Logotipo do repositório
 

Publicação:
O processo de constituição histórica das diretrizes curriculares na formação de professores de Educação Física

dc.contributor.authorBenites, Larissa Cerignoni [UNESP]
dc.contributor.authorSouza Neto, Samuel de [UNESP]
dc.contributor.authorHunger, Dagmar Aparecida Cynthia França [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-05-20T13:26:05Z
dc.date.available2014-05-20T13:26:05Z
dc.date.issued2008-08-01
dc.description.abstractOs processos históricos que permeiam as diretrizes curriculares possibilitaram enxergar quais são as idéias e as preocupações para com a formação de professores no âmbito da Educação Física. Dentro desse contexto, o objetivo foi averiguar, nas políticas públicas de formação de professor dessa disciplina, como ocorreu o processo de qualificação e certificação, buscando entender as justificativas que orientaram a regulamentação dos normativos legais de 1939 a 2004. Portanto, trata-se de um estudo descritivo, de análise qualitativa, tendo como fonte primária as Diretrizes Curriculares veiculada pela imprensa oficial. As novas Diretrizes Curriculares (Resoluções CNE/CP 01/2002, 02/2002 e 7/2004) apontaram perspectivas na formação de um professor mais qualificado para o seu campo de atuação, priorizando a questão da dimensão política da profissão, das competências e do corpo de conhecimento da área. Embora haja progressos em relação aos normativos anteriores, chama-se atenção para a necessidade de que as propostas em construção façam a mediação entre a proposta atual, o percurso histórico do próprio curso e a relação teoria-prática, visando o equilíbrio na formação. A proposta das novas diretrizes não deixa de evidenciar avanços significativos no horizonte da profissionalidade docente e da identidade profissional docente. da mesma forma, para o leitor ou estudioso atento, não deixa de causar preocupação o excesso de competências técnicas colocadas, passando-se a impressão de que agora o que vale é o primado do saber fazer.pt
dc.description.abstractThe historical processes that permeate curriculum guidelines made it possible to see what are the ideas and concerns in the formation of teachers of Physical Education. In this context, the objective here was of investigating how the qualification and certification processes were developed in the public policies for the education of these teachers, in an attempt to understand the reasons that guided the establishment of the legal norms put in place from 1939 to 2004. It is, therefore, a study of a descriptive nature, of qualitative analysis, having as its primary sources the Curriculum Guidelines published by the official press. The new Curriculum Guidelines (Resolutions CNE/CP 01/2002, 02/2002 e 7/2004) set the perspectives for the formation of a teacher more qualified in his/her field of work, giving priority to the question of the political dimension of their profession, of competences and of the body of knowledge in the area. Although there has been progress in comparison to previous norms, the article draws attention to the fact that proposals under construction need to bring together the current proposal, the historical path of the course, and the theory-practice relationship in order to achieve equilibrium in the formation. One cannot deny that the proposal for new guidelines does show significant progress in terms of the teacher professionalism and teacher professional identity. Nevertheless, the careful reader or scholar cannot fail to worry about the excessive technical competences set up, which give the impression that now all that matters is the know-how.en
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista
dc.format.extent343-360
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022008000200009
dc.identifier.citationEducação e Pesquisa. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, v. 34, n. 2, p. 343-360, 2008.
dc.identifier.doi10.1590/S1517-97022008000200009
dc.identifier.fileS1517-97022008000200009.pdf
dc.identifier.issn1517-9702
dc.identifier.lattes7352600571268275
dc.identifier.scieloS1517-97022008000200009
dc.identifier.scopus2-s2.0-55149098938
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/8348
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade de São Paulo (USP), Faculdade de Educação
dc.relation.ispartofEducação e Pesquisa
dc.relation.ispartofsjr0,163
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectFormação de professorespt
dc.subjectEducação Físicapt
dc.subjectDiretrizes Curricularespt
dc.subjectPolíticas públicaspt
dc.subjectTeacher formationen
dc.subjectPhysical Educationen
dc.subjectCurriculum guidelinesen
dc.subjectPublic policiesen
dc.titleO processo de constituição histórica das diretrizes curriculares na formação de professores de Educação Físicapt
dc.title.alternativeThe process of historical constitution of curriculum guidelines in the formation of Physical Education teachersen
dc.typeArtigo
dcterms.licensehttp://www.scielo.br/revistas/ep/paboutj.htm
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes7352600571268275
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.departmentEducação - IBpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1517-97022008000200009.pdf
Tamanho:
316.39 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: