Marília - FFC - Faculdade de Filosofia e Ciências
URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/11449/254488
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PublicaçãoTese de doutorado Acesso Aberto
Desenvolvimento e aplicabilidade de um estímulo acústico para avaliação do Acoustic Change Complex em idosos com perda auditiva(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-02-20) Alcântara, Yara Bagali; Frizzo, Ana Claudia Figueiredo
; Universidade Estadual Paulista (UNESP) ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
O presente estudo teve como objetivo desenvolver um estímulo acústico capaz de evocar o Acoustic Change Complex e avaliar sua aplicabilidade no monitoramento da discriminação auditiva cortical durante a reabilitação auditiva em idosos, investigando os efeitos dessas intervenções na restrição em atividades de vida diária. O estudo foi dividido em duas fases, fase 1 de desenvolvimento do estímulo acústico e fase 2 da aplicabilidade na população clínica. Na fase 1, para o desenvolvimento do estímulo, contamos com parceria internacional. Para avaliar se o estímulo seria capaz de evocar a resposta foi registrado o potencial evocado auditivo em 20 adultos com limiares auditivos dentro dos padrões de normalidade. O limiar de detecção para mudança na ƒ₀ do complexo harmônico dos estímulos foi determinado por um teste comportamental de escolha forçada de três alternativas aplicado em três adultos com limiares auditivos dentro dos padrões de normalidade. Na fase 2, para avaliar a aplicabilidade do Acoustic Change Complex na população clínica e no monitoramento da discriminação auditiva cortical durante a reabilitação de idosos, o potencial foi registrado em sete idosos com perda auditiva; e em quatro momentos durante a reabilitação auditiva de idosos novos usuários de Aparelho de Amplificação Sonora Individual divididos em grupos que receberam ou não sessões de um treinamento auditivo. Os grupos foram Grupo Prótese Auditiva composto por três idosos que fizeram uso dos aparelhos de amplificação sonora e Grupo Treinamento Auditivo composto por quatro idosos que fizeram uso dos aparelhos auditivos de amplificação sonora e receberam 16 sessões do programa de Treinamento Auditivo Musical. Foi aplicado um questionário de autopercepção do benefício com o uso do AASI nos dois grupos, pré e pós reabilitação auditiva. Como resultados do estudo, foram desenvolvidos dois estímulos acústicos complexos com duração total de 500 milissegundos cada, um deles contendo variação de 20% na ƒ₀ do complexo harmônico e um segundo estímulo controle, sem a variação de frequência. O estímulo desenvolvido foi capaz de evocar a resposta em adultos com limiares auditivos dentro dos padrões de normalidade, embora com variabilidade e amplitude menor em relação ao complexo inicial. O limiar de detecção para mudança na ƒ₀ do complexo harmônico foi de 0,48%, o que possibilitou concluir que a mudança de pitch de 20% aplicada no estímulo é supraliminar para os ouvintes. O estímulo evocou a resposta em alguns idosos com perda auditiva. As respostas durante a reabilitação auditiva mostraram grande variabilidade, não sendo possível observar tendência de mudança do Acoustic Change Complex entre os quatro momentos de avaliação para os dois grupos. Nos dois grupos houve diminuição dos escores do questionário. A pesquisa resultou na criação de dois estímulos acústicos para evocar o Acoustic Change Complex. O estímulo eliciou a resposta em adultos, mas não foi consistente nos idosos com perda auditiva. Assim, não somos capazes de fazer inferências sobre os efeitos prolongados da reabilitação auditiva na discriminação auditiva cortical desta população. Para as duas propostas de intervenção houve diminuição dos impactos da restrição de participação em atividades de vida diária.PublicaçãoTese de doutorado Acesso Aberto
Fluência da fala de taquifêmicos e adultos com fala rápida(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-03-18) Mereles, Juliana Lupo; Oliveira, Cristiane Canhetti de
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Introdução: A taquifemia é descrita como um transtorno multifacetado, complexo, e representa um grupo heterogêneo. Pesquisas realizadas com pessoas com taquifemia e com fala rápida são fundamentais para realizar um diagnóstico diferencial assertivo. No entanto, raras são as investigações que abordam estas populações. Objetivo: Caracterizar a fluência da fala de adultos com taquifemia, com fala rápida e adultos fluentes. Método: A amostra foi composta por 48 adultos, divididos em três grupos: o Grupo de Adultos com Taquifemia (GAT), composto por 10 adultos com taquifemia; o Grupo de Adultos com Fala Rápida, composto por 14 adultos com fala rápida, e; o Grupo Comparativo, composto por 24 adultos fluentes. Foram coletadas 3 amostras de fala em registro audiovisual: habitual, lenta e rápida induzidas. Os procedimentos utilizados foram: avaliação da fluência da fala, aplicação do Protocolo de Avaliação da Taquifemia (PAT) e do Instrumento de Autopercepção da Fala (IAF). Para análise dos dados, o nível de significância adotado foi de 5% e os dados foram analisados no Software SPSS (versão 27.0). Resultados: Não houve diferença significativa entre os fluxos de sílabas e de palavras por minuto nos três grupos em todas as condições analisadas. Os adultos com taquifemia manifestaram maior quantidade de outras disfluências e do total de disfluências em relação aos adultos fluentes nas três condições avaliadas, e foram classificados como mais disfluentes na avaliação perceptual. A fala lenta induzida ocasionou redução da velocidade de fala, enquanto a fala rápida induzida aumentou a velocidade de fala em todos os grupos. Na avaliação perceptual da velocidade de fala foi possível distinguir os adultos com taquifemia, pois manifestaram fala mais rápida e mais irregular em relação aos adultos fluentes na fala habitual, lenta e rápida induzida. Os adultos com taquifemia foram classificados com uma fala parcialmente ininteligível, com uma articulação mais imprecisa, prosódia e pausa inadequada, além de uma fala parcialmente natural mais frequentemente do que os adultos fluentes. A fala rápida prejudicou a organização da linguagem e as habilidades discursivas dos adultos com taquifemia. Conclusão: A velocidade de fala foi similar entre os adultos com taquifemia, fala rápida e fluentes. Os adultos com taquifemia manifestaram maior quantidade de outras disfluências e do total de disfluências quando comparados aos fluentes, em todas as condições avaliadas. Todos os grupos aumentaram a velocidade na fala rápida induzida e a diminuíram na fala lenta induzida, no entanto, estas alterações não ocasionaram efeitos na frequência de disfluências nos adultos com taquifemia e fluentes. Os adultos com taquifemia apresentaram características distintas em relação aos adultos fluentes, com prejuízos na fluência velocidade de fala e sua regularidade, pausa, inteligibilidade, organização da linguagem, habilidades discursivas, prosódia e naturalidade. Em relação ao Instrumento de Autopercepção da Fala (IAF), os adultos com taquifemia apresentaram a autopercepção da fala rápida e o prejuízo na inteligibilidade.PublicaçãoTese de doutorado Acesso Aberto
Periódicos predatórios e assimetria informacional: uma análise com base em princípios de transparência e melhores práticas(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-01-31) Mira, Bianca Savegnago de; Martínez-Ávila, Daniel
; Perianes-Rodríguez, Antonio ; Grácio, Maria Cláudia Cabrini
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Objetivo: Busca avaliar a associação entre assimetria informacional e periódicos potencialmente predatórios associada à falta de informações ou de clareza nas informações fornecidas em sites de periódicos científicos. Especificamente estabelece um conjunto de critérios que retratam a transparência e melhores práticas editoriais para a mensuração das informações disponíveis nos sites dos periódicos; identifica periódicos para a aplicação do protocolo de modo que haja grupos experimentais identificados como potencialmente predatórios um grupo controle que já recebeu algum crivo de confiabilidade; e analisa a associação estabelecida entre assimetria informacional e periódicos potencialmente predatórios. Método: Recupera dados de periódicos indexados e desindexados da base Web of Science e de periódicos potencialmente predatórios presentes na lista The Predatory Journals List do site Predatory Journals e os organiza em listas. Cruza as listas e constrói três grupos experimentais (Grupo 1 – periódicos desindexados da base e mencionados na lista de periódicos potencialmente predatórios; Grupo 3 – periódicos indexados na base e mencionados na lista de periódicos potencialmente predatórios; Grupo 4 – periódicos mencionados apenas na lista de periódicos potencialmente predatórios) e um grupo controle (Grupo 2) com periódicos indexados sem menção na lista de potencialmente predatórios. Elabora um protocolo de transparência e boas práticas composto por 44 critérios divididos em 6 dimensões (site, direitos autorais, licenciamento, ética de publicação e políticas editoriais relacionadas, revisão por pares e taxas) no qual os critérios são avaliados em presente ou ausente de acordo com as informações disponíveis no site de cada periódico. Aplica o protocolo a 12 periódicos de cada grupo. Realiza o cálculo do Coeficiente de Assimetria Informacional formado pela divisão entre a soma dos critérios presentes e o total de critérios do protocolo. Resultados: os grupos apresentaram diferenças significativas. O Grupo 2 obteve o maior nível de transparência, enquanto o Grupo 4, grupo experimental não indexado, apresentou os piores resultados em todas as dimensões. No entanto, ao observar os valores dos Coeficientes de Assimetria Informacional calculados individualmente para cada periódico nota-se que não há como fazer uma conexão direta entre o valor do coeficiente e o consequente nível de transparência e o grupo ao qual o periódico pertence. Considerações finais: conclui que mecanismos que mensuram as informações dadas por periódicos como forma de avaliar suas práticas são importantes, mas que devem ser usados com clareza em relação às suas limitações. Considera que a presença de informações nos sites dos periódicos é fundamental para que os autores possam avaliá-las e validá-las. Recomenda que periódicos científicos adotem a sinalização como forma de diferenciar-se de periódicos predatórios. Admite limitações manuais e relativas ao uso da lista de periódicos potencialmente predatórios. Contribui com uma nova perspectiva sobre a relação entre autor e periódico sob a luz da teoria da assimetria informacional em um contexto de dificuldade de diferenciação de qualidade e presença de periódicos predatórios; e com um protocolo que pode ser adaptado e atualizado com uma forma simples de mensuraçãoPublicaçãoTese de doutorado Acesso Aberto
Curso de Libras para profissionais da saúde e seus efeitos nas atitudes sociais em relação aos surdos e à inclusão(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-02-21) Yonemotu, Bianca Pereira Rodrigues; Omote, Sadao
; Vieira, Camila Mugnai
; Faculdade João Paulo II - Fajopa ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A saúde é um direito de todos e um dever do Estado. Para que a saúde seja acessada em plenitude, é necessário que os profissionais tenham atenção às especificidades de cada indivíduo. A população é formada por vários grupos, dentre os quais estão os surdos. É importante que os profissionais desenvolvam atitudes favoráveis em relação a essa população, pois essas atitudes fazem diferença no cuidado em saúde. Pessoas surdas, principalmente as que se comunicam por meio de língua de sinais, enfrentam dificuldades de acesso aos diversos contextos da sociedade e a saúde é um deles. Os profissionais da saúde necessitam de capacitação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e sobre a cultura surda. Ofertar cursos de Libras no período de formação e vida profissional é uma alternativa potente para melhorar a comunicação com as pessoas surdas e para desenvolver atitudes sociais mais favoráveis em relação a elas. O objetivo dessa pesquisa foi desenvolver um curso de Libras virtual e assíncrono, com foco na saúde e, avaliar os efeitos nas atitudes sociais de profissionais de saúde em relação aos surdos e à inclusão, após a participação neste curso. Participaram da pesquisa 115 profissionais de saúde, os quais compuseram dois grupos, sendo um experimental (GE) e um controle (GC). A coleta de dados foi dividida em sete etapas, incluindo uma para a elaboração do curso que serviu como intervenção desta pesquisa, uma fase pré-teste e uma pós-teste para a aplicação dos instrumentos de coleta de dados, em diferentes momentos, no GE e no GC. Foram utilizados cinco instrumentos, tais quais: Questionário sociodemográfico autoaplicável e individual; Investigação do Contato com a Libras e com o Surdo (ICLIS); Escala de Validade Social em relação ao Curso de Libras para profissionais da saúde; Escala Likert de Atitudes Sociais em relação à Inclusão (ELASI); Escala de Atitudes Sociais de Mushoriwa (Deficiência Auditiva). Os resultados mostraram, na fase pré-teste, que os profissionais tinham sentimentos negativos como insegurança e frustração ao se imaginarem em contato com surdos por não saberem Libras. Sobre as formas de comunicação com pessoas surdas, tinham escolhas ineficientes e, acerca das atitudes sociais, apresentaram equivalência nos dois instrumentos utilizados. Na fase pósteste, após a intervenção, os profissionais do GE, tiveram mudança em relação a seus sentimentos, apresentando segurança e empatia em relação ao contato com surdos, além de aprovarem a capacitação oferecida como intervenção ressaltando seus pontos positivos e as melhorias para serem realizadas futuramente. Sobre suas atitudes sociais, apresentaram equivalência na maioria dos cruzamentos inter e intragrupos. O estudo demonstrou que utilizar mais de um instrumento de mensuração é interessante e que analisar os dados de forma qualitativa e quantitativa é capaz de capturar nuances importantes dos resultados encontrados como mostra essa pesquisa. Conclui-se que a capacitação de profissionais da saúde é necessária e urgente para que os surdos consigam acesso integral à saúde e que, ações como as propostas nesta pesquisa são capazes de desenvolver mudanças importantes nos sentimentos e nas atitudes sociais em relação às pessoas surdas e à inclusão.PublicaçãoTese de doutorado Acesso Aberto
A influência da cultura informacional na percepção da incivilidade seletiva mediada pela diversidade no trabalho(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-02-27) Souza, Irailton Melo de; Woida, Luana Maia
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
O ambiente organizacional contemporâneo tem sido marcado por conflitos e desvios de conduta, com crescente aversão a temas com diversidade e inclusão e o desenvolvimento de comportamentos de incivilidade seletiva. Espera-se que o estabelecimento de uma cultura informacional, integrada a uma cultura de diversidade e civilidade, capacite os colaboradores a identificarem comportamentos inadequados no ambiente de trabalho, resultando em ações que promovam um ambiente saudável, respeitoso e colaborativo, com repercussões positivas no próprio desempenho organizacional. Com base nesse entendimento, e diante da crescente necessidade de pesquisas sobre o tema, este estudo busca compreender a influência da cultura informacional na percepção de comportamentos de incivilidade seletiva, mediada pela diversidade no trabalho. Para tanto, foi conduzida uma pesquisa quantitativa, descritiva, não probabilística, por conveniência e corte transversal, envolvendo 338 profissionais de diferentes áreas. A análise dos dados foi realizada por meio da Modelagem de Equações Estruturais por Mínimos Quadrados Parciais (PLS-SEM). Os resultados indicaram que a cultura informacional exerce efeitos diretos e positivos na percepção de incivilidade seletiva e na diversidade no trabalho; que a diversidade no trabalho medeia a relação entre cultura informacional e a percepção da incivilidade seletiva; também influencia direta e positivamente a percepção da incivilidade seletiva. Os achados da pesquisa reforçam a relevância da cultura informacional na dinâmica organizacional e sugerem que a diversidade no ambiente de trabalho pode desempenhar um papel significativo na modulação da percepção da incivilidade seletiva. Esta pesquisa também apresenta um modelo teórico que pode servir para investigações futuras, incentivando novas pesquisas sobre as interações entre esses fatores e contribuindo para o aprimoramento das práticas organizacionais e acadêmicas. Entre as limitações do estudo, destaca-se que não foram encontradas escalas validadas sobre CI, sendo construídas escalas a partir da revisão de literatura, submetidas à análise técnica especializada; também foi utilizado método não probabilístico, que não permite generalização; ainda a pesquisa adotou um enfoque apenas quantitativo. Recomenda-se, portanto, que pesquisas futuras trabalhem na construção e validação de mais escalas sobre cultura informacional, adotem uma abordagem probabilística e longitudinal e realizem uma abordagem qualiquantitativa.PublicaçãoTese de doutorado Acesso Aberto
Superdotação e TDAH: adaptação transcultural e validação de um instrumento de identificação da dupla excepcionalidade(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-02-28) Ogeda, Clarissa Maria Marques; Omote, Sadao
; Faculdade de Filosofia e Ciências ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A Dupla Excepcionalidade pode ser definida pela existência de uma alta performance, habilidade, talento ou potencial, que ocorre junto a alguma desordem psiquiátrica, neurológica, comportamental, sensorial, física ou educacional. Nas últimas décadas, constatou-se um tímido aumento no número de investigações empíricas sobre a relação entre a Superdotação e o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Com base nesse duplo diagnóstico, esta pesquisa consistiu em uma investigação transversal, exploratória, de natureza metodológica, a qual teve por objetivo adaptar transculturalmente uma escala inédita em contexto brasileiro, a Escala de Identificación de Estudiantes Doblemente Excepcionales – versão para professores, bem como investigar qualidades psicométricas, baseando-se nos estudos de evidências de validade de itens e da estrutura interna. Com o intuito de atingir os objetivos, a presente investigação foi dividida em quatro estudos: o primeiro teve por objetivo realizar uma revisão integrativa da literatura internacional; o segundo, adaptar transculturalmente a escala; o terceiro, efetuar o estudo de validade de itens da versão adaptada, enquanto, finalmente, o quarto estudo objetivou investigar evidências de validade, baseando-se na estrutura interna do instrumento. Os procedimentos metodológicos contemplaram a tradução para o português e a retrotradução para o espanhol, a adequação semântica, idiomática e conceitual pelos especialistas, e a verificação de clareza e compreensão, por meio da avaliação da população-alvo e, assim, o estudo-piloto. Participaram das fases de tradução, retrotradução, adequação semântica e conceitual, harmonização e avaliação pela população-alvo um total de 48 indivíduos, incluindo tradutores, pesquisadores da temática, especialistas em adaptação de instrumentos e representantes da população-alvo. Posteriormente, o instrumento foi aprovado pelos autores do modelo original e foi realizado o estudo piloto, aplicando-o em uma amostra não probabilística, selecionada por conveniência, de 271 professores de escolas vinculadas à Diretoria de Ensino, Regional de Marília, que cumpriam um dos seguintes critérios de inclusão: a) professores que atuam ou atuaram com estudantes com Dupla Excepcionalidade; b) professores que atuam ou atuaram com estudantes com TDAH ou c) professores que atuam ou atuaram com estudantes com Superdotação. Concluiu-se, após as análises estatísticas, que houve a necessidade de redução no número de itens do instrumento, de 39 para 32. A redução do instrumento resultou na diminuição dos resíduos (erros de mensuração) e na melhoria dos índices de validade e precisão. Vale ressaltar que a estrutura do modelo original não foi modificada em seus fatores, e os itens que não se ajustaram foram eliminados do instrumento e não realocados para outro fator. O novo modelo teve um melhor ajuste, com excelentes indicadores, embora com resíduos, o que pode indicar a necessidade de novos estudos de validação. A análise das cargas fatoriais do modelo reduzido indicou que o problema não está nos itens do instrumento, mas pode estar relacionado à amostragem ou a possíveis vieses de resposta. Isso sugere que a formação docente insuficiente sobre a temática pode ter influenciado os resultados. Concluiu-se também que o instrumento foi capaz de diferenciar os três fenômenos investigados – Superdotação, TDAH e Dupla Excepcionalidade, ou seja, apresentou evidência de validade discriminante, o que demonstra sua utilidade prática na identificação e no acompanhamento desses estudantes.PublicaçãoTese de doutorado Acesso Aberto
Equilíbrio e risco de quedas em idosos submetidos à reabilitação auditiva(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-01-24) Carli, Flávia Vilas Boas Ortiz; Frizzo, Ana Claudia Figueiredo
; Rocha Júnior, Paulo Roberto ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Introdução: o envelhecimento humano gera modificações funcionais, estruturais e sensoriais importantes. A perda auditiva é uma das três condições crônicas mais prevalentes, podendo atingir até 84% das pessoas idosas. Sabe-se que indivíduos com perda auditiva são mais propensos a ter alterações de equilíbrio e histórico de queda, os quais podem promover sérios distúrbios na qualidade de vida da população geriátrica. Desde 2004, a Política Nacional de Atenção à Saúde Auditiva oferece à população brasileira o acesso à rede de atenção auditiva para o diagnóstico, seleção e adaptação da prótese auditiva e reabilitação dos idosos. Objetivo: analisar a efetividade da reabilitação auditiva com o uso de aparelhos de amplificação sonora individual no equilíbrio de pessoas idosas. Material e Método: Trata-se de um estudo de intervenção de um grupo único não controlado. Foram avaliados 11 participantes idosos com perda auditiva em atendimento no Setor de Audiologia do Centro Especializado em Reabilitação (CER), Unesp-Marília/SP. A coleta de dados foi realizada por meio dos seguintes instrumentos: Hearing Handicap Inventory for the Elderly Screening Version, um questionário de autoavaliação da restrição de participação, Questionário de Identificação de quedas e MiniBESTest, Estabilometria e Timed Up and Go, os quais avaliam o equilíbrio e o risco de quedas. Esses procedimentos foram realizados em três momentos durante um período de um ano com intervalos de seis meses. Resultados: Foram avaliados 11 participantes, sendo, 8 do sexo masculino e 3 do sexo feminino, portanto, a maioria da amostra foi composta por homens, hipertensos, com média de idade de 73 anos e ensino fundamental incompleto. Na pré adaptação do aparelho de amplificação sonora individual o risco de quedas dos participantes com perda auditiva era de 43,3%, sendo que, após a reabilitação na terceira avaliação, o risco foi reduzido a zero. O equilíbrio, avaliado pelo MiniBESTest, apresentou uma melhora significativa (p=0,018), assim como a autopercepção de restrição, tanto emocional (p=0,002) quanto social (p=0,005), avaliada por meio do Hearing Handicap Inventory. Embora não tenha sido observada uma diferença estatisticamente significativa no desempenho dos idosos por meio do teste Timed Up and Go após a reabilitação, os resultados indicaram uma melhora no desempenho ao longo de doze meses de intervenção. Quanto a estabilometria, a análise dos deslocamentos do centro de pressão na direção lateral, com os olhos abertos, mostrou uma melhora no equilíbrio após seis meses de reabilitação auditiva (p=0,033). No entanto, ao final de 12 meses de reabilitação, observou-se um aumento na velocidade de deslocamento lateral, tanto com os olhos abertos (p=0,001) quanto fechados (p=0,020), indicando uma piora na estabilidade postural. Conclusão: O uso de aparelho de amplificação sonora individual demonstrou ser efetivo em relação a autopercepção emocional e social, no equilíbrio e no risco de quedas. Porém, o equilíbrio lateral apresentou melhora após 6 meses e piora após 12 meses de reabilitação. Esses resultados sugerem que, embora a reabilitação auditiva tenha contribuído para o equilíbrio dos idosos estudados, há necessidade de novos estudos longitudinais para monitorar e esclarecer possíveis impactos negativos na estabilidade postural a longo prazo.PublicaçãoTese de doutorado Acesso Aberto
Mediação da informação e autorrepresentação: resistência e emancipação social por meio de interferências nas contranarrativas audiovisuais de coletivos periféricos(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-02-27) Castro, Jetur Lima de.; Almeida Júnior, Oswaldo Francisco
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A tese adentra a complexidade da experiência intersubjetiva da Mediação da Informação em contextos periféricos, focando-se em como ações de interferência informacional realizadas por coletivos locais contribuem para a autorrepresentação e participação política dessas comunidades. Essa experiência contrapõe-se à lógica das redes tradicionais de informação, fortalecendo as relações sociais entre sujeitos que compartilham significados comuns. A intersubjetividade centra-se na percepção dos sujeitos, apropriação da informação, conflitos emergentes e necessidades informacionais. A mídia hegemônica estigmatiza frequentemente as comunidades periféricas de forma estereotipada e negativa. Neste contexto, a pesquisa questiona de que modo as ações de interferência informacional conduzidas por coletivos periféricos podem servir como ação de mediação para confrontar a narrativa dominante da mídia hegemônica local, contribuindo para a construção de uma contranarrativa e autorrepresentação. O objetivo geral deste estudo é examinar a experiência intersubjetiva da Mediação da Informação em contextos periféricos, com enfoque sobre como as ações de interferência, por meio das narrativas audiovisuais produzidas por coletivos, contribuem para a autorrepresentação e a participação política no bairro da Terra Firme, periferia de Belém (Pará). Nesse contexto, a pesquisa adota uma abordagem exploratório-descritiva, utilizando métodos de coleta de dados a pesquisa documental e revisão bibliográfica. Para análise e interpretação do material discursivo documental e das produções audiovisuais dos coletivos, foi utilizado o método de Análise Crítica do Discurso de vertente inglesa. Os resultados evidenciam que os coletivos, tais como Tela Firme, Cine Clube TF, Boi Marronzinho e Tamuatás do Tucunduba, ressignificam os espaços comunitários por meio da construção de contranarrativas que valorizam a identidade cultural, a solidariedade e o sentimento de pertencimento no bairro da Terra Firme. As produções audiovisuais desses coletivos não se limitam à representação estética da comunidade, mas assumem um papel fundamental na mobilização social e política. Nesse sentido, os vídeos viabilizam a amplificação de vozes historicamente marginalizadas, consolidando as periferias como espaços de protagonismo, produção cultural e reivindicação por direitos sociais. Conclui-se que as contranarrativas audiovisuais contribuem significativamente para a desconstrução de estigmas, revelando a diversidade e a complexidade das realidades periféricas e ampliando o alcance das demandas locais. As ações de mediação e interferência informacional, materializadas nas contranarrativas audiovisuais, exercem uma função mediadora na luta por reconhecimento e justiça social em contextos periféricos. Assim, as contribuições deste estudo ampliam a compreensão sobre a Mediação da Informação como uma ação coletiva emancipatória no campo da Ciência da Informação, ao propor essa mediação como um instrumento de resistência simbólica e política.PublicaçãoTese de doutorado Acesso Aberto
As massas e a personalidade autoritária: a contribuição da psicanálise nos estudos de Adorno sobre o fascismo(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-02-13) Thomaz, Rita de Cassia; Bueno, Sinésio Ferraz
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
O século XX foi marcado por um acentuado progresso técnico-científico, pela disputa imperialista e por duas guerras mundiais. Nesse contexto bélico e de transformação das formas de reprodução do capital, coube a Adorno pensar os reflexos de todos esses fenômenos para a constituição da individualidade. Na Dialética do Esclarecimento, Adorno e Horkheimer (1985) tratam como equivalentes as modificações que ocorrem nas pessoas e nas empresas e que são fundamentais para o desenvolvimento econômico. Do mesmo modo que as pequenas lojas sucumbem diante do surgimento das lojas de departamento, o aparelho psíquico deixa de ser administrado desde o interior, pelo ego, e, então, seu controle passa a ser exercido desde o exterior, visto que o ritmo idêntico da produção mecanizada impõe os padrões de comportamento, desde as repetitivas atividades que o indivíduo desenvolve em seu trabalho até a hora de lazer, que é tomada pelos produtos da indústria cultural. Nos estudos realizados por Adorno sobre o fascismo, a psicologia de massa freudiana tem centralidade, pois auxilia na compreensão dos mecanismos de gratificação pulsional que conduzem o indivíduo isolado e enfraquecido para a massa fascista. Freud (2021) dá ênfase ao vínculo libidinal que une os seguidores em torno do líder, à medida que cada um deles coloca essa figura onipotente no lugar de seu ideal do ego. Os conceitos da psicanálise são utilizados por Adorno para compreender o enfraquecimento do indivíduo na sociedade contemporânea e o modo que as feridas impostas a ele, no processo de autoconservação, são ao mesmo tempo redirecionadas de maneira destrutiva ao out-group. Com efeito, o processo de formação cultural é violento e administrado; as pulsões eróticas e destrutivas estão a serviço da dominação no longo ciclo que une progresso e barbárie. Para Adorno, em consonância com os demais pensadores da Teoria Crítica, cada época produz o tipo de personalidade apropriado aos fins da dominação. No exílio norte-americano, durante a expansão nazista, o autor esteve reunido com outros pesquisadores a fim de aprofundar o estudo das tendências da personalidade autoritária, marcada pela submissão, por um ego fraco e por um pensamento ligado as dimensões de poder. A partir da apropriação que Adorno (2015; 2019) faz da psicanálise, nosso objetivo é estudar de que maneira os conceitos freudianos foram utilizados no estudo do fascismo e como as reflexões de Adorno sobre o campo formativo podem trazer luz para os atuais desafios da educação, no que diz respeito ao processo de isolamento e massificação, que no século XXI estão associados aos novos produtos culturais, como internet e celulares, e às novas formas de socialização.PublicaçãoTese de doutorado Acesso Aberto
O poder evangélico: o neoconservadorismo brasileiro como processo de racionalização(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-02-25) Soares, Evanway Sellberg; Totti, Marcelo Augusto
; Schumacher, Aluisio Almeida
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Buscando compreender o processo de secularização e a laicidade brasileira, esse trabalho tomou como objeto a real capacidade de pressão de grupos evangélicos neoconservadores na formulação de políticas públicas. Para isso, se discutiu os conceitos de laicidade e secularização, assim como foi apresentada a construção da pauta religiosa evangélica na história do Brasil. Também, realizou-se o cruzamento quantitativo e qualitativo de dados coletados durante os quatro anos do governo de Jair Bolsonaro. Os dados foram obtidos através do X (antigo Twitter) de políticos ligados ao governo e um líder religioso, buscando as temáticas nos discursos; posteriormente, buscou-se nas peças normativas apresentadas na câmara dos deputados durante os quatro anos de governo, similaridades temáticas entre essas e os principais temas apresentados nos tweets; também, se utilizou de artigos publicados em jornal de grande circulação para entender o contexto do governo, assim como a repercussão das falas e legislações, e ainda servindo como controle caso algum tweet ou legislação de repercussão houve sido negligenciado. Ao final, fica evidente que grupos evangélicos neoconservadores não possuíram força para construir políticas públicas efetivas uma vez que disputaram no espaço público com grupos progressistas e outros de identidade conservadora. Também fica evidente que a laicidade brasileira se mostrou perene, com mecanismos de proteção, assim como se demonstrou a existência e consolidação do processo de secularização no Brasil, com a consolidação da identidade neoconservadora.PublicaçãoTese de doutorado Acesso Aberto
Mediação da informação em museus: concepções a partir dos textos da exposição de longa duração do Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-02-17) Siqueira, Thiago Giordano de Souza; Almeida Júnior, Oswaldo Francisco de
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Esta tese investiga concepções de mediação da informação em museus, sob a perspectiva da apropriação social da informação entre o autor (museu) e o leitor (visitante), considerando também o Design da Informação nos textos da exposição de longa duração do Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas. A pesquisa possui natureza quali-quantitativa, a qual busca entender como o museu estrutura a mediação da informação por meio do texto da exposição, de modo que o visitante possa interagir e se apropriar da informação com a qual tem contato durante a experiência de visita. Com relação ao objeto pesquisado, classifica-se como exploratória e, quanto aos fins, caracteriza-se como tipologia descritiva, concentrada em observar e medir as variáveis em determinado momento, expondo as características envolvidas no processo e no fenômeno estudado. Apresenta como método principal o estudo de caso. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de um questionário eletrônico estruturado, com questões abertas e fechadas. Quanto aos métodos secundários, a pesquisa configura-se como bibliográfica, documental e de campo. Bibliográfica com o intuito de realizar um levantamento aprofundado, utilizando como técnica de coleta de dados o método Revisão Integrativa de Literatura. Outro método utilizado foi a pesquisa documental, compreendida pela análise de documentos para fundamentar as afirmações e declarações levantadas no decorrer da pesquisa. Por fim, como pesquisa de campo, buscou-se subsidiar a coleta de dados primários no espaço onde ocorre o fenômeno ou onde se encontram elementos que permitam explicá-lo. Esta etapa contou com observação direta in loco, realizada com base em um protocolo previamente estruturado com os aspectos necessários para observação e análise de acordo com os objetivos da tese. Utilizou-se a ferramenta Mapa de Empatia, aplicada à experiência do público do museu, para gerar ideias e subsidiar a construção de protótipos de textos alinhados às reais necessidades e expectativas dos sujeitos informacionais (público). Por fim, como procedimento de análise dos dados, foi adotada a Análise de Conteúdo, na qual as categorias emergem a partir dos dados da pesquisa. Conclui-se que as concepções de mediação da informação, a partir dos textos expositivos, estão inseridas no âmbito da informação implícita, pois se articulam com outras ações colaborativas no contexto da exposição e dos museus. Os textos presentes na exposição de longa duração do Museu Amazônico atuam como elementos fundamentais para a construção de sentidos e para a apropriação social da informação. A análise revelou que o planejamento desses textos evidencia tanto características de mediação implícita – quando o conteúdo é estruturado de maneira indireta, permitindo múltiplas interpretações – quanto de mediação explícita, quando há um direcionamento mais claro sobre os significados pretendidos. Além disso, observou-se a coexistência da dimensão intrínseca, ligada ao domínio cognitivo, e da dimensão extrínseca, materializada na escolha das palavras e na forma como são articuladas na exposição.PublicaçãoTese de doutorado Acesso Aberto
Educação a distância no neoliberalismo: a precarização real do trabalho docente virtual(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-20) Bellinaso, Filipe; Novaes, Henrique Tahan
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Ao longo das últimas décadas ocorreram na morfologia do trabalho docente um conjunto de transformações que proporcionaram a ampliação da acumulação do capital e uma contínua precarização do trabalho. Nesse sentido este trabalho tem como objetivo analisar se há e como se dá o processo de precarização do trabalho docente na Educação a Distância (EaD), buscando compreender a relação entre essa modalidade de ensino, o neoliberalismo e a nova morfologia do trabalho docente. Devido as suas especificidades o trabalho docente em alguma medida resistiu a essas transformações, não de forma ilesa, mas de maneira mais lenta e gradativa. Nesse sentido a ascensão da educação a distância (EaD) marcou uma etapa de aceleração dos impactos da nova morfologia do trabalho que intensificou o processo de precarização da categoria. Diante desta problemática utilizou-se do materialismo histórico-dialético e de um amplo suporte bibliográfico e documental, para evidenciar como a EaD se estabelece como importante ferramenta para o processo de neoliberalização da educação, assim como contribui também para o avanço da nova morfologia do trabalho em contextos neoliberais, resultando em um aprofundamento do processo de precarização da profissão docente. Percebe-se sua manifestação através de uma intensa divisão do trabalho, da geração de desemprego, da redução da atividade a um “bico”, da fragmentação da classe, da simplificação do trabalho, do prolongamento e intensificação da jornada de trabalho, entre outras facetas problematizadas ao longo desta tese. A partir da problemática em análise e dos instrumentos teórico-metodológicos do materialismo histórico-dialético conclui-se que a modalidade EaD se estabelece como um mecanismo de aprofundamento da precarização real do trabalho docente virtual.PublicaçãoTese de doutorado Acesso Aberto
Fundamentos da teoria do reflexo: o processo do conhecimento com base na Grande Estética de Georg Lukács(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-02) Bastos, Júlia Érika Moreira; Del Roio, Marcos Tadeu
; Faculdade de Filosofia e Ciências ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
O presente trabalho é um estudo fundamentado na ontologia marxiana-lukacsiana, com o objetivo de avançar na sistematização da teoria do reflexo de Georg Lukács, conforme apresentada na Grande Estética. Para tanto, a pesquisa desenvolve três fundamentos lukacsianos, preliminares e centrais, relacionados à investigação dos fenômenos sociais de recepção e representação da realidade objetiva. O primeiro fundamento identificado é a crítica histórico-dialética de Lukács a modelos de pensamento gnosiológicos. Nesse contexto, a análise se concentra em duas diferenças essenciais entre as teorias do conhecimento e do reflexo, relacionadas ao método e à vinculação com a classe social. O segundo fundamento — o princípio básico de tomar o trabalho, enquanto atividade fundante do ser social, como base ontológica para a análise do reflexo — é discutido em seguida. Essa análise inclui a apresentação de parte do processo histórico de formação do que nomeou-se reflexo original e da complexificação da consciência humana. Por fim, o terceiro fundamento examina as características do cotidiano e o reflexo que lhe é próprio, analisando suas semelhanças e divergências em relação ao pensamento científico e artístico. Conclui-se que esta investigação contribui, através dos três elementos analisados, com uma fundamentação dialética da teoria do reflexo, a qual pautada na ontologia do ser social.PublicaçãoTese de doutorado Acesso Aberto
Anarquismo, sindicalismo de intenção revolucionária e o ensino racionalista: o caráter transnacional da sua difusão e relação entre Argentina e Brasil (1917- 1936)(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-03) Oliveira, Ivan Thomaz Leite; Del Roio, Marcos Tadeu
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
As décadas e 1920 e 1930 são identificadas na historiografia que trata do anarquismo brasileiro e argentino como sendo um período de declínio e de crescente preponderância da atuação na esfera cultural em detrimento da participação no movimento de massas, mais especificamente no movimento operário através do sindicalismo. Essa tese busca dialogar criticamente com essas leituras, reconhecendo o relativo acerto de parte de suas afirmações na interpretação do anarquismo no período em questão, mas apontando limitações críticas em suas formulações. Através de uma análise comparativa entre dois dos casos dessa ideologia no Brasil e na Argentina, focada prioritariamente nas cidades de São Paulo e Buenos Aires, buscaremos oferecer uma interpretação que supere a simples constatação do declínio do anarquismo no período ou que equivocadamente identifique a preponderância do educacionismo como estratégia em vez de interpretar a ação cultural como aspecto tático para a reorganização anarquista. Para tanto, acreditamos ser necessário não apenas definir o recorte temporal deste estudo mas inseri-lo em um marco mais amplo, reconhecendo os desdobramentos da prática política anarquista nas décadas que se seguiram. Além disso, é fundamental estabelecer uma leitura rigorosa sobre o projeto de transformação social anarquista e como ele se materializou nas realidades analisadas, considerando não só os princípios que moviam os anarquistas, mas as táticas e estratégias utilizadas e como cada setor do anarquismo se apropriou de um repertório comum e construiu uma interpretação e uma prática próprias a partir disso. Tendo isso em vista, abordaremos o nosso objeto a partir de quatro eixos: anarquismo e o movimento de massas; anarquismo, educação popular e educação racionalista; a organização específica anarquista; anarquismo e a violência política.PublicaçãoTese de doutorado Acesso Aberto
Características da voz, do comportamento e da competência social em crianças e adolescentes com obesidade(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-05) Alonso, Letícia Alvieri Riato; Giacheti, Célia Maria
; Fabbron, Eliana Maria Gradim
; Universidade Estadual Paulista (Unesp) ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Introdução: A obesidade em crianças e adolescentes é uma condição multifatorial que pode trazer impactos significativos, alguns já conhecidos e outros que ainda precisam ser investigados. Objetivo: Este estudo teve como objetivo geral caracterizar a voz, o comportamento e a competência social em crianças e adolescentes com obesidade Método: Os dados deste estudo foram obtidos de um banco de dados de pesquisa previamente coletado e analisados com novas questões e perspectivas. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética (parecer nº 3.123.224). Participaram 70 crianças e adolescentes, entre 6 e 17 anos, com sobrepeso, obesidade e obesidade grave, organizados em dois grupos etários: 6-11 anos e 12-17 anos. Para avaliação da voz, foram realizados avaliações perceptivo-auditivas e análises acústicas. Os áudios analisados incluíram a vogal sustentada /a/ e contagem numérica. A avaliação perceptivo-auditiva foi realizada por duas juízas treinadas que analisaram os parâmetros da escala GRBASI, considerando quatro níveis (0 = ausência de desvio vocal; 1 = desvio vocal leve, 2 = desvio vocal moderado e 3 = desvio vocal intenso). Foram extraídas medidas acústicas como frequência fundamental (fo), jitter, shimmer, noise-to-harmonics ratio (NHR), Harmonic-to-noise ratio (HNR) e cepstral peak prominence smoothed (CPPS). Além disso, foram selecionadas 12 questões do Inventário Child Behavior Checklist (CBCL), respondidas pelos pais, relacionadas ao risco para distúrbio vocal conforme descrito na literatura. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva, regressão binária e multivariada. Resultado: Na avaliação perceptivo-auditiva os parâmetros mais encontrados foram o G, o R e o B. Os graus 0 (sem desvio) e 1 (grau leve) foram os mais frequentes. Na faixa etária de 6 a 11 anos, o grau leve foi identificado em grande parte dos meninos na emissão de vogal sustentada e, na contagem de números, em aproximadamente metade deles. Nas meninas dessa mesma faixa etária, o desvio vocal leve também foi observado na emissão de vogal sustentada e na contagem de números. Entre os adolescentes de 12 a 17 anos, a ocorrência de desvio vocal foi menos observada. Na análise acústica, os parâmetros fo, jitter, shimmer, NHR, HNR e CPPS apresentaram valores dentro da normalidade segundo a literatura. Os comportamentos de risco para o distúrbio vocal mais relatados pelos pais incluíram: é apreensivo, aflito ou ansioso (74,29%), fala demais (81,43%), grita muito (51,43%) e é agitado, não para quieto (58,57%). Na análise de regressão, verificou-se que o aumento da idade reduziu as chances de ocorrência de desvio vocal de grau leve (21,5%), rugosidade (54,9%) e instabilidade vocal (34,7%), bem como impactou na diminuição de fo e no aumento do CPPS. Verificou-se ainda, que o maior escore de competência social e competência social relacionada à escola foram preditores de redução nas chances de ocorrência de desvio vocal. Por outro lado, comportamentos de risco como "é apreensivo, aflito ou ansioso e é tímido aumentaram as chances de desvio vocal. Conclusão: A avaliação perceptivo-auditiva mostrou predominância ausência de desvio vocal e desvio vocal de grau leve na população de crianças e adolescentes com obesidade. Parâmetros de análise acústica apresentaram valores dentro do padrão de normalidade para a idade. Comportamentos de risco para o distúrbio vocal foram relatados pelos pais. Variáveis como idade, comportamento e competência social foram identificadas como fatores que impactam a voz em crianças e adolescentes com obesidade.PublicaçãoTese de doutorado Acesso Aberto
As práticas informacionais e a competência em informação em tempos de infodemia: uma análise dos pesquisadores em instituições do ensino superior e de pesquisa em saúde de Moçambique(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-20) Matenga, Joana André Machuza; Guaraldo, Tamara de Souza Brandão
; Ribeiro, Juliana Colussi ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
O estudo das práticas informacionais e competência em informação são parte da Ciência da Informação. As práticas informacionais podem ser caracterizadas como uma das vertentes dos estudos de usuários, e a competência em informação como aprendizagem necessária para lidar com a informação na vida cotidiana, principalmente em contexto de infodemia. Ambas são componentes essenciais na formação de uma sociedade ativa, crítica, que exerce os seus direitos de cidadania, pois, enquanto as práticas lidam com o processo informacional em um contexto e meio social, a competência em informação é desenvolvida pela aquisição de conhecimentos e habilidades para o uso eficiente da informação. A partir desse referencial, a pesquisa buscou responder as seguintes questões: “Que práticas informacionais são realizadas pelos pesquisadores em tempos de infodemia? Como lidam com esse fenômeno para selecionar e filtrar a informação correta e precisa para o usuário em uma sociedade em condições precárias de promoção da competência em informação?”. Como objetivo, propôs-se analisar as práticas informacionais e a competência em informação de pesquisadores em instituições do ensino superior e de pesquisa em saúde de Moçambique no contexto da infodemia. Para tal, realizou-se um estudo de caso múltiplo nas instituições do ensino superior e pesquisa, concretamente na Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane e no Centro de Investigação em Saúde de Manhiça. Trata-se de um estudo qualitativo com apoio aos dados quantitativos. O questionário, a entrevista e a observação foram usados para a coleta de dados. O questionário foi dirigido aos pesquisadores com objetivo de buscar informações relativas as práticas informacionais e a competência em informação de uma forma geral; a entrevista dirigida aos responsáveis pela área de pesquisa nas instituições visando recolher dados ligados ao funcionamento das instituições e estratégias desenvolvidas em relação a infodemia da covid-19 e seus mecanismos de controle, prevenção e enfrentamento a possíveis infodemia; e a observação consistiu na verificação do ambiente de trabalho e as condições físicas existentes para a realização das práticas informacionais. Neste sentido, constatou-se que as práticas informacionais dos pesquisadores tanto da UEM-FAMED como do CISM estão diretamente ligadas ao seu trabalho de pesquisa, os quais ganham relevância e impacto social quando traduzem resultados significativos e de aplicação prática às comunidades para a resolução dos seus problemas ligados à saúde. Dos fatores que interferem essas práticas, evidenciam-se sobretudo a inacessibilidade das fontes (72,2% na UEM-FAMED e 87,5% no CISM), escassez de recursos (66,7% na UEM e 43,8% no CISM), a sobrecarga informacional especificamente no período da infodemia (88,9% na UEM-FAMED e 81,3% no CISM) e, as questões de distanciamento impostas pela pandemia. Em relação a CoInfo, tem-se que em certo ponto é desenvolvida pelos pesquisadores da UEM-FAMED a partir da experiência profissional com o uso da informação, legitimado pelo tempo de atuação na carreira (havendo os que possuem mais de 25 anos), e no CISM é desenvolvida como uma aprendizagem ao longo da vida profissional baseada em atualizações e capacitações ligadas a área de pesquisa científica, aliada à prática quotidiana. Verificou-se que para mais de 50% dos respondentes em ambas as instituições, a infodemia trouxe grande aprendizagem quanto ao uso da informação credível e seleção em diferentes mídias. Diante disso, há necessidade de elaboração de um protocolo de atuação dos pesquisadores em contextos infodêmicos, apresentando as principais ações que devem ser levadas a cabo, tendo em conta a especificidade de cada uma das instituições: (UEM-FAMED e CISM), as condições existentes, as áreas de pesquisa e o seu público-alvo.PublicaçãoTese de doutorado Acesso Aberto
Interação entre aspectos metabólicos e comportamentais da variabilidade da frequência cardíaca por meio de revisão sistemática e meta-análise(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-02) Oliveira, Camila Marcondes de; Valenti, Vitor Engrácia
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Introdução:Os impactos das farmacoterapias antidepressivas no risco cardiovascular não são claros. A cirurgia bariátrica é uma abordagem usada para tratar a obesidade em uma pequena minoria de pacientes elegíveis. As terapias não farmacológicas são importantes para manter um estado de saúde digno no pós-cirurgia bariátrica Objetivo: investigar os efeitos da paroxetina sobre a variabilidade da frequência cardíaca (VFC) em pacientes com transtorno depressivo maior e avaliar os efeitos do exercício sobre a VFC em pacientes submetidos à cirurgia bariátrica. Métodos: As buscas foram feitas nas bases de dados EMBASE, MEDLINE/PubMed (via National Library of Medicine), Scopus e Web of Science. Para o estudo de cirurgia bariátrica, incluímos ensaios clínicos randomizados não cegos, simples ou duplo-cegos em pacientes maiores de 18 anos submetidos à cirurgia bariátrica. O grupo intervenção deveria ser submetido a um protocolo de treinamento físico, incluindo modalidades de exercícios aeróbios, de força e outras modalidades de exercícios após a cirurgia bariátrica. Já para o estudo com foco na paroxetina, incluímos ensaios clínicos randomizados não cegos, simples ou duplo-cegos em pacientes com mais de 18 anos com diagnóstico de transtorno depressivo maior (TDM). A paroxetina precisaria ser aplicada como medicamento terapêutico crônico. Incluímos estudos individuais que investigaram a VFC em repouso. Resultados: No estudo de cirurgia bariátrica, documentamos 245 estudos, após fases de triagem e elegibilidade; apenas quatro foram contados. Nenhuma alteração significativa foi observada para o SDNN: subtotal=19,74 [IC: - 4,98, 44,45], p=0,12, I2=85% (qualidade de evidência muito baixa); pNN50: subtotal=13,09 [IC: -9,17, 35,35], p=0,25, I2=93% (qualidade de evidência muito baixa); RMSSD: subtotal=8,44 [IC: -3,61; 25,50], p=0,17, I2=95% (qualidade de evidência muito baixa) e; SD1: subtotal=9,36 [IC: -4,48; 23,21], p=0,19, I2=96% (qualidade de evidência muito baixa). Quanto ao estudo de paroxetina, documentamos 402 estudos, apenas seguindo as fases de triagem e elegibilidade; apenas seis foram incluídos (cinco estudos na meta-análise). Nenhuma mudança significativa foi observada para o índice SDNN: subtotal=8,23 [IC: -2,17, 18,63], p=0,12, I2=54% (qualidade de evidência muito baixa). Foi identificada uma alteração significativa para o índice LF: subtotal=0,74 [IC: 0,33, 1,15], p=0,0004, I2=0% (baixa qualidade de evidência). Conclusão:Não conseguimos detectar efeitos significativos do exercício sobre a VFC de repouso após cirurgia bariátrica. A meta-análise demonstrou que a paroxetina pode promover o avanço da VFC em pacientes com TDM. A baixa certeza dos resultados através da análise do nível de evidência sugere que estudos adicionais podem ser benéficos.PublicaçãoTese de doutorado Acesso Aberto
A organização social do conhecimento no Instituto Nacional do Livro durante o Estado Novo no Brasil: da terminologia à ideologia(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-13) Oliveira, Alessandra Nunes de; Moreira, Walter
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A presente tese examina o papel do Instituto Nacional do Livro (INL) durante o Estado Novo (1937-1945) no Brasil, período liderado por Getúlio Vargas, com a abordagem voltada para o modo como a linguagem e os termos utilizados em jornais e livros promovidos pelo INL contribuíram para a Organização Social do Conhecimento (OSC) no período. O objetivo geral da tese é investigar a OSC no INL durante o Estado Novo no Brasil por meio da análise discursiva e terminológica. Como objetivos específicos tem-se: a) analisar as práticas de OSC implementadas pelo INL durante o Estado Novo, examinando as motivações políticas e disciplinares por trás dessas ações; b) discutir a materialidade discursiva dos jornais e sua influência para a OSC e o movimento bibliográfico no Estado Novo. c) mapear e sistematizar os principais termos utilizados para promover a literatura e as publicações em jornais e livros editados pelo INL durante o Estado Novo no Brasil. Para tanto, o problema de pesquisa é delineado da seguinte forma: de que maneira a linguagem utilizada em jornais e livros sobre o INL foi estrategicamente empregada para transmitir conceitos e influenciar socialmente, promovendo literatura e publicações? Como essas estratégias terminológicas contribuíram para a OSC no contexto do Estado Novo?. Nesse contexto, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa exploratória-descritiva, utilizando métodos de pesquisa documental e bibliográfica. Dois procedimentos principais foram empregados: Análise Crítica do Discurso (ACD), e análise terminológica. A ACD examina como os discursos foram construídos e as estratégias linguísticas utilizadas para influenciar a opinião pública. A análise terminológica focou na investigação dos termos específicos utilizados e seu impacto na construção de significados. Os resultados indicam a relevância do INL como uma instituição basilar na articulação de uma ideologia de Estado, que utilizou a OSC como um dispositivo estratégico para consolidar os valores do regime estadonovista. A análise das obras publicadas pelo INL demonstra como a escolha e o uso de termos ajudaram a construir um imaginário simbólico que sustentava a visão de modernidade do governo. Apresenta-se ainda um minissistema no formato de glossário, destinado à OC, construído a partir de descritores extraídos de fontes jornalísticas, documentos e livros do Estado Novo. O estudo contribui para o campo da Ciência da Informação, especialmente para a Organização do Conhecimento (OC), ao mostrar como documentos e instituições foram usados como aparelho ideológico e preservação da memória coletiva. Ao observar os termos e os discursos promovidos nos jornais, livros e documentos da época, contatou-se que o INL utilizava um discurso estratégico e carregado de “termos ideológicos” para legitimar o governo. De outra forma, a materialidade discursiva presente nesses documentos contribuiu para a construção de uma narrativa alinhada aos preceitos políticos do regime.PublicaçãoTese de doutorado Acesso Aberto
Desempenho prosódico de crianças com transtorno fonológico em diferentes situações pragmáticas de produção de fala: implicações para a avaliação clínica(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-11) Lima, Fernanda Leitão de Castro Nunes de; Santos, Geovana Carina Neris Soncin
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A prosódia pode ser entendida fonologicamente como o conjunto de conceitos e parâmetros responsáveis por caracterizar o ritmo e a melodia das línguas a fim de especificar os elementos que constituem a fala junto aos segmentos. Nessa perspectiva, a prosódia é parte integrante do sistema fonológico de uma língua e atua como estrutura organizadora da fala. Por essa razão, no funcionamento da linguagem, a prosódia desempenha importantes e diferentes funções linguísticas. A marcação de força ilocucionária, a organização de turnos conversacionais e a marcação de proeminência são funções prosódicas que desempenham papeis específicos e relevantes na dimensão pragmática da linguagem para o estabelecimento do diálogo em situações comunicativas. Apesar de sua relevância, a literatura fonoaudiológica carece de estudos que permitam descrever como crianças percebem e produzem enunciados de fala no que diz respeito aos padrões prosódicos com base em critérios de natureza linguística, fato que dificulta o que pode ser considerado no contexto clínico um desenvolvimento típico e atípico. Especialmente, no âmbito da avaliação fonológica da fala da criança, a prosódia não é considerada nos protocolos clínicos, motivo que, partindo do pressuposto teórico de que prosódia constitui a fonologia de uma língua, questiona-se neste trabalho a necessidade de inclusão da prosódia nos processos avaliativos e terapêuticos. Neste contexto investigativo, este estudo teve como objetivo principal investigar o desempenho prosódico de crianças com transtorno fonológico (TF) em duas situações pragmáticas de produção de fala, a saber: uma situação experimental e uma situação realística. Especificamente, esse desempenho foi analisado considerando três funções primordiais para a interação comunicativa: a marcação de força ilocucionária, de turnos conversacionais e de foco prosódico. Considerando a desorganização fonológica que crianças com TF apresentam no plano segmental, hipotetizou- se que essa desorganização afetaria também o plano prosódico e, assim, que crianças com TF apresentariam desempenho prosódico inferior em relação a crianças em Desenvolvimento típico de linguagem (DTL). Hipotetizou-se ainda que a situação pragmática afetaria a qualidade da produção de fala das crianças no que tange às funções prosódicas, já que a situação realística devido à sua maior naturalidade em termos de interação comunicativa poderia dificultar o desempenho das crianças, que estão concomitantemente em processo de aquisição mais amplo de linguagem, inclusive dos usos pragmáticos da sua língua. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa sob no 59717122.7.0000.5406 e dela participaram 16 crianças com DTL e 16 crianças com TF, com faixa etária entre 4 e 9 anos de idade. Foram desenvolvidos dois experimentos de produção de fala que se diferenciaram por serem conduzidos em situações pragmáticas distintas: uma experimental e uma realística. Cada experimento apresentou características próprias e foi aplicado em ambos os grupos de crianças. Um julgamento perceptivo-auditivo para avaliar a marcação das funções prosódicas investigadas na fala das crianças foi realizado por três juízes experientes em aspectos prosódicos do Português Brasileiro. A avaliação foi realizada individualmente por cada juiz sem identificação dos sujeitos, dos grupos e da situação pragmática na qual as amostras de fala foram produzidas. No procedimento, os juízes ouviram os áudios correspondentes de cada função prosódica em julgamento e as avaliaram a partir de uma escala numérica, de acordo com a qual 0 indicava não realização do padrão prosódico, 1 indicava realização parcial do padrão prosódico, ou seja, nuances de realização, porém com diferença em relação ao padrão alvo, e 2 indicava realização do padrão prosódico. A partir das notas do julgamento de cada juiz, foi calculada a média da pontuação geral obtida pelos participantes em cada situação pragmática bem como a média da pontuação na marcação das diferentes funções. Os dados receberam tratamento descritivo e inferencial. Foram realizados dois testes ANOVA. O primeiro indicou efeito estatisticamente significante para grupo (F (1,30) = 7,620; p = 0,01) e para situação pragmática (F (1,30) = 7,823; p = 0,009). O segundo, realizado para a análise das diferentes funções prosódicas, indicou efeito estatisticamente significante para grupo (F (1,30) = 0,214; p = 0,005) e para função prosódica (F (3,90) = 14,864; p = 0,000). Os resultados permitem concluir que crianças com TF apresentam desempenho prosódico inferior às crianças em DTL, sugerindo, assim, que a desorganização fonológica que caracteriza o TF afeta também o plano prosódico do sistema fonológico dessas crianças. Conclui-se também que o desempenho das crianças foi pior na situação pragmática realística, indicando que, comunicativamente, situações de produção de fala mais espontâneas envolvem aspectos mais complexos do funcionamento da linguagem, refletindo, assim, a performance prosódica das crianças. No que tange às funções prosódicas, o desempenho das crianças com TF foi inferior aos seus pares típicos em todas as funções prosódicas, no entanto, destaca-se qualitativamente a maior diferença de desempenho das crianças com TF na marcação de força ilocucionária em enunciados interrogativos. Esses achados reforçam a importância de considerar aspectos prosódicos na avaliação e na intervenção clínica, ampliando o entendimento sobre a comunicação infantil.PublicaçãoTese de doutorado Acesso Aberto
Compreensão dos efeitos do metilfenidato sobre a variabilidade da frequência cardíaca e os riscos cardiovasculares da risperidona: revisão sistemática e meta-análise(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-04) Gianini, Silvia Helena Soares; Valenti, Vitor Engrácia
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Introdução: há relatos de efeitos adversos cardiovasculares de psicoestimulantes em pacientes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Objetivo: avaliar o efeito do metilfenidato sobre a variabilidade da frequência cardíaca em pacientes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Método: trata-se de uma revisão sistemática com meta análise, registrada no PROSPERO (CRD42024524865). Os bancos de dados EMBASE, MEDLINE/PubMed (via National Library of Medicine), Cochrane Library, CINAHL, Scopus e Web of Science foram usados para registrar as referências. Nossa revisão incluiu pacientes diagnosticados com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, estudos em que o grupo de intervenção deveria receber tratamento de curto ou longo prazo com metilfenidato, estudos que avaliaram indivíduos sob tratamento convencional, exceto metilfenidato, estudos de controle randomizados simples ou duplo-cegos, não-cegos ou não-randomizados. Concluímos a meta-análise e o risco de viés. Os níveis de evidência GRADE foram avaliados. Resultados: a qualidade da evidência GRADE para todos os desfechos foi muito baixa. Não reconhecemos alterações significativas na meta-análise: raiz quadrada média das diferenças entre intervalos 26 RR normais adjacentes (RMSSD) -subtotal=2,05 ms [IC 95%: -13,28, 17,39; p=0,79, I2=98%]; desvio padrão de todos os intervalos RR normais (SDNN) - subtotal=5,26 ms [IC 95%: -3,07, 13,58; p=0,22, I2=0%]; porcentagem de intervalos RR adjacentes com uma diferença de duração maior que 50 ms (pNN50) - subtotal=-0,54 ms [IC 95%: -10,8, 9,71; p=0,92, I2=97%]; Baixa frequência (LF) - subtotal=-55,06 ms [IC 95%: –354,14, 244,02; p=0,72, I2=2%]; Alta frequência (HF) - subtotal=-10,96 ms [IC 95%: –203,32, 181,4; p=0,91, I2=28%]. Conclusão: o metilfenidato não afeta significativamente a VFC em repouso em pacientes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. A certeza muito baixa do nível de evidência desta publicação e o alto risco de viés recomendam estudos adicionais para fornecer evidências científicas e estatísticas mais fortes. Palavras-chave: TDAH; Sistema cardiovascular; Período cardíaco; Psicoestimulantes; Revisão sistemática.