Logotipo do repositório
 

Publicação:
Reflexões de futuros professores de matemática sobre uma prática educativa utilizando planilhas eletrônicas

dc.contributor.advisorPenteado, Miriam Godoy [UNESP]
dc.contributor.authorMussolini, Ana Flávia [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:51Z
dc.date.available2014-06-11T19:24:51Z
dc.date.issued2004-10-27
dc.description.abstractEsta pesquisa trata da Formação Inicial de Professores de Matemática, em particular sobre o uso de tecnologia informática. Sabendo da problemática existente nos cursos de graduação, como, por exemplo, a desarticulação entre teoria e prática, entre formação universitária e realidade escolar, deteve-se na seguinte questão: Quais são as perspectivas, expectativas e dificuldades que os futuros professores apresentam quando refletem sobre uma prática educativa utilizando planilhas eletrônicas na escola básica?. A pesquisa contou com a participação de dois futuros professores de Matemática da UNESP de Rio Claro. Foram realizados três encontros de planejamento, dez encontros de intervenção em uma escola pública, e dez encontros de reflexão, que ocorreram sempre após cada intervenção. Os licenciandos tiveram a oportunidade de expor suas idéias sobre as experiências realizadas e, a partir de uma análise à luz do referencial teórico, foram extraindo temas que se referem às suas expectativas, perspectivas e dificuldades. Entre eles, a gestão da sala de aula e a transposição de conteúdo, a complexidade da sala de aula, como eles percebem os alunos, as condições de trabalho na escola, ser professor e o uso de tecnologia informática.pt
dc.description.abstractThis research addresses the pre-service mathematics teacher education, in particular their practice with computer. Considering the problems concerning teacher education courses - as, for instance, the disarticulation between the theory and the practice, and between the university education and the school reality - it was formulated the following research question: What are the perspectives, expectations and difficulties that the future teachers experience when they reflect on an educational practice using spreadsheets at the basic school? The research was developed in collaboration with two future mathematics teachers from UNESP at Rio Claro, São Paulo, Brazil. It was organized three planning meetings, ten intervention meetings in a public school, and ten reflection meeting, that always took place right after each intervention meeting. The reflection meetings were videoed and transcribed. The data were analyzed with reference to the literature. Themes were identified that could be referred to their expectation, perspectives, and difficulties. These themes included: the teaching in the classroom and the transposition of the contents; the complexity of the classroom environment; the interaction with the students; the school working conditions; being a teacher; and the use of computers.en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.format.extentv, 75 f. : il., tabs. + 1 CD-ROM
dc.identifier.aleph000282753
dc.identifier.capes33004137031P7
dc.identifier.citationMUSSOLINI, Ana Flávia. Reflexões de futuros professores de matemática sobre uma prática educativa utilizando planilhas eletrônicas. 2004. v, 75 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2004.
dc.identifier.filemussolini_af_me_rcla.pdf
dc.identifier.lattes4099992332439295
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/90999
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectPlanilhas eletronicaspt
dc.subjectFormação inicial de professores de Matemáticapt
dc.subjectTecnologia informáticapt
dc.subjectPrática reflexivapt
dc.subjectPre-service mathematics teacher educationen
dc.subjectComputer-based educationen
dc.subjectSpreadsheetsen
dc.subjectReflexive practiceen
dc.titleReflexões de futuros professores de matemática sobre uma prática educativa utilizando planilhas eletrônicaspt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes4099992332439295
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.graduateProgramEducação Matemática - IGCEpt
unesp.knowledgeAreaEnsino e aprendizagem da matemática e seus fundamentos filosófico-científicospt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
mussolini_af_me_rcla.pdf
Tamanho:
299.51 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format