Logotipo do repositório
 

Publicação:
A formação docente no dispositivo pedagógico

dc.contributor.authorRamos, Douglas Rossi [UNESP]
dc.contributor.authorCardoso Júnior, Hélio Rebello [UNESP]
dc.contributor.authorRocha, Luiz Carlos da [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-08-21T17:53:37Z
dc.date.available2015-08-21T17:53:37Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractThe pedagogic device is constituted as a network of relationships that can be established between heterogeneous elements such as discourses, institutions, laws, administrative measures, scientific statements, philosophical propositions, ie, the said and unsaid. This paper aims to present an analysis on the theme "teacher training" from the perspective of the French philosopher Michel Foucault and his concept of the device. We performed the analysis of texts of the Patio magazine specializing in education.en
dc.description.abstractO dispositivo pedagógico se constitui como uma rede de relações que podem ser estabelecidas entre elementos heterogêneos tais como discursos, instituições, leis, medidas administrativas, enunciados científicos, proposições filosóficas, ou seja, o dito e o não dito. O presente texto tem o intuito de apresentar uma análise a respeito do tema “formação docente” sob a perspectiva do filósofo francês Michel Foucault, recorrendo para tanto, ao uso do conceito de dispositivo. Foi realizada a análise de textos extraídos da “Pátio – Revista Pedagógica”, os quais trazem discursos sobre “a forma educando”, explicitando seus modos de ser e aparecer na contemporaneidade.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de História, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Av. Dom Antônio 2001, Campus Universitário, CEP 19806173, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de História, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Av. Dom Antônio 2001, Campus Universitário, CEP 19806173, SP, Brasil
dc.format.extent49-55
dc.identifierhttp://www.uff.br/feuffrevistaquerubim/index.php?option=com_content&view=article&id=4&Itemid=4
dc.identifier.citationRevista Querubim, v. 12, p. 49-55, 2010.
dc.identifier.issn1809-3264
dc.identifier.lattes7682931307865542
dc.identifier.lattes7428964121614007
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/126971
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofRevista Querubim
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectFoucaulten
dc.subjectDeviceen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectFoucaultpt
dc.subjectDispositivopt
dc.subjectFormação docentept
dc.titleA formação docente no dispositivo pedagógicopt
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes7682931307865542
unesp.author.lattes7428964121614007
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assispt
unesp.departmentHistória - FCLASpt

Arquivos