo é analisar como um Experimento Didático Formativo, aliado a abordagem de ensino da Educação Matemática Realística, pode desencadear o processo de matematização de conceitos e objetos matemáticos, em especial, os geométricos. Além disso, busca-se por aproximações teóricas entre as duas vertentes: o método do Experimento Didático Formativo e a abordagem da Educação Matemática Realística. O experimento ocorreu em uma escola particular em Embú-Guaçu, São Paulo, com turmas de 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, durante o ano letivo de 2022, com encontros regulares ao longo de três trimestres. A metodologia está embasada no Experimento Didático Formativo e conta com aporte teórico em pesquisas bibliográficas sobre Ensino de Matemática, Educação Matemática Realística, Fenomenologia Didática e Educação Desenvolvimental. A análise dos resultados se apresenta na forma descritiva e interpretativa, considerando registros dos participantes da pesquisa em formato escrito, gravação em áudio e vídeo, além do preenchimento de formulário eletrônico com perguntas abertas, sob autorização e respeitando as condições do Comitê de Ética em Pesquisa. Como resultado, observou-se a compreensão das ideias matemáticas envolvidas no uso e construção das ferramentas mencionadas, bem como da associação desses conceitos a diferentes fenômenos, além de evidenciar aproximações teóricas entre as duas vertentes.
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    Sociologia, desenvolvimento e revolução nacional: o impacto do obscurecimento de Guerreiro Ramos na sociologia brasileira
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-23) Santos, Eder Fernando dos ; Totti, Marcelo Augusto ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Em um contexto em que o debate sobre o desenvolvimento nacional foi fundamental para pensar, questionar e apontar possíveis rumos para o futuro do Brasil, autores como Costa Pinto e Florestan Fernandes sobressaíram como os principais intelectuais envolvidos nesse debate. Entretanto, questiona-se aqui a figura de outro intelectual, Guerreiro Ramos, que também se propôs a pensar a realidade brasileira, arregaçando as mangas e indo à luta com sua sociologia em mangas de camisa, como ele próprio afirmou. Todavia, Guerreiro Ramos não obteve o mesmo reconhecimento que os dois primeiros sociólogos citados, sendo esquecido nas academias. Ramos travou importantes debates sobre o ensino de sociologia, com Florestan Fernandes e sobre a questão do negro com Costa Pinto; além disso, se debruçou sobre o tema do desenvolvimento nacional, bem como se propôs a pensar a revolução brasileira. Escreveu diversas obras que poderiam ser encaradas como diretrizes para a organização do país, mas atualmente são despercebidas, esquecidas no interior das universidades. Vez ou outra, surgem sociólogos tentando reinventar Guerreiro Ramos; estamos longe disso. Neste trabalho, discorremos sobre alguns dos principais pontos abordados por Guerreiro Ramos, entretanto através da perspectiva marxista. Desse modo, a pesquisa apresentada objetivou compreender a figuração do obscurecimento de Guerreiro Ramos dentro das ciências sociais, procurando um nexo que explique tal obscurecimento. Por intermédio da dialética marxista, analisaram-se livros, artigos, documentos, dissertações e teses a fim de entender o sentido do obscurecimento de Guerreiro Ramos nas ciências sociais. Esse método permitiu identificar uma das razões, que são muitas. Dessarte, focaremos a atenção na principal razão, que, no caso, se resume ao grupo do Estado, um grupo de oposição política e ideológica que esteve presente na criação da Universidade de São Paulo (USP). Esse grupo sempre objetivou conservar os interesses da elite paulista, elaborando estratégias para que a USP se tornasse uma referência da elite intelectual, assim retomando as rédeas do poder político e alcançando a hegemonia intelectual do país. Desse modo, o obscurecimento de Guerreiro Ramos, também estaria ligado à hegemonia uspiana.