Marília - FFC - Faculdade de Filosofia e Ciências

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  • ItemTese de doutorado
    A disputa pelo acesso, controle e ocultação de documentos no processo de abertura dos arquivos da ditadura militar no Brasil
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-05) Moraes, Maria Blassioli ; Bizello, Maria Leandra
    O acesso aos arquivos esbarra em obstáculos de diversas ordens que envolvem as condições legais, os interesses e relações de poder entre pessoas e grupos na sociedade, e os aspectos relacionados ao desenvolvimento do tratamento técnico, que diz respeito às condições necessárias para a realização do tratamento dos arquivos: a existência de pessoal qualificado, de recursos financeiros para o desenvolvimento das atividades e de instalações físicas adequadas nas instituições arquivísticas. Identificadas as condições, há necessidade de se compreender as razões pelas quais tais obstáculos não são superados. Visando entender o que impede a superação dos problemas relacionados à ampliação do acesso aos arquivos, decidiu-se analisar o processo de localização, recolhimento e abertura dos arquivos das polícias políticas dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, acumulados durante a ditadura militar. A abertura desses arquivos aconteceu no início da década de 1990. Também foi analisado o processo de abertura de arquivos de órgãos federais, iniciado no final da década de 1990. A pesquisa, de cunho exploratório, utilizou-se da análise qualitativa, descritiva, bibliográfica e documental. Nesta pesquisa, objetivou-se verificar se houve a intenção, de grupos e sujeitos na sociedade, de controlar os documentos dos órgãos de repressão e se isso interferiu na construção da possibilidade de acesso para a sociedade. Foi possível identificar que, na década de 1980 e no início dos anos de 1990, as Forças Armadas, representadas pela comunidade de informações, constituíram o grupo de maior oposição à abertura dos arquivos dos órgãos de repressão. Receberam apoio de segmentos dos poderes executivo, legislativo, de representantes da imprensa e de juristas. Por outro lado, grupos formados por ex-presos e por familiares de mortos e desaparecidos políticos foram protagonistas na luta pela abertura dos arquivos e receberam apoio de outros segmentos da sociedade. Conclui-se que a busca aos arquivos da repressão aconteceu para possibilitar o esclarecimento sobre o destino de mortos e desaparecidos políticos e para que pudessem contribuir como prova legal em ações na justiça, que pediriam por reparação pelas graves violações aos direitos humanos. Aos grupos que se opunham à abertura, interessava impedir o acesso aos arquivos para garantir a preservação da imagem das Forças Armadas diante da sociedade e obstruir investigações, julgamentos e responsabilização de agentes envolvidos nas violações cometidas. Ou seja, o controle dos arquivos exercido pelas Forças Armadas dificultou e retardou sua abertura para a sociedade. Foi possível constatar que, quando há consciência sobre o direito de acesso aos arquivos públicos, inevitavelmente, surge uma tensão entre os que defendem o acesso e os que querem manter o sigilo. Enquanto forem utilizados como prova legal e para fins de esclarecer os acontecimentos, os documentos de arquivo serão sempre motivos de disputa.
  • ItemTese de doutorado
    Intencionalidade informacional: abordagens teóricas, técnicas e tecnológicas no campo da ciência da informação
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-28) Sanchez, Fernanda Alves ; Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio ; Vechiato, Fernando Luiz
    Na Ciência da Informação, o ser humano sempre desempenhou um papel central nos estudos relacionados à informação. O campo também se destaca por criar e aprimorar produtos e serviços associados aos processos de representação e organização do conhecimento. Com a evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação, especialmente no ambiente digital, o papel dos sujeitos informacionais se tornou ainda mais relevante. Nesse sentido, os estudos sobre a Intencionalidade, abordada no campo da Filosofia, podem contribuir para o entendimento da relação entre os sujeitos informacionais e as tecnologias dentro do fenômeno informacional. Dessa forma, a tese apresenta a seguinte questão norteadora: quais são as possíveis abordagens teóricas, técnicas e tecnológicas da Intencionalidade para o campo da Ciência da Informação? Como objetivo geral, a pesquisa investiga as abordagens teóricas, técnicas e tecnológicas da Intencionalidade no contexto da Ciência da Informação. A organização metodológica da pesquisa utiliza o delineamento quadripolar que permite um desenvolvimento não linear e flexibiliza as alterações das discussões e resultados entre os polos no processo de investigação. Trata-se de uma pesquisa caracterizada como bibliográfica, exploratória descritiva e de abordagem qualitativa. Os resultados da pesquisa está nas relações teóricas entre a Intencionalidade e os estudos do campo da Ciência da Informação, como à Representação da Informação, à Mediação da Informação, o Comportamento Informacional, à Competência em Informação, à Experiência do Usuário e à Encontrabilidade da Informação. Além disso, foi possível construir a concepção da Intencionalidade Informacional, que emerge da combinação da Intencionalidade humana (Fenomenologia) e da Intencionalidade tecnológica (Pós-Fenomenologia), adequando-se aos estudos no campo da Ciência da Informação. A partir dessa concepção, foi desenvolvido um modelo teórico-conceitual com o objetivo de impulsionar novas hipóteses de pesquisa, considerando a Intencionalidade Informacional e suas abordagens teóricas, técnicas e tecnológicas, tanto em estudos teóricos quanto aplicados, relacionados à construção de ambientes informacionais que viabilizem a Encontrabilidade da Informação no que se refere a efetividade dos sistemas e o atendimento às necessidades informacionais dos sujeitos, facilitando a apropriação da informação e a geração de conhecimento.
  • ItemTese de doutorado
    Efeito da tarefa dupla no escape oral posterior em indivíduos com doença de Parkinson
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-07-01) Guijo, Laura Mochiatti ; Onofri, Suely Mayumi Motonaga ; Silva, Roberta Gonçalves da
    Introdução: Sabe-se que a progressão da Doença de Parkinson (DP), associada as situações de tarefa dupla, afeta a capacidade dos recursos cognitivos necessários para a manutenção da eficiência e segurança da deglutição. Objetivo: Verificar se há o efeito da tarefa dupla no nível e no tempo de EOP na deglutição dos indivíduos com DP. Método: Um total de 576 deglutições editadas de exames de videoendoscopia da deglutição (VED) de 16 indivíduos, de ambos os sexos, em distintos estágios da DP conforme a escala Hoehn & Yahr (H&Y) modificada, idade entre 64 e 85 anos (Média ± Desvio padrão: 72,4 ± 6), triados quanto a cognição por meio do instrumento Montreal Cognitive Assessment (MoCA). Estes indivíduos foram submetidos a VED, nas condições de DI e DTD e realizou-se análise do nível e tempo de EOP das deglutições. A VED foi realizada por um médico otorrinolaringologista, com a oferta das consistências padronizadas em níveis 0 – alimento líquido fino; 2 – alimento líquido levemente espessado e; 4 – alimento líquido extremamente espessado, conforme o International Dysphagia Diet Stardartization Initiative (IDDSI). A análise do nível do EOP foi realizada com a aplicação da escala de classificação para escape oral posterior na VED e a análise quantitativa temporal por meio de um software específico. A análise estatística foi conduzida de forma descritiva e inferencial por meio do programa SPSS (Statistical Package for Social Sciences). Aplicou-se o teste Exato de Fisher para comparar o nível de EOP nas condições de DI e DTD. Aplicou-se o teste de Mann-Whitney para comparar o tempo de EOP nas condições DI e DTD. O nível de significância adotado foi de 0,05 (5%). Resultados: Quanto ao nível de EOP, houve diferença estatisticamente significativa na consistência nível 4/ volume 10 mL, para o nível V (DI = 12,5%; DTD = 29,2%) (p-valor = 0,044), na consistência nível 2/ volume 5mL, para o nível III (DI = 45,8%; DTD = 25,0%) (p-valor = 0,033). Em relação ao tempo em que o EOP ocorreu, houve diferença estatisticamente significativa para a consistência nível 4/ volume de 5mL (média de: DI = 912ms e DTD = 2,044ms) (p-valor = 0,007). Conclusão: Houve ampla variação do nível do EOP na mesma consistência de alimento para as diferentes condições de deglutição. Quanto ao tempo em que o EOP ocorreu, houve interferência da tarefa dupla, para as consistências nível 4 e 2, no volume de 5mL. Portanto, os achados quanto a análise quantitativa temporal indicaram que à medida que o volume das consistências espessadas de alimento, maior foi o tempo de EOP durante a deglutição na condição de DTD nos indivíduos com DP.
  • ItemTese de doutorado
    Histórias de vida e a exclusão escolar: as narrativas de mulheres transgênero
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-13) Antônio Júnior, Wagner ; Brabo, Tânia Suely Antonelli Marcelino
    Essa pesquisa tem como objetivo geral investigar os processos de exclusão social de travestis e mulheres transexuais ao longo de suas vidas, em especial durante os períodos da infância e adolescência, com foco na exclusão escolar. Constituem-se como objetivos específicos: coletar as histórias de vida de mulheres transgênero de diferentes idades, por meio de seus relatos orais; analisar os processos de exclusão social presentes nas narrativas dessas mulheres, com foco naqueles vividos durante a infância e adolescência, que levaram à exclusão escolar; discutir a realidade vivida por essas mulheres, à luz dos direitos humanos e das políticas públicas. A investigação de campo envolveu a pesquisa qualitativa e a metodologia História de Vida, com foco nos relatos orais de seis mulheres transgênero de diferentes idades. Os procedimentos metodológicos envolveram a entrevista não estruturada, na qual cada entrevistada discorreu livremente sobre suas histórias de vida. As narrativas foram registradas em arquivo de áudio, sendo posteriormente transcritas e examinadas pelo método da Análise de Conteúdo. Os resultados foram discutidos à luz dos direitos humanos e das políticas públicas instituídas para a comunidade LGBTQIAPN+.
  • ItemTese de doutorado
    Perspectiva informacional na gestão da aprendizagem: um modelo de fluxo informacional para auxiliar a tomada de decisão pedagógica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-20) Marchi, Késsia Rita da Costa ; Botega, Leonardo Castro
    A crescente utilização de recursos tecnológicos e de comunicação tem revolucionado os processos de ensino e aprendizagem, especialmente em modalidades à distância. Estas tecnologias facilitam a personalização do ensino e permitem o acesso a um extenso volume de dados educacionais, propiciando a adoção de novas abordagens pedagógicas que oferecem maior flexibilidade. Central para este avanço, está a tomada de decisão pedagógica informada por dados, uma prática que se beneficia significativamente dos aportes da Ciência da Informação, que fornece os fundamentos teóricos e epistemológicos essenciais para compreender o fluxo informacional e a relevância dos dados na formulação de decisões baseadas em evidências. Por meio de métodos e técnicas de análise de dados, apoiados por recursos de aprendizagem de máquina, é possível obter insights sobre as necessidades dos alunos, bem como o impacto das práticas pedagógicas, permitindo que os professores tomem decisões mais informadas e embasadas. Diante disso, esta pesquisa explora a importância do fluxo informacional nas tomadas de decisões fundamentadas em dados. Através do fluxo informacional, identificam-se oportunidades para o emprego de processos tecnológicos que enriqueçam o retrato do aluno no espaço de aprendizagem, fornecendo informações precisas e abrangentes para subsidiar as tomadas de decisões pedagógicas. Desta maneira, com o objetivo de contribuir para uma gestão da aprendizagem mais eficiente e eficaz, a tese propõe diretrizes para o desenvolvimento do modelo de fluxo informacional EduFlow, que é orientado pela perspectiva informacional e apoiado por rotinas tecnológicas de verificação e análise dos processos de ensino e aprendizagem. Esse modelo visa integrar dados e tecnologia para subsidiar a tomada de decisão pedagógica, em nível docente, de tal forma que possa ampliar a possibilidade de identificação de necessidades de intervenções pedagógicas. As conclusões deste modelo ressaltam sua eficácia em aprimorar decisões pedagógicas através do uso estratégico de dados, permitindo intervenções educacionais precisas e tempestivas. Essas diretrizes demonstram capacidade significativa e viabilidade para o desenvolvimento do modelo, assim como, da implementação de artefatos computacionais que subsidiam a sua aplicação.
  • ItemTese de doutorado
    Democracia e gestão nas diretrizes educacionais do governo estadual paulista (1995 - 2022)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-05-29) Casagrande, Natalia Maria ; Abdian, Graziela Zambão
    A presente tese, desenvolvida junto ao Centro de Estudos e Pesquisas em Administração da Educação (CEPAE), analisa a relação entre gestão educacional e democracia em diretrizes governamentais da educação da rede estadual paulista, no período que compreende os anos de 1995 a 2022. O objetivo foi analisar o movimento de articulação de demandas equivalenciais presentes nesta relação, compreendendo, assim, como determinados sentidos de democracia se hegemonizam em documentos oficiais. Para tal finalidade, em uma perspectiva pós-estrutural, utilizamos a Teoria do Discurso (Laclau; Mouffe, 2015) e suas categorias como proposta teórico-metodológica, por meio da qual foi possível identificar uma ordem existente (hegemonização) e problematizá-la, em busca da desconstrução daquilo que está estabilizado e ordenado. Fugimos, portanto, de uma totalidade, a partir da concepção de gestão e democracia como parte de um processo discursivo descentrado. No que se refere ao material analisado, utilizamos como fonte de pesquisa o site da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP), com foco nas Resoluções referentes às diretrizes que regem a educação estadual básica. Em nossas análises, percebemos que as ações do PSDB no governo paulista foram, por muitos anos, eficientes articuladoras de demandas, em uma sociedade que priorizava o trabalho, as técnicas e o resultado, características que foram suficientes para que os sentidos de gestão educacional e democracia se equivalessem. Entretanto, com as demandas oriundas das transformações da sociedade marcada pelo antagonismo, o governo perde, gradativamente, a capacidade de realizar a articulação para que o princípio de gestão democrática se equivalha com a pluralidade e a radicalidade próprias do social. Em síntese, a não radicalização do pluralismo e, com esta, a ausência da articulação envolvendo a multiplicidade das diversas lutas democráticas, foram as responsáveis por enfraquecerem a hegemonia do partido, não apenas em âmbito estadual, mas também nacional. Abrimos espaço, portanto, para a necessidade de nos atentarmos à relação entre gestão educacional e democracia no governo paulista a partir da perspectiva da multiplicação dos discursos, abandonando a concepção de uniformização.
  • ItemTese de doutorado
    O município de Penápolis-SP na fronteira dos campos do Avanhandava
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-05-22) Donzelli, Cledivaldo Aparecido ; Teixeira, Paulo Eduardo
    A presente tese tem como objetivos compreender os antecedentes da constituição do município de Penápolis-SP levado a essa condição, em 1913, através do processo de povoamento de suas terras iniciado no contexto histórico das frentes demográfica, expansão e econômica na capitania de São Paulo desde o século XVIII, bem como apresentar os seus desdobramentos que redundaram na criação de espaços de sociabilidade denotadores de distinções sociais e de diversidade étnica, além de demonstrar sua proeminência na interiorização do desenvolvimento econômico da região Oeste do estado de São Paulo. A metodologia utilizada para atingir os objetivos acima elencados se deu através de pesquisa bibliográfica, ou seja, na utilização de fontes (documentos escritos originais primários) e de consulta bibliográfica utilizando-se de uma literatura corrente sobre o espaço pesquisado e de obras de autores que possibilitaram suportes teóricos para a inteligibilidade da temática. Portanto, a partir de evidências de documentos de natureza diversa, tais como fichas de registro de imigrantes, cartas e ofícios dos séculos XVIII, XIX e XX, censos, mapas, fotos, além de edições do jornal “O Pennapolense” e de revisões bibliográficas, constatou-se que existiam, entre o anos de 1767 e os anos da década de 1920, dentro do espaço pesquisado, mobilidades humanas resultantes de migrações e imigrações em tempos históricos díspares permeadores de alteridade e de diversas formas de convívio caracterizando uma frente de expansão, contrapondo às teses da existência da frente pioneira neste recorte temporal, denotando, assim, um processo de conformação social dentro da fronteira dos campos do Avanhandava localizada na região Oeste do estado de São Paulo.
  • ItemTese de doutorado
    Municipalização e educação: o ensino fundamental em Marília/SP (1996-2007)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-04-26) Alves, Izadora Maleski Serrano ; Nery, Ana Clara Bortoleto
    Neste texto, apresentam-se resultados de uma pesquisa de Doutorado em Educação cujo objetivo geral foi analisar e compreender como a municipalidade aprofunda sua ação educativa com a Municipalização das Escolas de Ensino Fundamental em Marília/SP no recorte temporal 1996 a 2007, respectivamente o ano em que a LDBEN 9394/96 passa a valer e o ano da Lei 11.494 que institui o FUNDEB – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. Foi realizado um estudo sistemático de modo a conhecer o processo de Municipalização do Ensino no Brasil e no Estado de São Paulo e procurou-se identificar, mediante as categorias historiográficas de Michel de Certeau (2014), estratégias e táticas, as formas como operaram os agentes políticos na concretização do processo de municipalização e identificar, mediante estudo das fontes e análise histórica, as peculiaridades da municipalidade no processo de municipalização. Para tanto, o suporte teórico dessa investigação se deu, além de Certeau (2014), a partir de Justino Magalhães (2014), Wenceslau Gonçalves Neto (2009) e outros que são utilizados para colaborar na compreensão da ação dos agentes locais nesse processo de descentralização da responsabilidade da oferta e manutenção do Ensino Fundamental em Marília/SP a partir da categoria do Município Pedagógico. A abordagem histórica foi qualitativa, pautada em pesquisa bibliográfica e documental, mediante estudo, localização e reunião de fontes referentes à temática do municipalismo. A intenção, portanto, se dá no sentido de estabelecer o empenho da municipalidade para assegurar que a descentralização do ensino que resultou na organização e implementação do Ensino Fundamental na Rede de Ensino Municipal de Marília/SP.
  • ItemTese de doutorado
    Verdade, pós-verdade e desordem informacional: aportes teóricos e filosóficos à ciência da informação
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-05-10) Mello, Mariana Rodrigues Gomes de ; Martínez Ávila, Daniel ; Cuevas-Cerveró, Maria-Aurora ; Almeida, Carlos Cândido de
    Desenvolvemos uma pesquisa interdisciplinar que possibilitasse a reflexão crítica do papel da Ciência da Informação no combate às desordens informacionais. Para tanto, vislumbramos a necessidade da compreensão de algumas possíveis motivações da crença e propagação das desordens informacionais e sua relação com os critérios da verdade, da pós-verdade e seus desdobramentos, como o discurso de ódio. A Ciência da Informação tem uma dimensão também humana e teórica e, assim, necessita do diálogo maior com as teorias, conceitos e métodos de outros domínios. Desta maneira, compreendemos que o conhecimento não pode mais ser considerado apenas pelo seu aspecto reducionista, dogmático e, portanto, objetivamente válido. Há um aspecto dialógico, relacional, o qual não pode ser desconsiderado. As observações e verificações necessitam das comunicações intersubjetivas entre as próprias comunidades científicas, bem como com a sociedade. Sob este prisma, há uma Filosofia da diferença, a qual reflete na Ciência da Informação, que poderia ser mais considerada nos nossos tempos. Ela se opõe à tradição filosófica identitária dos pré-socráticos à atualidade, que se apegou obstinadamente à ideia de identidade, que vislumbra o real, somente por meio da referência ao idêntico. Portanto, apresentamos algumas escolas filosóficas e alguns dos seus maiores expoentes, ratificadas pelo pensamento de autores da Ciência da Informação, com reflexos em institutos da organização do conhecimento. Posto isto, metodologicamente, trata-se de uma pesquisa crítico-teórica, bibliográfica e exploratória. Apresentamos como objetivo geral: Investigar as principais contribuições teóricas e filosóficas de Nietzsche, Freud e Paulo Freire para o campo da Ciência da Informação. Como objetivos específicos: verificar correntes teóricas e filosóficas em relação a verdade e critérios de verdade que possam contribuir para a Organização do Conhecimento no campo da Ciência da Informação; identificar o panorama histórico-social e epistemológico das principais teorias críticas e da competência crítica em informação como elementos combativos da pós-verdade e das desordens informacionais; Analisar o princípio do prazer da Psicanálise Freudiana em relação a crítica da política da linguagem Nietzschiana no que se refere à competência crítica em informação para reconhecer a pós-verdade e as desordens informacionais; averiguar a contribuição da pedagogia crítica de Paulo Freire, como um dos grandes pilares à construção do conceito e das práticas da competência crítica em informação. Como resultados, consideramos que somente a competência crítica em informação, que perpasse pela autorreflexão, é capaz de combater eficientemente os efeitos nocivos das desordens informacionais.
  • ItemDissertação de mestrado
    Integração regional econômica latino americana: uma análise comparativa das contribuições de Celso Furtado e de Ruy Mauro Marini
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-27) Andrade, Gustavo Perez Pereira ; Corsi, Francisco Luiz
    A partir da década de 1960, ocorreram diversos debates e enfrentamentos teóricos, nos quais foram discutidos relevantes temas acerca da América Latina; dentre estes, destaca-se aqui a integração regional. Dessa forma, pretende-se, nesta pesquisa, fazer uma análise bibliográfica das contribuições de Ruy Mauro Marini e Celso Monteiro Furtado sobre a questão da integração regional da América Latina. A pesquisa visa, pois, considerar as divergências e/ou convergências dos referidos pensadores, buscando compreender como é tratada a questão da integração regional no desenvolvimento a partir das perspectivas destes pensadores. Para compreensão da questão, o foco foi delimitado nas obras publicadas entre as décadas de 1960 e 1980.
  • ItemTese de doutorado
    Redesign dos metadados descritivos do Acess to Memory (AtoM) para curadoria digital de acervos museológicos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-26) Batista, Lucineia da Silva ; Jorente, Maria José Vicentini
    As Tecnologias da Informação e Comunicação modificaram a sociedade contemporânea e sua forma de produção e de acesso à informação, com a introdução de novos formatos digitais e de ambientes dígito-virtuais. Ampliaram-se os meios de acesso à herança cultural presente nos equipamentos culturais (bibliotecas, arquivos e museus). No contexto museológico, a representação digital dos bens culturais necessita de repositórios, sistemas digitais de preservação e representação da informação para a Curadoria Digital dos objetos informacionais que permeiam ambientes híbridos – presencial e digito-virtual – a fim de curá-los de forma adequada para o acesso à informação e sua preservação no longo prazo, garantindo integridade, autenticidade e confiabilidade aos seus objetos informacionais. Parte-se da premissa de que o AtoM, um sistema arquivístico digital de representação e de acesso à informação, ao ser customizado para o contexto museológico pode contribuir para a Curadoria Digital dos objetos informacionais de museus de forma eficiente e eficaz. O objetivo do estudo foi propor um modelo descritivo customizado para o AtoM voltado ao contexto Museológico, para que possa atuar juntamente com o Archivematica, ambos empregados na Curadoria Digital dos objetos informacionais. Em tese, defende-se a ideia de que o redesign da interface do AtoM, a partir da inclusão e exclusão de metadados em sua customização, tornará possível sua aplicação na Curadoria Digital de objetos informacionais museológicos, de forma a atender às necessidades desses dispositivos informacionais e gerar resultados relevantes para a Ciência da Informação e suas subáreas no contexto pós-custodial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória e descritiva. O método utilizado para operacionalizar a pesquisa foi o Design Thinking e o Crosswalking, e, para a coleta e análise de dados foram utilizados as técnicas de revisão de literatura, mapa conceitual e visual thinking. Como resultado, o padrão utilizado foi o modelo descritivo VRA Core como modelo customizado para o AtoM atendendo a realidade museológica para a Curadoria Digital da herança cultural da humanidade
  • ItemTese de doutorado
    A linguagem escrita e os enunciados: princípios fundamentais da teoria histórico-cultural, teoria da atividade e filosofia da linguagem no processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-08) Mata, Liene Keite de Lira da Mata ; Miller, Stela
    A Tese apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista – Unesp – Campus de Marília, vinculada à Linha de Pesquisa Teoria e Práticas Pedagógicas, tem por objetivo compreender os princípios fundamentais da teoria Histórico-cultural, teoria da Atividade e da Filosofia da linguagem para o trabalho com os enunciados no processo de ensino- aprendizagem da linguagem escrita. No processo de formação humana tomado em seu todo, e, no processo de ensino-aprendizagem escolar, a linguagem escrita como prática social é um instrumento que perpassa os diversos campos do saber, os científicos, filosóficos, artísticos, literários etc., deste modo, são aprendizagens para toda a vida, que se estendem para muito além dos muros institucionais e contribuem no desenvolvimento da personalidade humana para uma formação omnilateral. Em uma cultura com uso da linguagem gráfica1 , as atividades de ler e escrever são necessárias para apropriação e objetivação de conhecimentos e conceitos. A investigação de que resultou este trabalho adotou como metodologia a pesquisa teórica, lançando mão da pesquisa bibliográfica como procedimento de geração de dados. Em nossa análise, discorremos sobre o princípio da aprendizagem cultural e histórica para a formação da personalidade humana no desenvolvimento das capacidades superiores, que se dão a partir da atividade do sujeito em um contexto de trocas sociais. Também analisamos o princípio de desenvolvimento da linguagem simbólica diante das necessidades engendradas na prática social, e a palavra como principal simbolismo operando como instrumento do pensamento em um processo de transformação do significado da palavra até o conceito; e mais, o princípio do desenvolvimento das funções psicológicas superiores humanas interligadas ao princípio do desenvolvimento da atividade do sujeito em um sistema de relações, uma vez que todas as funções estão inter-relacionadas e formam uma unidade dialética dos aspectos intelectuais, afetivos e volitivos dos sujeitos. Assim, o funcionamento psicológico resulta da totalidade do sujeito com os seus desejos, necessidades, emoções, motivações etc. Se tais princípios revelam o desenvolvimento da consciência e autoconsciência na formação da personalidade como um processo engendrado das atividades do sujeitos em seu automovimento de produção da sua existência em um contexto de relações sociais permeadas pelos enunciados , e se esse contexto educativo de formação humana necessita de um processo de ensino-aprendizagem para que os sujeitos aprendizes desenvolvam o pensamento teórico ( capacidades de planificação , análise , abstração e síntese ) no uso dos conceitos científicos , depreendemos a necessidade de um processo de ensino sistêmico e desenvolvente das capacidades de generalização dos sujeitos aprendizes no processo educativo na escola. Esse processo envolve a relação de trocas verbais por meio de enunciados em um trabalho cooperativo dos/das professores/as e sujeitos aprendizes dos conceitos de gêneros dos enunciados e demais conceitos, pois, como instrumentos semióticos produtos das atividades humanas, eles são necessários aos processos de abstração para a compreensão da realidade e para a formação de uma personalidade mais capaz de atividades integradoras na dinâmica da produção da vida.
  • ItemTese de doutorado
    Hannah Arendt e suas contribuições para a ciência da informação
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-26) Suave, Aline Laureano ; Sabbag, Deise Maria Antonio
    Introdução: A área da Ciência da Informação possui historicamente uma grande influência de outras áreas como a Filosofia, vendo isso como forma de agregar e romper barreiras para algo novo. Nessa perspectiva, um dos grandes autores que se destacam na interlocução entre a Ciência da Informação e a Filosofia é Aldo Barreto, que no seu texto A Condição da Informação (2002) apresenta uma importante reflexão sobre a Informação, tal relação baseia-se na ideia da filósofa Hannah Arendt em seu livro A Condição Humana (2010). No contexto mencionado a busca da Filosofia como essência é importante, necessária, como elemento constitutivo e contributivo no campo da Ciência da Informação. Não é suficiente apenas se preocupar com a informação, também é necessário um olhar atento para a Ciência da Informação, considerando toda sua complexidade e seu caráter interdisciplinar. Objetivo: A presente tese possui como identificar as relações existentes entre o texto A Condição da Informação de Aldo Barreto e a obra A Condição Humana de Hannah Arendt, analisando as interconexões entre as obras e contribuições para corpus teórico da Ciência da Informação. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, exploratório e cartográfico, utilizando um delineamento qualitativo. O procedimento metodológico adotado compreende o Método Cartográfico e a pesquisa bibliográfica, buscando apresentar inter-relações entre os autores estudados e seus reflexos no campo teórico da Ciência da Informação. Considerações Finais: a partir da pesquisa realizada foram identificadas as relações existentes entre o texto A Condição da Informação (2002) de Aldo Barreto e a obra A Condição Humana (2010) de Hannah Arendt, apresentando novas perspectivas e reflexões sobre a relação entre informação, sociedade e indivíduo, contribuindo para a promoção da inclusão social, da justiça e da ética na sociedade contemporânea, uma vez que a distribuição desigual do acesso à informação pode aprofundar as injustiças sociais, criando lacunas e exclusões. A partir dos resultados apresentados, comprova-se a tese que de que existem contribuições da obra A Condição Humana de Hannah Arendt por meio do texto A Condição da Informação de Aldo Barreto para a Ciência da Informação.
  • ItemTese de doutorado
    Avaliação da competência digital de docentes do ensino superior brasileiro: estudo a partir da versão adaptada do DigCompEdu Check-In (2021)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-28) Paula, Rejane Sales de Lima ; Casarin, Helen de Castro Silva ; Almeida, Cátia Cândida de ; Lucas, Margarida
    A utilização das tecnologias digitais da informação e comunicação na educação superior tem propiciado o uso de vários tipos de recursos e ferramentas digitais, bem como o acesso às fontes de informações as quais vêm ampliando o acesso à informação e a possibilidade de lidar com ela de diferentes maneiras. Em decorrência do uso das tecnologias digitais, a competência digital tornou-se fundamental aos professores de diferentes níveis de ensino. Esta pesquisa teve como objetivo verificar a adequação da versão do instrumento de autorreflexão DigCompEdu Check-In (2021), adaptada ao contexto brasileiro pelo grupo MetaRed Brasil, para mensurar a competência digital dos docentes participantes da pesquisa. Como objetivos específicos: Contribuir na adaptação do instrumento de autorreflexão DigCompEdu Check-In (2021) ao contexto brasileiro, juntamente com o grupo MetaRed Brasil; Mapear as pesquisas que fizeram uso da ferramenta de autoavaliação do DigCompEdu Check-In para avaliar a competência digital dos professores de educação superior no contexto brasileiro e internacional. Verificar e avaliar a competência digital dos docentes de duas IES públicas brasileiras de diferentes regiões do país, a partir da aplicação do instrumento DigCompEdu Check-In (2021) adequado ao contexto brasileiro; Verificar quais são as necessidades de formação desses profissionais a partir das sete áreas de competências do DigCompEdu Check-In (2021). Para isso, foram realizadas adequações no instrumento DigCompEdu Check-In (2021) em conjunto com o grupo MetaRede Brasil. Em seguida, realizou-se uma pesquisa de campo utilizando a versão adaptada do DigCompEdu Check-In (2021). Participaram desta pesquisa os professores da Universidade Estadual Paulista e da Fundação Universidade Federal de Rondônia, totalizando 224 docentes, sendo 131 do gênero masculino e 93 do gênero feminino. A idade predominante dos participantes variou entre 40 e 59 anos. A maioria dos participantes atua na área de Ciências da Natureza e leciona há mais de 20 anos. Mediante a análise dos resultados através do Coeficiente de Alfa de Cronbach, constatou-se que a versão adaptada do instrumento possui uma boa consistência interna dos dados, garantindo a sua confiabilidade e adequação ao contexto brasileiro. Constatou-se que os participantes da pesquisa apresentaram menor desempenho nas áreas de competências 3, 4 e 7 do DigCompEdu Check-In (2021) e que, portanto, estas são as áreas as quais os docentes participantes precisam de uma formação específica. Ressalta-se ainda a necessidade de uma ampliação das discussões sobre a temática na área da Ciência da Informação, bem como do instrumento Check-In (2021) ao contexto da educação superior brasileira.
  • ItemTese de doutorado
    Saberes e formação docente nas bibliotecas das escolas normais de São Paulo (1920 – 1946)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-25) Laís Marta Alves da Silva ; Ana Clara Bortoleto Nery ; Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp - Marília
    Esta tese apresenta os resultados de projeto desenvolvido no Doutorado em Educação. A pesquisa teve como objetivo geral analisar e compreender como se constituíram os saberes pedagógicos para a formação de professores nas bibliotecas das Escolas Normais em São Paulo entre 1920 e 1946, tendo como objeto de pesquisa a Escola Normal de Piracicaba e a Escola Normal de São Carlos. O recorte temporal se justifica por meio de duas reformas a Reforma Sampaio Dória, de 1920, que unificou as Escolas Normais em tipo único e o Decreto-lei n. 8.530 de 2 de janeiro de 1946 que reorganizou as Escolas Normais. Os saberes sobre formação docente, neste arco temporal, sofreram variações tanto em função das reformas de ensino e do avanço do mercado editorial quanto à especialização das disciplinas da área da pedagogia. Consideramos nesta pesquisa que os saberes escolares são constituídos também por meio dos impressos presentes nas bibliotecas escolares. Desta forma, a biblioteca escolar, local de organização da cultura pedagógica (CARVALHO, 2000), é o espaço privilegiado da pesquisa. As fontes de investigação para a elaboração da tese foram: fotos das instituições, planta baixa da Escola Normal de São Carlos e Livros Tombo da Escola Normal de Piracicaba (1970) e da Escola Normal de São Carlos (1952). Os objetivos específicos são: Buscar indícios, analisar e compreender como os impressos circulavam nas bibliotecas das Escolas Normais no período proposto; conhecer os modos de constituição e organização das bibliotecas escolares e suas relações com o mercado editorial e identificar os saberes pedagógicos presentes nas bibliotecas das Escolas Normais de Piracicaba e de São Carlos. Como aporte teórico há os conceitos de Cultura Escolar que, segundo Barroso (2013), possibilita observar o conjunto de elementos da organização que compõem a “cultura escolar”, Biblioteca (Baratin, 2000) e (Nery, 2009), Circulação de Livros e Mercado Editorial (Toledo, Carvalho, 2007) e (Toledo 2020), Cultura Pedagógica (Carvalho, 2000) e Apropriação e Representação (Chartier, 2002). O procedimento metodológico foi a pesquisa bibliográfica e documental sobre o tema. Como resultado de pesquisa, constatou-se que que havia uma espécie de teia, que compunha a formação de professores no momento, ao qual os conteúdos em todas as vertentes de ensino se dialogavam, isto é, livros, políticas públicas de educação, revistas produzidas por profissionais da área, coleções de professores, Programas de Ensino, etc... e todos esses saberes circulavam ou tinham como ponto central de encontro as Bibliotecas das Escolas Normais, essas que foram usadas como um dispositivo de produção e de circulação de conhecimentos. É dentro desse espaço revertido para formar professores que se tinha formação, informação e produção de conhecimentos, ou seja, as bibliotecas de formação tinham um objetivo específico o de qualificar os profissionais de acordo com o que era o adequado para o momento. Os espaços bibliotecais tinham o seu acervo de livros especializados em uma formação didático pedagógica, mas haviam outros materiais que vão compondo a formação, como os atlas, por exemplo, e com toda a movimentação do cenário educacional, ela vai modificando para atender as necessidades dos futuros professores. As coleções Pedagógicas são um exemplo, pois inicialmente, como visto no capítulo dois, ela apresenta traduções de clássicos e modelos escolanovistas aos seus leitores, demonstrando que era considerado como importante naquele momento.
  • ItemTese de doutorado
    (Re) conhecer os conhecedores: notas sobre o sistema educacional almejado, diálogos interculturais e saberes de autoria acadêmica indígena
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-26) Geminiano, Rilane Silva Reverdito ; Mendoça, Sueli Guadelupe de Lima
    A discussão sobre o destino dos povos originários e as questões de escolarização se centrou em empreendimentos que não eram palpáveis para as comunidades indígenas, que almejavam o estabelecimento de um sistema de ensino público de qualidade, bem como a oferta de cursos de pós-graduação. O intuito continua, mas houve uma mudança de pauta: atualmente, os esforços estão voltados para as intervenções/ações deles (acadêmicos indígenas com suas respectivas comunidades) sobre o sistema de ensino, a fim de averiguar de que forma tal instância tem se efetivado nas escolas indígenas após a promulgação dos direitos assegurados em lei. Diante disso, esta tese busca conhecer a Educação Escolar Indígena desejada, necessária, específica, diferenciada, bilíngue e intercultural, a partir de reflexões das dissertações e teses produzidas por acadêmicos indígenas (as novas lideranças políticas) que vêm desenvolvendo pesquisas sobre o sistema educacional intercultural desejado por cada comunidade indígena na contemporaneidade. Os métodos e técnicas para produzir a pesquisa foram baseados em dois princípios metodológicos fundamentais: a pesquisa bibliográfica e a investigação documental. Além disso, foi efetuado um levantamento das legislações específicas, considerando os documentos que regem a educação escolar indígena desde a promulgação da Constituição Federal de 1988 e suas respectivas leis, portarias, normativas, decretos, diretrizes, além dos tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário, como a Convenção nº 169, por exemplo. Preliminarmente, destaca-se que as narrativas protagonizadas pelas lideranças, por acadêmicos e por professores indígenas, além da representatividade de expoentes indígenas na atual política dos ministérios governamentais e na câmara dos deputados foram fundamentais para a compreensão do sistema educacional indígena desejado e necessário do ponto de vista dos indígenas, considerando-se os efeitos e as limitações do amparo legal pelo Estado brasileiro. Assim, verifica-se a existência de questões como a legalidade, o engajamento político e a clareza nas ações protagonizadas pelos indígenas para a efetivação de um sistema educacional próprio, intercultural e que atenda as especificidades de cada povo em meio a seu território tradicional, além dos que se situam, inclusive em territórios urbanos.
  • ItemTese de doutorado
    Classificando instrumentos musicais brasileiros por fenômeno: uma proposta baseada na Basic Concepts Classification e na Integrative Levels Classification
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-08) Novaes, Fernanda Carolina Pegoraro ; Moreira, Walter
    As classificações por fenômenos, diferentemente das classificações tradicionais que são responsáveis por organizar o conhecimento de disciplinas, classificam as coisas e suas relações existentes. São exemplos de classificações por fenômenos: a Basic Concepts Classification e a Integrative Levels Classification. A presente norteia-se a partir do seguinte questionamento/problema: é possível classificar instrumentos musicais brasileiros na Basic Concepts Classification e na Integrative Levels Classification, tendo em vista que instrumentos musicais, nesse sistema de classificação, são baseados na Hornbostel-Sachs Classification of Musical Instruments? Com a realização deste estudo, pretende-se alcançar como objetivo geral, verificar se os objetos classificados tradicionalmente por disciplinas podem ser classificados por fenômenos, para posteriormente testar a sua viabilidade na classificação de instrumentos musicais; demonstrando como a inovação de sistemas de classificação pode ser aplicada nos instrumentos musicais. Os objetivos específicos estabelecidos, são: 1) demonstrar a estrutura dos sistemas de classificação: HS, BCC e ILC e desenvolver uma breve história sobre os instrumentos musicais brasileiros; 2) descrever e explicar sobre a metodologia da análise de domínio utilizada no desenvolvimento da análise; 3) analisar os museus e laboratórios: MIMO, MVIM e LABEET para localizar instrumentos musicais brasileiros; 4) selecionar instrumentos musicais brasileiros e classificá-los na BCC, ILC e HS. Posteriormente, os instrumentos selecionados serão utilizados para a análise empírica envolvendo os sistemas Basic Concepts Classification, Integrative Levels Classification e Hornbostel-Sachs Classification of Musical Instruments. A metodologia a ser aplicada será análise de domínio. Como resultados, pode-se afirmar que ainda poucos registrados em museus e laboratórios on-line, há instrumentos musicais brasileiros; como também é possível classificá-los de fácil modo nos sistemas de classificação por fenômenos.
  • ItemTese de doutorado
    A visão anarquista de Maria Lacerda de Moura: interfaces entre a educação, a igreja católica e o fascismo na década de 1930
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-18) Maurano, Tatiana Ranzani ; Celeste Filho, Macioniro
    O objetivo desta Tese em História da Educação, foi entender, segundo os escritos de Maria Lacerda de Moura, em seus livros publicados na década de 1930, quais os instrumentos e mecanismos utilizados por duas instituições, para manter o controle e a domesticação dos corpos e mentes. A primeira delas é a Igreja Católica (Clero), como representante de Deus na Terra, donos do código moral da sociedade, colocando a educação religiosa como única possibilidade de ensino para a salvação da população. A segunda são as instituições governamentais (Estado), na década de 1930, com seus governos autoritários, organizando e nacionalizando o país, dizendo trazer algo novo. Mas ambos têm como premissa a manutenção do Capital e, para isso, se utilizaram de diversos mecanismos de controle, na construção de uma sociedade sem equidade, que tolhe e controla a liberdade dos seres humanos. Dentro dessa lógica perversa de dominação, a educação é um dos principais instrumentos usados por essas instituições, segundo a autora. Os objetivos específicos dessa investigação foram analisar tais escritos, examinar o que Lacerda e outros anarquistas escreviam sobre educação na imprensa anarquista brasileira, na década de 1930, e compreender a concepção de Maria Lacerda de Moura sobre a importância da educação e do quanto a Igreja Católica e o fascismo a ela recorrem, como instrumento de manipulação do povo. Nada como um autodidata para compreender uma autodidata e, nesse sentido, a forma de pensar e questionar o status quo, de Maurício Tratenberg (2004), propiciou a compreensão exata sobre a metodologia da pesquisa. Conhecer a história de vida de Maria Lacerda de Moura, seus escritos e as pesquisas realizadas sobre seus diferentes temários foi crucial para se compreender a autora e verificar que não havia ainda investigações sobre sua obra, em relação à Educação, Igreja Católica e fascismo. Para compreender a concepção educacional, anticlerical, antifacista de Maria Lacerda de Moura sobre a educação e as interferências da Igreja Católica e do fascismo, na década de 1930, assim como de outros anarquistas sobre a educação, fez-se uma análise dos escritos de Maria Lacerda de Moura sobre educação, Igreja Católica e fascismo, na década de 1930, e o que outros anarquistas escreveram sobre educação, na imprensa anarquista brasileira, naquele período. Através dos livros de Maria Lacerda de Moura: Fascismo: filho dileto da Igreja e do Capital, Clero e fascismo: horda de embrutecedores! e Ferrer, o clero romano e a educação laica, e de alguns autores anarquistas que publicaram nos jornais A Lanterna – jornal de combate ao clericalismo e A Plebe – periódico libertário, procurou-se compreender a concepção anarquista sobre educação e a interferência da Igreja Católica e o fascismo, na década de 1930. Através das leituras análise e reflexão dos livros e jornais, pode-se entender essa tríade corruptora apresentada por Maria Lacerda de Moura e outros autores. Ao verificar que o clero e o fascismo não são os únicos responsáveis pelo “embotamento da forma de pensar”, a autora faz uma denúncia contra os intelectuais fascistas, chamando-os de “superelefantes” do fascismo, personagens de uma novela distópica de Han Ryner, autor de referência para ela. Além disso, outro termo muito empregado por ela era o “polvo clerical”, demonstrando dominação da religião católica sobre as instituições sociais. Pela análise dos jornais, pode-se constatar que é um termo utilizado por muitos autores anarquistas da época, como Xisto Leão, o qual se destaca pela concordância de ideias entre os autores. Mas Maria Lacerda de Moura também recebeu críticas de outros anarquistas, as quais são apresentadas, por se acreditar ser importante mostrar que o pensamento de Maria Lacerda de Moura não era uníssono.
  • ItemTese de doutorado
    Dados abertos conectados na prevenção de crimes: uma contribuição da ciência da informação para a segurança pública
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-22) Cardoso, Fábio Eder ; Ferneda, Edberto
    No período atual, no Brasil, foi percebida a necessidade de abordagens tecnológicas mais eficazes na área de segurança pública. Nesse contexto, a Ciência da Informação desempenha um papel significativo, contribuindo de maneira eficaz ao sugerir métodos de cooperação e intercâmbio de informações em diversas áreas do conhecimento, alinhados com um dos seus principais objetivos: tornar a informação disponível e acessível. O objetivo deste trabalho é apresentar um modelo informacional voltado para o desenvolvimento de policiamento preditivo, resultante da combinação de dados abertos conectados com tecnologias semânticas, visando ao aprimoramento tecnológico na segurança pública da sociedade. Explora-se também como a transparência e a democratização das instituições de segurança pública podem contribuir para a redução dos índices criminais por meio de predições de ocorrências. A perspectiva de implementação prática nos impulsiona em direção a inovações tecnológicas na área de segurança. Este trabalho apresenta a interseção entre dados abertos, democracia, tecnologia da informação e segurança pública, com a visão de uma sociedade mais segura.
  • ItemTese de doutorado
    O processo de criação, implementação e extinção da Escola Normal Rural na meca do ruralismo no Brasil (Piracicaba-SP, 1933 a 1968)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-28) Leite, Kamila Cristina Evaristo ; Chaloba, Rosa Fátima de Souza
    A presente tese de doutorado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências, Unesp, Campus de Marília, visa historicizar e reconstituir o processo de criação, implementação e extinção da primeira Escola Normal Rural existente no estado de São Paulo, a Escola Normal Rural “Prof. José de Mello Moraes”, em Piracicaba–SP, entre 1933 e 1968, tendo em vista o discurso do Movimento pela Ruralização do Ensino e as disputas políticas e educacionais sobre a existência desse tipo de instituição escolar no estado de São Paulo. O recorte temporal inicia-se no ano de 1933, com o decreto de criação da Escola Normal Rural e finaliza com o ano de 1968, com a reforma de ensino paulista que fixou um currículo básico e comum, sem especificidades, como o ensino ruralizado. Mediante a abordagem da História Cultural, do conceito de Representação e Cultura Escolar, utilizou-se como corpus documental: legislação; artigos de jornais; Relatórios dos Delegados de ensino de Piracicaba; Livro de memórias; e o acervo do Prof. João Chiarini. Em 1932, Sud Mennucci apresentou um projeto de criação de cinco escolas normais rurais, no estado de São Paulo, para formar professores para as escolas primárias rurais e desenvolver uma mentalidade agrícola nos docentes. No entanto, a iniciativa não obteve sucesso. Em 1933, ao retornar à Diretoria Geral de Ensino, ele expôs um novo projeto, reformulando o ensino rural no estado. A proposta foi debatida em âmbito nacional, configurando-se como uma proposição inovadora e distinta de outras regiões do país na criação de escolas normais rurais. Ainda assim, a escola normal rural paulista não se concretizou, imediatamente, demorando a funcionar. Nesse projeto, sendo instituído como decreto em 1933, o educador criou a Escola Normal Rural em Piracicaba, que, segundo Mennucci, era considerada um município vanguardista no ensino rural no Brasil. Dessa forma, conforme as suas convicções, Piracicaba deveria ser a primeira localidade paulista a ter uma escola normal rural, devido às características e as instituições de ensino rural existentes no município. O plano previa, ainda, a criação de outros estabelecimentos educacionais rurais, como os Grupos Escolares Rurais e os Clubes Agrícolas. Das iniciativas propostas no decreto n.º 6.047/1933, apenas a Escola Normal Rural de Piracicaba não obteve êxito e delongou-se 23 anos para o seu funcionamento de fato, sendo implementada no ano de 1956, sob a direção do Prof. Sólon Borges dos Reis, que estabeleceu a Comissão Pró Instalação da Normal Rural. Os resultados da presente pesquisa indicam a existência de diversas iniciativas de escolas normais rurais no estado de São Paulo, em particular a Escola Normal Rural "Prof. José de Mello Moraes", localizada em Piracicaba. A referida unidade escolar é considerada a primeira a funcionar no estado de São Paulo. No entanto, o objetivo de formar educadores primários rurais com uma perspectiva agrícola não foi alcançado, o que resultou em uma educação ruralizada que não conseguisse integrar os habitantes da área rural à terra, contendo o êxodo rural.