Logo do repositório

Levantamento bibliográfico sobre as fake news no ensino de Química

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Cabral, Patrícia Fernanda de Oliveira

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Bauru - FC - Química

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

É de grande relevância a compreensão da relação entre as ciências e as fake news, além de como estas apresentam um conflito entre a divulgação e compreensão científica dos diversos fenômenos existentes, podendo ser de grande auxílio para a disseminação de informações corretas em detrimento de notícias falsas. Por isso, o objetivo deste trabalho visa refletir sobre as maneiras em que as Fake News podem ser utilizadas no ensino da Química, de forma a enfatizar o desenvolvimento do letramento científico e senso crítico; para isso, realizar-se-á uma análise de trabalhos que tratam do tema a fim de discutir a eficiência dos métodos utilizados e refletir sobre maneiras de utilizar as notícias em questão em sala de aula. A análise de dados dos 14 trabalhos selecionados foi realizada a partir da denominada Análise de Conteúdo. Foram abordados os conteúdos de cada produção de forma a enfatizar os conteúdos curriculares abordados na construção do pensamento crítico e letramento científico. As produções científicas demonstraram, no geral, quando houve intervenções didáticas realizadas pelos autores, resultados positivos em relação à apropriação de conteúdo e à fundamentação de notícias para a utilização no ensino. Sugerem-se trabalhos que ampliem a realização da divulgação científica de forma assertiva, que abordem o contexto de divulgação científica atual da Química, e a elaboração/utilização de materiais didáticos de baixo custo. As ferramentas de ensino utilizadas nas produções foram diversas, utilizando da gamificação, experimentação e histórias em quadrinhos. Tais abordagens se demonstraram ainda mais eficientes quando trabalhadas em conjunto, atuando como agentes facilitadores do ensino-aprendizado e proporcionando mais engajamento. Assim, os assuntos colocados em pauta se demonstraram como bons norteadores do processo de ensino de Química, permitindo a discussão de conteúdos e temas pertinentes e auxiliando no processo de desenvolvimento da Alfabetização Científica e do senso crítico.

Resumo (inglês)

Understanding the relationship between science and fake news is of great relevance, as fake news presents a conflict between the dissemination and comprehension ofscientific phenomena, and can play an important role in promoting accurate information over misinformation. Therefore, this work aims to reflect on ways in whichfake news can be used in Chemistry teaching to emphasize the development of scientific literacy and critical thinking. To achieve this, an analysis of academic works on the topic was carried out to discuss the effectiveness of the methods used and to reflect on strategies for incorporating such news into the classroom. The data analysis of the 14 selected studies was conducted using Content Analysis methodology. The content of each work was examined to highlight how curricular content supports the development of critical thinking and scientific literacy. In general, when didactic interventions were carried out by the authors, the scientific works showed positive results in terms of content appropriation and the foundation of news for educational purposes. It is suggested that further studies be conducted to improvescience communication in Chemistry, address the current context of scientific dissemination, and develop low-cost educational materials. The teaching tools used in the reviewed works were diverse, including gamification, experimentation, and comics. These approaches proved even more effective when applied together, acting as facilitators of the teaching-learning process and increasing student engagement.Thus, the topics discussed have shown to be good guiding elements in Chemistry education, allowing the exploration of relevant content and themes, and supporting the development of Scientific Literacy and critical thinking.

Descrição

Palavras-chave

Química, Ensino de Química no colegial, Fake News, Educação secundária de Química, Chemistry teaching, Scientific literacy

Idioma

Português

Citação

RODRIGUES, Verônica Emelin dos Santos. Levantamento bibliográfico sobre as fake news no ensino de Química. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (licenciatura - Química) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2025.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Item type:Unidade,
Faculdade de Ciências
FC
Campus: Bauru


Departamentos

Cursos de graduação

Item type:Curso de graduação,
Química
GQ


Programas de pós-graduação