Logotipo do repositório
 

Publicação:
Ludicidade: projeto arquitetônico e paisagístico de educação infantil

dc.contributor.advisorConstantino, Norma Regina Truppel [UNESP]
dc.contributor.authorMori, Raquel Biem [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-03-23T15:23:52Z
dc.date.available2015-03-23T15:23:52Z
dc.date.issued2009
dc.description.abstractCriança gosta mesmo de brincar. Em casa, na rua, em qualquer lugar. E por que não na escola? O lugar de estudar não poderia ter mais espaços para brincar? Faltam em nossas escolas áreas mais interessantes e atraentes que o playground convencional, que incitem a aventura, o desafio, às brincadeiras em grupo. A melhor forma de se aprender na infância é através das brincadeiras, que formam o alicerce para o seu futuro lingüístico, de raciocínio, de lógica, de inserção na sociedade. Por meio das brincadeiras, as crianças evidenciam seus sentimentos, seu entendimento de mundo, suas descobertas, suas construções. Quando bem orientadas e acompanhadas, elas não são apenas passatempo e sim a forma mais consistente e genuína de aprendizagem. A aprendizagem na Educação Infantil acontece de forma experimental, ou seja, a criança necessita fazer e fazendo vai construindo os seus conceitos. No playground, a criança experimenta os brinquedos que ainda não usou, arrisca, persiste, esforça-se, sem a crítica e a vergonha que mais tarde inibe e desestimula as suas ações. Na EMEI Márcia de Almeida Bighetti, localizada no Núcleo Habitacional Mary Dota na cidade de Bauru, espaço é que não falta para um projeto lúdico. Por possuir um enorme terreno para um pequeno bloco de salas de aula e apenas alguns brinquedos no parquinho, essa foi a escola escolhida para a proposta de um espaço lúdico infantilpt
dc.identifier.aleph000636357
dc.identifier.citationMORI, Raquel Biem. Ludicidade: projeto arquitetônico e paisagístico de educação infantil. 2009. . Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2009.
dc.identifier.filemori_rb_tcc_bauru.pdf
dc.identifier.lattes5801303308289921
dc.identifier.orcid0000-0002-8333-7092
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/120097
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectBrincadeiraspt
dc.subjectEscola - criançaspt
dc.subjectProjeto arquitetonicopt
dc.subjectLudicidadept
dc.subjectPlayfulnessen
dc.titleLudicidade: projeto arquitetônico e paisagístico de educação infantilpt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes5801303308289921
unesp.advisor.orcid0000-0002-8333-7092
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Baurupt
unesp.undergraduateArquitetura e Urbanismo - FAACpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
mori_rb_tcc_bauru.pdf
Tamanho:
6.45 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format