Publicação: A abordagem humanista no ensino de física: uma proposta com experimentos de baixo custo
dc.contributor.advisor | Assis, Alice [UNESP] | |
dc.contributor.author | Paiva, Kalleb Vinicius Machado de | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2023-02-27T12:00:05Z | |
dc.date.available | 2023-02-27T12:00:05Z | |
dc.date.issued | 2022-12-14 | |
dc.description.abstract | Este trabalho visa investigar concepções humanistas de Carl Rogers para a educação que possam contribuir para o Ensino de Física. A importância das formulações psicopedagógicas de Rogers para a atividade docente contemporânea se torna evidente quando se observa que um determinado alinhamento de competências (a ser cultivado pelo docente) pode gerar um processo evolutivo de conhecimento e também de mudança de comportamento do discente, que através da experiência e da experimentação, utiliza mais do seu potencial natural para o aprendizado. Dessa forma, a proposta deste trabalho para o Ensino de Física é o uso de uma abordagem centrada no aluno em conjunção com atividades experimentais de baixo custo, e assim buscar uma aprendizagem significativa em Física concomitante ao crescimento do aluno como pessoa. É importante compreender que o uso de uma metodologia de ensino mais estimulante, a exemplo da construção de experimentos pelas mãos dos próprios alunos, faz com que a aprendizagem seja finalmente percebida como algo relevante para a vida dos estudantes. Dessa maneira, a Física pode deixar de ser entediante e descontextualizada, passando a ser uma ciência que gera curiosidade, motiva descobertas e produz conhecimento. | pt |
dc.description.abstract | This work aims to investigate Carl Rogers’ humanistic conceptions to education that can contribute to the Physics Teaching. The importance of Rogers' psychopedagogical formulations for contemporary teaching activity becomes evident when it is observed that a certain alignment of competences (to be cultivated by the teacher) can generate an evolutionary process of knowledge and also of change in student behavior, whom through experience and experimentation uses more of its natural potential for learning. In that sense, the proposal of this work for the Physics Teaching is the use of a student-centered approach in conjunction with low-cost experimental activities, and thus seek significant learning in Physics concomitant with student growth as a person. It is important to understand that the use of a more stimulating teaching methodology, such as the construction of experiments by the hands of the students themselves, makes learning finally be perceived as relevant to the students' lives. In that manner, Physics can stop being boring and decontextualized, becoming a science that generates curiosity, motivates discoveries and produces knowledge. | en |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/239733 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Humanismo | pt |
dc.subject | Carl Rogers | pt |
dc.subject | Aluno | pt |
dc.subject | Ensino de física | pt |
dc.subject | Experimento de baixo custo | pt |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt |
dc.subject | Humanism | en |
dc.subject | Student | en |
dc.subject | Physics teaching | en |
dc.subject | Low-cost experiment | en |
dc.subject | Significant learning | pt |
dc.subject | Física - Estudo e ensino | pt |
dc.subject | Educação Humanística | pt |
dc.subject | Psicologia da aprendizagem | pt |
dc.title | A abordagem humanista no ensino de física: uma proposta com experimentos de baixo custo | pt |
dc.title.alternative | The humanist approach in physics teaching: a proposal with low-cost experiments | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Guaratinguetá | pt |
unesp.undergraduate | Física - FEG | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- paiva_kvm_tcc_guara.pdf
- Tamanho:
- 3.89 MB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
1 - 2 de 2
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 2.44 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição:
Carregando...
- Nome:
- paiva_kvm_tcc_guara_aut.pdf
- Tamanho:
- 99.22 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
- Descrição: