Logotipo do repositório
 

Publicação:
Show de química

dc.contributor.authorButijelli, Jacqueline Ottani [UNESP]
dc.contributor.authorMarconato, José Carlos [UNESP]
dc.contributor.authorPapa, Rachel Deboni [UNESP]
dc.contributor.authorRamos, Pamella Vanessa de Almeida [UNESP]
dc.contributor.authorFranchetti, Sandra Mara Martins [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2017-01-02T15:39:46Z
dc.date.available2017-01-02T15:39:46Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractA Química é a ciência que estuda a estrutura, composição, propriedades, reações e transformações da matéria. É considerada por alguns estudiosos como a ciência central, pois é a ponte entre a Física e as Ciências Naturais, como Geologia e Biologia. Além disso, a Química também é uma disciplina pouco apreciada por muitos estudantes do Ensino Médio. Neste sentido, criou-se este projeto. O Show de Química, tem como objetivo discutir a ciência e estimular o interesse dos alunos pelo aprendizado da disciplina. Este show é apresentado aos estudantes de Rio Claro e região através de experimentos práticos com a discussão dos aspectos teóricos envolvidos em cada reação. Para isso, utiliza-se reagentes de baixa toxicidade, em pequenas quantidades, com geração mínima de resíduos, que são devidamente armazenados para depois serem tratados. O espetáculo aborda temas como estrutura, propriedades e relação dos polímeros com o meio ambiente, estequiometria, reações químicas e seus equilíbrios, ácidos e bases, ligações químicas e forças intermoleculares. Novecentos alunos de diversas escolas estaduais e privadas de Rio Claro e região já visitaram o projeto. As apresentações são realizadas em um laboratório didático no Instituto de Biociências de Rio Claro, às sextas-feiras, às 9h, e têm duração de aproximadamente uma hora e vinte minutos. Neste show ressalta-se ainda a importância de incentivar o aprendizado dos jovens, apontando que a parte prática também deve ser estimulada durante o processo de ensino. Esses conhecimentos precisam ser estimulados nos jovens constantemente. A experimentação no ensino de Química é fundamental para esse estímulo.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Bioquímica e Microbiologia, Instituto de Biociências de Rio Claro
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Bioquímica e Microbiologia, Instituto de Biociências de Rio Claro
dc.format.extent08946
dc.identifierhttp://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=ODk0Ng==
dc.identifier.citationCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09843
dc.identifier.file2013-08946-butijelli.pdf
dc.identifier.lattes2767516480154062
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/146842
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.relation.ispartofCongresso de Extensão Universitária
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourcePROEX
dc.subjectEnsinopt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectQuímicapt
dc.titleShow de químicapt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes2767516480154062
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assispt
unesp.departmentQuímica e Bioquímicapt
unesp.departmentBioquímica e Microbiologia - IBpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
2013-08946-butijelli.pdf
Tamanho:
5.35 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format