Publicação:
Estudo analítico sobre a crise do sistema escolar público: produção de discursos, crenças, atores e instituições envolvidas

dc.contributor.advisorJardim, Maria Aparecida Chaves [UNESP]
dc.contributor.authorCasagrande, Natalia Maria [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-05-14T16:52:57Z
dc.date.available2015-05-14T16:52:57Z
dc.date.issued2014-05-29
dc.description.abstractThe research in question has as its object the purported crisis of the school, in a context in which their policies and strategies seem to be powerless to contain the social problems that stand out. The public schools have difficulties to deal with the complexity of social actors presented in a body corporate that is increasingly fragmented. This study will help in discussions about Sociology of Education and Economic Sociology, by contributing to rethink, in the school environment, the issue of belief and moral in the contemporary public school, in other words, the weakening of cultural belief / moral in detriment of the economic moral. Through an analytical study, the intention is to demonstrate that the category belief / moral - education for culture - gives way to the economic category - education for the market. Such case attempts to deconstruct a dialogue about education that has obvious and legitimating social differences, with the role of the state, school, family and the media in crisis in the school system, by removing from teachers and students the blame for school failureen
dc.description.abstractA pesquisa em questão apresenta como objeto a propalada crise da instituição escolar, em um contexto no qual suas políticas e estratégias de ação parecem ser impotentes para conter as problemáticas sociais que se acentuam. As escolas públicas possuem dificuldades de se relacionar com a complexidade apresentada de atores sociais, em um corpo societário que cada vez mais se transforma. Esse estudo auxiliará em debates acerca da Sociologia da Educação e da Sociologia Econômica, contribuindo para repensar, no âmbito escolar, a questão da crença e da moral vigente na escola pública contemporânea, isto é, o enfraquecimento da crença/moral cultural em detrimento da moral econômica. Por meio de um estudo analítico, o intuito é demonstrar que a categoria moral/crença - educação para a cultura - cede espaço à categoria econômica - educação para o mercado. Assim, busca-se desconstruir um diálogo sobre educação que se apresenta óbvio e legitimador de diferenças sociais, apresentando o papel do Estado, da escola, da família e da imprensa na crise do sistema escolar público, retirando dos professores e dos alunos a culpa pelo dito fracasso escolarpt
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
dc.description.sponsorshipIdFAPESP: 12/14026-9
dc.format.extent153 f.
dc.identifier.aleph000824912
dc.identifier.capes33004030017P7
dc.identifier.citationCASAGRANDE, Natalia Maria. Estudo analítico sobre a crise do sistema escolar público: produção de discursos, crenças, atores e instituições envolvidas. 2014. 153 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2014.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/27-04-2015/000824912.pdf
dc.identifier.lattes1100188232208602
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/123136
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectPoliticas publicaspt
dc.subjectEscolaspt
dc.subjectEstadopt
dc.subjectFamíliapt
dc.subjectCrisespt
dc.subjectÉticapt
dc.subjectPublic policypt
dc.titleEstudo analítico sobre a crise do sistema escolar público: produção de discursos, crenças, atores e instituições envolvidaspt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes1100188232208602
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.graduateProgramCiências Sociais - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaSociologia da Educaçãopt
unesp.researchAreaEstado, sociedade e políticas públicaspt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
000824912.pdf
Tamanho:
635.08 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format